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Educação ambiental e saúde: bons motivos para aprender

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes ações humanas nos espaços e nos serviços públicos no cotidiano (coleta de lixo, correio, postos de saúde, lazer);
  • Identificar cuidados com a saúde e o bem-estar relacionados às medidas coletivas como, por exemplo: coleta de resíduos, tratamento de água e esgoto;
  • Construir a consciência ecológica e a consciência da importância do cuidado com o corpo; 
  • Formular questões sobre fenômenos sociais que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos;
  • Coletar, organizar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados (com ou sem o uso de materiais manipuláveis ou de desenhos);
  • Ler e interpretar listas, tabelas simples e de dupla entrada, gráficos;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Identificar trajeto percorrido;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos –7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. É importante que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA e/ou do tablet.

Estratégias e recursos da aula
 

Informações ao professor

É importante ressaltar que alfabetizar letrando  não é uma simples escolha de uma postura pedagógica, mas uma condição para situar a criança em seu meio social e concomitantemente instrumentalizá-la para usar o código alfabético.

Meio ambiente e saúde, são temas ricos que nos proporcionam recursos e diferentes gêneros textuais para desenvolver uma proposta de alfabetização e letramento, além de serem conteúdos relevantes para o bem estar do ser humano e do planeta.

Construir a consciência ecológica e a consciência da  importância do cuidado com o corpo, é primordial para a formação de um ser humano melhor.

Magda Soares postula a necessidade de, ao "alfabetizar letrando", retomarmos um ensino sistemático de alfabetização, no qual a escola reconquiste a explícita intencionalidade de ensinar a escrita alfabética, equivalente à faceta linguística do processo de alfabetização”.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. Disponível em: <http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/52.pdf>.  Acesso em: 25 de mar. 2014.

“Ao se conceber a ciência como atividade humana, assume-se que fatores sociais, culturais, políticos e econômicos interferem no processo de construção de conhecimento”. Disponível em:

<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_5_MIOLO.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

Professor, este tema possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e Ética, além de ser uma ótima oportunidade para você trabalhar com os gêneros textuais, dentre outras questões:

Bilhete: Pedindo autorização aos pais para o trabalho de campo.

Propaganda: Utilizando folhetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de sua cidade,   sobre os cuidados com os ambientes da cidade.

Notícias: Publicações no jornal da cidade sobre acontecimentos relativos ao tema.     

Poesias  e músicas: Sobre o tema.

Crônicas e reportagens: Sobre o assunto.

Atividades didáticas: Caça palavras, acrósticos, paródias.

Tratamento de informações: Gráficos e Tabelas: Sobre saneamento básico na cidade, coleta de lixo.

Mapas: Trajeto do trabalho de campo.

  

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

crianças abraçando arvoreMotivando os alunos: de  quem é a bola?

Fonte da imagem: Sítio: “Quero colorir desenhos”. Disponível em:

<http://querocolorirdesenhos.blogspot.com.br/2012/08/meio-ambiente-desenho-de-criancas.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.

 

Professor, para desencadear o tema e despertar o interesse dos alunos, organize-os em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e quais as consequências para nossa saúde e para saúde do planeta.  

Considerando as idades e as experiências de vida de cada um, os conhecimentos se limitarão a expressões que ouviram. Então brinque, para isso utilize a dinâmica: “De quem é a bola?”. É uma brincadeira similar a batata quente, só que você usa uma bola de isopor oca, que vai passando de mão em mão e dentro dela fichas com a descrição de situações de desrespeito ao meio ambiente. Quando a bola parar ao seu comando, a criança que está com a bola  deverá ler o que está escrito e emitir uma opinião sobre o que leu. Se precisar de ajuda na leitura um colega pode ajudar. Aceite também a opinião de outros alunos do grupo, mas estabeleça regras para que não perca o foco do assunto.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

planejando trabalho de campo

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: Sítio: “Guia e dicas”. Disponível em:

<http://guiaedicas.com/atividades-imagens-e-desenhos-sobre-meio-ambiente/>.   Acesso em: 15 de mar. 2014.

 

Discuta com os alunos sobre a possibilidade de fazerem um trabalho de campo no bairro da escola, com o objetivo de observar os problemas ambientais e coletar lixos. Para isto, é importante a elaboração do bilhete solicitando autorização dos pais e convidando aqueles que tiverem disponibilidade para participarem também.

Planeje a aula dividindo os alunos em três equipes:

1. Observadores: que registrarão as observações, quanto a coleta de lixo, existência de lixeiras, condições dos terrenos baldios, etc.

2.  Coletores: que farão as coletas dos materiais (lixo).

3.  Transportadores: alunos que segurarão os sacos onde serão depositados os lixos.

 

Definam e organizem:

Quais os profissionais da escola irão acompanhar para ajudar no trabalho.

Ampliar o mapa do bairro da escola e colorir com os alunos o trajeto que vamos percorrer durante o trabalho de campo (Geografia).

Colocar no bilhete, qual a vestimenta e o tipo de calçado que os alunos deverão estar usando no dia da aula.

Estabelecer com os alunos o que o grupo dos observadores deverá registrar.

 

Providenciar:

Máquina fotográfica para registrar a aula.

Luvas para os alunos que forem designados como coletores,  os sacos de lixos;

 

Registros:

Faça o planejamento coletivamente e registre as principais etapas. Este planejamento coletivo já é um importante aprendizado para os alunos.

Ao final do trabalho de campo realize com os alunos um relatório coletivo, conduzindo o registro e filtrando as informações dos alunos, sobre o que aprenderam. Todos deverão ter seu registro.

 

Sugestão de estrutura do bilhete para os pais:

 

Eseba- Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Senhores pais ou outros responsáveis pelo aluno,

 

Dia ____ de abril, às 14 horas realizaremos uma aula de campo no bairro da escola. Sairemos da porta da escola, passaremos pelas ruas:................................ e retornaremos em seguida.

O tema da aula é “Educação ambiental e saúde”. Gostaria de lembrar que os alunos deverão vir com o  uniforme da escola, tênis, passar protetor solar e trazer uma garrafinha de água.                                                                                    

Caso tenham interesse em participar da aula, procurem a professora ou a coordenadora da turma para confirmar a participação.

.............................................................................................................................................

(    ) autorizo             (    ) Não autorizo

Meu(minha) filho(a):____________________________________________ está autorizado(a) a participar do trabalho de campo dia ____ de abril.

 

                                                                                   Professor Eliana

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Ass. Pai/mãe/ ou responsável_______________________________

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª atividade – Aproximadamente 60 minutos.

pesquisando e aprendendo       

 

 

 

 

 

Pesquisando e aprendendo

 

Fonte: Imagem sítio “colorirgratis”. Disponível em:  <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-as-crian%C3%A7as-v%C3%A3o-para-a-escola-para-colorir.html>. Acesso em: 17 de mar. 2014.

 

Se a sua escola tem laboratório de informática ou faz parte do projeto UCA, proponha uma pesquisa para levantamento de dados sobre sua cidade, seguindo o seguinte roteiro:

Solicite ajuda do(a) laboratorista ou de um profissional da escola para dar suporte na pesquisa, orientando os sítios para os alunos. Veja a sugestão de algumas questões para eles pesquisarem:

1.      Quais os dias de coleta de lixo na rua da sua escola?

2.      Existe coleta seletiva em sua cidade?

3.      Existem ecopontos ( lugares destinados ao descarte de restos de materiais de construção e materiais diversos)?

4.      Existe aterro sanitário (visitar a página com as imagens dele)?

5.      Quem é responsável pela coleta de lixo: a Prefeitura da cidade ou uma empresa (qual o nome)?

6.      Quais doenças podem ser causadas pelo lixo ou pela falta de saneamento básico?

Registrando

Após a pesquisa, solicite que os alunos façam o relatório do que descobriram. Para facilitar e organizar a sistematização, divida a turma em 6 equipes, sendo que cada uma será responsável por sistematizar o resultado da pesquisa de uma questão. Depois, faça um consolidado reunindo todos os relatos, assim os alunos serão os autores dos textos e perceberão a importância da pesquisa para a construção do conhecimento.

 

3ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.   

menina com livros na pasta                           Exercitando a leitura e aprendendo mais sobre o tema

 

Fonte: Imagem sítio “colorirgratis”. Disponível em:  <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-as-crian%C3%A7as-v%C3%A3o-para-a-escola-para-colorir.html>. Acesso em: 25 de mar.  2014.

 

Professor, tendo em vista a importância em trabalhar com diferentes gêneros textuais, propomos  que utilize o texto jornalístico, para que os alunos percebam a função comunicativa da leitura e da escrita, além de enriquecer o conteúdo. Para isso, pesquise uma reportagem, no jornal de  sua cidade, sobre o tema estudado e faça a cópia para que os alunos  exercitem a leitura e a interpretação oral. Aproveite também para realizar atividades escritas. Delimite a leitura e as atividades, pois  se o artigo for longo pode gerar desinteresse dos alunos, por não estarem ainda preparados para esta modalidade de leitura.

 

Peça que os alunos leiam o primeiro parágrafo e façam o que se pede:

 

  • Colorir entre os espaços das palavras.
  • Copiar palavras que comecem com vogais.
  • Copiar nomes próprios.
  • Explicar o que é “cata-treco”.
  • Identificar de onde foi retirada a reportagem e data.
  • Nome do repórter.
  • Pesquisar no dicionário as palavras: descarte e infrator, dentre outras que não conhecem.

Veja a sugestão de um texto jornalístico extraído do Jornal “Correio de Uberlândia” e utilizado em nossa aula:

 

logo jornal correioQuinta-feira, 13 de março de 2014.

Cata-treco e Ecoponto são ignorados pela população em Uberlândia

Leonardo Leal Repórter

Sofás, guarda-roupas, colchões, armários, estantes entre outros móveis e eletrodomésticos continuam sendo descartados em lotes vagos e canteiros centrais das avenidas de Uberlândia apesar de a cidade contar com serviços de recolhimento gratuito de móveis. O Cata-treco, que funciona desde 2011, recolhe mais de 30 objetos por dia. A população também pode desfazer-se dos bens em um dos dez  Ecopontos espalhados pela cidade. O descarte incorreto de lixo pode gerar multa para o infrator.         

materiais descartados jornal correio

No bairro Shopping Park, quatro sofás depositados em um lote  (Foto: Vinícius Lemos).

Em três dias, a reportagem do CORREIO de Uberlândia encontrou, em dez locais diferentes, móveis descartados em lotes vagos e canteiros centrais das avenidas nos quatro cantos da cidade. Os objetos foram encontrados nos bairros Umuarama, Tibery, Segismundo Pereira, Marta Helena, Planalto, Laranjeiras, São Jorge, Santa Luzia e Jardim Brasília, nos quatro cantos da cidade.

Para Rodrigo Peixoto, morador do bairro Segismundo Pereira, na zona leste da cidade, o descarte de móveis em lotes vagos, além do aspecto visual, é prejudicial ao meio ambiente, porque acumula ratos, baratas e escorpiões. “Esse é um comportamento totalmente errado da população, que sabe que é errado e continua jogando objetos nos terrenos baldios”, afirmou.

Opinião semelhante tem o morador do bairro Laranjeiras, na zona sul, Paulo Demy Ferreira. Ele disse que ver móveis jogados em calçadas e terrenos é desagradável, porque torna o ambiente propício à proliferação de animais peçonhentos e insetos. “A população devia se conscientizar do prejuízo que isso gera para os próprios vizinhos.”

Recolhimento de móveis e eletrodomésticos é feito de graça pela prefeitura

Quem precisa descartar móveis e utensílios domésticos conta o serviço de Cata-treco realizado gratuitamente pela Prefeitura de Uberlândia. O recolhimento pode ser solicitado tanto pelos proprietários como também pelos vizinhos que encontrarem móveis em calçadas e lotes vagos. “Recebemos de 20 a 30 chamadas por dia e o Cata-treco recolhe de 30 a 40 objetos diariamente”, disse o assessor da Secretaria de Serviços Urbanos, Silas Guimarães. Ele lembrou que o serviço conta com dois caminhões e, se for necessário, pode ter o reforço de mais quatro caminhões da secretaria para recolher o material.

O recolhimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e pode ser agendado. Os caminhões Cata-treco recolhem móveis e eletrodomésticos e os transportam até o aterro sanitário. Na área de transbordo do aterro é feita a triagem do material e o que pode ser reaproveitado é entregue às cooperativas de reciclagem, que decidem o destino dos objetos. Alguns móveis são recuperados e doados para famílias carentes.

Ecoponto

Além do serviço de recolhimento, os móveis podem ser descartados em um dos dez Ecopontos espalhados pela cidade (veja os endereços nesta página). Nos locais podem ser depositados materiais recicláveis, como papel, plástico e alumínio, resíduos de construção civil, de roçagem de ruas, óleo de cozinha e materiais considerados volumosos, como móveis de casa. Os recicláveis deixados nos Ecopontos são destinados às cooperativas e associações de reciclagem.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

sistematizando

Fonte: imagem sitio:” ministério infantil ipc”. Disponível em:

<http://ministerioinfantilipc.blogspot.com.br/2010/11/ecologia-para-as-criancas.html>.   Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

Professor, o texto a seguir é uma sugestão para desencadear o debate sobre as doenças geradas pela sujeira, oriunda de lixo depositado de forma irregular em nosso ambiente. Reproduza para os alunos ou projete-o, utilizando um data show. Introduza o texto  questionando-os:

  • Perto da casa de vocês existe lixo acumulado?
  • Como devemos fazer se encontramos lixo perto de nossa casa?
  • Alguém conhece alguma doença causada pelo lixo que está depositado de forma errada?

 

O lixo e as doenças:

 

Muitas doenças podem estar associadas à forma como o lixo está depositado no ambiente, entre elas podemos citar as seguintes:

Febre tifoide: doença infecciosa provocada por bactérias que se multiplicam no intestino.

Cólera: doença infecciosa aguda provocada por bactéria, geralmente epidêmica caracterizada por vômitos e diarreia.

Diferentes tipos de disenteria (diarreia): infecções intestinais provocadas por diferentes tipos de micro-organismos.

Hantavirose: doença causada por vírus, transmitido pelo rato silvestre.

De acordo com levantamentos feitos pelas secretarias de saúde, são em média 22 doenças associadas ao lixo.

                                               Fonte: Texto de autoria  da própria autora.

 

Após a leitura e o debate sobre o assunto aproveite para desenvolver atividade escrita:

 

Sistematizando

 

1)      Considerando o que aprendeu sobre a transmissão de doenças, pela contaminação do lixo, qual a atitude correta quando você for comer uma maçã: ______________________________________________________________________________________________

2)      Quantas doenças podem vir através do lixo?_______________________________________________________________________

 

3)      Na frase “entre elas podemos citar as seguintes:”, a palavra grifada, refere-se a:

                          (    ) diarreia      (    ) infecções      (    ) bactérias     (    ) doenças

 

4) Salada de letras:

Coloque seu lado detetive em ação e descubra qual palavra  você pode formar ao organizar as letras. Não pode acrescentar nenhuma   e precisa utilizar todas as letras.

 

a)

   R      E    D     A

    I    R   A    I

 

b)

    Ç   O   D   E

        N  A

 

c)

   I   N   T   D   E   R 

       S  I   A  E 

 

 

a)      Diarreia      b) doença     c) disenteria

 

 

5) Descobrindo o mistério das palavras:

Cólera é:_______________________________________________

Coleira é: _____________________________________________

 

Colora entre as palavras do texto.

Conte quantas palavras tem no primeiro parágrafo.________________

Copie a palavra que mais se repete no texto:_____________________

Copie do texto  o que é diarreia:______________________________________________________________________________

 

6) Reescreva a frase utilizando os espaços adequados entre as palavras:

 

Olixoé  transmissor devá riasdoen ças.

 

__________________________________________________________________

 

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

quem canta seus males espanta

Fonte da imagem: Sítio: “ultra desenhos grátis”. Disponível em:

<http://ultradesenhosgratis.blogspot.com.br/2012/02/desenhos-criancas-cantando-colorir-e.html>. Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

Parodiando

 

Professor, explique aos alunos o que diferencia a música original de sua paródia, depois dialogue com eles e descubra uma cantiga de roda  que eles gostam, pois ela facilitará a construção de uma paródia, mas se tiver facilidade deixe que os alunos apresentem outras opções e construa com eles uma paródia sobre o que aprenderam e cantem.

 

Sugestão: Música “Terezinha de Jesus”.

 

Terezinha de Jesus

                 Cantiga popular

 

Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão

 

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

 

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

 

Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço.

 

 

Professor, se quiser ilustrar melhor, leve os alunos ao laboratório de informática e acessem o sítio “se essa rua fosse minha”, para verem o vídeo da paródia da música infantil “A barata diz que tem”.  Se a sua escola faz parte do UCA,  utilize o programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

vamos começar cantando

Fonte:  Sítio “se essa rua fosse minha”. Disponível em: <http://www.seessarua.com.br/2012/10/parodias-educativas-a-barata-diz-que-tem/>. Acesso: em: 25 de mar. 2014.

 

Exemplo de uma paródia para você.

 

Cuidando do meio ambiente

 

Amiguinhos por favor

Tenham cuidado com o chão

Não deixem  que as bactérias

Tenham   sua alimentação

 

Em Primeiro lavar as mãos

Em segundo os alimentos

Em terceiro não se esqueça

Que é preciso usar sabão.

 

Precisamos ter consciência

Consciência e coração

Pra proteger o ambiente

E não deixar ele na mão.

 

De nossa casa vamos cuidar

Dá escola não esquecer

Para ela ficar mais bonita

E o planeta proteger.

 Autoria da própria autora.

 

Socializando: apresentando a paródia

 

Combine com a coordenação da escola a apresentação da paródia para a escola, pode ser no horário do recreio. Construa também cartazes com os alunos para montar um painel e conscientizar a escola sobre a importância da preservação do meio ambiente e as consequências danosas do lixo acumulado indevidamente, para nossa saúde.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval6       Tratamento da informação

 

Professor,  se não tiver acesso aos dados de sua cidade  utilize os dados sobre o Brasil, mas ao discutir sobre a importância da coleta seletiva, é  importante apresentar tabelas e gráficos, assim os alunos aprendem esta forma de tratamento da informação.

Primeiramente, explique sobre a importância da coleta seletiva e depois leia as informações   e apresente o gráfico, explicando aos alunos como ele é elaborado.

 

A importância da Coleta Seletiva e da Reciclagem

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

 

DIFERENÇA ENTRE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM

Muitas pessoas confundem uma com a outra. A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou encaminhados para a reciclagem. A reciclagem recupera matérias-primas, evitando que, para a produção de novos produtos, sejam tiradas da natureza. Reproduza o texto para os alunos, ou melhor, utilize um data show para projetá-lo, assim estará diminuindo o consumo de papel.

 

VANTAGENS DA COLETA SELETIVA

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

  • Diminui a exploração de recursos naturais;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
  • Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
  • Diminui o desperdício;
  • Diminui os gastos com a limpeza urbana;
  • Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

 

tabela com a duração dos materiais no ambiente

Fonte: Sitio: “voluntharius- a importância da coleta seletiva e da reciclagem”. Disponível em: <http://voluntharius.wordpress.com/2011/04/05/a-importancia-da-coleta-seletiva-e-da-reciclagem/ >. Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

grafico da coleta seletiva no Brasil

Fonte: Sitio: “cempre”. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/ciclosoft_2012.php>. Acesso em: 25 de mar.  2014.

 

Orientações para leitura do gráfico:

Quais os anos foram  pesquisados e apresentados no gráfico?

  • Os dados do gráfico referem-se a que lugar?
  • Iniciando em 1994 e terminando em 2012,  observamos que, aumentou ou reduziu a coleta seletiva no Brasil?
  • Qual o ano teve o maior número na coleta?
  • Qual a diferença da coleta de 2006 para  2004?

 

7ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

Ortografia

Professor, como atividade de casa proponha que os alunos façam desenhos sobre o que aprenderam. Eles deverão trazer para próxima aula, lembrando-se de identificá-los e colocar um título.

 

Socializando

 

No dia seguinte, organize os alunos  em uma roda de conversa e solicite que socializem os desenhos e expliquem o que fizeram. Depois,  montem um painel e leve-o para o pátio da escola. Lembre-se de identificá-lo com o tema do trabalho, a turma e o objetivo. Esta  é uma ótima forma de socializar o que aprenderam e valorizar o trabalho dos alunos.

De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

 

  • Reconhecer a finalidade do texto; 
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Compreender o sentido e as expressões/palavras do texto;
  • Dentre outras.

 

Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; sociedade e meio ambiente.

Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.

 

Registros

Professor, aproveite os recursos tecnológicos que a sua escola dispõe e registre as atividades desenvolvidas.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA,  utilize os programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:   

. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

. Digitalizar textos:  KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord).

. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

Você poderá também utilizar o laboratório de informática ou utilizar máquina fotográfica digital, no modo filmar ou fotografar.

Recursos Complementares
 

Sugestão de links para o aluno:

. Sítio “Kboing - cantigas de roda". Disponível em: <http://www.kboing.com.br/canais/cantigas-de-roda/> . Acesso em: 25 de mar. 2014.

. Sitio “ jogos uol – educação ambiental”. Disponível em: <http://jogos360.uol.com.br/educacao_ambiental/>. Acesso em: 25 de mar.  2014.

 

Sugestão de bibliografia para o aluno e o  professor:

. Sitio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0>. Acesso em: 25 de mar.  2014.

. Sitio: “Portal do professor – MEC”. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41327>. Acesso em: 14 de  mar. 2014.

. Sitio: “ib usp – coleta setiva”. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm>. Acesso em: 14 de  mar. 2014.

. Sitio: “Portal do professor – MEC”. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36792 >. Acesso em: 14 de  mar. 2014.

. Sitio: “Instituto Camargo Correa – Cartilha semeando um mundo melhor”. Disponível em: <http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/CartilhaSemeandoumMundoMelhor.pdf>. Acesso em: 14 de  mar. 2014.

Avaliação

 A avaliação é  parte importante de todo o processo, pois é ela quem respalda sua prática e te oferece subsídios para replanejar suas ações.

Meio ambiente e saúde são temas relevantes para vida dos alunos e de todos nós, e exatamente por isto nos oferece momentos de muito crescimento, tanto no nível do conhecimento acerca das informações, formação de consciência como oportunidade de aprendizagem na alfabetização, é verdadeiramente “alfabetizar letrando”.

Avaliar as ações descritas nesta proposta exige basicamente a observação  da interação dos alunos nas atividades do trabalho de campo, elaboração da paródia e leituras. Nas atividades de sistematização exigirá uma observação mais minuciosa, para que possa intervir  a partir das hipóteses da escrita dos alunos.

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