09/04/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Investigar informações jornalísticas e análises de especialistas referentes a fenômenos praticados por adolescentes, com apoio das redes sociais.
Identificar os vários aspectos (tecnológico, político, econômico, social), que contribuem para o acontecimento desses fenômenos, bem como os impactos que podem provocar numa determinada sociedade, num determinado momento.
- Meio técnico-científico-informacional: conceituação
- Desigualdades sociais: condicionantes históricos e meios de superação
- Ascensão social: o que é e como pode ser promovida
- Entretenimento e lazer: definição
- Conhecimentos básicos de internet para criação de um blog
Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio.
É importante garantir a participação e a contribuição dos professores de História, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa para enriquecer e ampliar a
abordagem e sistematização do tema.
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No laboratório de informática, os alunos deverão assistir ao vídeo-charge sugerido a seguir. O professor de língua portuguesa poderá fazer uma
introdução explicando as características das charges, que se valem da ironia para transmitir uma mensagem. Ele poderá também chamar a atenção para
a linguagem em gírias, destacando o seu dinamismo. Por exemplo: no final do diálogo, é possível confrontar gírias faladas na atualidade e outras faladas
há algumas décadas.
Disponível em http://charges.uol.com.br/2014/01/21/cotidiano-pra-entender-o-movimento/
Após assistirem ao vídeo, o professor deverá propor as questões apresentadas na sequência. Com a intenção de promover um amplo debate, os alunos
deverão se organizar em círculo e responder de maneira espontânea, sem a preocupação do registro escrito. Como forma de evitar a dispersão dos
alunos, as resposta deverão ser apresentadas de maneira alternada: meninos e meninas respondem separadamente. Essa estratégia poderá contribuir
para que se confrontem as opiniões dos dois gêneros sobre o mesmo fato.
Atividade 2: Distanciando-se do fato estudado |
Seguindo o critério da afinidade, nesta etapa os estudantes deverão organizar-se em grupos de quatro alunos para interpretar as atividades propostas. Por sorteio, serão distribuídos dois temas para cada grupo, de modo que, no momento da socialização, haja uma certa interação da turma acerca das várias abordagens sugeridas no quadro.
Antes do trabalho descentralizado, o professor deverá usar cerca de vinte minutos da aula para que todos leiam a matéria indicada no tema 1. O quadro
referente a esse tema traz uma sugestão de leitura e cinco perguntas. Sugere-se que a leitura seja feita em voz alta e que os questionamentos sejam
respondidos oralmente. Essa estratégia tem a intenção de disponibilizar as informações básicas referentes ao tema a todos os alunos, facilitando o
desenvolvimento das etapas seguintes.
Quadro 1. As várias dimensões dos rolezinhos
Tema 1: A origem dos rolezinhos
http://www.brasilescola.com/historiab/rolezinhos-discriminacao-social.htm Fonte 1:Rolezinhos: como as redes sociais impulsionaram esta moda Fonte 2: Rolezinhos http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolezinho 1- O que é e como se inicia um rolezinho? 2- Na versão dos jovens envolvidos, por que organizam esses encontros? 3- Por que preferem os shoppings centers? 4- Sem computadores ou aparelhos de telefonia móvel, seria possível organizar um rolezinho? 5- Por que essas iniciativas assustam lojistas e consumidores? |
Tema 5: Lazer e rolezinhos
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=516981 Fonte 1:Rolezinho: falta lazer na periferia http://www.americaeconomiabrasil.com.br/content/rolezinho-falta-lazer-na-periferia Fonte 2: O lazer contemporâneo no espaço urbano de Belém/PA http://congressos.cbce.org.br/index.php/3conceno/3conceno/paper/viewFile/4689/2282 1- Na visão da autora, qual a relação entre lazer e rolezinho? 2- Qual é a importância do lazer na vida das pessoas? 3- Quais fatores contribuem para que os bairros periféricos tenham menos opções de lazer? 4- A quem cabe a responsabilidade pela instalação de equipamentos de lazer num determinado bairro? 5- Quais são as características do lazer urbano contemporâneo?
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Tema 2: A linguagem dos rolezeiros
Fonte 1: Shoppings pedem ajuda federal contra ‘rolezinhos’ Fonte 2: Já fiz rolezinhos, mas nunca peguei carteira de ninguém 1- Identifique algumas gírias faladas pelos adolescentes, que você considera interessante. 2- O que são gírias? 3- Qualquer pessoa tem o hábito de falar gírias? Comente. 4- Por que algumas pessoas preferem as gírias às palavras convencionais?
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Tema 6: Rolezinhos e segurança
Fonte 1:PM prende três pessoas após “rolezinho” em shopping na zona leste de São Paulo Fonte 2: A função da polícia militar nos dias atuais e as ações das guardas municipais http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/7mostra/1/130.pd 1- Você sabe quantas pessoas comporta um shopping centers? Comente. 2- A polícia militar, que é uma instituição pública, deve fazer a segurança em locais privados? Comente. 3- Quais são as atribuições da Polícia Militar? 3- Os rolezinhos são potenciais manifestações de vandalismo? Comente.
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Tema 3: Rolezinhos e classes sociais
http://grabois.org.br/portal/escola/revista.php?id_sessao=52&id_publicacao=279
Fonte: 1- Dê um rolê http://www.cartacapital.com.br/sociedade/de-um-role-8193.html 2- “Sem cultura, não há ascensão social” http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1378017&tit=Sem-cultura-nao-ha-ascensao-social 2- Shopping barra jovens da periferia, mas libera rolezinho de alunos da USP 1- O que são classes sociais? Como podemos definir a classe social a qual pertencemos? 2- Para o autor da fonte 1, quais foram os elementos responsáveis pela ascensão de grande parte dos brasileiros à denominada classe média? 3- O acesso ao consumo pode ser considerado como um fator de ascensão social? Comente. 4- Qual é a crítica do autor àqueles que veem no rolezinhos uma espécie de invasão dos shopping centers feita pelos bárbaros? 5- Para o autor, brasileiros que vão aos Estados Unidos fazer compras também fazem rolezinhos por lá. Você concorda com essa visão? |
Tema 7: Rolezinhos brasileiros e sua repercussão internacional Brazil’s Latest Clash With Its Urban Youth Takes Place at the Mallhttp://www.nytimes.com/2014/01/20/world/americas/brazils-latest-clash-with-its-urban-youth-takes-place-at-the-mall.html?_r=0Fonte 1: Caio Blinder fala da repercussão internacional dos "rolezinhos" no Brasil Fonte 2: Rolezinhos http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolezinho 1- Identifique alguns jornais estrangeiros, que noticiaram os rolezinhos brasileiros. 2- Identifique os principais apontamentos feitos por eles sobre esse fenômeno. 3- Na sua opinião, por que vários jornais estrangeiros deram atenção ao fenômeno brasileiro os rolezinhos?
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Tema 4: O espaço dos rolezinhos
http://obairrista.com/geral/2014/01/shopping-center-da-capital-proibe-rolezinho-de-catarinenses/
Fonte 1: Rolezinho: os shoppings centers oferecem aos paulistanos realidade virtual Fonte 2:Shopping barra jovens da periferia, mas libera rolezinho de alunos da USP 1- Por que os shopping centers são os locais preferidos para os encontros dos rolezeiros? 2- Segundo Sakamoto, “os shopping center oferecem realidade virtual”. Como ele explica essa afirmação? Você concorda com o autor? Comente. 3- Shopping centers são espaços privados ou públicos? Justifique sua resposta. 4- Diferencie o rolezinho dos jovens da periferia e o rolezinho feito por alunos da USP. Por que os lojistas tratam os rolezeiros das duas origens de modo diferenciado? |
Tema 8: Rolezinhos e redes sociais
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/24-horas-conectados Os rolezinhos e as redes sociais 1- É possível imaginar os rolezinhos sem as redes sociais? Comente. 2- Há limites no uso das redes sociais? Comente. 3- Por que se diz que o acesso às redes sociais é um símbolo da contemporaneidade?
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Cada grupo deverá registrar suas percepções por meio de uma produção textual, exercitando também as técnicas de redação. Juntamente com os
professores de Língua Portuguesa e de Sociologia, poderão ser indicados vários temas, cujo desenvolvimento ocorrerá por livre escolha dos alunos. O
professor de Língua Portuguesa poderá indicar os critérios para que os alunos redijam seus textos e para que os demais professores façam a revisão
textual.
Após a revisão, os professores poderão selecionar alguns textos para publicação no mural ou no jornalzinho da escola. Poderão também ser publicados
no blog da sala, criado pelos próprios alunos, caso ele ainda não exista. Dicas de como criar um blog podem ser encontradas em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Outra fonte está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24
Sugestões sobre como produzir redações dissertativo-argumentativas podem ser encontradas em http://www.gramatiquice.com.br/2010/12/o-texto-dissertativo-argumentativo.html
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Turismo sustentável e capacidade de carga dos atrativos turísticos no município de Canindé do São Francisco/SE. Disponível em
http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT15/marta_virginia.pdf
"Capacidade de Carga" como Paradigma de Gestão dos Impactos da Recreação e do Turismo em Áreas Naturais. Disponível em
http://www.revistas.usp.br/rta/article/viewFile/63717/66481
Os novos “vândalos” do Brasil. Disponível em
http://brasil.elpais.com/brasil/2013/12/23/opinion/1387799473_348730.html
O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho. Algumas redações poderão ser
selecionadas para a publicação no mural da escola ou no blog da sala.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/05/2014
Cinco estrelasExcelente aula! Contextualiza, apresenta elementos midiáticos que interagem c o conceito formal possibilitando uma ampla possibilidade de conhecer e poder estruturar o pensamento cr´tico-reflexivo.Mt bom
11/04/2014
Cinco estrelasMuito legal e possível de realizar