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Rolezinhos em shoppings centers: por que ações de entretenimento e lazer podem desencadear tanta polêmica?

 

09/04/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar informações jornalísticas e análises de especialistas referentes a fenômenos praticados por adolescentes, com apoio das redes sociais.

Identificar os vários aspectos (tecnológico, político, econômico, social), que contribuem para o acontecimento desses fenômenos, bem como os impactos que podem provocar numa determinada sociedade, num determinado momento. 

Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Meio técnico-científico-informacional: conceituação

- Desigualdades sociais: condicionantes históricos e meios de superação

- Ascensão social: o que é e como pode ser promovida

- Entretenimento e lazer: definição

- Conhecimentos básicos de internet para criação de um blog

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio.

É importante garantir a participação e a contribuição dos professores de História, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa para enriquecer e ampliar a

abordagem e sistematização do tema.

Atividade 1: Contextualização, sensibilização e envolvimento

 Dica      Caro colega professor

Esta aula tem a intenção de trazer o aluno para a discussão de um fenômeno do qual ele pode ser o protagonista. A abordagem, portanto, deve ser

cuidadosa. A adolescência caracteriza-se como a fase do desenvolvimento humano em que se está desabrochando para a vida, percebendo a si próprio

e, principalmente, a dimensão do outro. A curiosidade e a ousadia são alguns dos elementos dessa fase. Após a família, a escola é uma das principais

instituições responsáveis pela formação das pessoas, então, nosso papel como educadores é fundamental nesse processo. Procure dar-lhe espaço

para a livre manifestação do pensamento, criando situações que o levem a refletir sobre suas ideias e suas ações.

 

No laboratório de informática, os alunos deverão assistir ao vídeo-charge sugerido a seguir. O professor de língua portuguesa poderá fazer uma

introdução explicando as características das charges, que se valem da ironia para transmitir uma mensagem. Ele poderá também chamar a atenção para

a linguagem em gírias, destacando o seu dinamismo. Por exemplo: no final do diálogo, é possível confrontar gírias faladas na atualidade e outras faladas

há algumas décadas.

Charge1

Disponível em http://charges.uol.com.br/2014/01/21/cotidiano-pra-entender-o-movimento/

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá propor as questões apresentadas na sequência. Com a intenção de promover um amplo debate, os alunos

deverão se organizar em círculo e responder de maneira espontânea, sem a preocupação do registro escrito. Como forma de evitar a dispersão dos

alunos, as resposta deverão ser apresentadas de maneira alternada: meninos e meninas respondem separadamente. Essa estratégia poderá contribuir

para que se confrontem as opiniões dos dois gêneros sobre o mesmo fato.

1- Na caricatura apresentada, qual é a função do sociológico? Sua presença seria necessária? Comente.

2- Durante os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, a realização dos rolezinhos rendeu ampla cobertura pela mídia.

a) Em que se constituem os rolezinhos? Quem foram os organizadores?

b) Quais foram os mecanismos utilizados para mobilizar os adolescentes para os encontros nos shopping centers?

c) Por que os locais preferidos eram os shopping centers das grandes cidades?

d) Por que até governadores e a presidenta da República acabaram se pronunciando em relação a essa iniciativa dos adolescentes?

 

Atividade 2: Distanciando-se do fato estudado

Seguindo o critério da afinidade, nesta etapa os estudantes deverão organizar-se em grupos de quatro alunos para interpretar as atividades propostas. Por sorteio, serão distribuídos dois temas para cada grupo, de modo que, no momento da socialização, haja uma certa interação da turma acerca das várias abordagens sugeridas no quadro.

Antes do trabalho descentralizado, o professor deverá usar cerca de vinte minutos da aula para que todos leiam a matéria indicada no tema 1. O quadro

referente a esse tema traz uma sugestão de leitura e cinco perguntas. Sugere-se que a leitura seja feita em voz alta e que os questionamentos sejam

respondidos oralmente. Essa estratégia tem a intenção de disponibilizar as informações básicas referentes ao tema a todos os alunos, facilitando o

desenvolvimento das etapas seguintes.

Quadro 1. As várias dimensões dos rolezinhos

Tema 1: A origem dos rolezinhos

Tema1A

http://www.brasilescola.com/historiab/rolezinhos-discriminacao-social.htm

Fonte 1:Rolezinhos: como as redes sociais impulsionaram esta moda

http://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/49221-rolezinho-como-as-redes-sociais-impulsionaram-esta-moda.htm

Fonte 2: Rolezinhos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolezinho

1- O que é e como se inicia um rolezinho?

2- Na versão dos jovens envolvidos, por que organizam esses encontros?

3- Por que preferem os shoppings centers?

4- Sem computadores ou aparelhos de telefonia móvel, seria possível organizar um rolezinho?

5- Por que essas iniciativas assustam lojistas e consumidores?

Tema 5: Lazer e rolezinhos

Tema5

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=516981

Fonte 1:Rolezinho: falta lazer na periferia

http://www.americaeconomiabrasil.com.br/content/rolezinho-falta-lazer-na-periferia

Fonte 2: O lazer contemporâneo no espaço urbano de Belém/PA

http://congressos.cbce.org.br/index.php/3conceno/3conceno/paper/viewFile/4689/2282

1- Na visão da autora, qual a relação entre lazer e rolezinho?

2- Qual é a importância do lazer na vida das pessoas?

3- Quais fatores contribuem para que os bairros periféricos tenham menos opções de lazer?

4- A quem cabe a responsabilidade pela instalação de equipamentos de lazer num determinado bairro?

5- Quais são as características do lazer urbano contemporâneo?

 

 

Tema 2: A linguagem dos rolezeiros

 

Tema2  Tema2B   

Fonte 1: Shoppings pedem ajuda federal contra ‘rolezinhos’

 http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1400024-shoppings-pedem-ajuda-federal-contra-rolezinhos.shtml

Fonte 2: Já fiz rolezinhos, mas nunca peguei carteira de ninguém

http://tvuol.uol.com.br/video/ja-fiz-rolezinho-mas-nunca-peguei-carteira-de-ninguem-diz-mc-guime-04028D9B3562E0C94326

1- Identifique algumas gírias faladas pelos adolescentes, que você considera interessante.

2- O que são gírias?

3- Qualquer pessoa tem o hábito de falar gírias? Comente.

4- Por que algumas pessoas preferem as gírias às palavras convencionais?

 

 

 

Tema 6: Rolezinhos e segurança

Tema6

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/01/18/policia-de-ribeirao-preto-sp-cria-clima-tenso-apos-abafar-rolezinho.htm

 

Fonte 1:PM prende três pessoas após “rolezinho” em shopping na zona leste de São Paulo

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2014-01-12/pm-prende-tres-pessoas-apos-%E2%80%9Crolezinho%E2%80%9D-em-shopping-na-zona-leste-de-sao-paulo

Fonte 2: A função da polícia militar nos dias atuais e as ações das guardas municipais

http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/7mostra/1/130.pd

1- Você sabe quantas pessoas comporta um shopping centers? Comente.

2- A polícia militar, que é uma instituição pública, deve fazer a segurança em locais privados? Comente.

3- Quais são as atribuições da Polícia Militar?

3- Os rolezinhos são potenciais manifestações de vandalismo? Comente.

 

Tema 3: Rolezinhos e classes sociais

tema3

http://grabois.org.br/portal/escola/revista.php?id_sessao=52&id_publicacao=279

 

Fonte: 1- Dê um rolê

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/de-um-role-8193.html

2- “Sem cultura, não há ascensão social”

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1378017&tit=Sem-cultura-nao-ha-ascensao-social

2- Shopping barra jovens da periferia, mas libera rolezinho de alunos da USP

http://www.carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/3814-shopping-barra-jovens-da-periferia-mas-libera-rolezinho-de-alunos-da-usp

1- O que são classes sociais? Como podemos definir a classe social a qual pertencemos?

2- Para o autor da fonte 1, quais foram os elementos responsáveis pela ascensão de grande parte dos brasileiros à denominada classe média?

3- O acesso ao consumo pode ser considerado como um fator de ascensão social? Comente.

4- Qual é a crítica do autor àqueles que veem no rolezinhos uma espécie de invasão dos shopping centers feita pelos bárbaros?

5- Para o autor, brasileiros que vão aos Estados Unidos fazer compras também fazem rolezinhos por lá. Você concorda com essa visão?

Tema 7: Rolezinhos brasileiros e sua repercussão internacional

    Brazil’s Latest Clash With Its Urban Youth Takes Place at the Mall              

 http://www.nytimes.com/2014/01/20/world/americas/brazils-latest-clash-with-its-urban-youth-takes-place-at-the-mall.html?_r=0

Fonte 1: Caio Blinder fala da repercussão internacional dos "rolezinhos" no Brasil

http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/caio-blinder/caio-blinder-fala-da-repercussao-internacional-dos-rolezinhos-no-brasil.html

Fonte 2: Rolezinhos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolezinho

1- Identifique alguns jornais estrangeiros, que noticiaram os rolezinhos brasileiros.

2- Identifique os principais apontamentos feitos por eles sobre esse fenômeno.

3- Na sua opinião, por que vários jornais estrangeiros deram atenção ao fenômeno brasileiro os rolezinhos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema 4: O espaço dos rolezinhos

tema4

http://obairrista.com/geral/2014/01/shopping-center-da-capital-proibe-rolezinho-de-catarinenses/

 

Fonte 1: Rolezinho: os shoppings centers oferecem aos paulistanos realidade virtual

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/12/16/rolezinho-os-shoppings-centers-oferecem-aos-paulistanos-realidade-virtual/

Fonte 2:Shopping barra jovens da periferia, mas libera rolezinho de alunos da USP

http://www.carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/3814-shopping-barra-jovens-da-periferia-mas-libera-rolezinho-de-alunos-da-usp

1- Por que os shopping centers são os locais preferidos para os encontros dos rolezeiros?

2- Segundo Sakamoto, “os shopping center oferecem realidade virtual”. Como ele explica essa afirmação? Você concorda com o autor? Comente.

3- Shopping centers são espaços privados ou públicos? Justifique sua resposta.

4- Diferencie o rolezinho dos jovens da periferia e o rolezinho feito por alunos da USP. Por que os lojistas tratam os rolezeiros das duas origens de modo diferenciado?

Tema 8: Rolezinhos e redes sociais

Tema8

http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/24-horas-conectados

Os rolezinhos e as redes sociais

http://www.dgabc.com.br/Noticia/509799/os-rolezinhos-e-as-redes-sociais?referencia=minuto-a-minuto-topo

1- É possível imaginar os rolezinhos sem as redes sociais? Comente.

2- Há limites no uso das redes sociais? Comente.

3- Por que se diz que o acesso às redes sociais é um símbolo da contemporaneidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Dica             Caro colega

O momento da socialização tem como finalidade proporcionar uma leitura mais ampla do fenômeno denominado rolezinhos, levando o estudante a

perceber que muitas ações individuais podem ter implicações coletivas. Não vivemos isolados, então, recebemos e exercemos influências no meio em

que vivemos. Somos, portanto, produtos e produtores da sociedade. Nossas intenções e valores são materializados espacialmente. No caso dos

rolezinhos, os espaços, prioritariamente, têm sido os shoppings centers. Há razões explícitas e implícitas na escolha desses espaços. Essas reflexões

devem fluir naturalmente, à medida que os grupos forem apresentando suas interpretações.

Atividade 3: Síntese da experiência vivenciada

Cada grupo deverá registrar suas percepções por meio de uma produção textual, exercitando também as técnicas de redação. Juntamente com os

professores de Língua Portuguesa e de Sociologia, poderão ser indicados vários temas, cujo desenvolvimento ocorrerá por livre escolha dos alunos. O

professor de Língua Portuguesa poderá indicar os critérios para que os alunos redijam seus textos e para que os demais professores façam a revisão

textual.

Após a revisão, os professores poderão selecionar alguns textos para publicação no mural ou no jornalzinho da escola. Poderão também ser publicados

no blog da sala, criado pelos próprios alunos, caso ele ainda não exista. Dicas de como criar um blog podem ser encontradas em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Outra fonte está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24

Sugestões sobre como produzir redações dissertativo-argumentativas podem ser encontradas em http://www.gramatiquice.com.br/2010/12/o-texto-dissertativo-argumentativo.html

Sugestões de temas para as redações:

- Rolezinhos, rolezeiros, e o direito de ir e vir

- Por que os shoppings centers fascinam tanta gente?

- Lazer e entretenimento na juventude: o que significa divertir-se?

- O consumo é capaz de promover ascensão social?

- Por que os rolezinhos assustam tanta gente?

- Os criadores da internet previram a ocorrência dos rolezinhos?

- Há limites para o uso das redes sociais?

- Rolezinhos e famosinhos: por que muitos rolezeiros querem aparecer na TV

 

 Dica         Olá, colega

Uma das principais características dos rolezinhos é a mobilização dos jovens por meio das redes sociais. O contato inicial acontece entre duas pessoas

mediadas por um aparelho conectado à rede mundial de computadores. A adesão de outras pessoas ocorre por meio de uma rede de articulações entre

aqueles que são aceitos por cada proprietário de uma conta, que, por sua vez, estão conectados a outros, e outros, e outros, criando possibilidades

quase infinitas de interações. A comunicação, portanto, ganhou uma nova dimensão.

No entanto, mesmo sendo protagonista dessa rede de comunicação muitos de nossos alunos têm dificuldade para sistematizar textualmente aquilo que

pensam ou aquilo que apreenderam sobre determinado assunto. Dificuldade maior ocorre quando a produção textual deve acontecer em grupo.

Escrever é um ato isolado. Como produzir coletivamente um texto? A orientação do professor é fundamental para que isso ocorra. Algumas regras

fundamentais para a produção coletiva de um texto são a interação e a divisão de tarefas entre os envolvidos. A escrita, geralmente, acontece

isoladamente; a concepção, no entanto, pode ser coletiva.

Algumas dicas para facilitar a produção coletiva de um texto:

- A leitura e apreensão do assunto devem ocorrer individualmente. Cada um tem seu ritmo e sua forma de se inteirar com a mensagem. (Etapa inicial)

- A socialização do assunto por meio de debate contribui para a ampliação da percepção de cada um.

- O grupo deve definir um redator, que deve estar atento às considerações, anotando itens significativos.

- Num momento posterior, provavelmente sozinho, o redator procura redigir um texto na modalidade (prosa ou poesia) e nas dimensões sugeridas

(definição ou não do total de linhas ou palavras).

- O texto deve ser comunizado de modo presencial (novamente em grupo) ou de modo virtual (por meio eletrônico: e.mail, redes sociais ou outra forma)

para que os demais colegas possam contribuir revisando, acrescentando, alterando, ou suprimindo informações.

- O redator, por fim, chega à versão final. É o momento de passar a limpo manualmente ou imprimindo o texto para entrega-lo ao professor.

 

Recursos Complementares

Turismo sustentável e capacidade de carga dos atrativos turísticos no município de Canindé do São Francisco/SE. Disponível em

http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT15/marta_virginia.pdf

"Capacidade de Carga" como Paradigma de Gestão dos Impactos da Recreação e do Turismo em Áreas Naturais. Disponível em

http://www.revistas.usp.br/rta/article/viewFile/63717/66481

Os novos “vândalos” do Brasil. Disponível em

http://brasil.elpais.com/brasil/2013/12/23/opinion/1387799473_348730.html

Avaliação

 

O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho. Algumas redações poderão ser

selecionadas para a publicação no mural da escola ou no blog da sala.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • beatriz, CEU zilda arns neumann , São Paulo - disse:
    biabov@hotmail.com

    12/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Contextualiza, apresenta elementos midiáticos que interagem c o conceito formal possibilitando uma ampla possibilidade de conhecer e poder estruturar o pensamento cr´tico-reflexivo.Mt bom


  • VITOR MARCELO VIEIRA, CEDUP GETULIO VARGAS , Santa Catarina - disse:
    vieira@unochapeco.edu.br

    11/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito legal e possível de realizar


Sem classificação.
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