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Resgatando a história da minha alimentação e dos meus avós

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura;

·         Produzir pequenos textos;

·         Conhecer o gênero textual propaganda;

·         Ler e interpretar poema;

·         Comparar a alimentação de seus pais com a dos seus avós;

·         Identificar os tipos de alimentos de antigamente e os atuais;

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de identificar informações em gráficos e tabelas. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014. 

. Sítio: MEC. Pacto Nacional da Educação na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles têm sobre a alimentação saudável.

Promova um momento de descontração e apresente o cardápio da semana do lanche da sua escola, em Data Show ou se preferir imprima e elabore um cartaz em cartolina.

Converse com os alunos o que este cardápio representa em sua escola, os dias da semana, os nomes dos alimentos.

Logo após, faça questionamentos:

  • Qual o dia que você mais gostou do lanche? Por quê?
  • Existe algum dia da semana que você não comeria o lanche? Por quê?
  • Se você fosse nutricionista da escola, o que colocaria de diferente no cardápio?

Explique aos alunos que o lanche da escola é uma alimentação balanceada. O cardápio precisa ser nutritivo e preparado de acordo com a faixa etária dos alunos para que os mesmos possam desenvolver.

 

ELABORANDO O CARDÁPIO PARA A ESCOLA

 

Professor, solicite que os alunos em grupos elaborem um cardápio para sua escola. Imagine que vocês são os nutricionistas cuja função da semana é elaborar um cardápio nutritivo e balanceado para toda a escola.

Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam seu cardápio, utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da escola para apreciação de todos. 

atividade de casa

Atividade de Casa

DE OLHO NA ALIMENTAÇÃO EM CASA

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a alimentação em sua casa?

Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa para descobrir como anda sua alimentação em casa.

Comente com seus familiares sobre a neta de Monteiro Lobato. Ela escreveu um texto diário contando sobre a alimentação do avô. Agora, que tal você pesquisar sobre a alimentação dos seus pais, avós e bisavós quando eram da sua idade? Para isso, siga as orientações abaixo:

·         Escolha uma pessoa bem mais velha do que você (pode ser seus avós ou outra pessoa que tenha a idade parecida com a deles.);

·         Explique para a pessoa que a pesquisa se trata de saber como era a alimentação dela quando era criança.

Preencha a ficha no caderno de História.

Nome do (a) Entrevistado (a):__________________________________________________

               1. Quando você tinha minha idade como era sua alimentação:

No café da manhã:

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

No almoço: _________________________________________________________

___________________________________________________________________

No jantar:

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2. Quais eram seus alimentos preferidos?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3. Você se alimentava em casa ou no restaurante?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Fonte: Acervo da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, proponha um momento para socialização das entrevistas realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem como eram a alimentação dos pais, avós, e bisavós, destaque os aspectos semelhantes e diferentes. Permeie a discussão levantando os questionamentos:

  • Qual das informações fornecidas pelo seu entrevistado você considerou mais interessante? Por quê?
  • Algum dos alimentos citados pela pessoa entrevistada é igual ao de Monteiro Lobato? Qual?
  • A sua alimentação é diferente ou semelhante da pessoa entrevistada?
  • E você onde costuma fazer as refeições diárias em casa ou no restaurante?

Professor, disponibilize para leitura o texto: “Alimentação da minha avó nos 10 anos de idade em 1937” ou se preferir acesse o sítio abaixo e conte online, de forma criativa. Utilize Data Show leve os alunos ao Laboratório de Informática.

 

Alimentação da minha avó nos 10 anos de idade em 1937

 

Você já tentou imaginar como era a alimentação de seus avós? Muito curiosa pela alimentação de antigamente, fui conversar com a minha avó e ela me disse que...

Seu café da manhã era café ou chá mate com leite adoçado com o açúcar mascavo, que na época era o mais comum. Acompanhava os famosos “bolinhos de graxa”, que eram bolinhos de fubá fritos na banha de porco. Além de pão de milho com manteiga e queijo. E às vezes, deliciava-se com um pedaço de bolo de fubá doce ou salgado da sua mãe, assado nas grandes fornalhas. Depois desse café da manhã, lavava a louça, arrumava a mesa enquanto seus pais seguiam para a lavoura e ela ia para a escola.

Seu almoço era carne de porco ou gado ou galinha assada ou cozida na panela, acompanhada da dupla perfeita de arroz e feijão, e muita salada como: repolho, alface, tomate. Ás vezes tinha mandioca ou batata, batata-doce cozidas ou assadas. Para beber… nada… não bebiam água, nem suco de frutas. Era raro quando o pai dela tomava um pouco de vinho. E logo depois desse banquete, era quase que uma tradição, sua mãezinha servia um prato fundo com leite, farinha de milho e marmelada (feita em casa).

Após, ajudava na cozinha limpando e depois ela passava o tempo cuidando dos seus irmãos menores, aprendendo a costurar, fazer crochê, bordado… E quando batia uma fome no meio da tarde, ela petiscava com bolachas caseiras que sua mãezinha fazia com chá, ou pão com mel ou pedaço de bolo de fubá ou frutas da estação: pera, pêssego, laranja.

Logo, o tão esperado jantar. Que geralmente era um almoço. Arroz, feijão, carne, batatas, salada.

E não petiscavam ou comiam mais alguma coisa antes de dormir.

Fonte: Sítio: “Alimente-se bem. Alimentação da minha avó nos 10 anos de idade em 1937”. Disponível em: <http://alimentese.net/alimentacao-da-minha-avo-nos-seus-10-anos-de-idade-1937/>. (Neste sítio você encontrará informações sobre a alimentação dos avós.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

 

Levante alguns pontos para serem observados pelos alunos no texto:

  • Quais os alimentos que eram consumidos na época de seus bisavôs e avós?
  • Existe algum alimento em comum que você consome na atualidade?
  • Como e onde eram realizadas as refeições?
  • Onde seus familiares conseguiam alimento?
  • Existem alguns alimentos consumidos pela sua família que você não aprecia?

Professor, converse com os alunos sobre como e onde esses alimentos eram preparados e que os alimentos eram conservados e cozidos, geralmente em panelas de barro ou ferro, no lume de chão. À roda do fogo juntava-se a família para a refeição, sentada em bancos ou cadeiras baixas de buinho ou tábua.

É importante que os alunos percebam a evolução nos pratos culinários e nos utensílios domésticos. Hoje as famílias comem mais em restaurante, providenciam marmitas. Quase não cozinham em casa e muita das vezes nem sabem cozinhar.

Logo após, as discussões, como forma de registro elabore com os alunos uma lista de produtos que nossos bisavôs, avós, pais e filhos ingerem todos os dias, se precisar retorne ao texto.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem a lista utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado.

 

Atividade Complementar

Professor, convide alguns familiares dos alunos para contarem sobre a história da sua alimentação quando tinham a idade deles.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo nossa alimentação

 

Proponha um momento para socialização das atividades realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus cardápios elaborados em casa. Depois, questione: Existem semelhanças e diferenças na alimentação de cada um?

Professor, apresente o texto da neta de Monteiro Lobato “Quitutes” da autora Márcia Camargo, de forma criativa utilizando fantoches ou alimentos.

 

Juca adorava bolinhos de chuva, biscoito de polvilho, sequilhos, curau, pamonha, canjica, pipoca, paçoca, amendoim, goiabada cascão, banana seca, bala de coco, rapadura e pé de moleque. Também era fã de [...] magarito com melado, doces de leite talhado, de abóbora, de casca de laranja, além de figo cristalizado, banana da terra frita e bolo de fubá. Ele só comia o que gostava e beliscava o dia inteiro. [...]

No café da manhã, meu avô misturava farinha de milho com café preto numa xícara grande. Punha aqueles flocos de fazer cuscuz dentro do café com açúcar até virar uma papinha que ele não deixava desmanchar completamente. Quando não tinha farinha de milho, usava a de mandioca mesmo. Um dia, experimentei e não achei a menor graça. [...]

No almoço, comia-se desses pratos do interior, incluindo carne moída com quiabo, chuchu, abobrinha. N ao tinha peixe, só sardinha, que minha avó frutava com gordura de porco. [...] Mau avô adorava feijão com farinha e picadinho. Ele raramente sentava à mesa, a não ser na casa dos outros. Na hora da fome, à noite, toma um prato de sopa de canjica e ficava satisfeito. [...]

Fonte: CAMARGOS, Márcia; Juca e Joyce. Memórias da Neta de Monteiro Lobato. São Paulo: Moderna: 2007. p. 43,44.

 

Logo após faça os questionamentos sobre o texto com os alunos.

  • Qual o assunto tratado no texto?
  • O que Monteiro Lobato gostava de comer no café da manhã?
  • O que ele comia no almoço?
  • O que ele comia na hora da fome? E a noite?
  • Em sua opinião, nos tempos atuais as pessoas se alimentam como Monteiro Lobato?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A Organização do Planejamento e da rotina no Ciclo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento, Brasília: MEC, SEB, 2012), destacamos alguns direitos de aprendizagem descritos no ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Comparar as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa atualmente.
  • Comparar as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio existentes, local e regionalmente, no passado.
  • Situar-se com relação ao “ontem” (ao que passou), com relação ao “hoje” (ao que está ocorrendo) e com relação ao “amanhã” (a expectativa do porvir).

(BRASIL, 2012, p.45, 46.).

Professor, proponha aos alunos que ilustrem os alimentos do tempo da vovó, que tinham no interior ou no campo.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “A Floresta do Leão”.

Professor, pergunte aos alunos se existe algum prato de sua preferência citado no texto. Pesquise a receita do seu prato preferido. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet.

Fonte: Sítio: “Terra. Culinária. Receitas da Vovó”. Disponível em: <http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/receitas-da-vovo>. (Neste sitio você encontrará várias sugestões de receitas saborosas.). Acesso em: 18 de mar. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

TRABALHO DE CAMPO

 

Professor, proponha um trabalho de campo em um  restaurante da sua cidade para que os alunos possam conhecer o espaço, a comida a ser servida (os cuidados com os alimentos e higiene). Para isso, o professor precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.

Organize com os alunos as orientações para o passeio.

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural. Elabore também um texto coletivo com a turma para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Para lhe auxiliar no planejamento do trabalho de campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 18 de mar. 2014.

Veja algumas etapas importantes:

  • Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo;
  • Estabelecer objetivos;
  • Elaborar o roteiro e regras de convivência para o trabalho;
  • Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.
  •  

Registrando a atividade:

 

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam suas aprendizagens. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Você poderá também, utilizar uma câmera fotográfica digital para fazer estes registros.

Professor, aproveite o momento para trabalhar como gênero textual: propaganda. Sugerimos como forma de registro as atividades abaixo.

Observe o cartão do estabelecimento visitado:

1.Observe o cartão do estabelecimento visitado:

cartão

Fonte: Acervo da própria autora.

2. Esta forma de texto é um gênero textual  (propaganda). Faça um cartão com o título: “A história da alimentação dos meus familiares” com o objetivo de anunciar às outras pessoas o nosso trabalho.

 

Concluindo e socializando

 

Professor, aproveite os registros realizados durante o trabalho de campo e organize juntamente com seus alunos uma apresentação para os pais. Faça a edição do vídeo realizado durante o trabalho de campo e organize a apresentação. Estabeleça equipes definindo o que cada uma fará.

Procure privilegiar todos, mesmo os mais inibidos para que sintam-se valorizados.

Você poderá também expor atividades  realizados ao longo do trabalho.

Este evento lhe possibilitará trabalhar com alguns gêneros textuais: convites (para os pais), cartaz de divulgação e relatório.

Escreva o cardápio da família relatando os horários e os alimentos das refeições diárias. Registre no caderno suas descobertas.

Professor, cabe a você de acordo com a realidade dos seus alunos, solicitar que utilizem os recursos tecnológicos disponíveis, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrarem, através de fotos e ou filmagens, os momentos das refeições em família.

Se não for possível, solicite que pesquisem em revistas e folhetos imagens de alimentos para ilustrar o seu cardápio e tragam para a sala de aula. O aluno também poderá fazer um desenho. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; produzir pequenos textos; conhecer o gênero textual propaganda; ler e interpretar poema; comparar a alimentação de seus pais com a dos seus avós; identificar os tipos de alimentos de antigamente e os atuais; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.


 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • ELENICE PRADO LIMA, EM LIONS CLUB CENTRO , Minas Gerais - disse:
    eleniceplima@yahoo.com.br

    10/04/2014

    Cinco estrelas

    Vou iniciar o tem Alimentação, me ajudou muito diversificar a aula. Obrigada.


  • DERLANGE BELIZARIO DINIZ, Universidade Estadual do Ceará , Ceará - disse:
    derlange.diniz@uece.br

    31/03/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora Priscila. Sua proposta de atividades com os alunos é muito instigante e bem adequada para se discutir hábitos de alimentação adequados. A promoção da Alimentação Saudável é prioridade na Política Nacional de Saúde - PNS, na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de segurança Alimentar e Nutricional. Utilizarei seu roteiro em sala de aula e em atividades práticas com meus alunos da disciplina de Educação Nutricional.


Sem classificação.
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