Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Língua Oral: exposição oral em Seminário

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Goulart Morais, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar/desenvolver a oralidade em situações formais; conhecer a estrutura do gênero exposição oral; ouvir os colegas e responder a eventuais perguntas do público.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

a) Discussão prévia sobre o que os alunos entendem por “seminário”
b) Uso de computadores e de caixas de som do Laboratório de Informática.
c) Aula dialogada (interativa)

d) Acesso a sítios relacionados ao conteúdo sobre seminário.

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas
Aula 1
* Dispor a sala em círculo e perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na técnica de exposição oral chamada seminário e como eles imaginam ser uma apresentação em forma de seminário.

* Definir com a classe um tema que seja recorrente na mídia, por exemplo, as causas do aquecimento global, a poluição do ar e da água ou o desequilíbrio do meio ambiente, ou outros temas que estejam ligados à relação homem x natureza, e para quem eles gostariam de se apresentar como expositores. Formar grupos de até 4 elementos para iniciarem as primeiras apresentações em  seminário.

Aula 2
Realização dos seminários em sala de aula. Durante as apresentações, é importante que o/a professor/a faça anotações sobre a maneira como os alunos se comportam linguística e discursivamente frente à sala de aula.

Aula 3
Finalizadas as apresentações, realizar com os alunos uma primeira avaliação a respeito da forma como o seminário foi realizado. Perguntar, por exemplo, quais as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade. Neste momento, estimular um debate sobre a utilização da voz e da postura corporal. Explicar que esses elementos, muitas vezes, transmitem intenções que as palavras, sozinhas, não chegam a expressar. Fazer perguntas também em relação à estrutura formal da apresentação:
a) o grupo demonstrou domínio sobre o assunto abordado?
b) o tema foi apresentado de forma organizada?
c) a classe prestou atenção e participou fazendo perguntas?
d) o grupo utilizou bem o tempo disponível para a apresentação?
e) houve utilização de recursos para ajudar na exposição oral? Qual(is)?

Em relação aos componentes do grupo, avaliar:
a) os apresentadores demonstraram autocontrole no momento da apresentação do seminário?
b) os expositores adotaram uma postura gestual e corporal adequada?
c) utilizaram adequadamente a linguagem formal?
d) como os alunos utilizaram o tom de voz durante a apresentação?
e) o grupo conseguiu responder minimamente às respostas feitas pelos colegas?

Aula 4
Após essa primeira avaliação sobre o modo como os alunos se comportaram linguística e discursivamente frente à proposta de apresentação de um seminário para os colegas de classe, levá-los ao Laboratório de Informática da escola, organizá-los em duplas ou trios e discutir com eles sobre como prender a atenção do público e como falar de forma clara e com segurança. Para isso, acesse com eles os sítios http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2, http://www.youtube.com/watch?v=_eIs-p2QIas&NR=1   e http://www.youtube.com/watch?v=l4gFnbqQFfE&feature=related que abordam questões discursivas importantes no momento de se realizar uma exposição oral em seminário, palestras, etc.  Após assistir em sala a cada um desses vídeos, trocar ideias com os alunos para delinear o planejamento do texto para exposição oral.                           

Aula 5

1º momento: Hora de entrar, propriamente, no planejamento do texto oral. Apresentar à turma os marcadores de estruturação, palavras e expressões que dão sequência à exposição das informações: “em primeiro lugar”, “em seguida”, “depois”, “então”, “portanto” etc. Chamar a atenção dos alunos para o uso dos tempos verbais no futuro para apresentação do plano de exposição: “falarei primeiro sobre”, “farei agora” etc.
2º momento: Para debater a estrutura interna da exposição oral, apresentar aos alunos as expressões usadas para introduzir assuntos, dar sequência a eles e finalizá-los. Algumas sugestões de apresentação: “vou tentar explicar”, “o assunto da minha exposição será”. Para o desenvolvimento das ideias durante e apresentação: “agora vou passar a falar de”, “abordarei agora outro aspecto”. E na conclusão: “gostaria de resumir alguns pontos”, “para concluir”, “finalizando” etc. Em seguida, organizar com os alunos um quadro-síntese com as ideias principais de como se deve estruturar uma exposição oral em seminário, de acordo com o texto lido, os vídeos apresentados e as discussões realizadas em sala de aula.

Aula 6

Após ensinar aos alunos o que Bakhtin (1953/2000) chama de  conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional do gênero exposição oral, propor, em parceria com o professor de Ciências/Biologia, a apresentação de um outro seminário para verificar a apropriação dos conhecimentos relativos ao gênero em questão. Os alunos podem, por exemplo, aproveitar as pesquisas que foram realizadas por ocasião da primeira apresentação de seminário e fazer as adequações necessárias, conforme foi explicitado acima, e convidar um público diferente para assistir aos seminários. Eles podem convidar, por exemplo, professores e colegas de outras turmas.

Recursos Complementares

Avaliação

AVALIAÇÃO
Convidar o professor de Ciências/Biologia para assistir às apresentações de seminário e pedir que ele faça comentários sobre a forma e o conteúdo do que foi exposto pelos alunos. É importante também avaliar a participação da plateia. Observar se os alunos-espectadores adotam uma postura de interesse pelo tema e se houve a interação deles com os expositores.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA AMELIA, EEEFM MARITTA MOTA SANTOS , Espírito Santo - disse:
    melcia@ig.com.br

    29/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula, estava procurando algo para melhorar o seminário que faço com meus alunos do Ensino Médio e o texto me auxilou muito.


  • Maria da Conceição Gesteira de Faria Carvalho, E. E. "Adelaide Bias Fortes" , Minas Gerais - disse:
    congesteira1@ibest.com.br

    03/12/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, rica, produtiva essa aula! Adorei! Também desenvolvo Seminário Literário com meus alunos do 9º ano. Esse ano o tema foi Rachel de Queiroz. Em 2011 pretendo que meus alunos apresentem seminários sobre escritores modernos do nosso próprio Municipio, valorizando nossa terra, nossa gente. Como já disse adorei seu trabalho e aprendi muito com ele. Parabéns!!!


  • Wilson Massau, Secretaria de Educação. , Paraíba - disse:
    wilosonmassau@hotmail.com

    16/08/2010

    Cinco estrelas

    E importante que a escola desenvolva no aprendizando habilidades relacionadas a postura, discurso, segurança no falar, segurança para se apresentar em público, altivez, etc, sendo assim penso que estas aulas estão recheadas destes propósitos, por isso achei excepcional. Parabéns.


  • Manuel Hélio Fernandes Coêlho, EEFM MONSENHOR ANTERO JOSÈ DE LIMA , Ceará - disse:
    heliodavo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É importante uma aula de exposição para que os nossos alunos cresçam em desenvoltura, buscando se postar com comportamentos que envolva segurança e postura diante de situações que irão ser necessárias futuramente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.