24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Conhecer os nomes das cidades sedes do Brasil dos jogos da Copa do Mundo de Futebol;
· Descobrir mais sobre a cultura das cidades sedes do Brasil dos jogos da Copa do Mundo de 2014;
· Conhecer os diferentes estádios de futebol da Copa do Mundo no Brasil;
· Analisar a escrita de palavras;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, o tema da Copa do Mundo de Futebol no Brasil é extremamente rico em suas possibilidades de ser aliado ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Conhecer as cidades sedes da Copa é fazer um passeio cultural pelo Brasil com novas possibilidades de escrita de palavras e ampliação do vocabulário. Trabalhar um tema que faz parte do dia a dia dos alunos favorece participação, envolvimento e dedicação dos alunos com as atividades propostas e é um forte aliado ao processo para uma aprendizagem significativa. Vamos lá!
Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.
Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade , p. 14-20, 2012. Disponível em:< http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ranulpho”. Disponível em: <http://www.ranulphofazadiferenca.com.br/index.php?paginas_ler¬icias&cat=&id=398>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Possibilite um momento para que cada aluno possa falar o que já sabe sobre como será a Copa do Mundo de Futebol no Brasil.
Criando um canal de comunicação
Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos participantes, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.
Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “A Copa do Mundo no Brasil”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor, disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 03 de mar. 2014.
Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor. Para isso, escolha com os alunos as atividades que poderão compor o Blog.
Agora, entregue para cada aluno uma cópia do poema “Jogo de bola” de Cecília Meireles. Leia com a turma e também auxilie os alunos na leitura do mesmo.
Jogo de Bola
Cecília Meireles
A bela bola
rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a da Arabela.
A do Raul,
azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
Fonte: Sítio: “Português”. Disponível em: <http://www.portugues.com.br/literatura/cecilia-meireles.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após, todos os alunos lerem o poema solicite que falem sobre o mesmo. Peça para que os alunos descubram as características da bola que constam no poema. Os alunos poderão falar: rola, amarela, azul, pula, bela, mole e outras.
Nossa lista de palavras sobre a Copa do Mundo de 2014
Depois, organize a turma em duplas e peça para que façam uma lista, no caderno de Língua Portuguesa, com cinco palavras que representem a Copa do Mundo no Brasil. É importante que os alunos elaborem palavras relacionadas ao evento, podendo ser: futebol, estádio, chuteira, jogador e outras.
Quando todas as duplas terminarem, peça para que apresentem ao grupo as palavras selecionadas e depois registre cada palavra em uma cartolina branca e afixe-a no mural da sala de aula.
Agora, que tal pedir que cada aluno escolha uma das palavras da lista e faça um desenho? Para isso, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e deixe que escolham a palavra e a escreva na folha de papel e em seguida faça uma ilustração.
Os trabalhos poderão ser afixados no mural da sala de aula para compor o painel da Copa do Mundo de 2014.
Professor, faça a leitura do texto online sugerido abaixo para a turma. Com as informações do texto os alunos poderão descobrir os requisitos essenciais para que um país possa ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol.
Fonte: Sítio: “Super.abril”. Disponível: <http://super.abril.com.br/esporte/preciso-pais-sediar-copa-446394.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma lista contendo os aspectos essenciais para um país poder sediar a Copa do Mundo de Futebol, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.
Após todos terminarem faça um momento de socialização das atividades. Em seguida, imprima as atividades e afixe-as no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa acompanhar as novidades descobertas pela turma.
Agora, acesse com a turma o sítio abaixo e descubram mais sobre o Brasil, suas características e outras informações sobre o país que sediará a Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/destination/hostcountry/index.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após a pesquisa e a leitura do sítio acima, organize os alunos em duplas e entregue um pedaço de papel em branco, num tamanho suficiente para que cada dupla escreva uma frase sobre o Brasil. Depois, solicite que façam a leitura para a turma e afixem sua frase no mural da escola.
Professor, auxilie a turma a acessar o sítio sugerido abaixo para que descubram quais serão as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://www.riodejaneiroaqui.com/copa2014/cidades-sede-copa2014.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após a exploração do sítio acima com a turma, faça uma lista contendo os nomes das cidades sedes no Brasil da Copa do Mundo de 2014. A lista poderá ser feita em dupla, utilizando uma folha de papel em branco, a partir da consulta ao sítio explorado anteriormente.
Com a lista em mãos, peça para que os alunos recortem os nomes das cidades e visualizem o mapa no sítio sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Em seguida peça para que identifique no mapa a localização de cada cidade. Depois veja a atividade proposta a seguir:
Professor, explique para os alunos que “Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia.”
Fonte: Sítio: "Wikipedia". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Agora, leve um mapa do Brasil em tamanho suficiente para ser visualizado pela turma. Você poderá fazer uma cópia ampliada do mapa sugerido no sítio abaixo.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Solicite que cada dupla escolha uma cidade sede e descubra o local no mapa em que fica a referida cidade. Cada dupla poderá colar o papel com o nome da cidade no mapa até completar com todos os nomes das cidades que serão sede das seleções aqui no Brasil.
Professor, que tal trabalhar o calendário da Copa do Mundo com a turma? Para isso, explore o sítio sugerido abaixo e auxilie os alunos a descobrirem:
· Datas dos jogos;
· Times que jogarão;
· Local em que serão realizados os jogos.
Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/tabela-da-copa/calendario-de-jogos/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Depois de descobrirem as informações acima, construa um calendário com a turma para que acompanhem dia a dia a chegada do momento de realização da Copa do Mundo.
Entre no estádio!
Professor, agora que tal descobrir com a turma o nome dos estádios de futebol de cada cidade sede da Copa do Mundo de 2014? Para isso, acesse com a turma o sítio abaixo e descubra os nomes de cada estádio e a cidade em que o mesmo está localizado.
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em: < http://pt.fifa.com/worldcup/destination/stadiums/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após descobrirem os nomes dos estádios, solicite que os alunos explorem as informações sobre os mesmos. Depois, organize os alunos em duplas e solicite que cada dupla escolha um dos estádios de futebol e faça um registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Solicite que cada dupla tente fazer a representação do estádio escolhido e em seguida apresentá-lo para a turma, priorizando na apresentação:
Quando todos terminarem solicite que façam uma apresentação para a turma. Depois, imprima as atividades e afixe no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso às informações sobre a Copa do Mundo. Para afixar no mural da escola, solicite que cada dupla escreva as informações apresentadas à turma anteriormente como o nome do estádio e sua localização e cole junto à produção da representação do estádio.
Agora, solicite que cada aluno consulte o sítio abaixo e preencha a tabela contendo o nome das cidades sedes da Copa do Mundo e os seus respectivos estádios de futebol. Veja como ficará a tabela completa:
Cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 |
Estádios de futebol |
Rio de Janeiro |
Estádio do Maracanã |
São Paulo |
Arena de São Paulo |
Belo Horizonte |
Estádio Mineirão |
Brasília |
Estádio Nacional de Brasília |
Curitiba |
Arena da Baixada |
Fortaleza |
Estádio Castelão |
Manaus |
Arena Amazônia |
Natal |
Arena das Dunas |
Porto Alegre |
Estádio Beira Rio |
Recife |
Arena Pernambuco |
Salvador |
Arena Fonte Nova |
Cuiabá |
Arena Pantanal |
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que acessem o sítio abaixo e observem os cartazes referentes a cada cidade sede da Copa do Mundo.
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/destination/posters/index.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após a observação peça para que, cada grupo realize uma pesquisa sobre três ou quatro cidades sedes. Peça para que descubram os seguintes aspectos:
Para isso, os alunos poderão acessar o sítio sugerido acima e clicar sobre o cartaz. Cada cartaz contém informações sobre a cidade sede.
Quando todos terminarem proponha que façam uma apresentação para o grupo.
Agora, organize os alunos em duplas e peça para que coloquem os nomes das cidades em ordem alfabética e depois criem uma frase para cada uma. Veja abaixo como ficará a ordem alfabética:
Belo Horizonte |
Brasília |
Curitiba |
Fortaleza |
Manaus |
Natal |
Porto Alegre |
Recife |
Rio de Janeiro |
São Paulo |
Após todos terminarem, faça um momento de leitura das frases e também confira com a turma a ordem alfabética dos nomes das cidades sedes.
Professor, com a turma organizada nos mesmos grupos da atividade anterior, entregue folhas de papel em branco para grupo e solicite que cada grupo crie cartazes para as cidades sedes pesquisadas por eles. É importante que o cartaz contenha características das cidades pesquisadas de forma que possam representá-las.
Quando todos os grupos terminarem, faça um passeio com a turma pela escola de forma a divulgar os cartazes, afixando-os nos murais da escola.
Se for possível, disponibilize jornais, revistas ou livros usados para que recortem imagens e ilustrem os cartazes. Outra possibilidade é imprimir imagens da internet ou desenharem.
Socializando
Divulgando nosso trabalho: Livro “A Copa do Mundo no Brasil”
Professor, para finalizar o trabalho, crie com a turma um livro que poderá ser denominado “A Copa do Mundo no Brasil”. Neste livro serão registrados os nomes das cidades sedes, suas características como: clima, alimentação, e outras informações. Depois de pronto, em que cada aluno pode dar sua contribuição, disponibilize o livro para a biblioteca da escola para consulta da comunidade escolar.
Se quiser poderá também realizar um evento para divulgá-lo: uma “Tarde de autógrafos”. Mas, este evento exigirá um planejamento coletivo, pois terão que:
Sugestões de links para alunos:
Sítio da FIFA. Disponível em: < http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/destination/02/13/75/02/fwc_pt_new_portuguese.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio da FIFA. Disponível em: < http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/destination/02/13/75/02/fwc_pt_new_portuguese.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras: ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!