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RESGATANDO MINHA HISTÓRIA E CONSTRUINDO MINHA CIDADANIA

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
IRIS DARC DA SILVA PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que é um sujeito de direitos;
  • Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;
  • Respeitar a sua individualidade e a dos outros;
  • Ampliar seu repertório linguístico;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de interpretação;
  • Criar jogos;
  • Compreender a linha do tempo da sua vida;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo;
  • Ouvir e interpretar histórias;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade será necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias, ouvirem as dos colegas e se relacionarem de maneira tolerante e respeitosa. Será necessário, também que saibam interpretar histórias e refletirem sobre elas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, pretendemos com a proposição desta aula que os alunos possam se compreender como sujeitos capazes de criar caminhos que os levem a se constituir seres melhores a cada dia, seja no sentido de construir novas aprendizagens ou novas formas de conviver harmoniosamente com outras pessoas e com o mundo em que vivem.

Para isto encontramos respaldo no programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, bem como compreender os saberes dos alunos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de mar. 2014.

  

A partir do trabalho sobre a linha do tempo da vida dos alunos, evidenciamos a possibilidade de abordarmos alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

·         Participar de interações orais em sala de aula;

·         Ler em voz alta, com relativa fluência, em diferentes situações; ouvir com atenção;

·         Ler textos (histórias, ECA, textos diversos), com relativa autonomia;

·         Identificar palavras em textos;

·         Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais e finais das palavras;

·         Identificar semelhanças sonoras em sílabas;

·         Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais;

·         Valorizar as produções dos colegas e respeitá-las;

·         Dentre outros.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

  

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, promover atividades de reflexão sobre os valores humanos e também sobre o respeito às diferenças humanas são ações de extrema importância, uma vez que vivemos numa sociedade muitas vezes preconceituosa e intolerante diante das diferenças. Neste sentido, acreditamos que esta aula será de extrema relevância, pois possibilita aos alunos esta vivência, além de esclarecer sobre os direitos previstos no ECA. Para respaldar nossa proposta, veja o artigo do ECA, a seguir:

 

Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

II - opinião e expressão;

III - crença e culto religioso;

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

VI - participar da vida política, na forma da lei;

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

 

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> . Acesso em: 12 de mar. 2014.

Professor, diante disso, a leitura de textos como, histórias, artigos do ECA   são de extrema importância no processo de alfabetização e na construção dos conhecimentos que tornem os alunos conhecedores de seus direitos e deveres. A partir da leitura coletiva dos textos, podem-se realizar várias atividades, como: localização de: palavras e frases, palavras com sílabas iniciais semelhantes; comparação de palavras quanto à quantidade de letras e sílabas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a sua aproximação dos alunos  e com isto pode-se explorar várias competências relativas não só à apropriação do sistema de escrita, mas, também, habilidades de leitura e outros conhecimentos.

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  1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 motivando

Fonte da imagem: Sitio “Crescendo com Cristo”, disponível em:  <http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html >. Acesso em: 10 de mar. 2014.

Professor, a literatura é um excelente canal de aprendizagem, por meio das histórias as crianças constroem significados, interagem com os personagens e compreendem questões relevantes para a construção de sua identidade.  Por isso, propomos a contação da história do livro: "Menina bonita do laço de fita", da autora Ana Maria Machado.

Prepare o ambiente, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre a história:

·         Quem gosta de ouvir e ler histórias?

·         Quem conhece a história de Ana Maria Machado: "Menina bonita do laço de fita"?

·         Vocês acham que a história vai falar de que?

·         Será que só tem a menina na história ou tem mais personagens?

·         Onde será que ela vive?

·         Que tal ouvirmos a  história?

Leve os alunos para o Laboratório de Informática e organize uma roda para iniciar a história proposta. Utilize o recurso do computador para apresentar a história através dos slides. Você poderá também, utilizar um Data Show  para projetar os slides e contar a história. Sitio: "Google". Disponível em: <https://docs.google.com/presentation/d/1gjQCJXZDID2UJZulcLvgNxOS7uffVaIDgUcfDJ9X4Bc/edit?pli=1#slide=id.i17 >. Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

 “Menina bonita do laço de fita”

 (Ana Maria Machado)

 

menina bonita

Fonte: Sítio: "Google". Disponível em: <http://muitoprazersouprofessora.blogspot.com.br/2009/05/menina-bonita-do-laco-de-fita.html>. Acesso em: 12 de mar.  2014.

Peça aos alunos que assistam ao vídeo e anotem no caderno de Língua Portuguesa ou História suas principais observações e dúvidas, as quais serão socializadas ao final.

Em seguida, questione:

  • Do que fala a história?
  • Quem foi a autora desta história?
  • Como iniciou a história?
  • Como terminou?
  • Você achou o final triste ou feliz?  Por quê?
  • Quem acha que se parece com a menina da história? Em que?
  • Quantas crianças negras há nesta turma?
  • Quantas brancas?
  • Quantas amarelas?
  • Há mais negras ou brancas? Por quê?
  • Dentre outras.

  

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

PRODUZINDO: O LIVRO DA MINHA VIDA

 

Professor, dialogue com os alunos explicando que eles conheceram parte da história da vida da menina e do coelho e que cada um de nós tem a sua própria história desde o nascimento. Proponha, agora que eles façam um livro da vida deles, registrando os momentos mais marcantes. Cite como exemplo:

 

  • O dia do nascimento;
  • A data do primeiro aniversário;
  • O primeiro dia na escola;
  • A primeira palavra que falou;
  • A idade que começou a andar;
  • Uma tristeza da qual não se esquece;
  • O presente mais “legal” que já ganhou;
  • Uma festa da qual não se esquece;
  • As últimas férias...
  • Dentre outras.

 

Para realizar esta atividade será necessário envolver a família na recuperação destes fatos. Para isso, proponha uma atividade em casa:

 

atividade de casa

Entreviste um adulto e traga as respostas para a próxima aula:____/___/____:  

Solicite que fale:

 ·        Dia que nasceu;

·         Quando fez 1 ano;

·         Quando iniciou a vida escolar;

·          Um presente que gostou muito;

·          Uma festa especial;

·          Das últimas férias.

Traga também 1 caderno brochura para montarmos “O livro da minha vida”.

  

Professor, nem todas as famílias têm registros de todas estas fases, por isso oriente os alunos que se a família não tem os registros, os pais, poderão escrever contando como a criança era ou descrever a situação. Assim, os alunos e a família ficarão menos ansiosos.

  

Professor, motive seus alunos para fazerem uma foto atual de si mesmo. Para fotografar, se a sua escola participa do Projeto UCA, utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a fazerem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.

 

Recuperando o assunto da aula anterior:

 

De posse das informações trazidas de casa, utilize o computador para que os alunos redijam os seguintes títulos:

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet ou utilize o Laboratório de Informática. Mas, você poderá optar também, por realizar a atividade em folhas de papel, para isso distribua as folhas de papel e canetas porosas para que os alunos  escrevam os títulos.

  

O PRIMEIRO DIA NA ESCOLA

 

 

O DIA DO NASCIMENTO 

 

 

 

A  IDADE QUE COMEÇOU A ANDAR 

 

O PRESENTE MAIS “LEGAL” QUE JÁ GANHOU

 

 

A PRIMEIRA PALAVRA QUE FALOU

 

 

A DATA DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

 

 

 

UMA TRISTEZA DA QUAL NÃO SE ESQUECE 

 

 

UMA FESTA DA QUAL NÃO SE ESQUECE

 

AS ÚLTIMAS FÉRIAS

 

Depois que digitarem e imprimirem, peça aos alunos que recortem os títulos e colem em um caderno. Em cada folha um título.

Cada título que compõe a história de cada aluno deverá ter um registro através das fotos ou relatos que trouxeram e de desenhos retratando o que diz o título.

 

Analise com os alunos que os livros ficaram bem diferentes embora todos tenham seguido as mesmas orientações. Questione-os: Por que isto ocorreu? Eles chegarão à conclusão que cada pessoa é única com sua trajetória particular. Por isso, os livros ficaram diferentes. Faça uma exposição destes livros para que os alunos possam olhar os outros livros também. Avalie com eles:

 

  • Tem algum livro igual ao outro? Por quê?
  • Tem algum melhor que o outro? Por quê?
  • O que a história “Menina bonita do laço de fita” tem a ver com o livro que vocês fizeram?

 

Professor apresente aos alunos um texto do  ECA, entregue uma cópia para cada aluno afixar no caderno, leia juntamente com eles.

Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

II - opinião e expressão;

III - crença e culto religioso;

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

VI - participar da vida política, na forma da lei;

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

 

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Após a leitura solicite que os alunos explorem e interpretem o texto, a partir das seguintes questões:

 

A-    Responda:

1-      Qual o título do texto? (Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.).

2-      Quantos itens tem este artigo do ECA? (Sete.).

3-      Eles estão escritos com que tipo de números? (Romanos.).

4-      Em que ocasião você já viu utilizar estes números? (Para marcar artigos de lei, em mostradores de relógios e em capítulos de livros.).

5-      Qual o sinônimo da palavra logradouro. (Endereço.).

6-      Qual a sua diversão favorita? (Resposta pessoal.).

 

B-    Copie o item IV do ECA.

 

C-    Crie mais um item para este capítulo do ECA . (Resposta pessoal.).

D-    Marque no texto:

1-      De vermelho os itens que iniciam com a mesma sílaba.

2-      De azul as palavras que terminam com a mesma sílaba.

 

 3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

MUDOU O MEU VISUAL, MAS AINDA SOU EU

 

Professor, além do trabalho oral, de leitura e de escrita, é de suma importância favorecer o autoconhecimento e dos outros. Também para evidenciar as diferenças no sentido de compreender que todos nós somos diferentes e nem por isso melhores ou piores uns que os outros. Para isto, sugerimos uma atividade divertida, descontraída, em que os alunos possam modificar sua aparência, vestimenta, cor da pele, voz, outros, utilizando recursos de maquiagens e fantasias.

Disponibilize para os alunos: fantasias, maquiagens, perucas, dentre outros adereços.

Forme grupos de 4 alunos, dê um tempo para eles se organizarem e depois forme  uma roda para que cada grupo se apresente para os demais. Nesta oportunidade, peça aos colegas da roda que digam o que cada colega modificou em si. 

 

PRODUZINDO TEXTO: RELATÓRIO

 

Depois da brincadeira solicite que os alunos façam um relatório, relatando o que fizeram, o que aprenderam, o que gostaram e o que não gostaram.

 

 Outras atividades

 

1)      Elabore jogos de: sete erros, caça-palavras e atividades de completar com palavras e figuras o texto estudado. Veja um exemplo a seguir.

ste erros

Fonte: Sitio: "Google". Disponível em:

<https://www.google.com.br/search?q=jogo+dos+7+erros&espv=210&es_sm=122&tbm=isch&imgil=EoyzTfgMn77HcM%253A%253Bhttps>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

Trabalhando a escrita de forma prazerosa

 

Descubra no caça-palavras as palavras que já aprendemos:

RESPEITO – ECA – LIBERDADE – DIREITOS – DIGNIDADE - VIDA

 

 

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SOCIALIZANDO: EXPONDO OS LIVROS – TARDE DE AUTÓGRAFOS

Proponha aos alunos que façam uma exposição dos “Livros” ou “Uma Tarde de Autógrafos” e convidem os pais para prestigiarem, para isso, faça um planejamento coletivo do evento:

  • Data;
  • Horário;
  • Local;
  • O que vamos precisar;
  • Equipes de trabalho.

Elaborem os convites para os pais. Aproveite a oportunidade e trabalhe a estrutura deste gênero textual:

  • Quais são as informações que  vamos colocar;
  • Para quem vamos escrever o convite;
  • Quem vai escrever.

Leve alguns modelos de convites para os alunos verem e depois distribua a metade de uma folha de papel A4 para que façam o convite. Podem ilustrar utilizando recortes de revistas ou desenhos. Cada aluno fará o convite para seus pais.

Recursos Complementares

 

Sugestão para professor:

. Aula Portal do Professor. MEC. “ECA Direitos e deveres da criança”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32142 >. Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

. Aula Portal do Professor. MEC. “ Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e de escrita. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22467>. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento dos seus direitos e dos outros em consonância com a temática, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, será possível, analisar a aprendizagem dos alunos de modo a pensar nas soluções para quando surgirem dificuldades. Verifique se estão convivendo harmoniosamente, interagindo com o grupo e se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois esta análise criteriosa direcionará o seu trabalho com vistas a alcançar os melhores resultados. 

 

 

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