05/02/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laboratório de informática converse com os alunos sobre as relações de semelhança de triângulos.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/medindo_objetos/index2.html nele os alunos vão encontrar uma animação onde serão apresentados problemas que deverão ser resolvidos por semelhança de triângulos.
Ao clicar em entrar os personagens farão as apresentações e darão três opções de problemas: cidade, Egito e campo.
Escolha com os alunos qual deve ser a primeira atividade a ser realizada. E faça essa atividade junto com os alunos. Depois deixe que realizem as outras sozinhos; anotando o problema, os dados e a solução.
Ao selecionar a atividade será apresentada a situação-problema e solicitado que escolham o horário da sombra que os objetos projetam no solo.
Depois os alunos deverão escolher dentre alguns objetos para fazer a relação de semelhança. Ao escolher o objeto é realizada automaticamente uma animação desenhando os triângulos que serão usados para estabelecer a relação de semelhança.
Em seguida os alunos deverão preencher os dados correspondentes na proporção dada e clicar em “OK” se os dados estiverem corretos eles deverão entrar com o valor da altura solicitada.
Quando estiver trabalhando com o Egito, chame à atenção que foi considerada a metade da base da pirâmide.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelastenho o ensino médio completo, e sinceramente não sabia fazer este cálculo. aprendi nesta aula, que legal.