Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as aves - UCA

 

07/07/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Conhecendo as aves

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer os diversos tipos de aves;
  •   Visitar zoológico;
  •   Participar de jogos;
  •   Trabalhar com poesias;
  •   Perceber a ordem alfabética;
  •   Produzir relatórios;
  •   Identificar as aves aquáticas;
  •   Conhecer as principais características das aves aquáticas;
  •   Produzir dobraduras;
  •   Elaborar texto contendo os conhecimentos construídos sobre o tema
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como:  navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar  os programas: KWord e o KRecord.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

 

1ª Atividade

 

Professor, disponha a turma em roda de conversa e dialogue com os alunos sobre os vários tipos de aves existentes. Vocês conhecem alguma ave? Qual? Já viram pessoalmente?

Organize um gráfico na lousa sobre as principais aves relatadas pelos alunos. Se preferir, utilize o programa KWord  do laptop Classmate ( Área de Trabalho > Processador de Textos)  para construir o gráfico com os alunos. Se optar pelo uso do KWord, oriente os alunos a criarem uma tabela, com 10 linhas e 10  colunas.

Imprima as tabelas, e peça para os alunos colorirem os quadrinhos de acordo com a ave conhecida.

 

IMAGEM DO GRÁFICO NA LOUSA

 

Fonte: Acervo da autora 

 

IMAGEM DO GRÁFICO NO PROGRAMA KWORD

 

GRAFICO AVES

 

Logo após a construção do gráfico pergunte aos alunos: Quais são as características das aves? Anote na lousa e solicite que registrem no caderno de Ciências.

 

  •          Têm o corpo coberto de penas;
  •          Possuem bico;
  •          Não possuem dentes;
  •          Botam ovos;        
  •          Possuem ossos.

 

pesquisa

 

Em seguida, proponha aos alunos, que façam uma pesquisa utilizando o laptop Classmate. Eles deverão pesquisar a anatomia das aves, peça que pesquisem as funções de cada membro das aves citadas. Se preferir, providencie livros específicos que falam sobre essa temática.

Sugerimos abaixo, alguns sítios sobre esses temas, para acessá-los entre na internet do laptop Classmate, no programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Organize a pesquisa em duplas, mas solicite que todos registrem suas descobertas no caderno de Ciências ou por meio do programa Kword ( Área de Trabalho > Trocessador de Textos). Ao finalizar a digitalização é necessário fazer a impressão do texto para que os alunos colem no caderno de Ciências.

 

 

  •        O bico das aves está adaptado ao tipo de alimento que elas ingerem. Os falcões têm o bico curvado e potente para poder desprender a carne. As cegonhas possuem bico longo e pontudo para poder capturar peixes. As perdizes, bico curto e robusto para recolher grãos.

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-876-4362-,00.html

 

  •            Têm o corpo coberto por penas, que protegem o corpo da perda de calor e auxiliam o voo.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/caracteristicas-gerais-das-aves.php

 

  •            A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm

 

  •           Os ovíparos são animais cuja forma de reprodução inclui o depósito de ovos no meio externo.

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm

 

  •          São animais vertebrados, possuem coluna vertebral

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php

 

 2ª Atividade

 

Professor, para esse momento, sugerimos o estudo de pássaros, devido a grande quantidade existente em nosso país. Para tanto, disponibilize uma cópia do texto abaixo para cada aluno. Se preferir, utilizando o laptop acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e peça para os alunos digitarem o seguinte sítio: http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2009/06/abc-da-passarada.html. Nele encontrarão o texto:

 

ABC da passarada

 

  Andorinha

 Bem – te – vi

Coleirinha

Dorminhoco

 Ema

 Falcão

Graúna

Harpia

Inhambu

Jacutinga

Lindo – azul

Mainá

Noivinha

Oitibó

Pintassilgo

Quiriri

Rolinha

Sabiá

Tico – tico

Uirapuru

Viuvinha

Xexéu

Zabelê  

 

LALAU E LAURA BEATRIZ. Fora da gaiola e outras poesias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1995, p.28.

 

atividades

 

Peça que os alunos leiam o poema, em seguida, indague-os: Vocês conhecem os pássaros brasileiros? Circulem no texto, com lápis de escrever, o nome de alguns deles. Peça aos alunos, que falem os nomes dos pássaros destacados no poema, sem repetir.

 

Logo após, solicite que os alunos colem a folha com o poema no caderno, em seguida proponha que cada aluno faça as seguintes atividades sobre o texto. Registre-as na lousa, peça que os alunos as copiem e resolvam.

 

1 – Pinte de uma mesma cor a letra inicial do nome de cada pássaro.

2 – Observe as letras que você pintou. O que descobriu?

 Espera-se que o aluno responda: que as letras iniciais, na ordem em que aparecem, formam o alfabeto.  

3 – Por que o poema se chama “ABC da passarada”?

Espera-se que o aluno responda: porque ele forma um abecedário com as letras iniciais de pássaros brasileiros.

4 – Quais desses pássaros você conhece? Desenhe e escreva o nome de cada um.

 

3ª Atividade

 

Professor, para que seus alunos conheçam um pouco sobre as aves aquáticas disponibilize a letra da música abaixo. Cante-a  com  com eles e depois faça a leitura coletiva da mesma. Se preferir, utilize o laptop Classmate, acesse com os alunos o vídeo sobre essa música utilizando a internet a partir do programa Mozilla Firefox    (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digite o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y

 

o pato

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y

 

O Pato

 Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade

 

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 

 Lá vem o Pato

 Pata aqui, pata acolá

 Lá vem o Pato

 Para ver o que é que há...(2x)

 

 O Pato pateta

Pintou o caneco

 Surrou a galinha

 Bateu no marreco

 Pulou do poleiro

No pé do cavalo

Levou um coice

Criou um galo...

 

Comeu um pedaço

 De genipapo

Ficou engasgado

 Com dor no papo

Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez o moço

Que foi prá panela...

 

Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 

 http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86808/

 

Em seguida, faça algumas perguntas para seus alunos sobre a música:

 

1 – Quais  aves são faladas na música?

 Resposta esperada: Pato, galinha, marreco.

2 – Quais diferenças existem entre elas?

 Resposta esperada: Pato e marreco são aves aquáticas (nadam) e galinha não.  

 

Professor, explique que a maioria das aves aquáticas passa grande parte do tempo em lagos, lagoas, rios, represas e mar. Os patos não afundam porque nas suas penas existe um óleo que as tornam impermeáveis, ou seja, a prova d’ água. Além do mais, os pés das aves aquáticas se diferenciam das outras, pois são achatados e os dedos dos pés do pato, por exemplo, são unidos por membranas que aumentam a superfície.  As aves aquáticas nadam movimentando alternadamente as duas patas.

 

Professor, em seguida solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha um momento para fazer com seus alunos a dobradura de pato, cisne ou marreco.

 

http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cisne/

 

Solicite que os alunos sigam corretamente as instruções para construir a dobradura. Oriente sempre que necessário.

 

4ª Atividade

 

Professor, para os alunos vivenciarem um pouco sobre as várias espécies de aves, seria interessante agendar um horário em zoológico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os hábitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras características.

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Utilize esse momento para juntamente com os alunos gravar os sons das aves.

Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção: salvar, pasta desejada, e então, digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

 

K RECORD 2

Fonte: Acervo da autora

 

 

Se não tiver como visitar um zoológico, sugerimos que utilize a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e acesse os sítios abaixo. Esses sítios são de zoológicos de algumas cidades do Brasil e contém várias informações sobre as aves, bem como imagens, vale conferir!!!

 

http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/listaconteudo?search-type=aves

http://bicharada.net/animais/animais.php?gid=3

http://www.zoologico.sp.gov.br/aves.htm

 

Logo após, faça um relatório coletivo com a turma sobre a atividade desenvolvida.

Você, poderá utilizar o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) ou  registrar o relatório no caderno de Ciências.

Exemplo:

 

RELATÓRIO

 

 No dia ____de _____________de 20____, nós alunos do____ ano do Ensino Fundamental da Escola

_______________________________________________, fomos ao zoológico _________________ para conhecermos os animais que vivem lá, principalmente as aves.

 Ouvimos os sons dos animais e estes se misturaram aos sons da natureza.

 Vimos as seguintes aves: __________,_________________,______________

 Além das aves vimos outros animais, tais como:_____________________

 Observamos como os animais se alimentam.

Olhamos atentamente que as aves se alimentam de sementes e de frutas.

Minha opinião sobre este trabalho de campo é_______________

 

 Professor, é muito importante, que você estimule os alunos a justificarem suas respostas.

 

5ª Atividade

 

 Professor, nesse momento explique que muitas aves correm o risco de desaparecer do planeta e que isso é denominado extinção, isto é, o desaparecimento irreversível de espécies e isso acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como consequência evolutiva e de forma causal como consequência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem. De forma natural, a extinção de uma espécie pode ocorrer por transformações climáticas, mudanças no comportamento, doenças, parasitas e por competições entre espécies por território.

A partir dessas informações, sugerimos jogos sobre a extinção de aves e de outros animais que poderão ser utilizados pelos alunos.

Utilizando o laptop Classmate, acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet), e junto com os alunos acesse o seguinte sítio do IBGE:

 

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm

 

 

Acompanhe a participação dos alunos no jogo e se necessário, faça intervenções.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre as aves. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de aves, se entenderam as características das aves, inclusive das aquáticas, bem como a utilização dos programas do laptop Classmate.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.