Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TE CONVIDO PARA UMA FESTA À FANTASIA

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
IRIS DARC DA SILVA PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Perceber e reconhecer as características dos gêneros textuais: convite, lista e receitas;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Produzir um convite e um envelope;
  • Refletir sobre o nível de linguagem  que geralmente os convites pessoais são escritos;
  • Promover a discussão sobre o ato de enviar correspondências pelos Correios;
  • Confeccionar fantasias;
  • Organizar uma festa à fantasia;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Reproduzir falas através da escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 13 de mar. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 13 de mar.  2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

INTRODUZINDO O TEMA

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa expondo o assunto.  Fale sobre a Festa à Fantasia que faremos e do convite “gênero textual” que será necessário construir. Comente sobre o conceito de convite virtual ou presencial e para que é usado, dentre outros.

 

Para motivar os alunos, apresente um vídeo sobre uma Festa à Fantasia.

 

FESTA A FANTASIA

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HckDp6-oF7Y>. Acesso em: 13 de mar.  2014. 

Professor,  se a sua escola participa do Projeto UCA,  auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido ou leve-os ao Laboratório de Informática da escola para assistirem ao vídeo. Você poderá também, utilizar um Data Show para projetá-lo.

 

Conversando com você, professor:

As festas infantis devem ser cuidadosamente planejadas e organizadas, uma vez que elas representam a realização das fantasias que povoam o universo infantil. Elas fazem parte da memória individual do aniversariante e da coletiva, já que os convidados não se esquecem dos bons momentos compartilhados ao lado daquele que se ama.  Caprichar nos detalhes e explorar a fantasia da garotada, portanto fará do evento um sucesso certeiro. Uma festa de aniversário à fantasia pode ser uma boa escolha para ser explorada, já que todas as crianças poderão ir à festa  fantasiadas com os seus personagens preferidos. O tema “Festa à Fantasia” é relativamente fácil de ser organizado, pois o convite informa o tema da festa e pede que todos os convidados venham a caráter. Veja alguns modelos a seguir,  mas as crianças podem criar sua própria fantasia.

 odalisca     odalisaca   vaqueiro      palhaço

 

 

Fonte: Sitio “P69”.  Disponível em: <http://www.p69.com.br/fotos-de-modelos-de-fantasias-infantis-para-o-carnaval/ >. Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

 

Professor, explique aos alunos que convite é um tipo de correspondência. Ele geralmente é um texto destinado às pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estão contidas informações como: (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.

O Correio é uma empresa do Governo Federal responsável pela entrega de correspondência no Brasil como também de envio para outros países. Mas, na atualidade, muitas vezes os convites são feitos através da Internet.

Professor, após conversar com os alunos sobre o convite e sobre a "Festa à fantasia", escolha um modelo de convite para confeccionar com os alunos. Para isso leve alguns modelos para eles verem, pode ser convite de: casamento, aniversário, eventos comerciais, festas e outros. Ou leve-os ao Laboratório de Informática para pesquisarem alguns modelos. Veja a sugestão dos sítios a seguir:

 

convite geovana  

Fonte: Sitio: "Google". Disponível em:

<https://www.google.com.br/search?q=modelos+de+convite+de+aniversario+de+fantasia&espv=210&es_sm=122&biw=1>. Acesso em: 13 de mar.  2014.

 

convites festa a fantasia

 Fonte: Sitio: “News Exclusivo”. Disponível em:

<http://newsexclusivo.com.br/convites-festa-a-fantasia/ >. Acesso em: 13 de mar.  2014.

 

ELABORANDO A LISTA DOS CONVIDADOS

Escolha um dia para realizar uma festa de aniversário e um local. Faça com os alunos a lista dos convidados. Aproveite para trabalhar com este outro gênero textual: lista.

Decidam quem serão os convidados. Serão os colegas de outra turma, os pais, os professores da escola?

Cada aluno deverá escrever um convite para um colega, pai ou professor.

Distribua uma tabela para que os alunos façam a lista. Veja uma sugestão:

 

mundo da fantasia

LISTA DOS CONVIDADOS

FESTA À FANTASIA  DO

 2º ANO B.

Eseba- Escola de Educação Básica da UFU

CONVIDADOS

TURMA

  • Isabella

2º A

  • Gustavo

2º A

  • Henrique

2º A

  • Tiago

2º A

  • Vitor Hugo

2º A

  • Caroline

2º C

  • Vanessa

2º C

  • Renato

2º C

Fonte da imagem: Sitio:  “Mundo da fantasia”. Disponível em:  <https://pt-br.facebook.com/photo.php?fbid=401250316647396&set=a.269183009854128.48715.269182446520851&type=1&theater>. Acesso em: 13 de mar.  2014.

 

ELABORANDO O CONVITE

Distribua a metade de uma folha de papel sulfite colorido  para que os alunos façam os convites. Solicite que ilustrem de acordo com o tema da festa.

Transcreva na lousa o texto do convite, leia e interprete com os alunos.

 

Convite

 Coloque sua melhor fantasia e venha comemorar conosco a  nossa "Festa à fantasia"!

Dia: ___/___/___

Horário: _______

Local: _________

 

Giovana

 

                       Interpretando o texto

 

1. Esse texto é um convite.

 

a) Quem escreveu este convite?_____________________________

 

 

b) Para quem ela escreve?

_____________________________________________________

 

c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?

____________________________________________________

 

 

2. No convite, Giovana pede ao convidado que faça algo. O que ela pede?__________________________________________________

 

3. De que gostaria de se fantasiar?

______________________________________________________

4. Que dia será a festa?

______________________________________________________

 

4. Que hora será a festa?__________________________________

 

5. Onde será realizada a festa?

______________________________________________________

 

6. De onde você tirou estas informações?

 

_______________________________________________________

 

 

7. Em que situação as pessoas escrevem e enviam convites?

 

____________________________________________________________

 

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

ORGANIZANDO A FESTA

Professor, converse com seus alunos sobre a aula anterior, comente sobre a "Festa à fantasia" e sobre os convites que fizeram, bem como sobre os preparativos para a festa.

Recolha os convites que fizeram para  enviar pelo Correio.

Os homenageados poderão ser todos os aniversariantes do mês de abril, por exemplo, e os convidados poderão ser as crianças de uma turma da escola. Professor, construa com os alunos envelopes personalizados.

Forme grupos de três alunos e dê a cada grupo a responsabilidade de preparar um dos itens da festa.

Mostre-lhes o passo a passo para a confecção de um envelope. Veja uma sugestão a seguir:

 

envelopes simples

 

Fonte Sítio: "Google". Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=modelo+de+convite+simples+de+dobradura&>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

Nós fazemos arte

Professor, explique para os alunos que para enviarmos uma carta ou cartão pelo Correio, é necessário o selo.

Informe aos alunos que os selos transmitem mensagens por meio de suas estampas. Essas estampas costumam abordar diversos temas, como: ecologia, história, esportes artes, entre tantos outros assuntos. Veja alguns modelos a seguir:

 

 selos 

 

Fonte: Sítio: "Perolas da Net". Disponível em:<http://www.peroladanet.com/wp-content/uploads/2012/06/selos-postais-varios.jpg>.   Acesso em: 12 de mar.  2014.

Professor, comente com os alunos, que os selos têm enorme valor educativo e  cultural, despertando nas pessoas o desejo de colecioná-los. O hábito de colecionar selos recebe o nome de filatelia.

 

  

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

  

Preparando a festa

O que terá nesta "Festa de aniversário"?

  • Decoração;
  • Doces;
  • Salgados;
  • Bolo;
  • Suco;
  • Música;
  • Dança;
  • Fantasias.

 

DECORAÇÃO

O grupo responsável pela decoração poderá pesquisar na internet sobre fantasias e imprimir para colar nas paredes do ambiente da festa ou verificar um material de fácil confecção para utilizar: papel crepom, balões, dentre outros.

DOCES

Este grupo decidirá que tipo de doce terá na festa, pesquisará uma receita na internet e fará o doce. Informe-os de que existem latas de doces prontos, os quais necessitam apenas de serem enrolados e passados no chocolate granulado. (brigadeiro, cajuzinho).

Professor, aproveite esta motivação e trabalhe com o texto instrucional: "Receita culinária". Solicite que, quem fizer os doces, bolos ou salgados, socialize as receitas com os colegas. Traga a família para participar destas atividades. Solicite que mães, pais ou familiares que tenham disponibilidade, agendem horários que possam vir para ajudá-los nestes preparativos.

SALGADOS

Este grupo deverá discutir sobre algo que seja fácil de conseguir ou se optarem por fazer algo podem pesquisar na internet, por exemplo, como se faz pipoca.

Se optarem por outro tipo de salgado, podem envolver a família solicitando a contribuição trazendo cada família um prato.

BOLO

Podem fazer um bolo de “maquete” ou pedir a alguém da família que providencie um.

Podem, ainda pesquisar na internet uma receita fácil de ser realizada e convidar uma mãe ou pai para fazer a receita.

SUCO

Este grupo deverá preparar a bebida, que neste caso será um suco. Eles deverão decidir se será suco natural ou utilizarão  aqueles que já vêm prontos.

MÚSICA

O grupo responsável pela animação da festa poderá entrevistar colegas da escola que tocam algum instrumento musical e convidá-los para participarem da festa, na qualidade de animadores.

DANÇA

Este grupo poderá promover um concurso da melhor dupla de dança e  também da melhor fantasia promovendo uma votação e premiá-los com uma medalha.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 120 minutos.

 

Chegou o grande dia !!! É dia de festa!

 

Professor, deixe que os alunos se divirtam dançando e comparando suas fantasias. Se for possível vá fantasiado também. Hoje o seu papel será o de organizar cada detalhe que já foi realizado pelos grupos.

Aproveite para anotar o nome das fantasias que eles usaram, pois esta anotação poderá ser utilizada na aula seguinte.

Faça o registro deste evento. Para fotografar ou filmar,  utilize a câmera do laptop Classmate  acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar ou filmar.

 

 5ª Atividade: Aproximadamente 120 minutos.

 

AVALIANDO E PRODUZINDO

Professor,  após a festa,  organize os alunos em uma roda para avaliá-la. Questione-os:

  1. Do que vocês mais gostaram na festa?
  2. Quem achou que foi justa a premiação? Por quê?
  3. Qual foi a maior dificuldade que tiveram ao trabalhar em grupo?
  4. Quem aprendeu a fazer um convite e preparar uma festa?
  5. Quem queria que a festa durasse mais tempo? Por quê?
  6. Quem fez a própria fantasia?
  7. Quem alugou ou pediu emprestada?
  8. Dentre outras.

Professor, enquanto os alunos vão respondendo as questões relativas à avaliação da " Festa à fantasia", vá registrando na lousa. Ao final leia para os alunos e pergunte se os registros correspondem às respostas dadas. Finalizado, peça que os alunos leiam e copiem o texto no caderno e façam uma ilustração para o mesmo, demonstrando a percepção individual da festa. Exponha os trabalhos na sala de aula para serem admirados por toda turma, familiares e visitantes.

  

Recursos Complementares

Para o professor:

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=vNl2PQMkRQU>. Acesso em: 12 de mar. 2014. Neste sítio você poderá ver um vídeo com o passo a passo da construção do envelope.

 

Fonte: "Portal do Professor. MEC". Aula “ Conhecendo e produzindo o gênero convite”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32957>. Acesso em:12 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.