Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Razão, Proporção e Semelhança

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
Claudia Renata Pauleto do Prado
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Jander Amorim Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•O conceito de razão, proporção e semelhança •Comparar e estabelecer relações entre as grandezas •Realizar ampliações e reduções de figuras em geral •Determinar a semelhança entre duas figuras.

Duração das atividades
•Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Operação com números decimais

Estratégias e recursos da aula
Aula


Sala de aula!
Professor, antes de levar os alunos ao laboratório de informática exiba o vídeo:  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20850 . Em seguida faça algumas questões para verificar a compreensão do assunto, por exemplo:

Quais os conceitos apresentados no vídeo?
Onde podemos encontrar esses conceitos no dia a dia (peça exemplos diferentes do vídeo)

Depois desse diálogo, deixe uma nova questão: “Para obtermos figuras semelhantes, basta ampliá-las e reduzi-la?
É bem provável que eles respondam que não, mas não diga se estão certos ou errados, apenas convide-os para uma atividade no laboratório de informática.

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram:
 



 nele os alunos vão encontrar dois personagens que mostraram o que é necessário para que se tenham figuras semelhantes.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/545/imagens/semelhanca1.JPG

Peça para que iniciem a atividade clicando na seta amarela e avancem de acordo com as informações que serão dadas pelos personagens.

Em seguida e solicite aos alunos que acessem este conteúdo, onde eles encontrarão uma situação na qual “Joãozinho” personagem da animação, tira uma foto 3x4, a recebe por email e começa a alterar suas dimensões.

 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/545/imagens/semelhanca2.JPG


Peça aos alunos que cliquem duas vezes na flechinha no canto inferior direito da página, onde poderão alterar a foto do “Joãozinho” à vontade. Antes de continuarem com a atividade, co mente com eles que dependendo da alteração, a foto fica toda distorcida, isto é, o Joãozinho fica com o rosto achatado ou alongado. Discuta com os alunos, chamando a atenção para a atividade anterior, sobre porque isso ocorre. Peça para que os alunos registrem as respostas às seguintes perguntas:

  1.  O que devemos fazer para manter sempre, ao ampliar ou reduzir uma foto, para que a mesma seja semelhante à original?
  2.  Quando obtemos uma ampliação ou redução da foto que é uma semelhança, qual é a relação entre as medidas dos seus lados?

Dê seqüência à atividade e mostre que essa relação entre os comprimentos e a largura é a razão de semelhança.
Peça aos alunos que registrem também as respostas dadas no final da atividade para que você possa utilizar como avaliação.

 

Dicas e Sugestões
Professor, você pode preparar uma atividade, junto com o professor de artes, na qual os alunos devem reduzir ou ampliar a imagem de um quadro. O professor de artes poderá conversar com os alunos sobre como escultores e pintores aplicam os conceitos de semelhança na realização de suas obras de arte



 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Semelhanças Animação/simulação
Recursos Complementares

 

GUIA DO PROFESSOR - Atividade: Proporcionalidade e Semelhança -  http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Proporcionalidade/Guia%20do%20Professor.pdf
Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também as respostas dadas as questões feitas por você e as da atividade
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Conceição Tagliapietra, ESC EST DE EDUC BAS DOM PEDRO I , Rio Grande do Sul - disse:
    ctpietra@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula está muito bem construída. Os momentos da aula são muito significativos, começando pelo vídeo e a seguir com o objeto de aprendizagem. O aluno pode começar vizualizando os conceitos de comprimento, largura dimensão, que ficam evidentes quando manuseia o objeto. A ampliação e redução de figuras é uma estratégia excelente, pois o aluno começa perceber com facilidade a semelhança ou não de figuras. Os conceitos de razão e proporção creio que os alunos já devem ter familiaridade para avançar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.