24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
INTRODUZINDO O TEMA
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa expondo o assunto. Fale sobre a Festa à Fantasia que faremos e do convite “gênero textual” que será necessário construir. Comente sobre o conceito de convite virtual ou presencial e para que é usado, dentre outros.
Para motivar os alunos, apresente um vídeo sobre uma Festa à Fantasia.
Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HckDp6-oF7Y>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor, se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido ou leve-os ao Laboratório de Informática da escola para assistirem ao vídeo. Você poderá também, utilizar um Data Show para projetá-lo.
As festas infantis devem ser cuidadosamente planejadas e organizadas, uma vez que elas representam a realização das fantasias que povoam o universo infantil. Elas fazem parte da memória individual do aniversariante e da coletiva, já que os convidados não se esquecem dos bons momentos compartilhados ao lado daquele que se ama. Caprichar nos detalhes e explorar a fantasia da garotada, portanto fará do evento um sucesso certeiro. Uma festa de aniversário à fantasia pode ser uma boa escolha para ser explorada, já que todas as crianças poderão ir à festa fantasiadas com os seus personagens preferidos. O tema “Festa à Fantasia” é relativamente fácil de ser organizado, pois o convite informa o tema da festa e pede que todos os convidados venham a caráter. Veja alguns modelos a seguir, mas as crianças podem criar sua própria fantasia.
Fonte: Sitio “P69”. Disponível em: <http://www.p69.com.br/fotos-de-modelos-de-fantasias-infantis-para-o-carnaval/ >. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Professor, explique aos alunos que convite é um tipo de correspondência. Ele geralmente é um texto destinado às pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estão contidas informações como: (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.
O Correio é uma empresa do Governo Federal responsável pela entrega de correspondência no Brasil como também de envio para outros países. Mas, na atualidade, muitas vezes os convites são feitos através da Internet.
Professor, após conversar com os alunos sobre o convite e sobre a "Festa à fantasia", escolha um modelo de convite para confeccionar com os alunos. Para isso leve alguns modelos para eles verem, pode ser convite de: casamento, aniversário, eventos comerciais, festas e outros. Ou leve-os ao Laboratório de Informática para pesquisarem alguns modelos. Veja a sugestão dos sítios a seguir:
Fonte: Sitio: "Google". Disponível em:
<https://www.google.com.br/search?q=modelos+de+convite+de+aniversario+de+fantasia&espv=210&es_sm=122&biw=1>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Fonte: Sitio: “News Exclusivo”. Disponível em:
<http://newsexclusivo.com.br/convites-festa-a-fantasia/ >. Acesso em: 13 de mar. 2014.
Escolha um dia para realizar uma festa de aniversário e um local. Faça com os alunos a lista dos convidados. Aproveite para trabalhar com este outro gênero textual: lista.
Decidam quem serão os convidados. Serão os colegas de outra turma, os pais, os professores da escola?
Cada aluno deverá escrever um convite para um colega, pai ou professor.
Distribua uma tabela para que os alunos façam a lista. Veja uma sugestão:
|
LISTA DOS CONVIDADOSFESTA À FANTASIA DO2º ANO B.Eseba- Escola de Educação Básica da UFU |
CONVIDADOS |
TURMA |
|
2º A |
|
2º A |
|
2º A |
|
2º A |
|
2º A |
|
2º C |
|
2º C |
|
2º C |
Fonte da imagem: Sitio: “Mundo da fantasia”. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/photo.php?fbid=401250316647396&set=a.269183009854128.48715.269182446520851&type=1&theater>. Acesso em: 13 de mar. 2014.
ELABORANDO O CONVITE
Distribua a metade de uma folha de papel sulfite colorido para que os alunos façam os convites. Solicite que ilustrem de acordo com o tema da festa.
Transcreva na lousa o texto do convite, leia e interprete com os alunos.
ConviteColoque sua melhor fantasia e venha comemorar conosco a nossa "Festa à fantasia"! Dia: ___/___/___ Horário: _______ Local: _________
Giovana |
1. Esse texto é um convite.
a) Quem escreveu este convite?_____________________________
b) Para quem ela escreve?
_____________________________________________________
c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
____________________________________________________
2. No convite, Giovana pede ao convidado que faça algo. O que ela pede?__________________________________________________
3. De que gostaria de se fantasiar?
______________________________________________________
4. Que dia será a festa?
______________________________________________________
4. Que hora será a festa?__________________________________
5. Onde será realizada a festa?
______________________________________________________
6. De onde você tirou estas informações?
_______________________________________________________
7. Em que situação as pessoas escrevem e enviam convites?
____________________________________________________________
Professor, converse com seus alunos sobre a aula anterior, comente sobre a "Festa à fantasia" e sobre os convites que fizeram, bem como sobre os preparativos para a festa.
Recolha os convites que fizeram para enviar pelo Correio.
Os homenageados poderão ser todos os aniversariantes do mês de abril, por exemplo, e os convidados poderão ser as crianças de uma turma da escola. Professor, construa com os alunos envelopes personalizados.
Forme grupos de três alunos e dê a cada grupo a responsabilidade de preparar um dos itens da festa.
Mostre-lhes o passo a passo para a confecção de um envelope. Veja uma sugestão a seguir:
Fonte Sítio: "Google". Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=modelo+de+convite+simples+de+dobradura&>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Nós fazemos arte
Professor, explique para os alunos que para enviarmos uma carta ou cartão pelo Correio, é necessário o selo.
Informe aos alunos que os selos transmitem mensagens por meio de suas estampas. Essas estampas costumam abordar diversos temas, como: ecologia, história, esportes artes, entre tantos outros assuntos. Veja alguns modelos a seguir:
Fonte: Sítio: "Perolas da Net". Disponível em:<http://www.peroladanet.com/wp-content/uploads/2012/06/selos-postais-varios.jpg>. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Professor, comente com os alunos, que os selos têm enorme valor educativo e cultural, despertando nas pessoas o desejo de colecioná-los. O hábito de colecionar selos recebe o nome de filatelia.
O que terá nesta "Festa de aniversário"?
DECORAÇÃO
O grupo responsável pela decoração poderá pesquisar na internet sobre fantasias e imprimir para colar nas paredes do ambiente da festa ou verificar um material de fácil confecção para utilizar: papel crepom, balões, dentre outros.
DOCES
Este grupo decidirá que tipo de doce terá na festa, pesquisará uma receita na internet e fará o doce. Informe-os de que existem latas de doces prontos, os quais necessitam apenas de serem enrolados e passados no chocolate granulado. (brigadeiro, cajuzinho).
Professor, aproveite esta motivação e trabalhe com o texto instrucional: "Receita culinária". Solicite que, quem fizer os doces, bolos ou salgados, socialize as receitas com os colegas. Traga a família para participar destas atividades. Solicite que mães, pais ou familiares que tenham disponibilidade, agendem horários que possam vir para ajudá-los nestes preparativos.
SALGADOS
Este grupo deverá discutir sobre algo que seja fácil de conseguir ou se optarem por fazer algo podem pesquisar na internet, por exemplo, como se faz pipoca.
Se optarem por outro tipo de salgado, podem envolver a família solicitando a contribuição trazendo cada família um prato.
BOLO
Podem fazer um bolo de “maquete” ou pedir a alguém da família que providencie um.
Podem, ainda pesquisar na internet uma receita fácil de ser realizada e convidar uma mãe ou pai para fazer a receita.
SUCO
Este grupo deverá preparar a bebida, que neste caso será um suco. Eles deverão decidir se será suco natural ou utilizarão aqueles que já vêm prontos.
MÚSICA
O grupo responsável pela animação da festa poderá entrevistar colegas da escola que tocam algum instrumento musical e convidá-los para participarem da festa, na qualidade de animadores.
DANÇA
Este grupo poderá promover um concurso da melhor dupla de dança e também da melhor fantasia promovendo uma votação e premiá-los com uma medalha.
Professor, deixe que os alunos se divirtam dançando e comparando suas fantasias. Se for possível vá fantasiado também. Hoje o seu papel será o de organizar cada detalhe que já foi realizado pelos grupos.
Aproveite para anotar o nome das fantasias que eles usaram, pois esta anotação poderá ser utilizada na aula seguinte.
Faça o registro deste evento. Para fotografar ou filmar, utilize a câmera do laptop Classmate acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar ou filmar.
Professor, após a festa, organize os alunos em uma roda para avaliá-la. Questione-os:
Professor, enquanto os alunos vão respondendo as questões relativas à avaliação da " Festa à fantasia", vá registrando na lousa. Ao final leia para os alunos e pergunte se os registros correspondem às respostas dadas. Finalizado, peça que os alunos leiam e copiem o texto no caderno e façam uma ilustração para o mesmo, demonstrando a percepção individual da festa. Exponha os trabalhos na sala de aula para serem admirados por toda turma, familiares e visitantes.
Para o professor:
Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vNl2PQMkRQU>. Acesso em: 12 de mar. 2014. Neste sítio você poderá ver um vídeo com o passo a passo da construção do envelope.
Fonte: "Portal do Professor. MEC". Aula “ Conhecendo e produzindo o gênero convite”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32957>. Acesso em:12 de mar. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!