03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Estratégias e recursos:
Esse módulo tem por objetivo a identificação das figuras de linguagem e a justificativa para a escolha.
Professor, para essa proposta ser exitosa é fundamental que os alunos já tenham conhecimento do conteúdo figuras de linguagem.
O professor deverá distribuir os alunos em 4 equipes. Cada equipe receberá um poema diferente, a saber:
Uma lata existe para conter algo Uma meta existe para ser um alvo Por isso, não se meta a exigir do poeta Deixe a meta do poeta, não discuta Gilberto Gil |
Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É um não querer mais que bem querer; É querer estar preso por vontade; Mas como causar pode seu favor |
A Estrela Vi uma estrela tão alta, Era uma estrela tão alta! Por que da sua distância E ouvi-a na sombra funda Manuel Bandeira |
Consoada Quando a Indesejada das gentes chegar Manuel Bandeira |
A tarefa dos alunos será descobrir e justificar a figura de linguagem predominante em cada poema. Após o tempo de discussão, o professor proporá um semicírculo para que todos os alunos observem os poemas que podem ser projetados na sala e cada grupo deverá ir à frente da sala para identificar as ocorrências da figura predominante.
Professor, esse momento deve ser enriquecido pela contribuição dos outros grupos, destacando outras figuras que os poemas contêm. As respostas das figuras predominantes são:
No laboratório de informática, os alunos, ainda divididos em quatro grupos, deverão escolher um poema musicado para que outro grupo identifique as figuras de linguagem.
Professor, é importante que antes de definir os poemas musicados para os colegas, os alunos do grupo devem analisar e identificar previamente as figuras de linguagem. Para tanto, é importante que o professor circule entre os grupos de modo a auxiliar os alunos a evitar transtornos durante a apresentação de cada equipe.
Após a seleção das músicas, os grupos trocam-nas entre si e terão um tempo de aproximadamente 10 minutos para identificarem as figuras. Ao fim do prazo, cada grupo, com a letra da música projetada na sala, deverá apresentar aos colegas as figuras de linguagem. Ao grupo que escolheu a música a ser apresentada, cabe confirmar ou não a resposta.
Eis um exemplo desse trabalho a partir de algumas estrofes do poema musicado dos Titãs, Epitáfio:
Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html Acesso em 18 mar. 2014. |
Diferente do módulo 1, que prezou a identificação e justificativa das figuras de linguagem em poemas, esse módulo tem por objetivo trabalhar os efeitos de sentido do uso das figuras de linguagem em composições poéticas.
Cada aluno deverá receber os poemas xerocopiados e responder às perguntas referentes a cada um.
1)
Poeminha do contra
Todos estes que aí estão Atravancando meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho! Mário Quintana.
Disponível em: http://lh5.ggpht.com/-ZfFbvfaiU7U/Tp2PLXS63fI/AAAAAAAAAGs/RuYQWe2bsp8/teste.PNGAcesso em 20 mar. 2014. |
a) O que justifica o título do poema?
b) É possível perceber que o poeta usa de ironia para dizer sobre os que "atravancam" seu caminho. Qual(is) verso(s) evidenciam a ironia?
c) Por que o uso dessa figura de linguagem nesse contexto?
2)
poema sinestésico
Li cores em você
que tinha um sabor
que não sei de cor.
Meio azedo e meio doce.
Cítrico, cínico e hostil.
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a) Qual o sentido de "ler cores", quando o eu-lírico afirma "li cores em você"?
b) Quem seria o interlocutor? Por que acha isso?
c) É possível cores terem sabor? Comente sobre suas impressões e percepções.
d) Qual a função da sinestesia nesse poema?
e) Quais os sentidos são misturados no último verso? Explique-o, entendendo que ele é o "fecho" do poema.
3)
INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
Disponível em: http://lituraterre.com/2011/07/24/inscricao-para-uma-lareira-por-mario-quintana/ Acesso em 20 mar. 2014. Mário Quintana Glossário: Salamandra: tipo de anfíbio que, segundo uma lenda antiga, pode atravessar o fogo sem se queimar. Toro: tronco de árvore cortada |
a) No primeiro verso, qual a figura de linguagem apresentada?
b) Qual a relação proposta entre o primeiro verso e os demais?
c) A expressão "salamandras mágicas" pode ser considerada uma figura de linguagem? Se sim, explique a quem faz referência e por quê?
d) Proponha sentidos para o 3º e 4º versos.
e) Em geral, qual a percepção do eu-lírico quanto à vida?
4)
O Relógio
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_asresgVdt54/TOUs1wW1H_I/AAAAAAAADo8/bwVcA7Zayz4/s1600/Rel%C3%B3gio.jpg Acesso em 20 mar. 2014. Vinícius de Moraes |
b) O uso dela, nesse poema, foi aleatório? Explique os efeitos de sentido.
c) Para além dela, o que o encadeamento dos versos propõe ao poema?
5)
Canção do vento e da minha vida
Disponível em: http://lh3.ggpht.com/-0Vdh0C5o8wA/TqqdFBzwKrI/AAAAAAAAF5U/a-4XD3ovEQ8/Sem%20t%C3%ADtulo_thumb%5B8%5D.png?imgmax=800 Acesso em 20 mar. 2014. O vento varria as folhas, |
a) Qual o efeito de sentido da repetição do fonema /v/?
Ao final, o professor proporá uma roda de discussão sobre as perguntas de modo a analisar os efeitos de sentido em cada poema. Depois, o docente deverá questionar à turma:
Professor, é esperado que os alunos comentem que os sentidos variam conforme cada leitor. Daí é importante discutir com eles que isso acontece em função de todos serem sujeitos singulares, constituídos sócio-histórica e culturalmente de maneira diversa. Portanto, os sentidos escapam de uma objetividade para serem permeados pela instabilidade, dependente de quem lê o poema; por isso EFEITOS de sentido. É igualmente relevante destacar que esses efeitos de sentido diversos são muito "representativos" na literatura, porque trata de uma manifestação artística, portanto, os textos literários são mais propensos a essa "infinitude" de sentidos.
Para leitura do professor:
Conceitos - Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php Acesso em 20 mar. 2014.
Material do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016812.PDF Acesso em 20 mar. 2014.
Aula: O papel das figuras de linguagem na construção do sentido textual. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20284 Acesso em 20 mar. 2014.
A avaliação constará da correta identificação, pelos alunos, das figuras de linguagem e das adequadas e possíveis interpretações acerca dos efeitos de sentido produzidos em contexto específico.
Cinco estrelas 2 classificações
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22/06/2015
Cinco estrelasGostei muito...
19/04/2014
Cinco estrelasGostei, irei aproveitar algumas de suas ideias, já que você compartilhou, vamos dissiminar o conhecimento.. .Parabéns! Um abraço Mariza