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Olfato e paladar: sentidos relacionados

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar a atuação do olfato e do paladar para a percepção de odores e sabores.
  • Observar experimentalmente que o olfato e o paladar são sentidos relacionados.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Células, tecidos, órgãos.
  • Sistema nervoso e órgãos dos sentidos.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  •  Atividade em trios.
  • Experimentos de investigação.
  • Vídeo.
  • Registros.
  • Utilização do instrumento Google Docs.
  • Produção de um jornal digital.

O paladar tem a função de distinguir o gosto dos alimentos. No entanto, parte do gosto que percebemos é resultado das substâncias químicas presentes nos cheiros emitidos pelos alimentos. Desta forma, o olfato e o paladar são dois sentidos interligados, contribuindo para sentirmos o verdadeiro gosto dos alimentos.

 

AULA 1

Professor:

1) Para iniciar a discussão do tema, apresente, aos alunos, o questionamento: BASTA O PALADAR PARA APRECIARMOS UMA GULOSEIMA?

2) Contribuindo para a discussão do tema com os alunos, proponha a atividade: O verdadeiro sabor dos alimentos.

 

Guloseimas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-xw_q1_MsrS0/UJWsU9soznI/AAAAAAAAE1M/rYzNWu2Peeo/s1600/balas.jpg. Acesso em 29 de março de 2014.

 

O verdadeiro sabor dos alimentos

- Objetivo: Investigar a importância do aroma na identificação de um alimento.

- Material: pano para vendar os olhos dos alunos e balinhas de formato idêntico, mas com sabores e cores diferentes.

ATENÇÃO: NÃO FAÇA ESTE EXPERIMENTO COM ALUNOS DIABÉTICOS OU FENILCETONÚRICOS. SUBSTITUA AS BALAS POR ALIMENTOS QUE ELES POSSAM CONSUMIR.

- Procedimentos:

  • Vendar os olhos dos alunos.
  • Entregar uma bala de um dos sabores para os alunos. Você não deve dizer qual o sabor e os alunos terão de adivinhar apenas pelo gosto.
  • Peça-os que registrem o sabor no caderno.
  • Ainda de olhos vendados, os alunos deverão tapar o nariz com uma das mãos.
  • Repetir o procedimento da letra b, mas mantendo o nariz tapado o tempo todo.
  • Solicite aos alunos que se reúnam em trios para discutir e registrar suas hipóteses sobre a atividade vivenciada. Para isso, questione os alunos em qual das duas vivências foi fácil ou mais difícil descobrir o sabor da bala e por quê.
  • Oriente o trabalho dos trios, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. As conclusões devem ser anotadas no caderno.
  • Após um tempo pré-estabelecido para as discussões e conclusões, organize uma roda para que os alunos possam comunicar as ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias das outras duplas.

3) Avalie, em conjunto, com os alunos, quais foram as aproximações e os distanciamentos deste experimento com o questionamento inicial da aula. Verifique se as hipóteses construídas, no início da aula, foram respondidas e validadas pelo experimento. 

 

AULAS 2 e 3

Professor:

- A atividade é importante para que os alunos façam aproximações com o conhecimento prévio trabalhado na AULA 1 e aprofundem o aprendizado.

1) Organize os alunos em trios, no Laboratório de Informática da escola.

2) Entregue um roteiro de questões e solicite aos alunos que registrem suas respostas, em um documento no Microsoft Word, com a letra de coloração vermelha.

- Sugestão de roteiro:

a) Qual o órgão responsável pelo sentido paladar?

b) Qual o órgão responsável pelo sentido olfato?

c) Qual a relação entre os sentidos olfato e paladar?

d) Qual a sensação mais primitiva dos seres humanos?

e) Quem interpreta os cheiros e gostos sentidos pelo olfato e paladar?

f) Qual o sentido mais sensível, o olfato ou o paladar?

g) Por que temos dificuldades em sentir o gosto dos alimentos quando estamos gripados?

h) Por que os olhos lagrimejam quando sentimos o cheiro de um alimento apimentado?

 

3) Após o registro dos alunos em um tempo pré-estabelecido, apresente o vídeo para os alunos: O Corpo Humano – 05 – Olfato e Paladar. Duração: 25min16seg. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=M_xyKo86xSs. Acesso em 29 de março de 2014. 
 
Paladar e olfato

Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/olfato-e-paladar-na-gravidez-2.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.

 

4) Proponha que os alunos refaçam os registros das questões do roteiro, agora com a letra cor azul, utilizando as informações exibidas no vídeo.

5) Posteriormente, sugira que os alunos utilizem o instrumento Google Docs para trocar informações com os demais colegas sobre os estudos realizados.

Para informações de como usar a ferramenta, acesse o site: Google Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.

6) Ao final, utilize as produções no Google Docs para verificar e analisar as aproximações e distanciamentos presentes nos registros e troca de informações dos alunos. Neste momento, se necessário retome algumas questões não complementadas pelo vídeo e nem pelos registros, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

 

AULAS 4 e 5: PRODUÇÃO DE UM JORNAL ELETRÔNICO

Professor:

1) Proponha aos alunos que produzam um jornal eletrônico. Cada turma deverá produzir um jornal eletrônico. Para isso, acesse a aula Nosso jornal eletrônico: projeto colaborativo entre escolas, de Fernanda Maurício Simões, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41518. Acesse em 14 de abril de 2014.

2) O jornal digital deverá discutir o seguinte tema: Olfato e paladar - sistemas relacionados.

3) Cada turma deverá escolher cinco gêneros, da lista abaixo, para apresentarem no jornal:

  • NOTÍCIA;
  • TIRAS EM QUADRINHOS;
  • VOCÊ SABIA;
  • ANÚNCIO;
  • CARTA DO LEITOR.

4) O jornal deverá ser elaborado no formato de blog.

5) Os gêneros textuais poderão ser elaborados em grupos. Cada grupo ficará responsável por um gênero.

- Para a produção dos textos do jornal, combine com os professores de Língua Portuguesa para auxiliarem no processo.

6) A divulgação do jornal poderá ser por meio da página eletrônica da escola e e-mails enviados à outras instituições.

Recursos Complementares

Sugestões para o professor:

- Sentido a vida. Atividade de campo. Disponível em: http://www.ib.usp.br/estacaobiologia/atividade/sentindo-a-vida/. Acesso em 31 de março de2014.

- LOUREDO, Paula. Atividade prática para trabalhar olfato e paladar. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/atividade-pratica-para-trabalhar-olfato-paladar.htm. Acesso em 31 de março de2014.

Avaliação

A avaliação será processual e abrangerá todas as etapas do processo de ensino aprendizagem. Os alunos poderão ser avaliados qualitativamente em relação à participação e ao comprometimento durante as atividades propostas. Para a avaliação quantitativa, avaliar, através dos documentos produzidos no Google Docs e do jornal eletrônico, o conteúdo, a criatividade e a compreensão dos alunos sobre a atuação e relação entre olfato e paladar.

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