03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Gorreti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Estratégias:
Recursos:
Objetivo: listagem de poetas e definição de um para representar.
A primeira aula deverá acontecer na biblioteca da escola.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjz5zQotUkycX3pPj2lnqEXIuRXxnBLRRkzJ_3emB6ZlIjZT1h Acesso em 20 mar. 2014.
O professor deverá dividir os alunos em 5 grupos e conferirá-lhes uma tarefa que deverá ser executada durante 5 minutos: os alunos de cada grupo deverão circular pela biblioteca e anotar nomes de poetas. Ao final do tempo, o grupo que mais obtiver nomes de poetas será o grupo premiado. Essa tarefa também pode ser executada virtualmente, por meio da pesquisa por nomes de poetas, se a biblioteca da escola não contar com um volume significativo de livros de poemas ou se houver alguma impossibilidade quanto ao espaço.
Professor, os prêmios podem ser os mais diversos, desde uma nota extra a um poema impresso ou um livro comprado em algum sebo da cidade.
Depois de os alunos terem listados nomes de poetas, o professor pedirá que cada grupo, a partir da lista feita, escolha, pelo menos, um poeta que queira representar. Por exemplo, um grupo escolhe Cecília Meireles, outro grupo escolhe Manuel Bandeira, outro Fernando Pessoa e assim por diante.
http://3.bp.blogspot.com/-gUUHcA1D2uI/T1EfIjMHcCI/AAAAAAAAAro/RNq3AyDiqy4/s640/Cec%C3%ADliaMeireles.JPG Acesso em 20 mar. 2014.
http://332poemas.files.wordpress.com/2013/04/manuel-bandeira-2.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://wp.clicrbs.com.br/marcapagina/files/2014/02/1302-Fernando-Pessoa.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
Escolhidos os poetas, a próxima "macro" tarefa do grupo e objetivo final da aula é fazer circular poesia pela escola.
Objetivo: eleição de poemas que circularão na escola e elaboração de plano de atividades.
Escolhido o poeta que representará cada grupo, os alunos deverão pesquisar por poemas desse poeta e eleger, pelo menos, 5 que considerem muito bons (representativos da poética do artista selecionado) e que devam circular pela escola.
Professor, essa pesquisa pode ser feita na biblioteca ou no laboratório de informática com acesso à internet.
Junto à essa pesquisa por poemas, os alunos deverão fazer anotações sobre a biografia do poeta e eleger uma imagem do artista para divulgação.
Após a escolha dos poemas, os alunos terão de elaborar um plano de atividades para organizarem a circulação de poesia pela escola. Nesse plano, é importante que os alunos atentem-se para:
1. definição de, pelo menos, duas abordagens diferentes para fazer circular poesia pela escola, por exemplo, murais e declamação nos intervalos;
2. definição dos procedimentos das abordagens, por exemplo, se a abordagem será o mural, os alunos terão de pensar em: i) lugar que será feito o mural; ii) espaço; iii) formas que utilizarão para a impressão de papel; iv) qualidade do papel e cores; v) tamanho da letra; dentre outros cuidados.
3. definição de tarefas para cada pessoa do grupo;
4. definição de tempo para o desenvolvimento de cada tarefa.
Observação:é interessante que junto com a circulação das poesias, a biografia e a imagem dos autores escolhidos sejam também veiculadas. Isso favorece ao interlocutor a identificação entre obra e artista.
Uma vez pronto o plano de atividades, o próximo passo será a execução.
Professor, oriente seus alunos durante a elaboração do plano de atividades. Veja com eles o que é possível fazer, considerando as especificidades do espaço escolar. No entanto, deixe os alunos livres para decidirem criativamente sobre o modo como querem que a poesia circule na escola.
Algumas sugestões de abordagens para a circulação da poesia na escola:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRL8OaHTCjJ126b70o9LVJT8SEwct-TUvGgEHKpz0xQfVYTaRA0mN_ZId21 Acesso em 20 mar. 2014.
http://2.bp.blogspot.com/-91PS36Ywr5c/UZ1ppSGlepI/AAAAAAAAAOA/31rD6Lm-c68/s1600/DSC00666.JPG Acesso em 20 mar. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/-CE2Aw830Sd8/UGccimt2PyI/AAAAAAAABIE/dLLJo-ABwK0/s320/sarau+Vespertino+046.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://www.fundacaotorino.com.br/atentadopoetico/wp-content/uploads/2014/02/2010-3.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/_HJqeIamC7bA/SxE8lsZSQuI/AAAAAAAABSA/YT6DSelMKC4/s1600/sarau+edgar+francisco+024.JPG Acesso em 20 mar. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/_jOiT7eFwDLc/TPRBCfUYGAI/AAAAAAAAGRM/ZuZrqfnH41Q/s1600/DSCI1740.JPG Acesso em 20 mar. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/-tOVtyndX7qc/UA_xLK-UlXI/AAAAAAAAAyU/r6WkM9wsDr0/s1600/POEMA+VISUAL+-+OV%C3%8DPARO.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://www.fundacaotorino.com.br/atentadopoetico/wp-content/uploads/2014/02/2005-31.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://4.bp.blogspot.com/-tQq9OExBA-o/UiFu05_tdEI/AAAAAAAAAXc/jJONuAiyixE/s1600/1271024_546396912081506_324102521_o.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://1.bp.blogspot.com/-StodA1XrHCA/UM0N9wZ88mI/AAAAAAAAFPE/V_FSD959CSI/s1600/11-2-9+%C3%81guas+S%C3%A3o+Pedro+199.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://1.bp.blogspot.com/-Vv8tOBMqRrs/ToRVRK5FpAI/AAAAAAAABDo/gjPNJJAND58/s1600/Poesia+em+cartaz+-+Amor.JPG Acesso em 20 mar. 2014.
caixa de poemas;
http://i176.photobucket.com/albums/w172/meninalimao/Cartaz_PoesiaQuaseAnnima.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
http://3.bp.blogspot.com/_QdALFz2xsl8/S-mniDKX0sI/AAAAAAAAAdc/mlIMl1VSBoo/s1600/Imagem2.png Acesso em 20 mar. 2014.
http://virgulaimagem.redezero.org/wp-content/uploads/2009/02/faixa05.jpg Acesso em 20 mar. 2014.
Objetivo: confecção do material para a circulação de poesia na escola.
Os alunos deverão ter um tempo de pelo menos 3 aulas para montarem suas intervenções poéticas. Eles deverão juntar forças para que cumpram seu plano de atividades.
Professor, no momento de execução do plano de atividades, apenas circule entre os grupos ajudando no que achar pertinente. É possível também fazer uma parceria com o professor de artes. Caso a intervenção seja uma declamação, é importante que você acompanhe, minimamente, uma performance para aprovar ou sugerir mudanças.
Objetivo: elaboração de questionário para avaliação da comunidade escolar sobre a circulação poética na escola e autovaliação.
Os alunos deverão elaborar um questionário simples e pequeno que, de maneira geral, contemple uma avaliação geral sobre as intervenções poéticas. Para tanto, o professor deverá construir colaborativamente com os alunos o questionário. Exemplo de um modelo:
Idade: _______ Função na escola: _________ Gostou da divulgação poética na escola? Qual a nota atribuída, entendendo que 1 seria um nível menor de contentamento e 5 o nível máximo. ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Explique o porquê de sua pontuação. Houve algum poema e ou poeta que não conhecia e passou a conhecer? Alguma sugestão: |
Os alunos que propuseram as intervenções poéticas também devem avaliar seu trabalho. Eis um modelo para sua autoavaliação:
O plano de atividades foi cumprido? Se não, o que faltou? O que poderia ter sido melhor ou que fariam diferente se repetissem as intervenções? Por quê? O que mais acharam produtivo? Qual a sensação de disseminar poesia para a comunidade escolar? |
Depois da aplicação do questionário para a comunidade escolar (que pode se dar pessoalmente, de sala em sala, ou virtualmente, ou ainda os questionários podem ficar em um espaço determinado e as pessoas terem acesso a ele, independente de uma imposição) e depois de os próprios alunos se autoavaliarem, junto com o professor, os discentes deverão tirar conclusões acerca de suas intervenções poéticas. Essas conclusões serão comentadas oralmente.
Objetivo: escrita de um relato de experiência.
Os grupos de alunos deverão escrever um relato de experiência acerca de todo o percurso feito para a divulgação da poesia na escola. Os relatos deverão ser publicados no sítio ou blogue da escola bem como partilhados pelos murais da instituição.
Professor, para que os alunos escrevam o relato coletivamente, a lousa coletiva Twiddla (http://www.twiddla.com/) pode ser utilizada. Para saber mais sobre essa ferramenta digital acesse a aula de minha autoria:
UCA - Ttextos
Para leitura do professor:
"Era uma vez... poesias". Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-poesia.shtml Acesso em 20 mar. 2014.
"Vamos brincar com as poesias?". Disponível em: https://sites.google.com/site/projetosereflexoes/home/projetos-pedaggicos/-vamos-brincar-com-as-poesias Acesso em 20 mar. 2014.
"Projeto de poesias". Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=122305&chapterid=29694 Acesso em 20 mar. 2014.
"Aprendendo com poesias". Disponível em: http://escolarosariadeamorim.webnode.com.br/o-projeto/ Acesso em 20 mar. 2014.
"Projeto literário poesia". Disponível em: http://www.riobranco.org.br/upload/arquivos/projeto_4ano_1tri.pdf Acesso em 20 mar. 2014.
"Projeto poesia na escola". Disponível em: http://taniainfor.blogspot.com.br/2010/02/gestar-ii-programa-gestao-da.html Acesso em 20 mar. 2014.
Nessa sequência, o ápice da avaliação se dá no momento em que os alunos se autoavaliam e tiram conclusões coletivas, com base na análise dos questionários respondidos pela comunidade escolar, sobre o trabalho de divulgação de poesias na e pela escola. O interessante é os discentes entenderem o quão significativo foi o processo de disseminação da poesia pela escola: desde o planejamento para a execução das atividades até o momento da redação do relato de experiência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!