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Projeto de iniciação científica- O Planeta Terra alerta: sujeira que traz doenças _ UCA/ Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar o acúmulo de lixo à transmissão de doenças, como a dengue e a leptospirose;
  • Identificar as formas de transmissão e os sintomas dessas doenças;
  • Identificar as ações que colaboram com a preservação do meio ambiente;      
  • Reconhecer a importância de se prevenir contra situações que propiciem a transmissão de doenças, como a dengue e leptospirose;
  • Compreender o significado do termo lixo, avaliando o problema causado pelo acúmulo de resíduos nas cidades;
  • Coletar informações por meio de conversa com adultos e consulta em fontes de Pesquisa;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados à outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 960 minutos – 16 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que valorizem a troca de ideias e o diálogo para a construção do conhecimento. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto da Investigação Científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Para conhecer alguns Projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino, você poderá utilizar o sítio: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419. (Acesso 02/05/2012).

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com Iniciação Científica e tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115. (Acessados em 27/04/2012).

Para obter dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade você poderá utilizar os sítios:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml   

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/. (Acessados em  02/05/2012).

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “O Planeta Terra: sujeira que traz doença” que será desenvolvido nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICO MOTIVANDO OS ALUNOS

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Iniciação Científica. Como é uma atividade para sondagem, não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante, porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas ações. Se possível, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  Alvo de letras     DEFININDO O TEMA DE PESQUISA ...

Professor, sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando suas opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique aos alunos que eles terão como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que existirá oportunidade de vivenciarem um trabalho com experimentação e observação.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, sugerimos que você estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre O Planeta Terra e a sujeira que traz doenças que será desenvolvido nesta aula. Para isto, você poderá perguntar:

  • Para vocês o que é lixo?
  • O lixo pode ter alguma utilidade? (Caso a resposta seja positiva, peça que eles falem qual é a utilidade.)
  • O lixo pode causar prejuízos ao meio ambiente? Quais?
  • O lixo pode causar algum tipo de doença? Quais?
  • Como podemos evitar o acúmulo de lixo?

Ouça os alunos, faça novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os sítios sugeridos abaixo, para assistirem aos vídeos, que favorecem o diálogo da turma sobre a temática:

 http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0.  Lugar de Lixo Não é Na Rua (Clip Musical da Turma da Mônica, mostrando que o lixo não deve ser jogado na rua nem no chão.). Acesso 30/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=Ijav3fJan7A . Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo (Cascão dando dicas importantes de como evitar as enchentes.). Acesso 30/04/2012 (Professsor, é importante que ao utilizar qualquer recurso digital você já tenha conhecimento do mesmo para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado e ao nível de seus alunos).

Para analisar, com os alunos, algumas imagens sobre a temática, você poderá utilizar as imagens a seguir, disponíveis no sítio:

http://www.portalescolar.net/2011/07/30-desenhos-poluicao-colorir-pintar-dia.html. (Acesso 01/05/2012)

PLANETATERRA       PLANETATERRA           PLANETATERRA

PLANETATERRA            PLANETATERRA               PLANETATERRA

Após a observação, a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) do lixo: sujeira que traz doenças, para que possamos contribuir com a preservação do meio ambiente e com o nosso bem estar. Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão.

Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma para propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um diálogo. Em seguida, registre este momento. Isto poderá ser feito em um caderno específico para o Projeto, ou ser estruturado em uma pasta catálogo, onde serão guardados os registros das diferentes atividades realizadas durante o trabalho.

Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

Os alunos poderão fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.  

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definida a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a justificativa para o estudo do lixo e possíveis doenças causadas pela sujeira acumuladas por ele. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que o copiem no caderno de Projeto e façam uma ilustração.

Observação: Sugerimos que toda cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa. Então, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo do lixo e possíveis doenças causadas pela sujeira acumulada por ele. É importante explicar para os alunos o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano deles. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma. Registre-os na lousa, no final faça uma leitura de todos eles e solicite que os copiem no caderno de Projeto.

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a problemática.

Inclua na rotina de sala de aula, itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Faça suas opções, conforme o nível e entendimento dos alunos quanto à temática proposta. É importante que você elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg  “Reciclagem no Brasil”  (Globo Repórter - Reportagem sobre a reciclagem no Brasil.).

http://www.youtube.com/watch?v=CU66gEFNqgg  “Pneus podem virar casas” - série Você não sabia, mas existe (Técnica de reutilização de materiais para construção de  casas mais baratas, seguras e ecologicamente corretas.).

Jogos

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812. Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo.

http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/ . Jogo: coleta seletiva.

http://www.njogos.com.br/jogar/1022/Recicle_Sempre/. Jogo: lixo reciclável. (Acessados em 14/05/2012).

ALVO DE LETRAS EXPLORANDO OS VÍDEOS

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após cada vídeo. Como eles têm curta duração será possível analisá-los e também compará-los. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Que medidas podem ser implantas em nosso cotidiano para reduzir a produção de lixo e estimular o consumo consciente.

Após a observação, a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a revisarem seus hábitos, individuais e coletivos, que valorizem a redução de lixo e consequentemente a diminuição de doenças causadas por ele.

Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as perguntas elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas questões, é importante que elabore pelo menos uma. Peça aos alunos, que as registrem na lousa e leiam em voz alta. Em seguida deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.

Observação: É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e serem incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolvem a Pesquisa. Você poderá utilizar as questões que nortearam o debate durante a realização da atividade 2 deste planejamento, e também incluir outras, por exemplo:

  • Qual a quantidade de lixo produzida em nossa cidade?
  • Quais são os perigos do acúmulo de lixo?
  • Que riscos os lixões representam para uma cidade?
  • Que animais transmissores de doenças são encontrados, por exemplo, nos entulhos, em pneus velhos e em embalagens de alimentos?
  • Que doenças são causadas por estes animais?
  • Que medidas as pessoas podem tomar para evitar a contaminação destas doenças?

SÍLABAS  UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar os sítios a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c . O que é um Wiki? (Este vídeo explica o que Wiki e qual é o seu objetivo.).

http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Tutorial Wiki passo a passo (Este vídeo ensina como montar um Wiki no Zoho através de um passo a passo.).  (Acessados em 30/04/2012)

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. O mais interessante é que os alunos percebam a função do Wiki e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo da Pesquisa. Também é essencial, que você professor, inicie os registros no Wiki inserindo informações relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conteúdos sobre a temática para que os alunos possam dar suas contribuições.

Observação: Se você quiser poderá selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como blogs, fóruns, podcast, comunidades,  para isso, utilizeas instruções registradas no sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 30/04/2012)

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi decidido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora, é necessário que elaborem as hipóteses para cada uma das questões determinadas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes de pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações.

Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re)orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, informe aos alunos que diariamente consumimos muitos produtos, como alimentos e objetos feitos de plásticos, madeira, vidro, metal, tecido. Depois de usada, boa parte do que consumimos é jogada fora. (Dê oportunidade para que os alunos citem exemplos que contemplem esta informação.).

Em seguida, pergunte para a turma se os alunos têm ideia de para onde vai tudo isso. Ouça as respostas e apresente a imagem da rota do lixo disponível no sítio http://www.cempre.org.br/educacaoambiental.php. (Acesso 30/04/2012). 

PLANETATERRA Rota do lixo

Apresente a imagem para os alunos e peça que expliquem o que veem e indiquem as etapas pelas quais o material descartado passa (consumimos e geramos lixo; coletamos; separamos; reciclamos; os produtos reciclados voltam ao mercado; o que não é reciclado vai para o aterro sanitário.).

Ajude-os a fazerem a leitura de cada parte da imagem e indague se conseguem identificar que o conjunto todo forma um ciclo, ou seja, os acontecimentos que se sucedem e completam numa determinada ordem ou sequência o destino final do lixo: reciclagem ou aterro sanitário.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Esse sítio também poderá ser acessado no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Peça que os alunos leiam o texto literário: “O livro de Gaia: uma pequena lição de amor” de Patrícia Engel Secco. Você poderá apresentá-lo utilizando o Data Show ou solicitar que os alunos façam a leitura acessendo no tablet ou no laptop Classmate, o sítio http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf . (Acesso 30/04/2012).

PLANETATERRA “O livro de Gaia: uma pequena lição de amor”

Este texto online conta a história de Gaia, uma menina de 12 anos e seu cachorro Eco. O que Gaia mais ama na vida é mostrar como os seres humanos podem e devem cuidar do Planeta Terra. Assim, ela conta a experiência que viveu com Eco em uma viagem feita por meio de um megaburaco. Em seguida Gaia escreve sobre um dos grandes problemas ambientais do mundo moderno: o lixo e a destruição do meio ambiente gerada pela má destinação dos resíduos.

Exploração do texto online

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Problematize com a turma asquestões apresentadas na história:

  • Os homens da caverna que viviam com medo da natureza;
  • O povo antigo que adorava os elementos da natureza como se fossem deuses;
  • Os colonizadores que extraiam da natureza tudo que podiam;
  • Os seres humanos modernos que já não temem a natureza nem adoram os seus elementos como deuses, mas que ainda estão procurando maneiras de se desenvolver sem destruir o meio ambiente;
  • Problemas ambientais do mundo moderno: lixo e a destruição do meio ambiente;
  • Vantagens da coleta seletiva;
  • Reciclagem.

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Escreva na lousa os dados do texto: título e nome do autora, e também, uma sinopse do mesmo. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a escreverem suas contribuições para a diminuição de lixos, preservando o meio ambiente. (Esta etapa deverá ser feita individualmente.). Para finalizar, solicite que façam um desenho representando a leitura e a interpretação da obra lida.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Pergunte aos alunos o que eles pensam sobre o acúmulo de lixo. Ouça seus comentários e em seguida, caso não seja apresentado por eles, informe-os que no lixo acumulado em ruas, córregos, terrenos baldios e lixões vivem muitos microrganismos (bactéria, protozoário, fungo, vírus, alga, etc.) que contaminam os ambientes. Por isso, locais com lixo acumulado são focos de transmissão de doenças.

Apresente o esquema abaixo por meio de Data Show e auxilie os alunos a fazerem a leitura da imagem. Observe se eles conseguem perceber os riscos que os lixões representam para uma cidade, porque são locais que favorecem a transmissão de doenças.

Chame a atenção da turma sobre o fato de locais como este serem muitas vezes, frequentados por pessoas à procura de alimento ou outros objetos. Eles correm riscos quando expõem o corpo ao contato direto com o lixo. Além disso, há pessoas que consomem água não tratada, que pode estar contaminada por chorume (líquido escuro, malcheiroso e altamente tóxico, que contém alta carga poluidora, gerado no interior de uma grande acumulação de resíduos sólidos), e, também pessoas que vivem nas proximidades de lixões.

Depois do diálogo, peça que a turma acesse o sítio indicado na imagem para os alunos fazerem a leitura do texto postado neste endereço. Explore as informações sobre as formas de disposição de resíduos, contidas no referido sítio. (Professor, se for conveniente à seus alunos, faça a leitura dos itens sugeridos nesta página da Web.).

PLANETATERRA    http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html. Formas de disposição de resíduos: lixão. (Acesso 30/04/2012).

Apresente também, os vídeos postados nos sítios:

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/bahia-e-o-estado-do-nordeste-que-descarta-maior-quantidade-de-lixo-de-forma-errada/1901376/. Bahia é o Estado do Nordeste que descarta maior quantidade de lixo de forma errada (Reportagem que mostra que o lixo está presente em diferentes espaços: esquinas, terrenos baldios, no município de Itabuna. Mostra como é formado o chorume e o lençol freático. Também mostra como o garimpo de  lixões pode contribuir para sobrevivência de alguns seres humanos.). (Acesso 10/05/2012)

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/equipe-do-jn-no-ar-mostra-exemplo-positivo-de-cuidados-com-o-lixo-em-itu-sp/1903179/. Equipe do Jornal Nacional no Ar mostra exemplo positivo de cuidados com o lixo em Itu- São Paulo. ( Acesso 10/05/2012)

Agora, instrua a turma a pesquisar sobre o acúmulo de lixo e à transmissão de doenças. Peça que investiguem  quais são as possíveis doenças relacionadas diretamente ao contato com o lixo. Isto poderá ser feito por meio de uma tarefa de casa, assim os pais terão a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da Pesquisa. Você poderá registrar: 

 Alvo de Letras   Tarefa de Casa

Converse com seus familiares sobre o acúmulo de lixo e a transmissão de doenças. Tente descobrir quais são as possíveis doenças relacionadas diretamente ao contato com o lixo, quais são os sintomas físicos das doenças citadas, como é possível contraí-las e qual a forma de prevenção.

Escreva as informações obtidas e se possível fotografe, recorte imagens em revistas, jornais ou desenhe alguns destes locais. Você deverá trazer as imagens para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa Pesquisa.

Aproveitem para pensarem, juntamente com seus familiares, o que poderiam fazer para diminuir a quantidade de lixos e uma forma de descartá-los.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a tarefa realizada em casa.

Peça que cada aluno apresente o que descobriu. Registre na lousa o nome das doenças citadas. 

Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre o acúmulo de lixo, a transmissão de doenças e quais ações poderão assumir para evitá-las. Se os alunos não incluirem, entre as possíveis doenças relacionadas diretamente ao contato com o lixo, você poderá dar informações sobre: cólera, peste, micose, leptospirose, dengue, febre tifóide, etc.

 Apresente os vídeos a seguir, para que possam ampliar as informações obtidas na tarefa de casa.

http://dengueportalprofessor.wordpress.com.  Blog elaborado pela equipe do Portal do Professor, com o intuito de reunir links e materiais, da Web e do próprio Portal sobre a Dengue. (Acesso 30/04/2012).

  Doenças causadas pelo lixo. http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=173:doencas-causadas-pelos-lixos&catid=38:noticias&Itemid=63. (Acesso 30/04/2012).

http://www.smartkids.com.br/especiais/saude-coluna-do-tio-fernando-verminoses.html.  Especial Verminoses para crianças. (Acesso 30/04/2012).

Professor, você também poderá solicitar que os alunos façam uma Pesquisa sobre como nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado. Desta forma a turma irá perceber que nem todo lixo é maléfico causando doenças, dele podemos retirar muitas coisas. Para isto você poderá utilizar as sugestões das Oficinas: Brincando com o lixo, sugeridas nos sítios abaixo. São atividades que abordam o conceito de reciclagem, reutilização e coleta seletiva de lixo, por meio delas os alunos poderão confeccionar bonecos, bichinhos, personagens e fantoches com materiais reutilizáveis. Para realização deste momento, solicite que os alunos coletem o material a ser utilizado nas Oficinas e levem limpos para sala de aula.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11983/boneco%20de%20tampinhas.pdf?sequence=1

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11979/bichinhos%20e%20personagens.pdf?sequence=1

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11991/fantoche.pdf?sequence=1

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3554/3_dicas_de_brinquedos_reciclados_para_o_dia_das_criancas/  (Acessados em 04/05/2012)

No sítio http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU. Brinquedos e jogos educativos com sucata, você terá oportunidade de ver diferentes brinquedos que poderão ser confeccionados com a reciclagem de sucata e resgatar brinquedos artesanais, além da preservação do meio ambiente e da responsabilidade social.

Também nos vídeos disponíveis nos sítios abaixo você encontrará informações sobre reciclagem.

http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/materia-sobre-reciclagem-video/. Matéria sobre reciclagem no Globo Repórter da Rede Globo.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/procura-por-garrafas-pet-para-reciclagem-dispara-no-brasil.html  .Procura por garrafas pet para reciclagem disparou no Brasil.  (Acessados em 06/05/2012)

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto).

Se possível, convide um médico ou algum agente de saúde para conversar com os alunos sobre os sintomas das doenças pesquisadas e, principalmente sobre as formas de prevenção. Informe-o do que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista elabore com os alunos, um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a entrevista. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos a fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a entrevista. (Professor, também faça suas anotações.).

Se for possível, e com o consentimento do entrevistado grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).Se não tiver o laptop, utilize de outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SÍLABASUTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS        

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um Quiz. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.

Dessa forma, convide a turma para criar um Quiz, utilize os sítios a seguir para que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html. Jogo Verminoses - Quiz (Você encontrará um jogo educativo cuja temática é verminoses.).

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm.  Seção Quiz (Você encontrará vários exemplos de Quiz e poderá escolher o nível de dificuldade de acordo com os conhecimentos de seus alunos.).

http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm . Quiz sobre como funciona a dengue: teste seus conhecimentos.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html . Jogos Educativos Infantis online para crianças Quiz (Nesta página você encontrará várias sugestões de Quiz, com diferentes temáticas.).

Para aprender como criar um Quiz acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point (Neste vídeo você aprende como fazer um quiz/jogo utilizando o Power Point.).

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html . Como criar um Quiz - joguinho legal (Passo a passo de como criar um Quiz.).

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related .Quiz - Apresentação POWER POINT (Como criar um Quiz a partir de exemplos na área da Matemática.). Acessados em 30/04/2012.

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, provoca uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulados ao jogo .

Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICO PRODUZINDO TEXTO FINAL...

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre o Planeta Terra e a sujeira que traz doenças. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto a sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica não é necessário abandonar o conteúdo programado para trabalhar nos diferentes componentes curriculares, utilize a temática e adote uma metodologia que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar, concluir. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, bilhetes, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).

 História: diferentes grupos e sociedades; tempo da cidade: história da cidade; permanências e mudanças do passado na cidade; levantamento de problemas (passado e presente) e discussão de soluções; acontecimentos cotidianos no tempo histórico e cronológico.

Geografia: paisagens naturais e construídas pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; município; Estado; país; biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; regiões brasileiras: características, paisagens, modos de produção, aterro sanitário; profissões; formas de exploração dos trabalhadores do campo e da cidade; transformações dos espaços causadas por ações humanas; condições de vida de diferentes regiões do Brasil.

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrita.

Ciências: atitudes de preservação do meio ambiente; coletar informações sobre as doenças mais comuns na sua região (verminoses e tétano); tipos de lixo e sua destinação correta; materiais recicláveis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avanços tecnológicos; implicações ambientais relacionadas ao lixo; doenças veiculadas pelo solo contaminado e as formas de preveni-las; estudo das principais verminoses e sua relação com saúde e qualidade de vida; ações do homem no ambiente.

Informática: linguagem digital, criação de Quiz, Power Point, Wiki, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas, maquetes.

15ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios  http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related .Curso de PowerPoint - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 28/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related . Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). Acesso 28/04/2012

16ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Wiki, caso você tenha construído.).

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a saúde dos cidadãos e o recolhimento e aproveitamento adequado do lixo. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma para ler seu texto.

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos:

http://www.riachodesantana.rn.gov.br/servicos/dicas-de-reciclagem-de-lixo-/. Dicas de reciclagem de lixo (Vídeo que mostra o benefício da reciclagem e dicas de como reciclar ajudando o meio ambiente e contribuindo com a sociedade.).

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=endscreen. Criança ecológica (Trailler da animação do Criança Ecológica, descreve sobre a manutenção do Planeta Terra.).

http://www.youtube.com/watch?v=uzxoHQ51V8s . Castelo Rá Tim Bum - Ratinho - A Lata de Lixo (Um Ratinho mostra  que devemos jogar lixo no lixo - Castelo Rá Tim Bum, programa da TV Cultura.).

http://www.arteblog.net/lixo-e-a-reciclagem/. Lixo no mar (Vídeo que mostra como o lixo está ocupando diferentes espaços no Planeta Terra.).

(Acessados em 30/04/2012).

Sugestões de links para os professores:

http://www.planetareciclavel.com.br/sala_de_aula/Tetra_Pak/Cadernos_do_professor.pdf. Caderno do professor: meio ambiente, cidadania e educação. (Material didático especialmente desenvolvido para escolas de ensino fundamental, faz parte do projeto “Cultura Ambiental em Escolas” oferece uma alternativa para integrar a educação ambiental nos conteúdos programáticos de diversas disciplinas, com ênfase especial em conceitos como o gerenciamento integrado do lixo, a coleta seletiva, a reciclagem e o ciclo de vida dos materiais.). (Acesso 01/05/2012)

http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6. Glossário de doenças. Agência Fiocruz de notícias. (Vídeo que registra diferentes doenças transmitidas por animais que circulam em lixões) (Acesso 30/04/2012).

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. Arquivo da categoria: Textos rápidos- Transdisciplinaridade e transformação social (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.). (Acesso 30/04/2012).

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=66.  Coleção de aulas sobre o lixo. (Acesso 01/05/2012)

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “O universo e seus mistérios”, bem como o Subprojeto em questão: “O Planeta Terra alerta: sujeira que traz doenças”. Observe se os alunos reconhecem as possíveis doenças relacionadas diretamente ao contato com o lixo, quais são  os sintomas físicos das doenças citadas, como é possível contraí-las e qual a forma de prevenção. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.

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