Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais em extinção: como protegê-los? - UCA

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Animais em extinção: como protegê-los?

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar os conhecimentos prévios sobre animais em extinção.
  • Realizar pesquisas sobre animais em extinção.
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões.
  • Respeitar e valorizar os animais da fauna brasileira.
  • Expressar ideias de forma clara e coerente.
  • Ampliar vocabulário.
  • Assumir atitudes responsáveis de preservação do meio ambiente.
  • Produzir relatório da atividade vivenciada.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno: esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Também é fundamental, que o aluno tenha noções básicas sobre  a utilização dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWordMozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).

 

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

              CONVERSANDO COM O PROFESSOR

Professor, acreditamos que a valorização dos animais da nossa fauna e a problemática da extinção de diversas espécies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas análises realizadas vemos possibilidades da busca de soluções desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, estabeleça diálogos com a turma, faça questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização do meio ambiente, especificamente a nossa temática: "Animais em Extinção".

Com a temática proposta você poderá trabalhar diferentes conteúdos curriculares, por exemplo:

História: conhecer animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

Matemática: fazer gráficos com nomes de animais em extinção. Poderá trabalhar ainda números pares e ímpares, sucessor e antecessor e escrever por extenso.

Língua Portuguesa: produzir textos, fazer relatórios de pesquisas e elaborar cartazes.

Geografia: pesquisar as regiões que são o habitat natural dos animais utilizando mapa.

Ciências: pesquisar o que são cadeias alimentares e a interdependência entre os animais.  

 

      LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA

Professor, apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos em seus laptops, por meio do caminho Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Animaisextinçao  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24857

 

  http://www.animaisos.org/campanha.php?id=13

Animaisextinçao  http://biogeo10.files.wordpress.com/2009/01/extincao.jpg   (Acesso 04/05/2011)

Comece indagando:

a-O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b-Qual é o assunto dessas imagens?

c-O que significa a palavra extinção? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem significado da palavra extinção).

d-O que causa extinção de animais? (Observe se os alunos são capazes de levantar a hipótese de que as causas da extinção incluem a exploração inadequada dos recursos naturais, poluição, destruição do habitat do animal, tráfico de animais silvestres e introdução de novos predadores. Tudo que tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira e mundial).

e-Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum animal que está em extinção? Onde vivem?

f-De que forma podemos ajudar a conter a extinção de espécies?

g-O que podemos fazer para evitar a caça e o comércio de animais?  

SÍLABAS

Professor, após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais em extinção. Solicite que eles utilizem seus laptops para assistirem alguns vídeos sobre animais em extinção. Para isto deverão seguir o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Instrua que ao verem as imagens registrem numa folha de papel, os nomes dos animais que gostariam de conhecer melhor.

Os sítios são:

http://www.youtube.com/watch?v=LeBxx7zY9WM Animaisextincao  

http://www.youtube.com/watch?v=-kDdPDDvfRs&feature=related Animaisextincao

  http://www.youtube.com/watch?v=YR4y2M8ytLI&feature=related   Animaisextincao

 

Para finalizar providencie um data show para que todos possam ver ao mesmo tempo os vídeos registrados nos sítios abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=OM0EknmXmic&feature=related   Animaisextincao

http://www.youtube.com/watch?v=37xtPk2to6U&feature=related   Animaisextincao

(Acesso 04/05/2011) 

 

Depois que assistirem aos vídeos, realize um diálogo com a turma ressaltando elementos relevantes, por exemplo: animais que são encarcerados, explorados, torturados e mortos. Assim, é importante que você tenha conhecimento prévio das informações contidas em cada sítio.

Você também poderá convidar os alunos para fazerem alguns jogos cujos personagens são animais em extinção (se necessário acrescente mais um horário de aula) 

 Utilize os sítios:

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=315  Animaisextincao

   http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=323  Animaisextincao

 http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/fotosafari/  Animaisextincao

 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6527  Animaisextincao

(Acesso 04/05/2011)

 

 2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior ressaltando elementos que os alunos acharam relevantes.     

                    Alvo de letras

Após o diálogo proponha que eles façam uma pesquisa sobre animais em extinção. Solicite que escrevam pelo menos o nome de quatro animais brasileiros ameaçados de extinção fazendo uma descrição de suas características. Se quiser, podem anotar também alguma curiosidade a respeito dos animais.  Para isto solicite que eles utilizem seus laptops,  veja o caminho:  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Para realizarem esta busca, os alunos poderão utilizar o sítio do Google: www.google.com.br .  Deverão digitar no campo de pesquisa, animais em extinção. Ao encontrarem o animal desejado deverão abrir a imagem clicando em cima dele. Em seguida clicando com o botão direito deverão copiar a imagem, logo após deverão colar dentro de um quadradinho em branco da tabela que será criada no KWord  (peça que os alunos façam uma tabela de 2 colunas e 2 linhas por meio do ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord], clicando com o botão direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecerão alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poderão ajustar o tamanho desejado.

Após a cópia da imagem, instrua os alunos para pesquisarem sobre cada animal selecionado, utilizando o programa Mozilla Firefox.

Você poderá pedir que os alunos elaborem uma ficha, a partir da tabela sugerida anteriormente. Veja o modelo de ficha:

 

ANIMAIS EM EXTINÇÃO (se possível inserir figura do animal)

NOME:

TAMANHO:

COBERTURA DO CORPO:

AMBIENTE EM QUE VIVE: ALIMENTAÇÃO:

COMO NASCEM OS FILHOTES:

POR QUE ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO:

 

 Logo após imprima as fichas.

Ainda como pesquisa peça aos alunos que perguntem aos seus familiares ou amigos os nomes de animais que antes existiam na região onde vivem e que hoje já não são mais encontrados.

Seja mediador da atividade. Faça intervenções quando necessário, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua aqueles que têm dúvida sobre a utilização das ferramentas de trabalho (KWord e Mozilla Firefox).

 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

    APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

 Professor, com o objetivo de trocar informações organize a turma para apresentação da pesquisa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos animais que cada aluno pesquisou.

Em seguida divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que pesquisaram o mesmo animal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Neste momento, deverão fazer a leitura das fichas dos animais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um animal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.

Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal que apresentará. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentar, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.  

 

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.  

         UTILIZANDO RECURSOS MULTIMÍDIA 

Professor, para o momento final desta aula, se possível, utilize o Data Show. Caso não possua esse equipamento utilize os laptops dos alunos.

Anteriormente à aula, converse com a turma perguntando se alguém conhece ou já ouviu falar da existência de projetos que ajudam na preservação de animais em extinção. Peça que pesquisem informações sobre esses projetos. Instrua que façam pesquisa na internet por meio do programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Esta atividade poderá ser realizada durante alguns dias, você poderá destinar parte da aula para que os alunos possam fazer a pesquisa.

 Poderão ser sugeridos os sítios a seguir:

Alguns dados sobre o Projeto Tamar dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção poderão ser coletados no sítio:   http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63   

 

Outros Outros Projetos e Associação de Proteção de Animais em Extinção poderão ser encontrados nos sítios:

O Projeto Golfinho Rotador www.golfinhorotador.org.br/     Animaisextincao

 

Projeto Peixe-Boi    http://www.miramarmaragogiresort.com/blog/Peixe-Boi/index.html    Animaisextincao

Associação Mico Leão Dourado  http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/parceiros/associacao_mico_leao_dourado.cfm

Animaisextincao 

   No dia agendado para entrega da pesquisa faça um debate com a turma ressaltando os dados apresentados. Você poderá pedir que um aluno comece relatando o que descobriu durante sua pesquisa e os demais colegas e você vão complementando as informações.

Professor, mostre aos alunos, em um mapa do Brasil, onde se localiza cada Estado referido nos sítios utilizados.     

 

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.  

           

      Sílabas  

 Professor, depois da socialização da pesquisa você poderá propor aos alunos a execução das seguintes atividades:  

 a- Escreva três nomes de animais que fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 b- Escreva três nomes de animais que não fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 c- Explique com suas palavras, o que é extinção.

d-Cite os principais fatores que contribuem para a extinção dos animais.

e-Elabore um recado/mensagem pedindo para que as pessoas protejam os animais.

 

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 USANDO CRIATIVIDADE

Imagens: Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05

 

Professor, ainda utilizando recursos multimídia proponha aos alunos uma atividade artística. Escolha um autor que trabalha a temática, apresente alguns dados de sua biografia e também algumas de suas obras. Nossa  sugestão é fazer um trabalho com obras de Cândido Portinari,  veja o exemplo abaixo.

Cândido Portinari foi um pintor brasileiro que viveu de 1903 a 1962. Ele registrou, em muitas de suas telas, a cultura, a tradição e a história da nossa gente. Portinari registrou também em suas obras de arte a fauna brasileira.

Veja abaixo algumas de suas telas na qual ele retrata a nossa fauna.

 

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://faapbpm.files.wordpress.com/2010/03/crespi2.jpg&imgrefurl=http://faapbpm.wordpress.com/2010/03/07/&usg=__cMcmK9-b2yXmgaaBTeE-DPW74W4=&h=441&w=351&sz=101&hl=pt-BR&start=14&sig2=KO7oC_PjaRp7xypeujuOUA&zoom=1&tbnid=fwmHmMbpdl5JJM:&tbnh=126&tbnw=100&ei=cspxTL-oBcKclgeJzZXtDQ&prev=/images%3Fq%3DFLORESTA%2BPORTINARI%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1003%26bih%3D567%26tbs%3Disch:10%2C581&um=1&itbs=1&biw=1003&bih=567&iact=rc&dur=578&oei=ZspxTLueD4G88gbGtN38Cg&esq=2&page=2&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:14&tx=44&ty=98  

(Acesso em 04/05/2011) 

ANIMAIS EM EXTINÇÃO 

 http://www.chorodas3.com.br/uploaded_images/portinari-743889.jpg  (Acesso em 04/05/2011)   

 

Agora, é sua vez!

Utilize a sua criatividade e faça um desenho que lembre animais da fauna do brasileira. Depois, pinte-o. Para isto você deverá utilizar o programa KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura). Não se esqueça de salvar o seu trabalho.

Professor, você poderá buscar outras informações sobre Cândido Portinari no sítio: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=107864    (Acesso 04/05/2011)

No sítio http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm você terá atividades diversificadas de Portinari: jogos, galeria, pinturas e histórias. (Acesso 04/05/2011)

OUTRAS POSSIBILIDADES

 Professor, você poderá enriquecer sua aula com a seguinte atividade:

Convide os alunos para fazerem cartazes informando o que descobriram e também alertando as pessoas sobre a preservação dos animais.

Divida a turma em duplas ou grupos de até quatro alunos.

Leve para sala de aula: revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas hidrocor, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para confecção de cartazes.

Após a confecção dos cartazes permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. Não se esqueça de pedir que escrevam os nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.

VARIAÇÕES

Professor, para confeccionar os cartazes você poderá pedir que os alunos tragam as figuras de animais de suas casas.

Você poderá também convidar outras turmas da escola para que os alunos apresentem seus trabalhos e suas descobertas sobre "Animais em Extinção".

Além disso poderá propor diversas atividades, por exemplo:

1- Resolver cruzadinhas e caça palavras com nomes de animais que estão em extinção.

2- Elaborar frases sobre a temática.

3- Produzir texto coletivo ou individual sobre  a temática.

4- Procurar em revistas e jornais palavras que iniciam com as mesmas letras dos nomes dos animais que você solicitar.

5- Resolver situações problema.

6- Organizar a sala de aula ou outro ambiente que você tiver disponibilidade para utilizar Data Show e apresentar os vídeos “Ajude os Animais em Extinção” e “Animais em Extinção”   disponibilizados respectivamente nos sítios

 http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Gl5rSrXp7Uw&feature=related  (Acesso em 04/05/2011).

Professor estes vídeos sensibilizarão ainda mais seus alunos quanto à preservação dos animais.

Após a apresentação pergunte aos alunos o que acharam. Peça que justifiquem suas respostas.     

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer durante todo o processo. Verifique se os alunos: entenderam como executar cada atividade proposta; foram capazes de resgatar os conhecimentos prévios sobre animais em extinção; conseguiram sistematizar as informações coletadas na pesquisa e compartilharam as informações expondo claramente suas ideias; utilizaram adequadamente as ferramentas de trabalho no laptop do Projeto UCA.  Observe ainda se foram capazes de ampliar seu vocabulário e demonstrar através da socialização de suas hipóteses e descobertas atitudes responsáveis para preservação do meio ambiente. Esses dados poderão ser observados no decorrer das diferentes situações vivenciadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.