22/04/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Chico César - Quem é?
Comece a atividade, fazendo uma sondagem para saber se os alunos conhecem ou já ouviram falar sobre Chico César. Projete fotos do compositor e desencadeie um breve comentário sobre Chico César. Ouça o que os alunos sabem sobre ele.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-vCvF9vDMOGI/TbbfgJekyuI/AAAAAAAAAJg/y8_e6GIx0cY/s1600/chico-cesar-cebola.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.
Imagem disponível em: http://vestibular.leiaja.com/sites/default/files/styles/large/public/dsc_4156.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.
No laboratório de informática, distribua os alunos em grupos e peça-lhes que busquem a biografia de Chico César. Deixe um tempo para que cada grupo leia sobre o compositor. Em seguida, peça aos grupos que façam a apresentação de Chico Cesar, apontando os dados mais importantes e / ou curiosos, as datas representativas etc.
Ainda no laboratório de informática, ouça e veja com os alunos um vídeo da música À primeira vista de Chico César. Os alunos poderão cantar juntos.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4Dn_hqNmUZ0. Acesso em: 12 abr. 2014.
Entregue aos alunos cópias da letra da canção de Chico César e ouçam novamente a canção. Deixe que os alunos ouçam e cantem a canção duas ou três vezes.
À Primeira VistaChico César Quando não tinha nada, eu quis Quando chegou carta, abri Quando me chamou, eu vim Amarazáia zoê, záia, záia Quando não tinha nada, eu quis Quando chegou carta, abri Quando me chamou, eu vim Amarazáia zoê, záia, záia Quando me chamou, eu vim Amarazáia zoê, záia, záia Ohhhhh! Ohhhhh!
Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/43885/. Acesso em: 12 abr. 2014. |
Trabalhe com os alunos a compreensão das rimas no poema de Chico César:
Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.
Produção de poemas
Esse é o momento da produção escrita. Separe os alunos em duplas e desafie-os a criar um poema tendo como modelo o poema / canção de Chico César. Eles deverão criar um poema usando a repetição de uma palavra no início de cada verso. Decida com os alunos se a palavra que se repetirá será a mesma palavra da canção (QUANDO) ou se cada dupla poderá escolher uma outra palavra. O poema também deverá seguir o mesmo esquema de rimas quanto à disposição, ou seja, rimas alternadas ou cruzadas (ABAB).
Imagem disponível em: http://www.jblog.com.br/media/127/20100126-betina%20declamando%20poemas%20as%20p%C3%A9s%20de%20pixinguinha.jpg. Acesso em: 12 abr. 2014.
http://www.chicocesar.com.br/biografia.php. Acesso em: 12 abr. 2014.
http://www.letras.com.br/#!biografia/chico-cesar. Acesso em: 12 abr. 2014.
http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 12 abr. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54832. Acesso em: 12 abr. 2014.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!