10/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para realização desta atividade é importante que os alunos tenham noção do que seja fauna e que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas. Também é fundamental, que tenham conhecimentos básicos sobre a utilização dos programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de investigação científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador. Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Por exemplo, não podemos exigir de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que façam uma pesquisa bibliográfica, produzam um relatório com citações bibliográficas e ao final escrevam a referência da obra consultada de acordo com as normas da ABNT, mas ele pode aprender o que é bibliografia e que sempre que copiamos alguma coisa de alguém devemos respeitar a autoria. Os professores destes anos devem propiciar momentos para que os alunos observem a ficha catalográfica de diferentes livros e aprendam como fazer a referência de livro com até três autores. Precisam compreender porque os livros consultados para a realização de um trabalho devem ser citados ao final do trabalho. Enfim, desde os anos iniciais do ensino fundamental o professor precisa orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação, os alunos precisam perceber a importância deste tipo de trabalho e sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer projeto algumas ações são fundamentais.
O Projeto deverá ser realizado de uma maneira flexível, não necessitará ter uma programação rígida. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento precisará ser revisto constantemente, após e durante as pesquisas. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações. Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. Poderá ainda ser organizado um “dossiê” (coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora, nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu início até a culminância). Tanto o caderno quanto o dossiê serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do projeto.
Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.
Professor, a quantidade de aulas destinadas a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Advertimos ainda que o título de nossa aula: Animais da fauna silvestre brasileira é um subprojeto do Projeto Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação.
Importante: Só inicie a pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõe.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Para isto selecione algumas músicas e obras de literatura infantil que falam sobre animais da fauna silvestre brasileira. Utilize os materiais selecionados durante alguns dias com o intuito de aguçar a curiosidade dos alunos. Ao final de cada atividade proposta estabeleça um diálogo com os alunos sobre o que foi possível aprender e qual a opinião deles sobre a história lida ou a música cantada. Busque saber se os alunos conhecem algum dos animais destacados na obra lida e/ou na música. Indague também como estes animais vivem e como são tratados. Trabalhe dramatizações realizando ações de personagens citados nas músicas e/ou nas histórias, faça reescrita de histórias; confeccione máscaras, dobraduras, murais; visite zoológicos; confeccione jogos de memória com nomes e imagens de animais citados nas obras literárias e/ou músicas; crie novos diálogos, novas ilustrações; selecione palavras da história e crie outras histórias contendo estas palavras. Não se esqueça de pedir que os alunos opinem sobre as atividades realizadas e que as justifiquem. Sempre que possível em trabalhos de montagem utilize materiais recicláveis, “sucatas” (sementes, papéis, retalhos de tecidos...).
Sugerimos:
As músicas:
A Dança do Macaco. Patati e Patata http://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/a-danca-do-macaco.html ou http://www.patatipatata.com.br/ (Acesso em 15/03/2012)
A cobra. http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/a-cobra. (Acesso em 15/03/2012)
Feito borboleta. http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/feito-borboleta . (Acesso em 15/03/2012)
O lagarto. http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/o-lagarto . (Acesso em 15/03/2012)
Papagaio loiro. http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/papagaio-loiro . (Acesso em 15/03/2012)
As obras literárias:
LAGO, Angela. A toca do tatu. São Paulo: Rocco, 2009.
LEITE, Márcia. A tartaruga e a boneca. São Paulo: Autêntica Infantil, 2010.
PACHECO, Marcelo. O menino, o jabuti e o menino. São Paulo: Original LTDA, 2008.
VALE, Mário. O macaco vermelho. Belo Horizonte: Dimensão, 2007. (Estas obras fazem parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/ 2010. Este programa é instituído pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC).
Depois que os alunos manifestarem interesse, pergunte se eles gostariam de fazer um Projeto de Pesquisa sobre animais da fauna silvestre brasileira. Para isso, faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pelas palavras Projeto e fauna silvestre. Ouça suas hipóteses e se necessário permita que os alunos consultem o dicionário para descobrirem o significado das referidas palavras.
Dialogue com os alunos para que compreendam a importância de pensar com clareza o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades, algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para situações problema. Se necessário permita que os alunos descubram o significado das referidas palavras.
Feitos os esclarecimentos, inclusive das dúvidas dos alunos, solicite-os que pensem o que gostariam de saber sobre o tema proposto, ou seja, curiosidades que desconhecem.
Registre no caderno de "Tarefa de casa" a seguinte instrução:
Converse com seus familiares e descubra nomes de animais da fauna silvestre brasileira.
Escreva os nomes dos animais e se possível recorte suas imagens em revistas, jornais ou desenhe. Você deverá trazê-las para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa pesquisa.
Aproveitem para pensarem, juntamente com seus familiares, o que gostariam de pesquisar sobre a temática do nosso Projeto. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando Programa KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a tarefa realizada em casa.
Peça que cada aluno diga o que descobriu. Registre na lousa o nome dos animais que forem citados e depois você, ou um de seus alunos, deverá copiá-los.(Guarde esse registro e as imagens que os alunos trouxeram, elas serão usadas posteriormente. Se os alunos utilizaram laptop imprima as atividades digitadas e o desenho feito no KolourPaint).
Após o diálogo, solicite aos alunos que registrem em uma folha de papel em branco, poderá ser apenas a metade dela, as questões que gostariam de pesquisar sobre animais da fauna brasileira. (Limite o número de questões, poderá ser no máximo três, leve em consideração o número de alunos que tiver em sua sala de aula. Um número excessivo de questões poderá inviabilizar o trabalho.).
Quando os alunos terminarem de escrever suas questões recolha as folhas. Após o término da aula, ou em outro momento que lhe convier, você deverá fazer uma leitura prévia das questões tentando agrupar aquelas que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome as questões da aula anterior. Peça que cada aluno leia-as em voz alta e as registre na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Importante: Antes dos alunos copiarem você já deverá ter agrupado as questões que têm afinidade. Procure fazer este trabalho com a participação dos alunos.
Espera-se que depois desta etapa os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a pesquisa. Isto é, já consigam dizer o objetivo geral (intenção da pesquisa) e os objetivos específicos (detalhamento do objetivo geral). Então, peça que pensem sobre estes objetivos, pois na próxima aula irão defini-los, juntamente com você.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa.
Depois de definidos, solicite que os alunos peguem o caderno de Projeto para registrarem por meio de um relatório coletivo, o que já foi realizado. Por ser um texto coletivo, os alunos vão expondo suas ideias e você vai anotando-as na lousa, no final de cada parágrafo você ou um aluno deverá fazer a leitura e juntos fazem os ajustes necessários. Logo em seguida todos copiam.
Neste relatório deverão ser anotados os passos seguidos, ou seja, definição e justificativa do tema, problematização e objetivos. Ao final do registro dê espaço para que os alunos exponham suas expectativas quanto o estudo a ser realizado. (Eu espero que com este estudo eu....). Caso seja necessário, esta etapa do Projeto deverá ser realizada em mais de um momento, isto vai depender do nível de seus alunos.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Definidas as perguntas, elabore as hipóteses para cada uma delas. Os alunos poderão fazer o registro individualmente ou em duplas. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta.
Ao final dos registros dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Decididas as questões, as hipóteses e os objetivos é hora de definir quais serão as fontes de pesquisas.
Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, fotografias, entrevistas, trabalho de campo, músicas, dentre outros locais. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro, veja nossa sugestão:
FONTES DE PESQUISA
Fonte da imagem: http://escolaperpetuosocorro.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html (Acesso em 15/03/2012)
Hoje conversamos na sala de aula e definimos quais serão nossas fontes de pesquisas, ou seja, onde deveremos buscar informações sobre nosso Projeto.
As fontes serão:
Professor, aproveite esta oportunidade e envie uma carta aos responsáveis pelos alunos convidando-os a participarem da execução do Projeto. Você poderá escrever, por exemplo, como no modelo abaixo, uma carta que utilizamos quando trabalhamos um Projeto de pesquisa sobre alimentação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU
Senhores pais,
Estamos iniciando nosso Projeto de Iniciação Científica denominado "Alimentação". Gostaríamos, de convidá-los para que se tornem nossos parceiros, durante o desenvolvimento deste trabalho, nos ajudando com pesquisas, documentos, ideias e sugestões para o enriquecimento deste. Sua contribuição será um estímulo valioso para realização do mesmo.
Ao organizar o trabalho pedagógico a partir de Projeto de Iniciação Científica há a possibilidade da interdisciplinaridade, pois os mesmos são ferramentas que possibilitam uma melhor forma de trabalhar os conteúdos de maneira mais atraente e interessante, e ainda focada no aluno, percebendo individualmente as várias formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim como as dificuldades e as potencialidades de cada um.
Acreditamos que no desenrolar das etapas do Projeto, muitas situações problema vão se desencadear, como também novas descobertas surgirão. Estamos convictos de que o aluno quando valorizado e participante do processo de aprendizagem é capaz de produzir com maior entusiasmo.
Assim, sendo, não nos afastaremos de alguns princípios que são básicos na educação, que são levar em consideração a particularidade, a individualidade, e não esquecer que cada aluno aprende de uma forma e por modos diferentes.
Uma característica marcante na estratégia de Projeto é a possibilidade do desenvolvimento em múltiplas áreas do conhecimento. Num primeiro momento, vislumbramos alguns conteúdos que poderão ser contemplados neste Projeto, assim sendo, estes conteúdos, o índice, os objetivos, a problematização, hipóteses e fontes de pesquisas, estão registrados em nosso caderno de Projeto. Gostaríamos que vocês os lessem e nos enviassem suas colaborações.
Contamos com a participação de vocês.
Obrigada,
__________________________________________
Eliana Aparecida Carleto
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula anterior. Pergunte para turma o que seus familiares acharam da proposta do Projeto. Ouça os comentários e as expectativas de cada família.
Em seguida, para ajudá-los a refletir sobre quais são e os cuidados com os animais silvestres, assistam com eles o documentário postado nos sítios a seguir. O mesmo é um documentário gravado no Brasil, discute a questão da posse de animais silvestres em áreas urbanas e no convívio com pessoas. Ele é divido em três partes, as quais estão postadas na ordem abaixo. (Professsor, é importante que você já tenha assistido o documentário para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes às suas diferentes etapas. Aproveite para salientar possíveis questões levantadas no início do Projeto)
http://www.youtube.com/watch?v=wt2zqkgyfwo Silvestre Não é Pet - 1/3 - Campanha WSPA Brasil (Acesso em 15/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=oQxjJLuEumY&feature=relmfu Silvestre Não é Pet - 2/3 - Campanha WSPA Brasil (Acesso em 15/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=RN5BF80y1cg&feature=relmfu Silvestre Não é Pet - 3/3 - Campanha WSPA Brasil (Acesso em 15/03/2012)
Ao término do documentário proponha, aos alunos, a seguinte reflexão:
Utilize o documentário para fazer um trabalho com a família dos alunos. Alguns aspectos que poderão ser abordados: preservação da fauna silvestre; respeito aos animais; exploração dos animais silvestres para confecção de artesanatos.
Você poderá sugerir que os alunos utilizem seus laptops, caso possuam, para apresentar aos seus pais o documentário. Se os alunos não possuírem laptop, agende um horário e convide-os para assisti-lo e logo após faça uma roda de conversa com as pessoas que compareceram. Tenha como foco o reconhecimento de que a fauna silvestre tem importância fundamental na manutenção e preservação da biodiversidade, atuando sobre a vegetação. Converse também sobre o fato de que hoje em dia é comum nas famílias brasileiras as pessoas terem em suas casas animais da fauna silvestre mantidos como animais de estimação. Indague o que pensam sobre isto e que ações deverão ter para evitá-la. Fotografe e/ou filme este momento, se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA, instrua-os a usarem o Programa WxCam por meio da caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Em um diálogo com os alunos, retome as descobertas feitas na aula anterior. Indague o que foi possível aprender, ouça suas opiniões e faça suas considerações.
Proponha que façam pesquisas, é o momento de utilizar as fontes bibliográficas: revistas, jornais, enciclopédias, internet, para obter respostas de seus questionamentos. Esta etapa poderá ser realizada em duplas ou individualmente, ela terá continuidade ao longo da pesquisa.
Se possível convide um veterinário ou um biólogo para falar sobre fauna silvestre. Faça um roteiro com os alunos, contendo questões que gostariam de ver respondidas (inclua questões levantadas na problematização da pesquisa e que ainda não foi possível responder). Explique que poderão fazer outros questionamentos durante a entrevista. Anote as perguntas e respostas e depois da faça o registro.
Fotografe e/ou filme este momento, se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA, instrua-os a usarem o Programa WxCam por meio da caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
Para finalizar esse momento, induza os alunos a agradecerem o convidado e também dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.
Logo após o encerramento da entrevista produza um relatório coletivo que contemple as respostas dos questionamentos elencados, consulte os registros que você fez durante a entrevista. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa, no final todos fazem uma revisão do texto e o copiam. Ao final, peça que façam uma ilustração.
9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO CARTAZES
Utilize as imagens que os alunos trouxeram durante a realização proposta na 2ª atividade. Em duplas ou trios deverão fazer painéis contendo mensagens sobre a importância da preservação da fauna silvestre brasileira. As imagens irão servir para ilustrar o trabalho.
Estipule um tempo para a confecção dos painéis. Em seguida cada equipe deverá apresentar sua produção para os demais colegas. Quando todos os grupos terminarem suas apresentações deverão colar os cartazes no interior da escola.
10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
UTILIZANDO A INFORMÁTICA
Professor, analise as questões que seus alunos elegeram para pesquisa e selecione alguns vídeos e textos para que possam assistir, ler e refletir sobre diferentes situações em que os seres humanos valorizam a fauna silvestre brasileira ou depreciam-na. Para isto sugerimos os sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=rZvkUpzHdcc- Animais Silvestres, Exóticos e Domésticos. (Retrata a diferença entre animais domésticos, exóticos e silvestres). (Acesso em 15/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=UNBoTvsrfOc - Animais Silvestres. (Reportagem veiculada pela UPFTV - emissora universitária com foco educativo afiliada ao Futura - sobre o trabalho de um criadouro conservacionista que recebe animais apreendidos em toda região Sul do Brasil). (Acesso em 15/03/2012)
http://www.amigodosanimais.org/dogs/index.php?option=com_content&view=article&id=133&Itemid=140&showall=1 – Animais silvestres. (Esta página nos convida a uma reflexão: com nossas atitudes individuais podemos mudar o mudar o mundo?) (Acesso em 15/03/2012)
Ao final de cada vídeo e/ou leitura proponha uma análise:
http://www.ch-br.net/quatropatasecia/p/informativo/direito_animais.htm e http://www.tribunaanimal.com/legislacao.htm (Acesso em 15/03/2012)
Em diálogo com os alunos descubra quais foram os novos conhecimentos adquiridos. Ouça suas opiniões e faça suas considerações.
11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Depois dos dados coletados, oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.
Organize um texto coletivo para sintetizar os resultados obtidos, indicar claramente as conquistas alcançadas, as limitações e os pontos que foram revistos e/ou acrescentados. Produza mensagens com base nas conclusões. (Professor, confira esta produção textual e, se necessário, sugira alterações).
Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da pesquisa. Solicite que os alunos elaborem, por escrito, convites para colegas de outras turmas e familiares.
Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuação em apresentação ao público.
Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido construídas numa postura de investigação científica, não significam que ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise sua realidade de sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas a construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e de formação da cidadania. As atividades precisam desenvolver a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista.
Para leitura do professor:
MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2001.
Sugestões de links para os alunos
http://www.youtube.com/watch?v=b7TQHXfHHUc Aprisionar animais silvestres é "queimar" árvores. (Acesso 14/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=2NalcFQETJ8&feature=fvsr Animais da fauna brasileira - região de cerrado - pantanal - OsvaldoScalabrini. (Acesso 12/03/2012)
http://www.escolakids.com/animais-domesticos-e-silvestres.htm Animais Domésticos e Silvestres. (Acesso 12/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=2NalcFQETJ8&feature=fvsr Animais da fauna brasileira - região de cerrado - pantanal - OsvaldoScalabrini. (Acesso 12/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=Xu6phczEEr8&feature=related Pecuária - Degradação das pastagens pelo percevejo castanho - Erva quente - Osvaldo Scalabrini. (Acesso em 12/03/2012).
Sugestões de links para os professores
http://www.slideshare.net/BrunaBortoline/animais-silvestres Animais silvestres. (Acesso 12/03/2012)
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. (Acesso 10/02/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=1zp3Vbl2904&feature=related Aprender por Projetos. (Acesso 10/02/2012)
Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31995 Animais em extinção: como protegê-los? – UCA ( Acesso 10/02/2012)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18767 O comércio ilegal de animais silvestres.( Acesso 10/02/2012)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22755.Tartaruga brasileira – espécie em risco de extinção? ( Acesso 10/02/2012)
Como o Projeto supõe a avaliação, em um processo contínuo, a realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisada, assim como o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “Fauna brasileira: encantos, curiosidades e preservação”, bem como o subprojeto em questão: “Animais da fauna silvestre brasileira”. Também deverá ser observado o comportamento dos alunos quanto aos hábitos de trabalho, relacionamento com colegas e professores, cumprimento das atividades, atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Observe se os alunos reconhecem a importância dos animais silvestres na fauna brasileira e se conseguem identificar a relação com os seres humanos. Analise se os alunos entenderam o significado de Projeto de Iniciação Científica e se conseguiram, na prática, realizar todas as suas etapas. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalharam, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.
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