Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pássaros da minha região: espécies, características e preservação

 

10/04/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer pássaros da região onde mora;
  • Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência na natureza;
  • Reconhecer a diversidade de pássaros e sua importância ecológica;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de pesquisa científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 960 minutos – 16 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações, as quais terá necessidade de interpretá-las. Também é necessário, que o aluno tenha noções básicas sobre  a utilização dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes séries do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de investigação científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Não importa quem propõe o tema a ser pesquisado, se o/s aluno/s ou o professor, o que se deve considerar é que a questão central precisará viabilizar um processo que transforme esse tema em problema/s coletivo/s. O Projeto permite o trabalho com diferentes fontes de informações, as quais permitem atividades abertas dando possibilidades dos alunos estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro. Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Por exemplo, não podemos exigir de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental fazer uma pesquisa bibliográfica, produzir um relatório com citações bibliográficas e ao final escrever a referência da obra consultada de acordo com as normas da ABNT, mas eles podem aprender o que é bibliografia e que sempre que copiamos alguma coisa de alguém devemos respeitar a autoria. Os professores destes anos devem propiciar momentos para que os alunos observem a ficha catalográfica de diferentes livros e  adquiram conhecimento de como fazer a referência de livro com até três autores. Precisam compreender porque os livros consultados para a realização de um trabalho devem ser citados ao final do trabalho. Não há uma fórmula ou modelo pronto de como desenvolver pesquisa científica em sala de aula, mas sim, uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar. Por fim, desde os anos iniciais do ensino fundamental o professor deve orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. O aluno precisa perceber a relevância deste tipo de trabalho e sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer projeto, após a escolha do tema, três momentos são indispensáveis:

  • Problematização: é o ponto de partida, o momento detonador do Projeto. Nesta etapa os alunos expressam suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o/s problema/s em questão e expõem suas hipóteses. (Professor, sua intervenção precisa partir dessas hipóteses para organizar a pesquisa).
  • Desenvolvimento: é o momento em que se criam as estratégias para buscar soluções às questões e hipóteses levantadas na problematização. Nesse processo, os alunos enfrentam novas situações que os fazem refletir, comparar pontos de vistas, rever hipóteses e acrescentar novos questionamentos.
  • Síntese: feita individualmente ou em pequenos grupos, é o momento em que os alunos confirmam ou refutam suas hipóteses iniciais. Os novos conhecimentos passam a fazer parte dos esquemas de seus conhecimentos prévios dando origem a outras situações de aprendizagem.

Professor, os momentos citados acima, não são etapas lineares e estanques. Eles fazem parte de um processo, o qual leva em consideração sua experiência e a de seus alunos. As etapas descritas têm as seguintes ações:

  • Definir um tema (deve ser do interesse dos pesquisadores e pode surgir até mesmo da observação do cotidiano);
  • Justificar a escolha do tema (motivos pelos quais se pretende realizar a pesquisa);
  • Formulação da problematização;
  • Definir os objetivos (geral e específicos);
  • Fazer levantamento das hipóteses (ter clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio de análise da evidência dos dados coletados);
  • Definir fontes de pesquisas (recursos que irão utilizar para pesquisar informações sobre o tema);
  • Elaborar um cronograma para realização das atividades e conclusão da pesquisa;
  • Prever atividades a serem realizadas em grupo e individualmente;
  • Selecionar componentes curriculares que poderão ser contemplados com a pesquisa;
  • Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados;
  • Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
  • Fazer considerações finais;
  • Registrar as referências bibliográficas; (desde os anos iniciais do ensino fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de fazer citação e referência, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da pesquisa, enquanto que  a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto);
  • Divulgar os resultados/culminância do projeto. (Divulgar os resultados para sociedade).

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. Poderá ainda ser organizado um “dossiê” (coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu início até a culminância). Tanto o caderno quanto o dossiê serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.

Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do Projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.

Professor, a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Advertimos ainda que o título de nossa aula: Pássaros da minha região: espécies, características e preservação é um subprojeto do Projeto Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação.

Importante: só inicie a pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõem.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    MOTIVANDO OS ALUNOS

       Alvo de letras

Professor, pergunte aos alunos se eles já participaram de algum Projeto de Iniciação Científica. Se algum aluno responder afirmativamente, faça algumas indagações:

  • O que é pesquisa científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa científica?
  • Como se faz uma pesquisa científica?
  • Quais são as etapas da pesquisa científica?
  • O que podemos pesquisar em uma pesquisa científica?
  • Quanto tempo demora para fazer uma pesquisa científica?
  • Por que devemos fazer uma pesquisa científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais, é necessário que eles se conscientizem que a pesquisa científica é importante porque nos faz refletir para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificar nossas ações.

Aproveite a oportunidade e apresente alguma pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos. Você poderá providenciar para mostrar a eles, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de uma pesquisa científica. Veja imagens de algumas pastas de dossiês:

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS Pasta e Dossiê do Projeto Alimentação, dos alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), professora Eliana Aparecida Carleto - Acervo da autora.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS Pasta e Dossiê do Projeto Aves, dos alunos do 3ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), professora Eliana Aparecida Carleto - Acervo da autora.

Após a observação e a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre uma temática a ser pesquisada. Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão. Quando os alunos estiverem seguros sobre o que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõem, defina com eles, o tema  a ser trabalhado.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

ESTIMULANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS

Para iniciar os trabalhos de pesquisa, pergunte aos alunos:

  • Quem já ouviu canto de pássaros?
  • Que pássaro era?
  • Quem sabe qual é o nome do Estado onde moramos? Em que região moramos?
  • E a cidade, como ela se chama?
  • Quem sabe o nome de alguns pássaros que vivem em nossa região?

Professor, aproveite para trabalhar regiões do Brasil. Leve para sala de aula “Mapa do Brasil, suas Regiões  e Estados”, você poderá utilizar os sítios: 

http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm (Acesso 15/03/2012)

http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=21879 (Acesso 15/03/2012)

Depois que dialogarem sobre o tema e as perguntas decorrentes do mesmo, convide os alunos para ouvirem sons de alguns pássaros. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os sítios a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=9DALmwgFgQ8. Cantos de pássaros (Acesso 14/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=vPh2r0KXcm4&feature=related . Sons da Natureza: Pássaros (Acesso 14/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=IdviLkFAi0s . Cantores da natureza (Acesso 14/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=4PhDZKRxC2I&feature=endscreen&NR=1 . Aves do Brasil - Ouça o canto do Bigodinho! (Acesso 14/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=CozO5KLZMGU&feature=related.  Pássaros Coletânea de diversas espécies de pássaros por mim filmadas em algumas viagens pelo cerrado brasileiro. (Acesso 14/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=c_kDqp4x8ps&feature=fvwrel .  Pássaros do cerrado (Acesso 14/03/2012)

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 Alvo de letras   INICIANDO A PESQUISA

Apresente a ideia de pesquisar o tema Pássaros da nossa região, suas espécies, características e preservação. Proponha também a escolha de uma ou mais aves para ter um estudo mais aprofundado, ou seja: alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação, dentre outras características.  Explique que o resultado das descobertas será divulgado, por meio de um panfleto. Se possível, nesse primeiro momento, mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios: http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php . (Acesso 16/03/2012)

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html.  (Acesso 16/03/2012)

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/  . (Acesso 16/03/2012)

Converse com a turma sobre a distribuição dos panfletos. Ouça as propostas dos alunos e as registre em seu caderno. Este momento é importante para que os alunos possam ter clareza que as atividades desenvolvidas ao longo da pesquisa serão divulgadas para que outras pessoas possam conhecê-las.

Após a aceitação das propostas, faça levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, pedindo que registrem o que já sabem sobre o tema. Isto deverá ser feito no caderno de Projeto, caso você tenha aluno/s em sua sala que ainda não domine/m a escrita alfabética, tanto você como os alunos que já escrevem com autonomia poderão atuar como escribas, fazendo o registro das ideias. 

Ao final da escrita, recolha os cadernos e faça, em momento apropriado, podendo ser após o término da aula, uma análise do que os alunos já sabem para que possam definir a problemática da pesquisa. Digite estas informações formulando um pequeno texto, exclua os dados repetidos. Faça uma cópia e leve para sala de aula para socializá-lo. (Caso não seja possível digitalizar as informações, faça um painel com as mesmas.).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Faça a leitura das informações obtidas na aula anterior. Peça que os alunos as leiam em voz alta, cada um deverá ler uma frase ou selecione alguns para fazer a leitura. Dialogue sobre o que disseram e em seguida, proponha que pensem sobre o que gostariam de descobrir sobre os pássaros que habitam a região onde moram. Apresente o mapa a seguir, para que os alunos possam identificar alguns pássaros e suas regiões, ressalte aquele que está representando o local onde moram e questione os alunos sobre o que sabem sobre ele (poderá ser um indício para sua pesquisa). Utilize o sítio: 

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIShttp://www.girafamania.com.br/americano/brasil_aves.htm.  (Acesso 16/03/2012) 

      Alvo de Letras

Para finalizar este momento solicite que os alunos registrem no caderno de Tarefa de Casa a seguinte instrução:

Converse com seus familiares e descubra nomes de pássaros que vivem em nossa região.

Escreva os nomes deles e se possível recorte gravuras de revistas, jornais ou desenhe-os. Você deverá trazê-las para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa pesquisa.

Aproveite para pensar, juntamente com seus familiares, qual pássaro gostaria de estudar e o porquê da escolha.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Os alunos também poderão fazer desenhos por meio de Pintura digital - Tux Paint (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) e para gravar o som deverão usar o Programa -  KRecord, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a tarefa realizada em casa.

Peça que cada aluno diga o que descobriu. Certifique-se se os pássaros são da região onde moram. Registre na lousa o nome dos pássaros que forem citados e depois você, ou um de seus alunos, deverá copiá-los.(Guarde esse registro e as imagens que os alunos trouxeram, elas serão usadas posteriormente).

Após, pergunte se eles gostariam de pesquisar sobre um ou vários pássaros. Ouça-os, se necessário faça um debate no qual os alunos deverão defender e justificar sua/s escolha/s. Para finalizar proponha uma votação para decidirem o impasse. (Aproveite para trabalhar os princípios: democracia e liberdade de expressão). Veja os sítios: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/democracia/principios-da-democracia.php e http://jusvi.com/artigos/40644 .  (Acesso 16/03/2012)

Definido/s o/s pássaro/s, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Dê alguns dias para que eles possam definir a problemática. Inclua na rotina de sala de aula itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Você poderá levar para sala de aula filmes, vídeos, obras literárias ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

 O filme  "Pássaros livres- Dual Áudio"  http://downloadsdegraca.blogspot.com/2011_09_01_archive.html. (Acesso 15/03/2012)

Sinopse Juan é um simples pardal da cidade, mas com grandes habilidades para voar, e que sonha em ser um pássaro exótico. Feifi é um canário que, por acidente, se vê livre da gaiola em que sempre viveu. Agora Juan e Feifi estão juntos, acompanhados dos seus novos amigos: a morcego Clarita, o beija-flor e a pomba Líbia. Juntos eles compartilharão uma aventura emocionante, além de evitar serem comidos pelo desajeitado gato Fredie. 

Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=l299rk8mz8o Pássaros voam livres em cidade de Minas Gerais. (Acesso 18/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=D1maw6OUei8&feature=related. Pássaros Minas Gerais. (Acesso 18/03/2012)

Obras literárias:

ROCHA, Ruth. Mil pássaros pelos céus. São Paulo: Moderna, 2010.

JOSÉ, Elias. Bicho que te quero livre. São Paulo: Moderna, 2010.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registre as questões elaboradas pelos alunos. Peça que cada aluno leia-as em voz alta e as registre na lousa. Em seguida os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Importante: Antes dos alunos copiarem, agrupe as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo, por exemplo: O beija flor vive muito tempo? Quanto tempo vive um beija flor? Você poderá transformá-la em uma única pergunta: Quanto tempo vive um beija flor?

Espera-se que depois desta etapa os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a pesquisa. Isto é, já consigam dizer o objetivo geral (intenção da pesquisa) e também quais são os objetivos específicos (tornar o objetivo geral bem explicado, direcionado, detalhado). Então, peça que pensem sobre estes objetivos, pois na próxima aula iremos defini-los.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Organize, com antecedência, diferentes materiais de pesquisa (livros, jornais, revistas, enciclopédias, sites, dentre outros) que tenham textos e imagens que ajudem os alunos a encontrarem informações sobre as questões definidas para estudo. Junto a esse material, acrescente também outros portadores de textos, que poderão contribuir para o enriquecimento da temática: pássaros. Neste momento o objetivo é que os alunos façam a leitura e a seleção do material, procurando identificar aqueles que auxiliam na pesquisa. É importante que descubram sobre as características dos pássaros: alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação, dentre outras.   

Divida a turma em grupos de acordo com a quantidade de questões, procure colocar alunos que tenham maior autonomia leitora com alunos iniciantes no processo de leitura. Peça que selecionem entre os materiais disponíveis aqueles que usarão para encontrar informações sobre o assunto pelo qual ficaram responsáveis.  Faça intervenções, a fim de que os alunos utilizem alguns comportamentos leitores necessários à seleção de temas de pesquisa: consulta ao índice para localização de temas, leitura seletiva das informações relacionadas ao assunto, identificação de imagens pertinentes etc. Se achar necessário, tenha ações diferenciadas junto aos alunos que são leitores iniciantes, você poderá propor, por exemplo, que indiquem onde está escrita determinada palavra referente ao tema, fazer  a leitura de algumas palavras. Já para aqueles que têm maior autonomia leitora, desafie-os a lerem o texto em voz alta para os colegas do grupo, para juntos decidirem se o mesmo servirá ou não à pesquisa. 

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Faça uma leitura dos textos selecionados pelos alunos. Escolha, entre eles, um que possa ser trabalho coletivamente. Providencie uma cópia para cada aluno. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação.

Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, sublinhe informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos os dados registrados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Para finalizar, elabore relatório coletivo inserindo os itens sublinhados e as observações inferidas durante a leitura. Registre o texto na lousa, os alunos vão expondo as ideias e  você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno de Projeto. É importante registrar a referência bibliográfica que foi utilizada. Solicite que os alunos façam uma ilustração.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que escolham um dos textos que selecionaram para realização da pesquisa. Para isto utilize os grupos formados durante  a  7a  atividade deste planejamento. Eles deverão seguir os passos propostos na atividade anterior, ou seja, ler silenciosamente, depois fazer uma leitura em voz alta assinalando o que for mais importante em cada parágrafo. Precisarão ainda expor suas ideias e no final produzirem um texto relatando suas descobertas, além de que deverão indicar a referência.

Professor, esta atividade vai exigir que você circule várias vezes por todos os grupos. Será necessário observar se os alunos, que ainda não tenham leitura autônoma estão sendo inseridos nas discussões e se há algum grupo que não tenha entendido o que foi proposto. Faça questionamentos que ajudem os alunos a construírem os textos, ajude-os a reverem o sentido de frases. Caso optem por não fazerem a cópia fiel do texto, explique como deverão registrar a ideia sem copiar fielmente o que foi lido.

Ao terminar esta atividade, que poderá ser em mais de um dia, socialize o resultado final. Peça que um elemento de cada grupo leia o texto produzido. Se possível, faça uma cópia e distribua para os demais. Você também poderá expor os textos em um painel a ser colocado na sala de aula ou em outro local da escola (É importante que no painel tenha informações sobre sua realização e objetivo/s).

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para enriquecimento da pesquisa programe trabalhos de campo em jardim zoológico (caso sua cidade possua), museus, lojas especialistas em vendas de pássaros, dentre outros locais. Convide também um especialista no assunto: veterinário, biólogo, criador de pássaros, ecologista para conversar com a turma. Informe a ele o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poderá apresentar informações complementares à pesquisa. Porém, antes de qualquer trabalho é importante ter um roteiro tanto para trabalho de campo como para recebimento de palestrantes. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudar a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações). Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento, através do laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ao final de cada atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que  já estejam preparados para redigirem um texto para os panfletos sugeridos no início da pesquisa. Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre pássaros da região onde moram.

Logo após, informe-os sobre a organização do panfleto e que o texto deverá ser escrito levando em consideração os itens que acabaram de falar e os anotados ao longo da pesquisa. Retome os registros, as notas realizadas pelos grupos e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto que irão produzir: qual desses assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Provavelmente a escolha não será muito fácil, se for necessário dê um tempo maior para que a turma faça suas escolhas. Contudo, é importante que os alunos possam refletir sobre o que fazer: tomar decisões, ouvir o outro, a fim de discutir o que deve vir em cada lugar pensando no leitor desse texto, em como isso pode ficar mais claro para quem vai ler.

Tomadas as decisões é o momento de produzir as informações. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dois itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à pesquisa.

Importante: Professor, se durante as atividades realizadas os alunos não se manifestarem quanto à: relevância da valorização do meio ambiente para sobrevivência dos pássaros; organização do espaço geográfico – incluindo o papel da sociedade na construção do território, da paisagem e do lugar; introduza você esta discussão.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Com base nas anotações feitas anteriormente, organize coletivamente o texto. Faça intervenções para que os alunos reflitam sobre a forma coesa e coerente deste.

Induza os alunos a perceberem a melhor forma de dizer algo, escute diferentes opiniões, peça para eles decidirem a linguagem mais adequada. Se necessário, retome as anotações, diga aos alunos que ao produzir um texto informativo se faz necessário retomar anotações, este é um procedimento comum.

Leia várias vezes a produção, faça comentários, acrescente ou retire dados. (Professor, a revisão deverá ter sua contribuição de forma que não anule as ideias do aluno, mas as enriqueça com suas indagações).

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. 

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definido o texto é hora de pensar na ilustração. Faça o mesmo procedimento proposto na atividade anterior, ou seja, ouça os alunos para decidir como ilustrar o folheto.

Leve novamente para sala de aula alguns folhetos. Mostre-os à turma para que os alunos possam analisar as características do portador de texto e decidam como farão o seu material. Instrua-os a observarem os títulos, o uso e localização das imagens, o formato, o tipo de papel e outras características do material para, em seguida, planejar seu folheto.Caso sua escola não tenha possibilidades de arcar com o custo dos folhetos, você poderá solicitar ajuda financeira dos familiares ou fazer um trabalho envolvendo patrocinadores ou até mesmo solicitando ajuda à prefeitura de sua cidade.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Divida a sala em grupos e distribua tarefas: enquanto alguns alunos passarão o texto dos cartazes a limpo no formato de folheto escolhido pela turma, outros poderão desenhar ou recortar as imagens (use as imagens que você solicitou na 5ª atividade deste planejamento), que ilustrarão o material e outros, ainda, poderão escrever os títulos e subtítulos de cada um dos textos. Procure organizar as tarefas de acordo com as competências leitoras e escritoras de cada aluno. 

Professor, neste momento você poderá solicitar a parceria do professor de Artes (caso tenha em sua escola).

15ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Combine com a turma o dia e o horário para socialização da pesquisa e a entrega dos panfletos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ).

16ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS 

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

 Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentação ao público.

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior à apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, quais ações devem realizar para protegerem os pássaros da região onde moram. 

Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido  construídas numa postura de investigação científica, não significam que ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise a realidade da sua sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas à construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e da formação da cidadania. As atividades precisam desenvolver  nos alunos a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos:

http://www.sindicatotrescoroas.com.br/projeto/aves.html - Aves e suas características. (Acesso 18/03/2012)

http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-aves.html - Aves animais. (Acesso 18/03/2012)

http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1932-clique+pinte+este+lindo+passaro.html - Clique e pinte o pássaro (Acesso 18/03/2012)

http://pt.yupis.org/jogos/passaro-carpinteiro/ - Pássaro carpinteiro. (Acesso 18/03/2012)

http://contadoresdestorias.wordpress.com/2008/01/07/a-menina-e-o-passaro-encantado-ruben-alves/ - História “A menina e o pássaro encanto” – Rubem Alves. (Acesso 18/03/2012)

Sugestões de links para os professores

http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw- Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. (Acesso 18/03/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml -  14 perguntas e respostas sobre projetos . (Acesso 18/03/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=1zp3Vbl2904&feature=related  - Aprender por Projetos. (Acesso 10/03/2012)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corrupiao/corrupiao-2.php - Todos os animais- aves habitat, comportamento e reprodução, tipo de ninho, região. (Acesso 18/03/2012)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/891-4.pdf - As aves como instrumento de iniciação científica de alunos do Ensino Fundamental. (Acesso 18/03/2012)

 Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33449 Conhecendo as aves - UCA (Acesso 18/03/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21036 Investigando as aves (Acesso 18/03/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30892 Conhecendo o mundo das aves – UCA (Acesso 18/03/2012)

Avaliação

Como a pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: Fauna brasileira: encantos, curiosidades e preservação, bem como o subprojeto em questão: Pássaros da minha região: espécies, características e preservação. Também devem ser observados a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; o relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Observe ainda se os alunos reconhecem a importância dos pássaros da região onde moram e se conseguem identificar suas características e a relação com os seres humanos. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carmen gurgel, Escola Simeão , São Paulo - disse:
    carmengurgel@yahoo.com.br

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Passo a passo! Se puder, envie novidades.Dou aula para segundo ano e meu projeto também é sobre pássaros. Mas, independente do tema ,agradeceria muito se enviasse "novidades" para melhorar sempre minhas aulas. Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.