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Terremotos e Vulcões no Planeta Terra

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Compreender a origem do vulcão;

·         Compreender o que é um vulcão e os motivos que o faz entrar em erupção;

·         Identificar os países onde há ocorrências de vulcões;

·         Destacar os danos que a erupção de um vulcão pode trazer a natureza;

·         Elaborar a simulação de um vulcão em erupção;

·         Entender como acontecem os terremotos, quais são as escalas usadas para medi-los;

·         Entender o que é um terremoto e como ocorre;

·         Pesquisar as regiões que têm vulcões com base na leitura de textos informativos;

·         Entender fenômenos naturais como terremotos e erupções vulcânicas;

·         Conhecer o Sismógrafo e compreender como este funciona;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização desta aula é necessário sondar os conhecimentos prévios dos alunos a cerca do tema vulcões e terremotos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica, Ipad e filmadora. 


 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014. 

. Sítio: "MEC: Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa". Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Conversando com a turma: explorando o tema

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre vulcões e terremotos. Aguce a curiosidade dos alunos levando-os a revelarem o que já sabem sobre os conceitos a serem trabalhados nesta aula. Lembre-se que muitos alunos nesta faixa etária não sabem que esses fenômenos transformam a crosta terrestre, desenhando seu relevo, ajudando a formar rochas e fertilizando o solo.

Mostre a eles algumas fotos de locais onde muitas áreas próximas a vulcões são férteis e cidades são construídas nestas áreas devido ao turismo e águas termais. Você pode citar que no Brasil existem vulcões extintos e que em épocas geológicas houve intensa atividade vulcânica no Brasil sendo que estas deram origem às ilhas da costa brasileira como, por exemplo: Trindade, Fernando de Noronha e Penedo de São Pedro e São Paulo. A cidade de Poços de Caldas/MG fica localizada sobre um vulcão extinto.

Providencie o Mapa do Brasil e peça aos alunos que localizem essas regiões.

Prepare um cartaz com várias notícias sobre os vulcões e terremotos, apresente à turma em Data Show ou se preferir, o texto poderá ser escrito em cartolina.

Terremoto de 6,1 graus na escala Richter atinge a Grécia

03 de fevereiro de 2014• 04 horas e 36 minutos

Um forte terremoto de magnitude 6,1 graus na escala Richter atingiu a Grécia nesta segunda-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS na sigla em inglês.          

O terremoto foi inicialmente relatado como de 6,4 graus de magnitude, a 122 km a oeste de Patras, e a uma profundidade considerada rasa, 13,7 km, segundo o USGS. Não há relatos de feridos ou danos.

 

Fonte: Sítio: "Terra – Estados Unidos –Terremoto de 6,1 graus na escala Richter atinge a Grécia". Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/terremoto-de-61-graus-na-escala-richter-atinge-a-grecia,c71a5bb8f66f3410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. (Neste sítio você encontra notícias.). Acesso em: 20 de mar. 2014.

Terremoto de 6,1 graus é registrado no Acre

21/07/07 - 13 horas e 17 minutos - Atualizado em 24/07/07 - 13 horas e 27 minutos

Um terremoto com magnitude de 6,1 graus atingiu a região da Amazônia no Brasil por volta das 10 horas e 30 minutos deste sábado (21). O epicentro do terremoto ocorreu a 100 quilômetros do município de Cruzeiro do Sul, no Acre, segundo informações do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Sítio: "globo.com G1 brasil/terremoto – Terremoto de 6,1 graus é registrado no Acre". Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL74547-5598,00-TERREMOTO+DE+GRAUS+E+REGISTRADO+NO+ACRE.html>. (Neste sítio você encontra notícias.). Acesso em: 20 de mar. 2014.

 

Vulcão da Indonésia leva a retirada de 20 mil pessoas
04 de janeiro de 2014 | 12 horas e 01 minuto

Um vulcão na Indonésia que entrou em erupção há meses lançou cinzas ao ar 30 vezes neste sábado, forçando mais habitantes da região a deixarem as proximidades. Ao todo, mais de 20 mil pessoas já fugiram das redondezas desde a erupção do vulcão.

Fonte: "Sítio: Estadão /internacional – Vulcão na Indonésia leva a retirada de 20 mil pessoas". Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,vulcao-da-indonesia-leva-a-retirada-de-20-mil-pessoas,1114960,0.htm>.  (Neste sítio você encontra notícias.). Acesso em: 20 de mar. 2014.

 

Vulcão mexicano lançou cinzas a 3,2 quilômetros de altura

Publicado em 2013-05-08

O vulcão Popocatéptl, localizado no centro do México, lançou, na madrugada de terça-feira, cinzas a 3,2 quilômetros de altura e fragmentos incandescentes a cerca de 300 metros de distância, revelaram fontes oficiais mexicanas.

Fonte: Sítio: "Jornal de Notícias - mundo - Vulcão mexicano lançou cinzas a 3,2 quilômetros de altura". Disponível em: <http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3207061>. (Neste sítio você encontra notícias.). Acesso em: 20 de mar. 2014.

 

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre o texto.

  • O que você já ouviu falar sobre os lugares e os fenômenos descritos nas notícias?
  • Quais vocês imaginam que sejam as causas de um terremoto? E da erupção de um vulcão?

Professor, providencie um dicionário para que os alunos procurem o significado de palavras que considerarem incompreensíveis ampliando o seu vocabulário. Sugira a eles que componham um banco de palavras ou um minidicionário ilustrado sobre o tema vulcões e terremotos.

Peça aos alunos que leiam novamente as notícias. Em seguida, com o Globo Terrestre ou o Mapa Mundi em mãos, solicite a eles que identifiquem os países e cidades citados nas notícias. Assinale sobre o planisfério abaixo as regiões citadas, verificando onde há áreas mais sujeitas a terremotos e vulcanismos. (Lembrando que esses fenômenos também podem ocorrer em outras áreas.).

Planisfério-Epicentro

planifesrico

Fonte: Sítio: “Guia do estudante - Graduação de Geofísica oferece especialização em terremotos”.

Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/graduacao-geofisica-oferece-especializacao-terremotos-526463.shtml>. (Neste sítio você encontra texto informativo e imagem do planisfério-epicentro.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

 Pesquisando

Que tal conhecer um pouco mais sobre vulcões e terremotos?

Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa e colete informações e fotos sobre vulcões e terremotos.  Leve as informações e as fotos pesquisadas para a sala de aula.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que pesquisem as informações e fotos de vulcões e terremotos. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:

. Sítio: “Vídeo. Tv Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/vulcoes.html>. (Neste sítio você encontra um vídeo sobre vulcões.). Acesso em: 18 mar. 2014.

. Sítio: "Smartkids – Especiais – Vulcões".  Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/vulcoes.html>. (Neste sítio você encontra um texto informativo sobre vulcões.) .Acesso em: 18 mar. 2014.

. Sítio: “Smartkids – Especiais – Terremotos”.  Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/terremotos.html>. (Neste sítio você encontra um texto informativo sobre terremotos.). Acesso em: 18 mar. 2014.

Levante alguns questionamentos a serem observados na pesquisa:

  • Além do gás e cinzas, o que um vulcão expele quando entra em erupção?
  • Quais as consequências de um terremoto? E da erupção de um vulcão?
  • Você já ouviu falar sobre a experiência de terremoto e vulcão no Brasil?

Professor, organize os alunos em pequenos grupos e oriente-os a produzirem um texto coletivo destacando as informações coletadas na pesquisa.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jornal falado

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos lerem as notícias coletadas sobre vulcões e terremotos. Em seguida convide a turma para montar um painel com as informações e fotos trazidas.

Depois, peça aos alunos que simulem um jornal falado. Para isso, divida a turma em equipes, uma equipe deverá criar o cenário como nos jornais televisivos e a outra irá fazer o papel de âncoras lendo e comentando as notícias do painel.

Professor, para que os alunos compreendam melhor os motivos pelos quais ocorrerem terremotos e vulcões entrem em erupção é necessário que eles conheçam o interior do Planeta Terra. Para isso, apresente o texto a seguir: 

 

As Camadas da Terra

nucleo

A Terra possui a sua estrutura interna dividida  em três camadas:

- Litosfera ou Crosta Terrestre: Camada externa e sólida que circunda a Terra. É constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais. 
A litosfera possui espessura de aproximadamente 72 km abaixo dos continentes,  que recebe o nome de crosta continental, e espessura de aproximadamente 8 km abaixo dos oceanos,  que recebe o nome de crosta oceânica.

As rochas que constituem a litosfera podem ser:

  • Rochas magmáticas ou rochas ígneas: São formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.
  • Rochas sedimentares: Formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
  • Rochas metamórficas: Formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.

- Manto: camada localizada logo abaixo da Crosta Terrestre e estende-se até quase a metade do raio da Terra É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.

- Núcleo: é a camada mais interna do planeta e representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. Possui temperaturas altíssimas e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel entre outros elementos.

Fonte: Sítio: “Só geografia – As camadas da terra”. Disponível em:<http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/camadasterra/>.(Neste sítio você encontrará o texto “As Camadas da Terra”.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

Após leitura e discussão sobre o texto, como forma de registro proponha as atividades a seguir no caderno de Ciências.

 

tarefa

Fonte: Sítio: “Portal escola - 170 atividades de geografia 4° ano fundamental exercícios imagens para imprimir”. Disponível em: <http://www.portalescolar.net/2013/10/170-atividades-de-geografia-4-ano.html>. (Neste sítio você encontrará várias atividades de Geografia.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

Hora da experiência

Professor, explique aos alunos, que através de pesquisas os cientistas  descobriram uma forma para explicar como é a estrutura do interior da Terra.Convide-os para construírem um modelo de planeta Terra, mostrando seu interior. Siga os passos abaixo.

Material:

. Massa de modelar

Como fazer:

Pegue uma massinha na cor vermelha e faça uma bolinha para representar o núcleo.

Depois sobreponha com massinha amarela o núcleo para formar o manto. E por último com a massinha azul sobreponha o manto para formar a crosta terrestre.

Professor, segue abaixo um sítio onde você encontrará a experiência com massinha do interior do nosso Planeta, faça uma pesquisa ou se preferir apresente a turma.

video massinha

Fonte: Sítio: “YouTube: Estrutura Interna da Terra”. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=3jPNxxAq1Qk >. (Neste sítio você encontrará uma sugestão para os alunos de construção do planeta de forma criativa.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

Após a construção do modelo faça os seguintes questionamentos:

  • Qual é o lugar onde percebemos os terremotos?
  • Qual é o nome da camada mais fina e mais externa da Terra?
  • De onde vêm as lavas dos vulcões?
  • Em qual camada da Terra vivem os seres vivos?
  • O que existe dentro da Terra?

Registre em seu caderno de Ciências o que você aprendeu com a experiência.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor,  apresente o livro com a história “O espirro do vulcão” ou se preferir acesse o sítio abaixo e conte online, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de informática.

 

livros

Fonte: Sítio: “slidehare - O espirro do vulcão”. Disponível em:

<http://pt.slideshare.net/emeicantinhodoceu/o-espirro-do-vulco>. (Neste sítio você encontrará a história “O espirro do vulcão” em slides.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.

Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Na história como o vulcão se apresenta? Você concorda com a descrição que ele faz de si mesmo?
  • Para o vulcão modesto ele solta apenas uns meros foguinhos. De acordo com o texto, o ser humano também pensa assim? Justifique sua resposta.
  • Na história a autora cita três vulcões perigosos. Quais são eles e o que causaram na região onde se localizam?
  • Leia estrofe abaixo depois explique como souber o que ela quer dizer.

“Fumaça não machuca, ó gente!

Só fica escuro de repente...

Ela não é dura,

Só meio escura.

Mas quem diz que é colírio mente!

 

No livro a autora cita o brasileiro Silva Jardim. Faça uma pesquisa sobre ele para descobrir se é verdadeira a história de que ele caiu no vulcão.

Após a discussão com os alunos, peça para eles registrarem as perguntas e respostas no caderno.

 

Hora da experiência

Professor, para que o aluno compreenda como ocorre a erupção de um vulcão faça o seguinte experimento com a turma.

vulcão

Fonte: Sítio: “Guia prático para professores de Ensino Fundamental I – Vulcão". Disponível em : <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/75/imprime179982.asp>. (Neste sítio você encontra informações sobre desastres naturais (furacões, terremotos e vulcões.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

Professor, após a experiência pergunte aos alunos:

  • O aconteceu com as árvores que estão próximas ao vulcão?
  • O que acontece com o ambiente que fica próximo a um vulcão em erupção?
  • O que você aprendeu com a experiência? Registre por meio de desenho e escrita o que você observou quando foi colocado bicarbonato ao vinagre e ao corante. 

Professor, anote os detalhes mais relevantes durante essa experiência. Em seguida, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto relatando as suas descobertas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

·         O que acharam do vídeo?

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

video

Fonte: Vídeo: “YouTube: “O que causa um terremoto?”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wazNAudD6lg. (Neste vídeo você será informado sobre as causas de um terremoto.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes descrevendo o que causa terremotos.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

 

CONSTRUINDO UM SISMÓGRAFO

Professor, explique aos alunos o que é um “Sismógrafo” e em seguida realize o experimento a seguir:

O Sismógrafo registra a intensidade e a duração de um terremoto. Ainda que você não enfrente um terremoto real, as atividades a seguir podem lhe dar uma ideia de como o Sismógrafo funciona.

·         O Sismógrafo Pessoal: Nº 1 usa um livro, fio, lápis, fita adesiva e papel, mais a ajuda de um amigo. Isso pode ser feito em sua casa ou na sala de aula.

·         O Sismógrafo Pessoal Nº 2 usa materiais semelhantes, mas você precisa andar de carro ou de ônibus para explorar uma estrada esburacada.

 

 
 
 

Sismógrafo Pessoal Nº 1

 

experiencia 
Eis aqui o que você vai fazer:

·         Um livro relativamente grande, como o livro de Ciências da Terra;

·         Um pedaço de fio forte de cerca de 2 m de comprimento;

·         Um lápis apontado;

·         Fita adesiva (fita-crepe, se possível);

·         Diversas folhas de papel;

·         Uma prancheta (opcional);

·         Um elástico de borracha grande (opcional);

·         Uma mesa ou escrivaninha pequena, que possa ser movida;

·         Um auxiliar.

Eis aqui o que vai fazer:

1.      Coloque o papel na prancheta e prenda-a ao topo de uma escrivaninha ou mesa. Se você não tiver uma prancheta, cole o papel diretamente na escrivaninha ou mesa.

2.      Com a fita adesiva, prenda o lápis à capa do livro, de modo que a ponta do lápis esteja além do lado oposto à encadernação.

3.      Faça um laço com o fio pelo meio das páginas e amarre as pontas. Você pode segurar o fio e suspender o livro de modo que ele fique pendurado sobre o papel na mesa.

4.      Você pode querer usar a fita adesiva para deixar o livro fechado ou prendê-lo com uma borracha para evitar que ele fique abrindo.

5.      Posicione o livro de modo que o lápis toque a borda superior do papel.

6.      Com um movimento firme, puxe o livro ou o lápis para baixo, ao longo do comprimento do papel, para que desenhe uma linha. Essa é sua linha de controle. Se necessário, desenhe diversas linhas de controle até você ficar confortável com o movimento necessário para desenhar uma linha firme e contínua.

7.      Agora você está pronto para um terremoto simulado. Desenhe uma linha de cima a baixo no papel, como antes, mas desta vez peça para um auxiliar agitar a mesa de forma perpendicular à direção que o lápis está indo.

8.      Repita, usando movimentos mais fortes e mais fracos. Compare os resultados.

9.      Repita, desta vez agitando a mesa na direção que o lápis está indo.

Fonte: Sítio: “Seed - Laboratory  Sismógrafos Pessoais”. Disponível em: <http://www.planetseed.com/pt-br/laboratory/experiencia-sismografos-pessoais>.          (Neste sítio você aprenderá como construir um modelo de Sismógrafo.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

 

ENTREVISTANDO UM GEÓLOGO

Professor, convide um geólogo para participar de uma entrevista em sua sala de aula. Solicite aos alunos que pensem nas informações que desejam obter sobre o conteúdo estudado (vulcões, terremotos e planeta Terra). Planeje antecipadamente as perguntas e mãos à obra. Não se esqueça de marcar a data e o horário da entrevista. Combine entre os colegas da turma, quem irá fazer as perguntas.

 

Atividade Complementar

CONSTRUINDO UM BLOG

 

Professor, para finalizar esta aula construa um Blog sobre os fenômenos naturais que acontecem na crosta terrestre tais como: vulcões, terremotos, tsunamis entre outros. Não se esqueça de colocar imagens mapas, fotos e gráficos. Faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção do Blog.

·         Sítio: “Aula do Portal do Professor MEC -  Vamos fazer um blog da turma?". Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 12 de mar. 2014.

·         Sítio: "Vídeos YouTube:  Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. Acesso em: 12 de mar. 2014.

·         Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 12 de mar. 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

. Sítio: “Smartkids – passatempos – vulcões complete”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/vulcoes-complete.html>.  (Neste sítio sugestão de atividade para completar as partes de um vulcão.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

. Sítio: “Smartkids – passatempos – vulcões quebra – cabeça”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/vulcoes-quebra-cabeca.html>.  (Neste sítio encontra-se sugestão de atividade para montar um quebra cabeça de um vulcão.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

. Sítio: “Smartkids – passatempos –terremotos caça palavras”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/terremotos-caca-palavras-.html>. (Neste sítio encontra-se sugestões de caça palavras.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

Sítio: “Smartkids – passatempos –terremotos – relacione”. Disponível em:

<http://www.smartkids.com.br/passatempos/terremotos-relacione.html>. (Neste sítio encontra-se sugestão de passatempo relacionado a terremoto.). Acesso em: 19 de mar. 2014.

. Sítio: “Smartkids: Passatempo: Vulcões: Caça – palavra”. Disponível em:

<http://www.smartkids.com.br/passatempos/vulcoes-caca-palavras.html>. (Neste sítio você encontrará atividade de passatempo sobre vulcões.). Acesso em: 08 de mar. 2014.

Sítio: “Smartkids: Passatempo: terremotos – enigma”. Disponível em:

<http://www.smartkids.com.br/passatempos/terremotos-enigma-.html>.  (Neste sítio você encontrará atividade de passatempo sobre terremotos.). Acesso em: 08 de mar. 2014.

Sugestões de links para os professores:

. Sítio: “Terremotos”. Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/terremoto/terremotos.htm>.  (Neste sítio você encontrará informações sobre terremotos.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender a origem do vulcão; compreender o que é um vulcão e os motivos que o faz entrar em erupção; identificar os países onde há ocorrências vulcões; destacar os danos que a erupção de um vulcão pode trazer a natureza; elaborar a simulação de um vulcão em erupção; entender como acontecem os terremotos, quais são as escalas usadas para medi-los; entender o que é um terremoto e como ocorre; pesquisar as regiões que têm vulcões; pesquisar informações com base na leitura de textos informativos; entender fenômenos naturais como terremotos e erupções vulcânicas; conhecer o Sismógrafo  e compreender como este funciona; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

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