Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a gostar de ler e escrever poemas

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer vários autores.
  • conhecer vários poemas concretos ou não.
  • produzir um poema.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura.
  • Rima, verso e estrofe.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet
  • Caixa de papelão
MÓDULO 1
 
SENSIBILIZANDO OS ALUNOS PARA ESTUDAREM O TEMA
 
 
 
ATIVIDADE 1 No pátio
  • O professor deverá levar os alunos para o pátio. Pedir para se colocarem em círculo de modo que todos se vejam.  Levar  uma caixinha com tampa com cópias de poemas de diferentes autores.   Passar de mão em mão a caixa e perguntar aos alunos se eles sabem o que tem dentro da caixa. Avisar que eles não podem abrir a caixa.
 
  • Depois de a caixa percorrer todos os alunos, faça um suspense antes de abri-la.  Ao descobrir que são poesias, deixar que cada aluno escolha uma, fazendo comentários sobre o título, nome do autor e dizer por que ele a escolheu e se já conhece a biografia do autor. 
 
ATIVIDADE 2 - Conversando sobre poemas.
 
  • Para motivar os estudantes, faça algumas perguntas a eles:
 
Sugestões:
 
1. Você gostou da poesia que leu? 
2. Qual o assunto da poesia?
3. Você sentiu emoção ao ler a poesia?
4. Quais os sentimentos que ela despertou em você?
 
Cada aluno deverá falar sobre sua poesia , respondendo os questionamentos acima.
 
ATIVIDADE 3 -  No Laboratório de Informática
 
  • Professor, chegou a hora de voltar para a sala de aula. De lá leve seus alunos para o Laboratório de Informática para que acessem os sites que tenham poemas. Algumas sugestões a seguir:
 

 

·        A ideia é que leiam livremente os poemas sem necessidade de escrever e nem comentá-los.

 

ATIVIDADE 4 - Poemas concretos

 

Professor, mostre no datashow alguns poemas concretos ou em formatos diferentes  para os alunos.

 

Poema 1

 

 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+poemas&biw=1366&bih=635&tbm=isch&imgil=zFtjJW1VZQSmLM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRDSxVulyaRgCeJbxRKQryROvctDS-7-FBaaGdIL452g5Uk_G4ytQ%253B483%253B576%253BgVeGJw5LI7EriM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.

recadofacebook.com.br%25252Fpoemas_1.html&source=iu&usg=__1dsHOL7vcUbBhPmcq3JELTIEGxY%3D&sa=X&

ei=fmcvU7OeNNGPkAf6toH4BQ&ved=0CDAQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Vr7Qo8wgVnsdRM%253A%3BSrnzAZUt9cfYUM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-WSDtVjISb_0%252FT9_038mkxkI%252FAAAAAAAAHww%252FXc104xxNzFk%252Fs1600%252FC%252525C3%252

52581LICE.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpelotascultural.blogspot.com%252F2012%252F07%252Fpoemas-ilustrados-de-loiva-hartmann.html%3B1416%3B1600 Acesso em: 22 mar. 2014.

 

 

Poema 2

 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+poemas&biw=1366&bih=635&tbm=isch&imgil=zFtjJW1VZQSmLM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRDSxVulyaRgCeJbxRKQryROvctDS-7-FBaaGdIL452g5Uk_G4ytQ%253B483%253B576%253BgVeGJw5LI7EriM%253Bhttp%25253A%25252F%

25252Fwww.recadofacebook.com.br%25252Fpoemas_1.html&source=iu&usg=__1dsHOL7vcUbBhPmcq3JELTIEGxY%3D&sa=X&ei=fmcvU7OeNNGPkAf6toH4BQ&ved=0CDAQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=Vr7Qo8wgVnsdRM%3A%3B

IBzUrskIzaPxGM%3BVr7Qo8wgVnsdRM%3A&imgrc=Vr7Qo8wgVnsdRM%253A%3BSrnzAZUt9cfYUM%3Bhttp%

253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-WSDtVjISb_0%252FT9_038mkxkI%252FAAAAAAAAHww%252FXc104xxNzFk%252Fs1600%252FC%252525C3%

25252581LICE.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpelotascultural.blogspot.com%252F2012%252F07%252Fpoemas-ilustrados-de-loiva-hartmann.html%3B1416%3B1600 Acesso em: 22 mar. 2014.

 

Poema 3

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+poemas&biw=1366&bih=635&tbm=isch&imgil=zFtjJW1VZQSmLM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRDSxVulyaRgCeJbxRKQryROvctDS-7-FBaaGdIL452g5Uk_G4ytQ%253B483%253B576%253BgVeGJw5LI7EriM%253Bhttp%25253A%25252F%25252

Fwww.recadofacebook.com.br%25252Fpoemas_1.html&source=iu&usg=__1dsHOL7vcUbBhPmcq3JELTIEGxY%3D&sa=X&ei=fmcvU7OeNNGPkAf6toH4BQ&ved=0CDAQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=Vr7Qo8wgVnsdRM%3A%3B6TPrjf6vUTas

JM%3BVr7Qo8wgVnsdRM%3A&imgrc=Vr7Qo8wgVnsdRM%253A%3BSrnzAZUt9cfYUM%3Bhttp%253A%252F%252F1

.bp.blogspot.com%252F-WSDtVjISb_0%252FT9_038mkxkI%252FAAAAAAAAHww%252FXc104xxNzFk%252Fs1600%252FC%252525C3%2525258

1LICE.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpelotascultural.blogspot.com%252F2012%252F07%252Fpoemas-ilustrados-de-loiva-hartmann.html%3B1416%3B1600

Acesso em: 22 mar. 2014.

 

Poema 4

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+poemas&biw=1366&bih=635&tbm=isch&imgil=zFtjJW1VZQSmLM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRDSxVulyaRgCeJbxRKQryROvctDS-7-FBaaGdIL452g5Uk_G4ytQ%253B483%253B576%253BgVeGJw5LI7EriM%253Bhttp%25253A%25252F%

25252Fwww.recadofacebook.com.br%25252Fpoemas_1.html&source=iu&usg=__1dsHOL7vcUbBhPmcq3

JELTIEGxY%3D&sa=X&ei=fmcvU7OeNNGPkAf6toH4BQ&ved=0CDAQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=ko4Qp3QRXTuqAM%253A%3BkuT_zB2ZS5w6LM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-yTuClb1MySw%252FUZuaWP0oe_I%252FAAAAAAAABU4%252FRpwPAJ9NqlM%252Fs1600%252FPOEMA%25

2BCONCRETO2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fescolabrunolinden.blogspot.com%252F2013%252F05%252

Fpoemas-concretos-com-professora-sandra.html%3B833%3B626

Acesso em: 22 mar. 2014.

  • Professor, encontre na internet outros poemas diferentes (concretos) para mostrar aos alunos. Converse com eles sobre as imagens que os poemas representam.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 – produzindo um poema.

 

1.      Professor, crie um clima bem harmonioso e tranquilo em sala de aula para preparar os alunos para escreverem poemas.

2.      Entregue Xerox do texto abaixo para os alunos. Leia com eles para que possam discutir se realmente a dica funciona.

 

COMO ESCREVER UM POEMA

 

  • Escrever um poema é conseguir observar o mundo dentro ou ao redor de você. Um poema pode ser sobre qualquer coisa – pode ser sobre amor ou sobre aquele portão enferrujado na antiga fazenda. Escrever poemas  pode ajudá-lo a se tornar mais eloquente e a melhorar seu estilo linguístico. Porém, se você não estiver acostumado a escrever poesia, pode acabar ficando perdido na hora de começar.

Disponível em: http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema Acesso em: 22 mar. 2014.

 

ATIVIDADE 2 - motivação para a escrita

 

Para motivar a escrita, entregue ilustrações de revistas, livros para que escolham uma sobre a qual gostariam de escrever.

 

ilustracao2

Imagem disponível em: http://www.pedrolamin.com.br/site/portfolio/ilustracoes-rascunhos/ilustracoes-diversas/ Acesso em: 22 mar. 2014.

Professor, leve um som e coloque um CD com uma música bem calma, enquanto os alunos escrevem seus poemas. Se seus alunos quiserem fazer o poema nos moldes dos que viram, ou seja, com formas de um robô, por exemplo, de uma casa, de um avião, deixe que criem bastante. O importante é que escrevam sem bloqueios.

 

O professor, ao final, deverá recolher os textos e em uma próxima aula poderá solicitar que leiam seus textos para os colegas. Só lerá o texto o aluno que quiser. Eles não devem ser obrigados a lerem em voz alta seus textos. Fale com seus alunos sobre as Olimpíadas de Língua Portuguesa, quem sabe alguém quer participar...

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

 

 

Aula do Portal do Professor:

Avaliação
  • A avaliação deverá ser qualitativa e deverá ser feita durante a sequência didática. O professor deverá observar o interesse dos alunos pela leitura dos poemas e depois pela escritura de seus próprios textos.  Não se deve avaliar com nota as produções dos alunos. O objetivo da sequência é motivar os estudantes para aprenderem a ler e escrever poesias.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.