Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Investigar e descobrir os números usando a calculadora

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o significado dos números e identificar sua utilização no contexto diário;
  • Representar quantidades usando símbolos numéricos;
  • Reconhecer e identificar as teclas de uma calculadora básica;
  • Utilizar a calculadora para produzir a escrita dos números;
  • Resolver situações problema envolvendo ideias de adição e de subtração;
  • Utilizar estratégias pessoais de cálculo para resolução de situações problema envolvendo as ideias da adição e da subtração;
  • Utilizar os sinais de (+) e (=) na escrita de uma adição;
  • Desenvolver procedimentos de cálculo mental;
  • Construir estratégias de cálculo mental;
  • Identificar e reconhecer os recursos que a calculadora pode nos oferecer;
  • Desenvolver a investigação e a exploração de conceitos e ideias e de cálculos complexos;
  • Relacionar ideias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a mecanização;
  • Utilizar a calculadora como recurso de verificação e de análise dos resultados de estimativas, detectando erros, a fim de corrigi-los.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham certo domínio da leitura, da escrita e da ordem dos números de um, dois e três algarismos. E mesmo que ainda não dominem o algoritmo da subtração e da adição, devem ser capazes de utilizarem corretamente essas operações na calculadora. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, celular, Ipad.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014. 

. Sítio: MEC: Pacto Nacional da Educação na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor , para realizar essas atividades você deverá solicitar aos alunos que tragam antecipadamente calculadoras para a escola, de preferência calculadoras de modelos básicos, pois serão mais apropriadas para esta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que aprendemos com a Matemática. Prepare uma caixa surpresa e coloque dentro uma calculadora. Levante hipóteses com os alunos sobre o que existe dentro da caixa. No momento que os alunos descobrirem, levante questionamentos:

  • Você já usou uma calculadora?
  • Para que serve a calculadora?
  • Quando você liga a calculadora que número aparece?
  • Quais os números que existem na calculadora? E quais os símbolos?
  • O que você acha da calculadora?
  • Você utiliza a calculadora no dia a dia? Em qual situação?

Professor, informe aos alunos que a primeira máquina automática de calcular foi inventada pelo Matemático Blaise Pascal quando ele tinha apenas 19 anos, sendo assim seu invento permitiu que as pessoas fizessem contas sem utilizar lápis e papel. Veja o modelo da primeira máquina de calcular.

maquina de calcular

Fonte: Sítio: “Informática básica – A pré-história da informática”. Disponível em:

<http://www.odairss.xpg.com.br/atividade1/documentoshtml/informaticab.html>. (Neste sítio você encontra algumas informações e a imagem da primeira máquina de fazer cálculos.). Acesso em: 12 de mar. 2014. (Texto adaptado.).

Professor, apresente o vídeo aos alunos no Laboratório de Informática ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que  assistem o vídeo. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir o sítio:

Fonte: Sítio: “Vídeos YouTube – Uso da calculadora – 1”. Disponível em : <http://www.youtube.com/watch?v=qsBIXBNpGI0>. (Vídeo: Uso da calculadora – 1) Acesso em: 13 de mar. 2014.

Em seguida, sugerimos que você organize um diálogo com a turma sobre as informações presentes no vídeo. Nos dias atuais a calculadora se tornou um instrumento prático que nos auxilia na realização de cálculos facilitando o trabalho e a vida de muitas pessoas. Existem vários modelos de calculadoras. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos.

  • Qual a importância da calculadora nos dias atuais?
  • Este instrumento sofreu alterações durante o tempo?

Professor, para o trabalho em sala de aula o aluno deverá utilizar uma calculadora simples, apenas com as funções básicas.

 

CONHECENDO AS TECLAS DA CALCULADORA

Professor, com a calculadora em mãos apresente as funções das teclas aos alunos. Se preferir apresente o modelo de uma calculadora simples em Data Show ou cartolina.

calculadora 2

Fonte da Imagem: Acervo da própria autora.

Após a apresentação das funções de algumas teclas principais da calculadora deixe que os alunos manuseiem a sua calculadora para familiarizar-se com ela fazendo descobertas. Em seguida, proponha algumas atividades exploratórias a seu critério.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A ludicidade na sala de aula, Brasília: MEC, SEB, 2012), destacamos a seguir alguns direitos de aprendizagem descritos no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.
  • Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
  • Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
  • Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.

(BRASIL, 2012, p.27,28 e 31.).

Professor, como forma de registro solicite que os alunos realizem as seguintes questões no caderno de Matemática:

atividade 1

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Atividade de Casa

É HORA DE SE DIVERTIR...

 

Escolha três pessoas que você conhece para fazer as seguintes charadas:

·         O que a máquina de calcular disse para o contador?


R: Pode contar comigo.

·         O que foi que a calculadora respondeu quando lhe perguntaram como ela estava passando?

R: + ou -

 

ENTREVISTANDO

Pergunte a seus familiares ou amigos o que eles acham da calculadora, registre numa folha de papel as respostas obtidas para serem discutidas em sala de aula com seu professor e colegas.

 

PROCURANDO

Procure com seus familiares e amigos vários modelos de calculadora e traga para a escola.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos compartilharem as respostas da entrevista que fizeram sobre a calculadora.

Em seguida, monte uma exposição com os modelos de calculadoras pesquisadas e conversem sobre as semelhanças e diferenças entre elas. Depois, prepare o ambiente no corredor da escola para a exposição das calculadoras, convidem outros colegas para a apreciação.

 

UTILIZANDO A CALCULADORA

 

Professor, converse com os alunos sobre a utilização da calculadora. Comente que ela deve ser usada apenas como instrumento de apoio na resolução de problemas complexos, com operações de números grandes.

Após a conversa, proponha algumas operações simples de adição e de subtração envolvendo números de um e dois algarismos no caderno de Matemática. Solicite a eles que:

atividade2
  atividade 3

Fonte: Acervo da própria autora.

Para finalizar a aula, divida a turma em duplas para que possam com a calculadora e por cálculo mental realizarem as adições abaixo.

 

VAMOS VER QUEM FAZ MAIS RÁPIDO?

 

4   +   4  =

40 + 40  =

10 + 10  =

10 + 20  =

30 + 50  =

2  +  5    =

5  +  4    =

40 + 50  =

70 + 10  =

 

Anote os resultados no caderno de Matemática.

a)      Seus resultados ficaram iguais de seu colega?

b)      Quem foi mais rápido?

c)      Qual maneira você prefere utilizar para efetuar as operações de adição e de subtração?

 

Converse com os alunos sobre essa atividade, pois eles podem se surpreender ao ver que nem sempre o que faz os cálculos escritos que erra, e que mesmo usando a calculadora uma pessoa pode se equivocar nas teclas pressionadas e errar. É muito importante que o aluno compreenda que a calculadora deve ser utilizada na escola apenas como um instrumento de apoio.

 

Atividade de Casa

É HORA DO DESAFIO:

 

Use sua calculadora para descobrir todas as possibilidades de juntar dois números de 1 algarismo  para formar o 10. Anote no caderno de Matemática todas as possibilidades que encontrar.

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, para esta aula disponibilize um momento para conversarem sobre as possibilidades encontradas juntando dois números de um algarismo para formar o número 10. Pergunte:

·         Quem encontrou mais possibilidades?

·         Quem encontrou menos?

·         Vocês receberam ajuda de alguém? Quem?

·         Você achou fácil ou difícil encontrar os resultados?

 

INVESTIGANDO PARA DESCOBRIR

Para realizar as atividades a seguir os alunos precisarão utilizar uma calculadora. Como existe grande variedade de calculadoras, eles poderão utilizar a calculadora: do celular, do tablet, do Ipad, e calculadoras comuns dentre outras.

Inicie a aula levantando os questionamentos:

·         Todas as calculadoras ligam da mesma forma? Explique oralmente.

·         Qual é a tecla da calculadora que você digita para limpar o número que aparece no visor?

·         Quais as teclas que você pode digitar para aparecer no visor o número 6?

·         Sem apagar esse número que teclas você pode digitar para aparecer o número 7 no visor?

·         Digite o número 4 e sem apagar esse número, que teclas você pode digitar para aparecer o número 10 no visor?

Professor, peça aos alunos que imaginem que uma das teclas da sua calculadora estragou a tecla de número 4. Proponha a eles que façam aparecer no visor o número 14 e registrem a forma como resolveram o problema. Elabore um cartaz em cartolina contendo o nome dos alunos e as possibilidades levantadas.

Em seguida, peça para resolverem no caderno de Matemática as situações problema abaixo:

atividade4

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas conclusões aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre as possibilidades de respostas encontradas com o uso da calculadora, suas observações, socializando suas descobertas.

 

4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente o vídeo com a história “O sanduíche de Maricota” no Laboratório de Informática ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA você poderá solicitar que  assistam ao vídeo. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir o sítio:

. Sítio: “YouTube: O Sanduíche da Maricota”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mFlk2auxjPs>. (Neste sítio você assistirá o vídeo da história “ O Sanduíche da Maricota”.). Acesso em: 15 de mar. 2014.

Posteriormente questione:

·         Qual a preferência alimentar dos animais da história?

·         O que a galinha achou das sugestões dos outros animais?

·         E você que sugestão daria a Dona Maricota?

·         Que tal você preparar o seu sanduíche preferido?

 

Em seguida, proponha um trabalho de campo em um supermercado para que os alunos possam efetuar a compra de alguns produtos para fazer o seu sanduíche natural. Para isso, o professor precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.

Organize com os alunos as orientações para o passeio:

1. Estabeleça as regras do passeio.

2. Elabore um roteiro de observações e de curiosidades sobre os produtos.

·         Lista dos produtos a serem comprados.

·         Itens que devemos olhar nos produtos a serem comprados. (Preço, Data de Validade e Informações Nutricionais.).

Não se esqueça da calculadora para efetuar as somas das compras.

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Professor, é importante que você prepare o ambiente do refeitório da escola com os materiais necessários para cada aluno preparar o seu sanduíche de acordo com os alimentos de sua preferência.

Professor, ao retornar a sala de aula faça um texto coletivo com toda a turma contando sobre a experiência vivenciada no supermercado. Destaque no texto suas ideias e observações sobre o passeio.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

  • Sítio: “Portal do Professor. Compreendendo a multiplicação por meio da calculadora simples: explorando sequencia numéricas e a porcentagem”. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52178>. (Neste sítio você encontrará sugestão de atividades que envolvam a calculadora.). Acesso em: 14 de mar. 2014.
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: construir o significado dos números e identificar sua utilização no contexto diário; representar quantidades usando símbolos numéricos; reconhecer e identificar as teclas de uma calculadora básica; utilizar a calculadora para produzir a escrita dos números; resolver situações problema envolvendo ideias de adição e de subtração; utilizar estratégias pessoais de cálculo para resolução de situações-problema envolvendo as ideias da adição e da subtração; utilizar os sinais de (+) e (=) na escrita de uma adição; desenvolver procedimentos de cálculo mental; construir estratégias de cálculo mental; Identificar e reconhecer os recursos que a calculadora pode nos oferecer; desenvolver a investigação e exploração de conceitos e ideias e de cálculos complexos; relacionar ideias; formular e testar hipóteses; fazer pequenas explorações e concluir com a mecanização; utilizar a calculadora como recurso de verificação e análise dos resultados de estimativas, detectando erros a fim de corrigi-los; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.