Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo um folder sobre questões ambientais

 

10/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Paula Cristina Silva de Oliviera, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula os alunos poderão aprender a:
• elaborar um texto informativo a ser apresentado em formato de folder;
• planejar a sua escrita a partir de um tema proposto (Caro(a) Professor(a), você poderá eleger diferentes assuntos, no caso desta aula escolhemos tratar das questões ambientais, mais especificamente da redução, reutilização e reciclagem do lixo);
• revisar o próprio texto;
• selecionar, sistematizar e registrar as informações mais relevantes sobre o assunto proposto de maneira clara e objetiva.

Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética,
 Gênero lista,
 Compreensão da estrutura e organização de um texto informativo.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a), este planejamento foi pensado para uma turma do 2° ou 3° Ano do Ensino Fundamental, que compõem as séries iniciais, e se encontra no período de trabalho e consolidação de capacidades dentro da etapa da alfabetização.

Aula 1:

Para iniciar a aula, faça uma “tempestade de idéias” (levantar os conhecimentos prévios sobre o que os alunos sabem sobre a temática proposta). Você poderá perguntar a eles do que se lembram quando escutam as palavras meio ambiente, reciclagem e lixo, por exemplo. Faça uma lista no quadro com as palavras mais significativas para a discussão e peça para que eles registrem.

Professor(a), deixe claro para as crianças que na confecção de uma lista, as palavras aparecem na seqüência, umas após as outras. Você poderá mostrar neste momento que existem listas com diferentes temáticas, cite exemplos de listas de compras, lista de telefone, lista de brincadeiras, etc.

O registro da lista (tempestade de idéias) poderá ser feito no próprio caderno, ou em folhas avulsas, uma vez que o objetivo é ter um registro que subsidie a construção do folder.

 

Aula 2:

 

Apresente o texto “Os 3 R’s e o lixo”, disponível em http://www.gpca.com.br/Gil/art114.htm  . Se a turma já tiver desenvolvido a habilidade de leitura, peça para que cada um leia uma parte do texto, caso contrário, professor, leia você mesmo. É importante que ocorra uma discussão com os alunos sobre a idéia central de cada parágrafo. Ao final, discuta com eles o que podemos fazer para colaborar na preservação do meio em que vivemos.

Você também pode dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo registre três coisas que a população pode fazer, colocar em prática, com o objetivo de reduzir o consumo e reutilizar ou reciclar o lixo. Peça para que cada grupo exponha os três itens e anote no quadro as palavras que foram significativas no diálogo com os alunos.

Dica: Neste momento, acrescente informações também sobre a reutilização do óleo que pode ser usado para produzir sabão, o processo de reciclagem do papel, a importância da coleta seletiva que cada um pode fazer, etc...

Aula 3:

Após retomar o que já discutiram sobre o texto, explique aos alunos, que na aula de hoje eles irão produzir um texto informativo no formato de folder, em duplas, dizendo a outras pessoas as coisas que já sabiam e ainda o que aprenderam com a discussão da aula.

Para o início desta etapa, leve e apresente vários tipos de folders, para que eles conheçam esses gêneros textuais, explorando seus elementos constitutivos (capa, contracapa, imagens, texto, assunto, formas de diagramação e sintetização das idéias centrais, etc).

Entregue folhas de papel para que os mesmos possam dobrá-los, (pode ser da mesma maneira que os modelos entregues ou pode-se explorar a criatividade de cada um).

Lembrando das partes constitutivas do folder, eles poderão criar:

• uma capa (com título, imagem, nome da escola);
• uma contracapa com um breve texto, que pode ser escrito coletivamente, pela professora e os alunos, noticiando que este é um material desenvolvido pelos alunos a partir de uma aula sobre meio ambiente e que eles o fizeram com o objetivo de mostrar e refletir sobre o que cada um pode fazer, em relação a preservação ambiental; • as informações e ilustrações, nas folhas internas, que serão baseadas nos pontos chaves registrados em caderno e no quadro, ao longo das discussões já feitas;
• e o verso com o nome da dupla e da turma que o desenvolveu.

Dica: O folder também pode levar informações sobre curiosidades, no formato “Você sabia?”, por exemplo.
Sugerimos que os alunos iniciem o processo de escrita em folhas de rascunho. A intenção é que, mesmo em duplas, cada aluno produza o seu próprio folder. Assim um pode ajudar o outro no processo de seleção e organização das informações

Aula 4:

Nesta aula o professor poderá trabalhar com a reescrita dos textos. Este processo é algo que pode levar algum tempo.


A revisão pode ser iniciada com uma criança lendo o texto do colega, no trabalho em dupla. Isso não dispensa a revisão final do professor, que é feita posteriormente.Ela é importante para que depois cada aluno, individualmente, reelabore o próprio texto. Para isto, o trabalho com rascunho para depois “passar a limpo”, propicia uma versão final mais solucionada.

Dica: Professor(a), durante o processo de revisão procure observar se as produções estão adequadas quanto ao texto proposto (informativo), ao leitor (outras pessoas da escola), além da objetividade, clareza nas informações, ortografia, etc.


Ao final deste processo de reescrita e revisão os alunos podem trocar os folders entre si e passar em outras turmas, comunicando sobre o que aprenderam. A apresentação do folder nas turmas pode ser uma estratégia interessante de comunicação. Atenção! É preciso que esta atividade seja também planejada e mediada pelo professor.

Recursos Complementares

Texto "Os 3 R’s e o lixo” disponível em http://www.gpca.com.br/Gil/art114.htm

Folders diversos.

Avaliação

Procure observar se os alunos produziram o texto solicitado - informativo, no formato de folder, selecionando as informações mais pertinentes que foram registradas a partir das discussões. Avalie a clareza e a capacidade de organização das idéias. Verifique se os alunos foram capazes de apresentar uma disponibilidade para a realização da revisão e reescrita do próprio texto e do texto dos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.