22/04/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O paladar tem a função de distinguir o gosto dos alimentos. No entanto, parte do gosto que percebemos é resultado das substâncias químicas presentes nos cheiros emitidos pelos alimentos. Desta forma, o olfato e o paladar são dois sentidos interligados, contribuindo para sentirmos o verdadeiro gosto dos alimentos.
Professor:
1) Para iniciar a discussão do tema, apresente, aos alunos, o questionamento: BASTA O PALADAR PARA APRECIARMOS UMA GULOSEIMA?
2) Contribuindo para a discussão do tema com os alunos, proponha a atividade: O verdadeiro sabor dos alimentos.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-xw_q1_MsrS0/UJWsU9soznI/AAAAAAAAE1M/rYzNWu2Peeo/s1600/balas.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.
O verdadeiro sabor dos alimentos
- Objetivo: Investigar a importância do aroma na identificação de um alimento.
- Material: pano para vendar os olhos dos alunos e balinhas de formato idêntico, mas com sabores e cores diferentes.
ATENÇÃO: NÃO FAÇA ESTE EXPERIMENTO COM ALUNOS DIABÉTICOS OU FENILCETONÚRICOS. SUBSTITUA AS BALAS POR ALIMENTOS QUE ELES POSSAM CONSUMIR.
- Procedimentos:
3) Avalie, em conjunto, com os alunos, quais foram as aproximações e os distanciamentos deste experimento com o questionamento inicial da aula. Verifique se as hipóteses construídas, no início da aula, foram respondidas e validadas pelo experimento.
Professor:
- A atividade é importante para que os alunos façam aproximações com o conhecimento prévio trabalhado na AULA 1 e aprofundem o aprendizado.
1) Organize os alunos em trios, no Laboratório de Informática da escola.
2) Entregue um roteiro de questões e solicite aos alunos que registrem suas respostas, em um documento no Microsoft Word, com a letra de coloração vermelha.
- Sugestão de roteiro:
a) Qual o órgão responsável pelo sentido paladar?
b) Qual o órgão responsável pelo sentido olfato?
c) Qual a relação entre os sentidos olfato e paladar?
d) Qual a sensação mais primitiva dos seres humanos?
e) Quem interpreta os cheiros e gostos sentidos pelo olfato e paladar?
f) Qual o sentido mais sensível, o olfato ou o paladar?
g) Por que temos dificuldades em sentir o gosto dos alimentos quando estamos gripados?
h) Por que os olhos lagrimejam quando sentimos o cheiro de um alimento apimentado?
Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/olfato-e-paladar-na-gravidez-2.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.
4) Proponha que os alunos refaçam os registros das questões do roteiro, agora com a letra cor azul, utilizando as informações exibidas no vídeo.
5) Posteriormente, sugira que os alunos utilizem o instrumento Google Docs para trocar informações com os demais colegas sobre os estudos realizados.
- Para informações de como usar a ferramenta, acesse o site: Google Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.
6) Ao final, utilize as produções no Google Docs para verificar e analisar as aproximações e distanciamentos presentes nos registros e troca de informações dos alunos. Neste momento, se necessário retome algumas questões não complementadas pelo vídeo e nem pelos registros, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
Professor:
1) Proponha aos alunos que produzam um jornal eletrônico. Cada turma deverá produzir um jornal eletrônico. Para isso, acesse a aula Nosso jornal eletrônico: projeto colaborativo entre escolas, de Fernanda Maurício Simões, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41518. Acesse em 14 de abril de 2014.
2) O jornal digital deverá discutir o seguinte tema: Olfato e paladar - sistemas relacionados.
3) Cada turma deverá escolher cinco gêneros, da lista abaixo, para apresentarem no jornal:
4) O jornal deverá ser elaborado no formato de blog.
5) Os gêneros textuais poderão ser elaborados em grupos. Cada grupo ficará responsável por um gênero.
- Para a produção dos textos do jornal, combine com os professores de Língua Portuguesa para auxiliarem no processo.
6) A divulgação do jornal poderá ser por meio da página eletrônica da escola e e-mails enviados à outras instituições.
Sugestões para o professor:
- Sentido a vida. Atividade de campo. Disponível em: http://www.ib.usp.br/estacaobiologia/atividade/sentindo-a-vida/. Acesso em 31 de março de2014.
- LOUREDO, Paula. Atividade prática para trabalhar olfato e paladar. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/atividade-pratica-para-trabalhar-olfato-paladar.htm. Acesso em 31 de março de2014.
A avaliação será processual e abrangerá todas as etapas do processo de ensino aprendizagem. Os alunos poderão ser avaliados qualitativamente em relação à participação e ao comprometimento durante as atividades propostas. Para a avaliação quantitativa, avaliar, através dos documentos produzidos no Google Docs e do jornal eletrônico, o conteúdo, a criatividade e a compreensão dos alunos sobre a atuação e relação entre olfato e paladar.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!