Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medindo Objetos

 

05/02/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Aplicar o conceito de semelhança de triângulos na resolução de problemas
Duração das atividades
•Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Semelhança de triângulos
Estratégias e recursos da aula
Aula


Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laboratório de informática converse com os alunos sobre as relações de semelhança de triângulos.


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/medindo_objetos/index2.html  nele os alunos vão encontrar uma animação onde serão apresentados problemas que deverão ser resolvidos por semelhança de triângulos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos1.JPG

Ao clicar em entrar os personagens farão as apresentações e darão três opções de problemas: cidade, Egito e campo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos2.JPG

Escolha com os alunos qual deve ser a primeira atividade a ser realizada. E faça essa atividade junto com os alunos. Depois deixe que realizem as outras sozinhos; anotando o problema, os dados e a solução.
Ao selecionar a atividade será apresentada a situação-problema e solicitado que escolham o horário da sombra que os objetos projetam no solo.
Depois os alunos deverão escolher dentre alguns objetos para fazer a relação de semelhança. Ao escolher o objeto é realizada automaticamente uma animação desenhando os triângulos que serão usados para estabelecer a relação de semelhança.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos3.JPG

 


Em seguida os alunos deverão preencher os dados correspondentes na proporção dada e clicar em “OK” se os dados estiverem corretos eles deverão entrar com o valor da altura solicitada.
Quando estiver trabalhando com o Egito, chame à atenção que foi considerada a metade da base da pirâmide.

 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também as resoluções dos problemas propostos
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.