03/04/2014
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1- Antecedentes imediatos da Confederação do Equador |
Inicie a aula, perguntando aos alunos se já ouviram falar no movimento, ocorrido no Brasil em 1824, intitulado Confederação do Equador. Caso tenham algum conhecimento a respeito, peça que exponham as suas considerações.
Em seguida, explique aos alunos que todo movimento social deve ser contextualizado historicamente para ser compreendido. Portanto, será necessário, inicialmente, entender o que estava acontecendo no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Por exemplo, é necessário que retomem o movimento ocorrido em Pernambuco, em 1817, o qual teve relações com a Confederação do Equador de 1824. (Confira, nos Recursos Complementares, fontes para a compreensão das relações entre o movimento de 1817 e o de 1824).
Coloque a seguinte questão aos alunos:
O Brasil deixou de ser colônia em 1822, tornando-se um país independente de Portugal. De que maneira os acontecimentos ocorridos a partir de então precipitaram o movimento que ficou conhecido como Confederação do Equador? |
A alegoria do juramento da Constituição de 1824 por D. Pedro I
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Alegoria_juramento_constitui%C3%A7%C3%A3o_1824.jpg
Autor: Gianni (1824). Coleção Fundação Biblioteca Nacional.
Acesso em: 20/03/2014
a. Imprima a imagem para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado acima, utilizando computador com internet.
b. Os alunos devem descrever cada detalhe do que veem. Estimule-os a expor uma possível interpretação para a alegoria.
c. Em seguida, os alunos podem ler uma interpretação para a alegoria no link citado, abaixo:
A imagem é uma alegoria ao Juramento da Constituição “Salve! Querido Brasileiro Dia. 25 de março de 1824.” de Gianni e litogravada por Lasteyrie (acervo da Fundação Biblioteca Nacional) e mostra D. Pedro libertando das garras do despotismo o Brasil, sob a forma de uma índia. (...)
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-volta-das-que-nao-foram-ed-47 Acesso em: 20/03/2014 |
d. A partir da leitura, retome com os alunos alguns significados ideológicos subjacentes à alegoria: D. Pedro salva o Brasil (na alegoria representado por uma índia) das garras do despotismo português. A Constituição de 1824 teria, então, a tarefa de respaldar esse compromisso do Imperador Pedro I com o país independente.
a. Para compreender melhor o que representava essa perspectiva de um Imperador que queria ser visto como o único capaz de "libertar" o Brasil do absolutismo português, proponha aos alunos o trabalho com o organograma abaixo:
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/const_1824.html
Acesso em: 20/03/2014
b. Chame a atenção dos alunos para o fato de que, na Constituição de 1824, primeira constituição brasileira, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, havia um quarto poder: o poder MODERADOR. Eles devem observar que esse poder Moderador estava acima dos outros poderes. Ao Imperador Pedro I cabia o poder Executivo e também o poder Moderador. Ou seja, na prática, a última palavra sempre seria dele.
c. Para que os alunos aprofundem a discussão sobre as atribuições do poder Moderador, eles poderão selecionar fontes na própria escola: livros didáticos, livros paradidáticos, enciclopédias, textos postados na internet etc. A título de sugestão, confira o texto abaixo:
Era denominado poder moderador um dos quatro poderes previstos pela Constituição Brasileira de 1824, onde a vontade expressa do imperador tinha preponderância sobre os outros três poderes comumente estabelecidos, legislativo, executivo e judiciário. (...) Instituído com a alegação de fomentar a neutralidade, segurança, moderação e unidade entre os demais poderes do Império, tal instrumento acabou por instalar um verdadeiro regime ditatorial constitucional sob o mando absoluto e arbitrário da vontade imperiosa do chefe de estado.
O texto completo está disponível em: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/poder-moderador/ (Acesso em: 20/03/2014) |
d. A leitura do texto completo possibilitará aos alunos o contato com alguns artigos da Constituição de 1824 que tratam do poder Moderador. Os alunos devem anotar no caderno de História as suas conclusões a respeito de como funcionava esse quarto poder no Brasil Império. Posteriormente, essas informações serão úteis para a compreensão da eclosão da Confederação do Equador.
O Poder Moderador: tema no ENEM
Para aprofundar as discussões a respeito do Poder Moderador, proponha aos alunos que respondam uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre o assunto.
No ENEM/2004, na prova de História, foi solicitada uma questão sobre o Poder Moderador. Reproduza a questão para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado abaixo: Questão 53 Constituição de 1824: Frei Caneca:
Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era:
a) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador.
Resposta: Letra C Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
Disponível em: http://www.historiadigital.org/questoes/questao-enem-2004-poder-moderador/. Acesso em: 20/03/2014. |
Trabalhando a questão do ENEM
Orientações:
1. Não indique a resposta da questão aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que, individualmente, tentem respondê-la.
2. Escolha alguns alunos da turma para responderem, oralmente, a questão proposta, justificando a razão da escolha.
3. Chame a atenção dos alunos para a habilidade do ENEM, vinculada à questão proposta.
4. A questão também permite que os alunos busquem conhecimentos a respeito da participação de Frei Caneca na Confederação do Equador. Nesta perspectiva, sugira a projeção e análise do vídeo indicado abaixo, disponível no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28791
Acesso em: 20/03/2014.
5. A partir do vídeo, os alunos poderão refletir acerca das seguintes questões:
Retome as discussões com os alunos em relação aos recursos utilizados (imagem, texto, questão do ENEM, vídeo), para que reflitam sobre:
Módulo 2 - A Confederação do Equador: etapas e culminância |
A partir das questões trabalhadas no Módulo 1, questione:
De que maneira elas se relacionam com a Confederação do Equador? Estimule os alunos a buscarem resposta a esta e a outras questões, tais como:
|
Os alunos devem selecionar e analisar fontes que lhes permitam responder às questões propostas: livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, revistas, jornais, material disponível na internet etc.
Nesta proposta, utilizaremos, sobretudo, material que os alunos possam ter acesso, a partir de computadores com acesso à internet. Entretanto, em sala de aula, estimule-os a reunir, também, fontes impressas sobre o tema, disponíveis na escola.
Para iniciar, proponha aos alunos a questão:
Onde ocorreu a Confederação do Equador de 1824? Como se explica a denominação dada ao movimento? |
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem apontar as províncias que participaram da Confederação do Equador. O texto abaixo assinala a abrangência do movimento:
A Confederação do Equador foi um movimento político ocorrido em 1824 no nordeste brasileiro. Começando em Pernambuco, ampliou-se rapidamente para outras províncias da região, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em síntese, a Confederação do Equador - que ganhou esse nome em referência à proximidade do centro do conflito com a linha do Equador - foi um movimento contrário à centralização do poder imperial. |
Texto completo disponível em: Acesso em: 20/03/2014 |
b. Os alunos devem buscar, nas fontes, mapas representativos do Brasil no período Imperial (1822-1889), para que possam ter maior clareza da região onde ocorreu o movimento.
|
Discuta com os alunos a questão de que, no Império, o que hoje chamamos de estados eram denominados de províncias. Foi apenas na constituição de 1891, com a adoção do princípio do federalismo, é que houve a transformação das províncias do Brasil em estados, os quais passaram a ter autonomia para elaborar suas próprias leis, desde que não entrassem em conflito com as leis estabelecidas na Constituição Federal. |
c. O trecho indicado no item a também possibilita aos alunos entenderem a origem do nome do movimento: a "proximidade do centro do conflito com a linha do Equador".
Confederação do Equador: objetivos e culminância |
Para que os alunos analisem e discutam os objetivos centrais dos participantes da Confederação do Equador, proponha a leitura do "Manifesto de proclamação da Confederação do Equador".
Manifesto de proclamação da "Brasileiros. - A salvação da honra da pátria, e da liberdade, a defesa de nossos imprescritíveis e inalienáveis direitos de soberania, instam, urgem e imperiosamente comandam que com laços da mais fraterna e estrita união, nos prestemos recíprocos auxílios para nossa comum defesa. É inato no coração do homem o desejo de ser feliz, e este desejo, como princípio de toda a sociabilidade, é bebido na natureza e na razão, que são imutáveis; para preenchê-lo é indispensável um governo que, dando expansão e coordenando todos os seus recursos, eleve os associados àquele grau de prosperidade e grandeza que lhe estiver destinado nos planos da Providência, sempre disposta em favor da humanidade. Reconhecendo estas verdades eternas, adotamos o sistema de governo monárquico representativo e começamos nossa regeneração política pela solicitude de uma soberana assembleia constituinte de nossa escolha e confiança. (...)
O texto completo do Manifesto está disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/imperio/conf_equador.htm |
a. os alunos devem fazer uma leitura atenta do manifesto, procurando o significado das palavras desconhecidas.
b. Após a leitura, os alunos deverão apontar, no texto:
c. O professor deve orientar a discussão do texto pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas.
Dando sequência à atividade, proponha aos alunos a análise e debate do texto abaixo:
Confederação do Equador Independência em Pernambuco Viviane Gouvêa Pesquisadora no Arquivo Nacional
(...) A Confederação do Equador não foi uma aventura republicana, de intenções separatistas, fruto de imaturidade política e inconsequência. Ela resultou de radicalizações contingentes, e da recusa obstinada de alguns setores da sociedade nordestina em compactuar com um modelo centralista e autoritário imposto por d. Pedro que, a seu ver, os manteria na rota da decadência econômica, e distantes de qualquer possibilidade de participar do processo decisório. A violência da repressão à revolta acabou por se compor com outros elementos para criar um quadro de desconfiança, ressentimento e finalmente animosidade entre os brasileiros de norte a sul, diante de um governo indeciso entre a Europa e a América, pendendo entre uma monarquia despótica e constitucional, que acabou por obrigar d. Pedro I a sair do Brasil, deixado livre finalmente para os partidos e lideranças nacionais.
Texto completo disponível em: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1189&sid=112 Acesso em: 20/03/2014 |
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima. Em seguida, devem anotar no caderno:
b. Oriente os alunos a fazerem um esquema das ideias centrais do texto. Confira as orientações de como fazer um esquema das ideias centrais de um texto no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 20/03/2014).
c. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para discutir o texto. Para isto, sugerimos:
1. O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia/palavra-chave que tenha colocado no esquema do texto e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.
2. A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem em seus esquemas ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.
Importante: A autora faz uma discussão relevante do tema, desde os antecedentes do movimento, passando por suas etapas e culminância. O texto poderá ser aprofundado a partir do trabalho com outras fontes selecionadas pelos alunos.
Após o término das atividades do Módulo 2, sugira aos alunos que respondam às questões propostas sobre a Confederação do Equador no site Brasil Escola. Eles devem transcrever as questões no caderno e respondê-las, antes de lerem as respostas. Posteriormente, sob a orientação do professor, as respostas devem ser socializadas na turma.
Link para acesso às questões: http://exercicios.brasilescola.com/historia-do-brasil/exercicios-sobre-confederacao-equador.htm
Acesso em: 20/03/2014
Módulo 3 - Análise e produção de podcast pelos alunos |
Audição e análise de podcast sobre a Confederação do Equador
Orientações:
a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos poderão ouvir o recurso abaixo indicado:
Acesso em: 20/03/2014
b. Caso necessário, os alunos poderão ouvir novamente o áudio. Em seguida, deverão sintetizar as principais ideias discutidas pelo professor de História Lula Couto:
Além das questões específicas a respeito da Confederação do Equador, entrevistadora e entrevistado discutem o papel da educação formal na formação das pessoas, no desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
Aproveite essa discussão para orientar os alunos a analisarem o movimento com olhar crítico, trabalhando não apenas as suas possibilidades, mas também os seus limites, como colocado pelo professor entrevistado.
Produção de Podcast pelos alunos
Estimule os alunos a produzirem podcasts com as suas conclusões sobre a “Confederação do Equador”.
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em 04 grupos.
b. A partir do que foi trabalhado nos Módulos 1 e 2, cada grupo deverá discutir os principais aspectos a serem abordados no seu podcast. Apenas quando o tema estiver bem compreendido é que os alunos devem se dedicar à produção dos mesmos.
c. Orientações específicas para a produção do podcast:
1. Para fazer um podcast é preciso basicamente de um computador, microfone e um software para gravar e editar o áudio. Confira as orientações básicas no texto: Passo a passo: como fazer um podcast. Disponível em: http://jovem.ig.com.br/cultura/internet/passo-a-passo-como-fazer-um-podcast/n1597733750086.html
2. Vídeos que os grupos podem assistir, com orientações sobre a produção de podcasts: O que é podcast? http://www.youtube.com/watch?v=6YbH9XseDeA Crie seu próprio podcast! http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/crie-seu-proprio-podcast
3. Tutoriais para a produção de podcast: Tutorial: crie agora seu podcast. http://www.podcast1.com.br/i_seu_podcast.php Tutorial: como criar um podcast. http://telhacast.com/podcasteando/tutorial-como-criar-um-podcast/
Links acessados em: 20/03/2014 |
d. Hora de socializar! Depois de prontos, os podcasts devem ser apresentados aos colegas, em data previamente marcada pelo professor. É importante abrir espaço na aula, após as apresentações, para que professor e alunos discutam cada apresentação: os aspectos semelhantes e divergentes (se existirem) nas conclusões de cada grupo, bem como as fontes utilizadas na organização do conteúdo.
Nome | Tipo |
---|---|
Frei Caneca [Construtores do Brasil] | Vídeo |
Para os alunos:
Confederação do Equador. http://www.infoescola.com/historia/confederacao-do-equador/
Confederação do Equador. http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/confederacao-equador.htm
Para o professor:
Plano de Aula. A Confederação do Equador. http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/historia-do-brasil-a-confederacao-do-equador.htm
Os links foram acessados em:20/03/2014.
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos e imagens, análise e debate de vídeo, produção de esquema, análise e produção de podcast.
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