Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


À primeira vista

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e classificar as rimas quanto à disposição.
  • Criar poemas com rimas e repetição de palavra no início do verso.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
  • Noções básicas de classificação de rimas quanto à disposição.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet.
  • Computador.
  • Projetor.
  • Caixas de som.
  • Trabalho em duplas.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Chico César - Quem é?

 

Comece a atividade, fazendo uma sondagem para saber se os alunos conhecem ou já ouviram falar sobre Chico César. Projete fotos do compositor e desencadeie um breve comentário sobre Chico César. Ouça o que os alunos sabem sobre ele.

http://4.bp.blogspot.com/-vCvF9vDMOGI/TbbfgJekyuI/AAAAAAAAAJg/y8_e6GIx0cY/s1600/chico-cesar-cebola.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-vCvF9vDMOGI/TbbfgJekyuI/AAAAAAAAAJg/y8_e6GIx0cY/s1600/chico-cesar-cebola.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.

http://vestibular.leiaja.com/sites/default/files/styles/large/public/dsc_4156.jpg

Imagem disponível em: http://vestibular.leiaja.com/sites/default/files/styles/large/public/dsc_4156.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.

 

No laboratório de informática, distribua os alunos em grupos e peça-lhes que busquem a biografia de Chico César. Deixe um tempo para que cada grupo leia sobre o compositor. Em seguida, peça aos grupos que façam a apresentação de Chico Cesar, apontando os dados mais importantes e / ou curiosos, as datas representativas etc.

 

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, ouça e veja com os alunos um vídeo da música À primeira vista de Chico César. Os alunos poderão cantar juntos.

chico césar

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4Dn_hqNmUZ0. Acesso em: 12 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 3

Entregue aos alunos cópias da letra da canção de Chico César e ouçam novamente a canção. Deixe que os alunos ouçam e cantem a canção duas ou três vezes.

À Primeira Vista

Chico César

Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei...

Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Prince, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei...

Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei...

Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan.....
Ohhh!
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan.....

Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei...

Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Salif Keita, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei...

Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei...

Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan...
Ohhhhh!
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan.....

Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei...

Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan....

Ohhhhh!
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan...(2x)

Ohhhhh!
Amarazáia zoê, záia, záia...

 

Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/43885/. Acesso em: 12 abr. 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1

Trabalhe com os alunos a compreensão das rimas no poema de Chico César:

http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg

Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.

  1. Quanto à disposição, como se classificam as rimas do poema?
  2. E quanto à natureza, a maioria das rimas são ricas ou pobres?
  3. Cite um exemplo de rima pobre do poema.
  4. Há um rima rica no poema? Qual?
  5. Qual a palavra que se repete ao longo do poema?
  • Professor, oriente seus alunos durante a realização da tarefa. depois faça a correção em voz alta, retirando todas as dúvidas. para saber mais sobre classificação das rimas, veja recurso complementares.

ATIVIDADE 2

Produção de poemas

Esse é o momento da produção escrita. Separe os alunos em duplas e desafie-os a criar um poema tendo como modelo o poema / canção de Chico César. Eles deverão criar um poema usando a repetição de uma palavra no início de cada verso. Decida com os alunos se a palavra que se repetirá será a mesma palavra da canção (QUANDO) ou se cada dupla poderá escolher uma outra palavra. O poema também deverá seguir o mesmo esquema de rimas quanto à disposição, ou seja, rimas alternadas ou cruzadas (ABAB). 

 

  • O professor deverá recolher os poemas ao final da atividade e devolvê-los corrigidos aos alunos. Posteriormente, ele e os alunos poderão preparar uma sessão de declamação dos poemas criados e uma exposição no mural da escola.

http://www.jblog.com.br/media/127/20100126-betina%20declamando%20poemas%20as%20p%C3%A9s%20de%20pixinguinha.jpg

Imagem disponível em: http://www.jblog.com.br/media/127/20100126-betina%20declamando%20poemas%20as%20p%C3%A9s%20de%20pixinguinha.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre Chico César, acesse:

http://www.chicocesar.com.br/biografia.php. Acesso em: 12 abr. 2014.

http://www.letras.com.br/#!biografia/chico-cesar. Acesso em: 12 abr. 2014.

Sobre classificação de rimas, acesse:

http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 12 abr. 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54832. Acesso em: 12 abr. 2014.

Avaliação
  • Nessa proposta, a avaliação se dará ao longo das atividades propostas. O professor deverá observar e avaliar a participação do aluno durante o percurso das atividades e sua compreensão sobre a classificação das rimas. O momento relevante para a avaliação é a produção do texto poético que encerra a sequência didática. 
  • Professor, dê um feedback positivo dos poemas a seus alunos. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.