Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gêneros Textuais: carta, bilhete, convite e e-mail

 

21/09/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a organização linguística dos gêneros carta, bilhete e-mails (local, saudação, mensagem, despedida e assinatura) e convite.

Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas, bilhetes, convites e e-mails.

Produzir os gêneros estudados para serem enviados a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua (formal ou informal)


Usar o computador e a internet para fazer o endereço eletrônico da turma e dos alunos, a fim de possam manter a comunicação online entre eles.

Perceber as diferenças entre a modalidade oral, usada por meio do registro informal, e a escrita, com o registro formal, empregado nos gêneros estudados.

Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e da escrita de forma independente. Consideramos que os alunos já tiveram contado com os diferentes gêneros que circulam pela escola, por meio dos bilhetes que são enviados aos pais, acesso ao computador, tendo em vista que muitas famílias o possuem e têm experiência com o uso da internet e do e-mail. Além disso, os alunos têm atividades de aprendizagem no Laboratório de Informática desde a Educação Infantil.

Estratégias e recursos da aula

a) Filme Central do Brasil (Brasil-1998). Direção: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, entre outros.
b)Laboratório de Informática

Aula 1, 2 e 3 – aproximadamente - de 50 minutos cada

Atividade 1

Assistir ao filme Central do Brasil, que denuncia o analfabetismo presente na realidade brasileira. 

Aula 4 - 50 minutos

Atividade 1

Discutir com a turma as seguintes questões sobre o filme:

a)  A  importância do gênero carta usada como único meio de comunicação para contar acontecimentos, sentimentos e emoções entre os personagens do filme, pessoas distantes físicas e geograficamente.

b) Explorar as diferenças entre registro formal e informal, mostrando como as pessoas do filme falam e como a protagonista escreve, explicando que, muitas vezes, escrever é diferente do falar e, ainda, que a linguagem (formal/informal) empregada na escrita de uma carta está diretamente relacionada ao grau de familiaridade que se tem com o destinatário.

Obs.: Este poderá ser o momento de chamar a atenção do aluno para o fato de que cada pessoa tem seu jeito próprio de falar e escrever, usado para comunicar. Mas que em determinadas situações, como, por exemplo, quando escrevemos uma carta para o prefeito de nossa cidade reclamando de algum problema em nossa rua ou nosso bairro, o registro usado é diferente, é o registro formal, a modalidade de acordo com a norma padrão.

Aula 5 – 50 minutos

Atividade 1

Usar mapas ou acessar sítios para que os alunos localizem os estados onde acontecem os fatos do filme.
Aula 6

Atividade 1 - 50 minutos

Na aula anterior, pedir aos alunos para trazer bilhetes, convites e cartas recebidos pelas famílias.

Selecionar estes gêneros para leitura e análise em sala de aula.

Analisá-los com os alunos, para que identifiquem as condições de produção: quem, quando, de onde, o quê, como e para quem foram escritos

Aula 7

Atividade 1

Propor diferentes situações concretas de comunicação para que os alunos escrevam cartas, bilhetes e convites, que tenham diferentes destinatários. Poderão ainda criar convites para a comunidade, convidando para visitar exposições, comemorações, entre outros eventos ocorridos na escola; ainda escrever bilhetes para professores, justificando a ausência às aulas; escrever cartas a escritores que geralmente visitam a escola para conversar com os alunos sobre suas obras, isto pode ser feito também pelo e-mail do escritor convidado;ou mesmo incentivá-los a escrever cartas para colegas de outras escolas, cidades, enfim, são atividades que propiciam ao aluno vivenciar a escrita nas situações reais de interação.

Socializar a produção com a turma.

Aula 8 e 9

Atividade 1 – 100 minutos

Motivação:

Fazer um levantamento com a turma para saber quem conhece ou possui e-mail. Perguntar ainda se eles sabem criar um correio eletrônico.

Obs.: Se a turma não possui domínio para utilizar esta tecnologia, é precisa que o professor ou outro profissional da área da informática ensine a usar a ferramenta que cria e envia e-mails.

Atividade 2

Mostrar aos alunos diferentes e-mails para identificar suas condições de produção: quem, o quê, como, quando, onde o escreveu, por meio das questões:
a) qual o endereço eletrônico do remetente e do destinatário?
b) qual o assunto, a data e o horário da mensagem?
c) que expressões foram usadas para despedida? Há assinatura?
d) Há assinatura?
e) Analisar em que situações a linguagem e as abreviaturas, típicas deste gênero, foram usadas. Isto é, mostrando a linguagem (formal/informal) usada nos e-mails.

Obs.: Se a escola não dispõe de computadores nem de internet, é po ssível fazer adaptaçõe s, por meio de xerox, a esta proposta.

Criar o correio eletrônico (e-mail) da turma.

Criar situações para que o aluno use o e-mail para se comunicar com diferentes internautas.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor observa o interesse e a participação do aluno no desenvolvimento das atividades e, por meio das produções, verifica se ele aprendeu a usar os diferentes gêneros estudados nas situações propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 24 classificações

  • Cinco estrelas 14/24 - 58.33%
  • Quatro estrelas 10/24 - 41.67%
  • Três estrelas 0/24 - 0%
  • Duas estrelas 0/24 - 0%
  • Uma estrela 0/24 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JORDÂNIA FARIAS, E. M. E. F. PROF. LUIZ MENDES PONDES , Paraíba - disse:
    JORDANIA281@HOTMAIL.COM

    21/10/2011

    Quatro estrelas

    AULA MUITO INTERESSANTE. POR CONTA DESSA AULA TIREI DEZ NUMA PROVA. CLARO QUE ESTUDEI MUITO,MAS,ESSA AULA ME AJUDOU DEMAIS.


  • ivanilde rocha silva, EMEF ANTÔNIO VIEIRA DE REZENDE , Espírito Santo - disse:
    vania_irs@hotmail.com

    16/10/2011

    Quatro estrelas

    muito boa a sugestão de aula,pois através de uma historia narrada em filme pode se desenvolver vários conteúdos como acontecimentos emoções sentimento etc.


  • SIMONE , CARLOS EDUARDO NICHELE , Paraná - disse:
    monecleia@hotmail.com

    13/10/2011

    Cinco estrelas

    adorei sua aula, espero poder receber mais ideias como essas ...


  • elane souza, joaquin nabuco , Pernambuco - disse:
    lanflordocampo@hotmail.com

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito! eu queria que me explicasse mais um pouco sobre gênero textuais, pois eu vou explicar um seminario no curso.Minha professora disse pedio para mim aprofundar no modelo de trbalho em sequencias didáticas mim ajude?


  • vinicius, estadual , Piauí - disse:
    viniciussky2008@hotmail.com

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    eu gostei muito! eu queria que me explicasse mais um pouco sobre gênero textuais, pois eu vou explicar um seminario no curso.Minha professora disse que são por ou menos 10 gêneros como vgoc pode mim ajudar?


  • Magnólia Viegas, CE COELHO NETO , Maranhão - disse:
    meggangel@hotmail.com

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito legal!Caiu bem para um projeto sobre generos textuais que estou trabalhando na minha escola.


  • Silviani de Oliveira Franco, SME , Paraná - disse:
    sdfranco@uol.com.br

    26/04/2011

    Quatro estrelas

    Achei bem jóia a proposta de trabalho, penso que pode ser desenvolvida com o 4º e 5º ano, tranquilamente.


  • Kelly, Ob , São Paulo - disse:
    fakell@ig.com.br

    23/02/2011

    Quatro estrelas

    A criatividade e a inovação são fatores importantes para nós professores do sec.xxvI. Gostei do projeto e estarei acrescentando essas ideias ao meu trabalho. Parabéns


  • AURELIO LIMA DA SILVA, CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE , Amazonas - disse:
    lelio302004@yahoo.com.br

    08/02/2011

    Quatro estrelas

    PARABÉNS PELA SUGESTÃO. É A PARTIR DE BOAS IDEIAS É QUE SURGEM TAMBÉM OUTRAS BOAS IDEIAS. FORTE ABRAÇO E MUITÍSSIMO OBRIGADO!


  • Tânia Maria Bernardes, Colegio Estadual José de Assis , Goiás - disse:
    taniambernardes@gmail.com

    21/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula,parabéns vou aproveitar como sugestão em minhas aulas também.


  • Roberta Konrath Schallenberger, E.M.E.F.NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    30/12/2010

    Quatro estrelas

    A aula criada por você foi muito interessante. Precisamos de boas e diferentes ideias para que nossos alunos aprendam sempre mais. Um abraço, Roberta.


  • Elizangela Delfino Mendonça Martins, Escola Municipal Ana Morato , Goiás - disse:
    elizangela2008_cgo@yahoo.com.br

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    Quero te parabenizar pelo seu trabalho e dizer que muito me ajudou em dúvidas sobre como planejar uma aula diferente. Convido você para entar no blog de nossa escola e no meu. O nome do blog é o nome da nossa escola completo,Ok.E Jesus brilha em nós. Sucesso.


  • luiza, municipal , São Paulo - disse:
    daniluisamedel@gmail.com

    02/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Muito bem bolada.


  • Rúbia, E.E Profª Maria Ubaldina de Barros Furquim , São Paulo - disse:
    rustabio@yahoo.com.br

    29/08/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo trabalho e obrigada pela dica de aula.


  • Prof. Edivania Costa, EM Luzia bonifácio de Souza , Rio Grande do Norte - disse:
    edivania_inacio28@hotmail.com

    07/05/2010

    Cinco estrelas

    muito Interessante esta aula sobre generos textuais. Permite aos alunos perceber e fazer uso da linguagem formal e informal em diferentes situações; ressaltando como e onde deve ser usado os tipos de linguagem bem como da escrita.


  • socorro Farias, e.e.e.f.Dom Helder Câmara , Paraíba - disse:
    mariafarias2003@ig.com.br

    04/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o uso da internet para estudos de generos textuais.


  • Franciane de Goes Alves, Curso de Extensão em Mídias na Educação-UFRR , Roraima - disse:
    Francianegoes@gmail.com

    27/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão de aula que trata dos gêneros textuais usando as mídias.


  • maria aparecida de oliveira andrade, EE Jovem Protagonista (trabalho com menores em conflito com a Lei) , Minas Gerais - disse:
    cida_cigarra55@ibest.com.br

    04/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão para se trabalhar gêneros textuais de maneira lúdica, diversificada e contemporânea.


  • janaina, EEEFM Zumbi dos Palmares , Espírito Santo - disse:
    jmariquito@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei estas aulas! Eu também estou trabalhando estes gêneros textuais. Vou acrescentar algumas coisas nas minha aulas.


  • Naya Carvalho Bandeira, Escola Estadual Cícero Gomes de Jesus , Tocantins - disse:
    nayabandeira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    foi de grande utilidade para minhas professoras e eu como professora gostei muito, deu saudades da sala de aula.


  • Eridan Holanda de Lima, E.E.F.Dr. Joaquim Fernandes , Ceará - disse:
    eridanhl@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Já tinha trabalhado gêneros textuais,mas desta forma fica bem mais interessante,dinâmica e que disperta a atenção do aluno,pois os mesmos gostam de novidades.


  • Jussara de Albuquerque, Escola Rita Araújo , Pernambuco - disse:
    albuquerqueferragens@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estava mesmo precisando de algo diferente que pudesse enriquecer a minha aula. Irei trabalhar de uma forma mais dinâmica e, com certeza terei um resultado satisfatório.


  • luciana aires de sousa , LICEU JOSÉ FURTADO DE MACEDO , Ceará - disse:
    luciana.aires@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a sugestão de aula foi maravilhosa, pois faz realmente o aluno refletir sobre a importância da leitura re interpretação de textos, associando vários recursos tecnológicos, como vídeo, computador, inernet, etc. Também considerei importante porque além de trabalhar as características dos gêneros, trabalhou-se a visão crítica do aluno e propõem situações reais de comunicação..


  • elen carine, faculdade pitagoras , Minas Gerais - disse:
    elencarine@msn.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do artigo foi de grande utilidade


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.