Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A arte circense no processo de alfabetização

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e valorizar a arte circense;
  • Despertar o gosto pela arte;
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade;
  • Fazer uso diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica e plástica;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação;
  • Buscar informações por meio de diferentes fontes: entrevista, dentre outras;
  • Identificar palavras relativas ao tema;
  • Elaborar convites e cartazes divulgando eventos sobre o circo;
  • Utilizar o pensamento lógico na resolução de problemas.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: <http://pacto.mec.gov.br>.  Acesso em: 08 de mar. 2014.

 

1º Momento: (aproximadamente 60 minutos).

O circo

Professor o circo faz parte de nossa cultura e vem encantando gerações aproveite este encantamento para trabalhar conteúdos de História, Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Ética. Leve uma sacola colorida ou uma caixa enfeitada e dentro dela antes coloque pequenos bilhetes com dicas, todas elas voltadas para o tema circo.  Faça uma rodinha de conversa com os alunos. Inicie mostrando a eles a sacola e diga que vão participar de um adivinha e que se conseguirem descobrir o que é vão receber de uma surpresa. Comece cantando uma música que todos ou a maioria conhece, enquanto isto professor mantenha-se de costa para o grupo, e este começa a passar a sacola, e em determinado momento bata palmas, neste instante todo o grupo para e quem estiver com a sacola deve abri-la e pegar uma pergunta e tentar respondê-la se não conseguir pode pedir ajuda ao grupo. Coloque perguntas como:

 

Lugar de muita alegria?

 

Habitado por nômades?

 

Este lugar normalmente é coberto por uma lona colorida?

 

Cabem muitas pessoas?

 

Adultos e crianças vêm de longe para assistir?

 

Para entrar é cobrado um ingresso?

 

Várias pessoas com roupas coloridas fazem apresentações?

 

Antes era permitido que animais morassem e fossem adestrados para entreter o público, hoje isto não é permitido?

 

Professor conduza a dinâmica de forma que consigam descobrir que se trata do circo, aproveite também as palavras desconhecidas para consultá-las em um dicionário, criando nos alunos o hábito de recorrer ao dicionário sempre que tiverem dúvidas. Assim que descobrirem diga que merecem uma surpresa e usando o Laboratório de Informática ou uma sala com Data Show passe para os alunos um vídeo que você pode encontrar no sítio: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=tvDZbnDNolM>. Circo da Alegria com Patati Patatá. Acesso em: 08 de mar. 2014. 

Proponha algumas atividades de escrita sobre o tema, mas que sejam “brincadeiras”. Reproduza para os alunos colarem no caderno.  Veja a seguir:

 

Aluna UCA

1) Professor, demonstre que seu aluno é esperto e solicite que ele pinte o palhaço de acordo com a legenda:

 Palhaco para colorir

Fonte: "Blog da educadora Cristina". Imagem disponível em: <http://educadoracristinasouza.blogspot.com.br/2010/03/tarefinha-de-colorir-tema-palhaco.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.

 

2) Professor, proponha as seguintes atividades para trabalhar a escrita com seus alunos.

 

Caca-palavras dia do circo

Fonte: Sítio “Mistura de alegria”. Disponível em:<http://misturadealegria.blogspot.com.br/2012/03/caca-palavras-dia-do-circo.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.

 

Caca-palavras - circo

Fonte: Sítio “Janderleia Ferraz”. Disponível em:<http://janderleiaferraz.blogspot.com.br/2010/07/divirta-se-e-aprenda-com-caca-palavras.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.

 

2º Momento: (aproximadamente 60 minutos).

Contando história e conhecendo um pouco mais

Que legal! Uma história! Professor, aproveite para contar um pouco sobre a história do circo. Para que os alunos se interessem e fiquem atentos, organize-os em uma roda e pergunte-lhes quem gosta de ouvir histórias. Fale que vai contar uma história muito interessante e que por meio dela vamos conhecer um pouco mais sobre o circo.

 

DIA DO CIRCO

O Dia do Circo é dia 15 de março, porém aqui no Brasil comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Como surgiu? É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

Quando o circo chegou no Brasil?

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes aparecem no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

Fonte: "Blog da Tia Cláudia". Disponível em: <http://claudiapilotto3.blogspot.com.br/p/projeto-circo.html>. Acesso em: 08 de mar.  2014.

 

Aluna UCA 

Também somos artistas: Peça que os alunos representem com um desenho o que o circo é para cada um deles. (IMPORTANTE: Disponibilize para esta tarefa canetinhas, lantejoulas e cola colorida deixando as crianças a vontade para criarem.). Escolha um local apropriado para secar os desenhos que precisarem, lembre-se todo artista assina suas obras de arte. Peça que cada aluno assine com caneta o seu desenho para posteriormente expor os trabalhos.

 

Criancas pintando - circo Crianças pintando - circo

Fonte: Sítio: "Sala de aula da Educação Infantil". Disponível em: <http://www.augustolaranja.com.br/sala_infantil_10.htm >. Acesso em: 08 de mar.  2014.

 

3º Momento: (aproximadamente 60 minutos).

Realizando um trabalho de campo: Oba! Vamos pesquisar no circo!

Professor o trabalho de campo é uma excelente estratégia de ensino e de aprendizagem, por isso, se em sua cidade tiver  um circo procure agendar um trabalho de campo nele, mas para isso é necessário um planejamento coletivo que deve contar com a participação ativa dos alunos em todas as etapas.

Para planejar o trabalho de campo, consulte a aula: “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor MEC” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 09 de mar. 2014.

Nele veremos algumas etapas fundamentais, tais como: 

  •  Agendar no circo: dia e horário para a atividade;
  •  Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo;
  •  Estabelecer os objetivos;
  • Elaborar o roteiro (o que vão pesquisar, quem vão entrevistar, o que vão perguntar);
  • Estabelecer as regras de convivência para o trabalho;
  • Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.

Nos relatórios, solicite que os alunos escrevam o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse o laptop Classmate caso sua escola participe do Projeto UCA: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Mas se a sua escola não participa do Projeto UCA, você poderá também, utilizar uma câmera fotográfica digital para fazer estes registros.

 

4º Momento: (aproximadamente 60 minutos).

Socializando: Expondo nossos trabalhos

Professor valorize o trabalho de seus alunos combine com eles uma exposição para toda a escola. Para isto discuta com os alunos o que é preciso para organizar uma exposição. Vá  conduzindo a discussão lembrando de itens importantes como:

  • Os convites para as outras turmas;
  • A escolha do melhor lugar;
  • Cartazes maiores para divulgação;
  • O registro da exposição por meio de fotos;
  • Combine o dia, o horário e o local para colocarem nos convites, além de um texto pequeno falando sobre a exposição. Professor divida as tarefas, assim cada grupo dará a sua contribuição também na organização da atividade o que fará com que se envolvam mais ainda com a exposição.

DICA: Vivemos em um mundo onde as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano, assim seria interessante usar estas redes em primeiro lugar para divulgar a exposição de seus alunos e depois para mostrar através de fotos os melhores momentos da atividade.

Outras atividades:

 Desafio: Professor você pode aproveitar também o tema circo para lançar um desafio de Matemática recordando conteúdos que já foram trabalhados em sala de aula. Veja uma sugestão:

Caca-numeros - palhaco

Fonte: "Blog da Tia Cláudia". Disponível em: <http://claudiapilotto3.blogspot.com.br/p/projeto-circo.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.

Recursos Complementares

Opção de consulta para o professor:

- Fonte: "Blog da Tia Cláudia". Disponível em: <http://claudiapilotto3.blogspot.com.br/p/projeto-circo.html>. Acesso em: 08 de mar.  2014.

- Fonte: Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=tvDZbnDNolM>, Circo da Alegria com Patati Patatá. Acesso em: 08 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles conheceram e aprenderam a valorizar a arte circense, se as atividades despertaram neles o gosto pela arte, se conseguiram fazer uso das diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica e plástica; se aprenderam a trabalhar e desenvolver a criatividade, além de saber utilizar diferentes fontes de informação, e utilizar o pensamento lógico na resolução de problemas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.