07/07/2011
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar os programas: KWord e o KRecord.
Professor, disponha a turma em roda de conversa e dialogue com os alunos sobre os vários tipos de aves existentes. Vocês conhecem alguma ave? Qual? Já viram pessoalmente?
Organize um gráfico na lousa sobre as principais aves relatadas pelos alunos. Se preferir, utilize o programa KWord do laptop Classmate ( Área de Trabalho > Processador de Textos) para construir o gráfico com os alunos. Se optar pelo uso do KWord, oriente os alunos a criarem uma tabela, com 10 linhas e 10 colunas.
Imprima as tabelas, e peça para os alunos colorirem os quadrinhos de acordo com a ave conhecida.
IMAGEM DO GRÁFICO NA LOUSA
Fonte: Acervo da autora
IMAGEM DO GRÁFICO NO PROGRAMA KWORD
Logo após a construção do gráfico pergunte aos alunos: Quais são as características das aves? Anote na lousa e solicite que registrem no caderno de Ciências.
Em seguida, proponha aos alunos, que façam uma pesquisa utilizando o laptop Classmate. Eles deverão pesquisar a anatomia das aves, peça que pesquisem as funções de cada membro das aves citadas. Se preferir, providencie livros específicos que falam sobre essa temática.
Sugerimos abaixo, alguns sítios sobre esses temas, para acessá-los entre na internet do laptop Classmate, no programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Organize a pesquisa em duplas, mas solicite que todos registrem suas descobertas no caderno de Ciências ou por meio do programa Kword ( Área de Trabalho > Trocessador de Textos). Ao finalizar a digitalização é necessário fazer a impressão do texto para que os alunos colem no caderno de Ciências.
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-876-4362-,00.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/caracteristicas-gerais-das-aves.php
http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php
Professor, para esse momento, sugerimos o estudo de pássaros, devido a grande quantidade existente em nosso país. Para tanto, disponibilize uma cópia do texto abaixo para cada aluno. Se preferir, utilizando o laptop acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e peça para os alunos digitarem o seguinte sítio: http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2009/06/abc-da-passarada.html. Nele encontrarão o texto:
ABC da passarada
Andorinha
Bem – te – vi
Coleirinha
Dorminhoco
Ema
Falcão
Graúna
Harpia
Inhambu
Jacutinga
Lindo – azul
Mainá
Noivinha
Oitibó
Pintassilgo
Quiriri
Rolinha
Sabiá
Tico – tico
Uirapuru
Viuvinha
Xexéu
Zabelê
LALAU E LAURA BEATRIZ. Fora da gaiola e outras poesias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1995, p.28.
Peça que os alunos leiam o poema, em seguida, indague-os: Vocês conhecem os pássaros brasileiros? Circulem no texto, com lápis de escrever, o nome de alguns deles. Peça aos alunos, que falem os nomes dos pássaros destacados no poema, sem repetir.
Logo após, solicite que os alunos colem a folha com o poema no caderno, em seguida proponha que cada aluno faça as seguintes atividades sobre o texto. Registre-as na lousa, peça que os alunos as copiem e resolvam.
1 – Pinte de uma mesma cor a letra inicial do nome de cada pássaro.
2 – Observe as letras que você pintou. O que descobriu?
Espera-se que o aluno responda: que as letras iniciais, na ordem em que aparecem, formam o alfabeto.
3 – Por que o poema se chama “ABC da passarada”?
Espera-se que o aluno responda: porque ele forma um abecedário com as letras iniciais de pássaros brasileiros.
4 – Quais desses pássaros você conhece? Desenhe e escreva o nome de cada um.
Professor, para que seus alunos conheçam um pouco sobre as aves aquáticas disponibilize a letra da música abaixo. Cante-a com com eles e depois faça a leitura coletiva da mesma. Se preferir, utilize o laptop Classmate, acesse com os alunos o vídeo sobre essa música utilizando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digite o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
O Pato
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86808/
Em seguida, faça algumas perguntas para seus alunos sobre a música:
1 – Quais aves são faladas na música?
Resposta esperada: Pato, galinha, marreco.
2 – Quais diferenças existem entre elas?
Resposta esperada: Pato e marreco são aves aquáticas (nadam) e galinha não.
Professor, explique que a maioria das aves aquáticas passa grande parte do tempo em lagos, lagoas, rios, represas e mar. Os patos não afundam porque nas suas penas existe um óleo que as tornam impermeáveis, ou seja, a prova d’ água. Além do mais, os pés das aves aquáticas se diferenciam das outras, pois são achatados e os dedos dos pés do pato, por exemplo, são unidos por membranas que aumentam a superfície. As aves aquáticas nadam movimentando alternadamente as duas patas.
Professor, em seguida solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha um momento para fazer com seus alunos a dobradura de pato, cisne ou marreco.
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cisne/
Solicite que os alunos sigam corretamente as instruções para construir a dobradura. Oriente sempre que necessário.
Professor, para os alunos vivenciarem um pouco sobre as várias espécies de aves, seria interessante agendar um horário em zoológico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os hábitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras características.
Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Utilize esse momento para juntamente com os alunos gravar os sons das aves.
Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção: salvar, pasta desejada, e então, digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.
Fonte: Acervo da autora
Se não tiver como visitar um zoológico, sugerimos que utilize a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e acesse os sítios abaixo. Esses sítios são de zoológicos de algumas cidades do Brasil e contém várias informações sobre as aves, bem como imagens, vale conferir!!!
http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/listaconteudo?search-type=aves
http://bicharada.net/animais/animais.php?gid=3
http://www.zoologico.sp.gov.br/aves.htm
Logo após, faça um relatório coletivo com a turma sobre a atividade desenvolvida.
Você, poderá utilizar o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) ou registrar o relatório no caderno de Ciências.
Exemplo:
RELATÓRIO
No dia ____de _____________de 20____, nós alunos do____ ano do Ensino Fundamental da Escola
_______________________________________________, fomos ao zoológico _________________ para conhecermos os animais que vivem lá, principalmente as aves.
Ouvimos os sons dos animais e estes se misturaram aos sons da natureza.
Vimos as seguintes aves: __________,_________________,______________
Além das aves vimos outros animais, tais como:_____________________
Observamos como os animais se alimentam.
Olhamos atentamente que as aves se alimentam de sementes e de frutas.
Minha opinião sobre este trabalho de campo é_______________
Professor, é muito importante, que você estimule os alunos a justificarem suas respostas.
Professor, nesse momento explique que muitas aves correm o risco de desaparecer do planeta e que isso é denominado extinção, isto é, o desaparecimento irreversível de espécies e isso acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como consequência evolutiva e de forma causal como consequência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem. De forma natural, a extinção de uma espécie pode ocorrer por transformações climáticas, mudanças no comportamento, doenças, parasitas e por competições entre espécies por território.
A partir dessas informações, sugerimos jogos sobre a extinção de aves e de outros animais que poderão ser utilizados pelos alunos.
Utilizando o laptop Classmate, acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet), e junto com os alunos acesse o seguinte sítio do IBGE:
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm
Acompanhe a participação dos alunos no jogo e se necessário, faça intervenções.
http://aves-fotos-bira.blogspot.com/search/label/Sabi%C3%A1-laranjeira
http://www.infoescola.com/biologia/aves-marinhas/
http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm
http://www.saudeanimal.com.br/aves.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31995
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre as aves. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de aves, se entenderam as características das aves, inclusive das aquáticas, bem como a utilização dos programas do laptop Classmate.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!