22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita, ainda é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas.
Informações ao professor
Professor, sabendo da importância de se trabalhar a consciência fonológica, como recurso essencial para o desenvolvimento do processo de alfabetização, é pertinente utilizarmos a estratégia da música, que envolve a oralidade e também nos possibilita trabalhar o registro escrito a partir das letras, aliando o “útil ao agradável”. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 - 39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e leve uma jarra de água para o centro da roda e proponha uma discussão sobre as características da água. Para isso, deixe que os alunos bebam um pouquinho e vá registrando no quadro o que os alunos falarem sobre:
Para finalizar a atividade proponha que os alunos avaliem a atividade. Explique para eles que ao falarem sobre as características da água fizeram uma descrição e que podemos descrever pessoas, objetos, animais e tudo mais que quisermos.
Fonte da imagem: Sitio: “Crinfancia: dicas pedagógicas”. Imagem disponível em: <http://crinfancia.blogspot.com.br/2013/10/bingo-de-adivinhas-com-desenhos.html>. Acesso em: 31 de mar. 2014.
Professor, retome o assunto da aula anterior, só que agora irá aprofundar sobre a capacidade da água exercer pressão sobre os objetos.
Prepare com antecedência um recipiente transparente com água e vários objetos, frutas, legumes e brinque com os alunos de “Flutua ou afunda”.
Monte uma tabela com os alunos e registre os erros e acertos.
Vá colocando um objeto por vez, mas antes questione os alunos:
___Quem acha que vai afundar? E quem acha que vai flutuar?
Vá registrando as hipóteses dos alunos na tabela.
Depois de terminado a experiência, discuta o que acontece com os objetos que afundam e com os que flutuam.
Aproveite os dados e as palavras da tabela para:
Sugestão de tabela:
Alunos da professora Eliana:
Objetos |
Lápis |
Maçã |
Chuchu |
Ovo |
Borracha |
Copo |
Tecido |
Acertos |
|
|
|
|
|
|
|
Erros |
|
|
|
|
|
|
|
Análise da tabela
Questione os alunos:
. Onde houve maior número de acertos?
. Qual a diferença entre o maior número de acertos com o menor?
. Qual tentativa teve o maior índice de erros?
Existem várias sugestões de experiências que você pode fazer com os alunos, para trabalhar as propriedades da água, inclusive montar o relógio de água. São atividades que despertam a curiosidade e são ótimas como gatilho para você trabalhar a leitura e a escrita, para isto , consulte o sitio disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/experiencias-agua-762923.shtml>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que cada aluno justifique sua resposta.
Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet ou utilize o Laboratório de Informática.
Fonte: Sitio: “Saramusic”. Imagem disponível em : <http://saramusic.com.br/pra-adorar-nao-tem-idade/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, como já enfocamos, no início desta aula, a música é um excelente recurso para estimular e ampliar conhecimentos, por isso ela é amplamente utilizada nas diferentes áreas de conhecimento. Portanto, sugerimos que leve para sala de aula um aparelho de som para que os alunos ouçam a música de Guilherme Arantes “Planeta água”.
Solicite que fechem os olhos, ouçam e imaginem a água, conforme é descrito pelo autor.
Depois, cante com eles e criem uma coreografia, fazendo gestos que remetem ao movimento das águas correndo pelo riacho...
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Professor, apresente a letra da música para os alunos. Dê uma cópia para cada um, pois ela é extensa e para os alunos realizarem a cópia poderá demandar muito tempo, que você poderá explorar com a leitura.
Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, de pontuação, de compreensão e de interpretação.
Depois de explorar a leitura de várias formas, deixe que os alunos assistam ao vídeo com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da atividade, sugerimos que use vídeos da música trabalhada. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estes recursos, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.
Fonte: Sítio “YouTube”. Vídeo PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES- Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia; |
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças; |
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações; |
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia; |
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia; |
Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia; |
Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso. |
Para isso, sugerimos as atividades escritas registradas a seguir.
1) Pesquise no dicionário e descubra o que é:
Grotão:
Inundação:
Igarapés:
Ribeirão:
2) Quando o autor fala “Deságua na corrente do ribeirão”, a palavra destacada significa:
( ) Corrente de metal. ( ) Corrente de colocar cadeado.
( ) Leito de um pequeno rio. ( ) Correnteza de um grande rio.
3) O tema da música de Guilherme Arantes é:
( ) A importância da água. ( ) A água do ribeirão.
( ) A água dos rios. ( ) A água das chuvas.
4) De acordo com a letra da música responda:
Quem é Iara?
Quais são as águas que encharcam o chão?
Como se formam as nuvens?
5) Este texto tem a finalidade de:
( ) Informar sobre as propriedades da água.
( ) Divertir e conscientizar sobre a importância da água.
( ) Ensinar como utilizar a água.
6) Pelo que você sabe sobre a dengue, qual a relação da água com a dengue?
( ) O mosquito da dengue gosta de beber água.
( ) O mosquito da dengue gosta de tomar banho.
( ) A água é o lugar onde o mosquito da dengue se reproduz.
Pesquisando: entrevistando e aprendendo
Professor, você poderá orientar os alunos a realizarem uma entrevista escrita com os pais ou responsáveis, sobre o uso consciente da água.
Elabore com eles o roteiro com as perguntas e solicite que leiam para os pais em casa e peçam para responderem:
Abaixo apresentamos uma sugestão, para você compreender melhor a proposta.
Nome do entrevistador:____________________________________________ Nome do entrevistado:_____________________________________________ Idade do entrevistado:____________ ( ) Pai ( ) Mãe ( ) Responsável
1) O que a água representa para você? _______________________________________________________
2) Para que você utiliza a água em sua casa? _______________________________________________________
3) O que você faz para preservar a água? ________________________________________________________
4) Você sabe de onde vem a água que você utiliza em sua casa? ________________________________________________________
5) Qual atitude você acha que mais representa o mau uso da água? ________________________________________________________
6) De que forma a água ajuda nossa saúde? |
Fonte: Sitio: “professor Marciano”. Imagem disponível em: <http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2012/11/as-sociedades-humanas-e-agua.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Socializando
Professor, faça uma roda de conversa e solicite que os alunos, apresentem as entrevistas realizadas em casa, para o grupo. Para não ficar muito extenso e cansativo, organize a leitura das respostas, dando oportunidade a todos de apresentarem uma resposta, e depois pergunte se tem outra resposta no grupo muito diferente da que foi lida pelo colega, pois provavelmente haverão algumas semelhantes, ditas de forma diferente. Esta é uma boa oportunidade de fazer esta observação para os alunos.
Para finalizar a atividade, proponha que os alunos falem o que aprenderam com os pais/entrevistados e depois sugira que façam um bonito desenho com uma frase falando sobre a importância da preservação da água no planeta, partindo da atitude de cada um.
Painel
Monte um painel, com os desenhos dos alunos utilizando o tema em destaque:
“Não desperdiçar água é obrigação de todos nós, faça sua parte”.
Coloque o nome da turma e exponha no pátio da escola, para que todos possam aprender com o trabalho dos seus alunos.
Fonte: Sitio: “Sustentabilidade não é palavra é ação”. Imagem disponível em: <http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com.br/2009/08/o-melhor-do-mundo.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Discuta com os alunos a possibilidade de visitarem a Estação de Tratamento de Água de sua cidade.
Analise a rotina da sala de aula para definir o melhor dia e horário.
Sobre como planejar um Trabalho de Campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um Trabalho de Campo” no Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Ressaltamos a importância de:
· Agendar o dia e horário do Trabalho de Campo, na estação de tratamento, pois eles costumam disponibilizar monitores para acompanhar os alunos e explicar o processo de tratamento;
· Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do Trabalho de Campo;
· Agendar o transporte;
· Definir com a direção ou coordenação pedagógica da escola, quem irá ajudar, acompanhando a turma com você;
· Estabelecer objetivos;
· Elaborar o roteiro e regras de convivência para o Trabalho de Campo.
Depois de retornarem solicite que os alunos façam relatórios e desenhos sobre o que aprenderam. Se sua turma ainda não tem domínio na escrita, faça o texto coletivo e deixe que os alunos façam os desenhos individualmente.
Para ajudar na elaboração deixe que assistam a filmagem da aula e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam acessando:(Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Mas se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve uma máquina fotográfica digital e utilize o modo fotografar ou filmar.
Fonte: Sitio: “Apnen nova Odessa”. Imagem disponível em: <http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011_02_20_archive.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Para estimular o aprendizado e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, proponha uma pesquisa sobre a água que abastece seu município. Defina com seus alunos os objetivos da pesquisa. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Mas, você poderá também solicitar a pesquisa em portadores de textos impressos tais como: jornais ou revistas locais, caso existam em sua cidade.
Com a quantidade de chuva muito abaixo do esperado para os meses de dezembro e janeiro, o DMAE está em estado de atenção quanto aos seus reservatórios. A principal medida adotada pela autarquia foi o fechamento das comportas das represas que abastecem os reservatórios, com o objetivo de se manter a estabilidade do nível de água.
Nesta situação de atenção, incomum a esta época do ano, o DMAE precisa monitorar diariamente todas as suas atividades, atentando para diminuir aquelas que dispensem muita quantidade de água, como o uso de turbinas hidráulicas. O gerente de Tratamento de Água, Fernando Moreira, explica que a baixa vazão da água impede o uso das turbinas que captam a água da represa e a bombeiam, sem o uso de energia elétrica, para as estações de tratamento.
Esse procedimento que gera economia para o DMAE no período chuvoso não está sendo adotado este ano, isto porque choveu em janeiro um terço do previsto. De acordo com o Laboratório de Climatologia da UFU, o volume de chuvas que caiu no mês passado, em Uberlândia, foi o menor registrado nesse mesmo mês nos últimos cinco anos. O esperado, explica Fernando Moreira, é que em função da grande vazão dos mananciais as comportas estivessem abertas, evitando o transbordamento das represas.
O estado de monitoramento, natural em épocas de estiagem, mas não no período chuvoso, é um alerta para que a população não desperdice água lavando ruas e passeios e economize nas demais atividades.
Fonte: Sítio: “Portal DMAE-Mozilla Firefox”. Disponível em: <http://www.dmae.mg.gov.br/?pagina=noticia&id=6550>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
A notícia apresentada acima é um bom exemplo de texto sobre a temática, pois fala de um problema atual e que pode trazer sérias consequências para a população.
Professor, utilize uma reportagem sobre o tema, a partir da pesquisa dos alunos e faça a leitura e a interpretação oral.
Para finalizar, sugira um trabalho com a produção de acrósticos, a partir da palavra:
Á
G
U
A
Construa um acróstico coletivamente, para que aprendam como é a estrutura deste gênero textual e deixe que os alunos criem , depois permita que socializem com o grupo suas produções.
Professor, se em sua cidade o órgão que cuida da Estação de Tratamento de Água possuir folder que explica o processo de tratamento ou folhetos explicativos quanto ao uso correto da água, utilize-os como material de estudo, são fáceis de serem conseguidos, pois é interesse das instituições a divulgação deste material e é um gênero textual diferente para seus alunos.
Fonte: Sítio: “Correio de Uberlândia”. Imagem disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/consumo-de-agua-e-o-maior-da-historia-em-uberlandia/>. Acesso em: 31 de mar. 2014.
. Sítio: “Portal do Professor. MEC. Jogo sobre o ciclo da água”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
. Sitio: “TV Cultura”, textos informativos e jogos interessantes. Disponíveis em: http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/experiencias-agua-762923.shtml>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
. Sítio: “Água (música infantil) - 2013 Ano Internacional da Cooperação pela Água”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=--2Ialz8lT8>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
. Sítio: "Rafael Albuquerque”, Gotinha em Gotinha.. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, a avaliação não é um momento isolado, ela faz parte de todo o processo. É a partir da avaliação que você obtém dados relativos às conquistas e às dificuldades dos alunos. Avaliar a interação dos alunos nas atividades propostas também é relevante, pois observar como a criança aprende é determinante para você replanejar suas ações e atender melhor as necessidades de sua turma. Esta proposta te possibilitará observar o desenvolvimento da escrita, da oralidade, da interação e da socialização dos alunos em situações de sala de aula e em outros espaços.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2014
Cinco estrelasMuito interessante a aula, bastante sugestivo.
04/05/2014
Cinco estrelasA água é indispensável a vida no planeta e deve ser trabalhada na escola o máximo possível. Esta proposta vem atender a necessidade de alfabetizar letrando com um tema super importante.