22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica, Ipad e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 28 de mar. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa, para que os alunos troquem experiências e argumentem sobre o conhecimento que cada um tem sobre piadas. Pergunte a eles se gostam e conhecem pessoas que contam piadas nos lugares que costumam frequentar. Deixe que comentem as perguntas.
Em seguida, prepare uma dinâmica com uma caixa com algumas piadas (piadas selecionadas para a faixa etária a ser trabalhada) para que cada aluno na sua vez sorteie uma e leia ou entregue para a professora ler com expressividade e entonação. Se preferir use alguns objetos de apoio. No momento da leitura da piada verifique se os alunos compreenderam, pois se isso não ocorrer reconte as piadas que geraram alguma dúvida.
Depois da dinâmica da caixa de piadas, apresente as piadas a seguir, em Data Show ou se preferir elas poderão ser escritas em cartolina ou papel Kraft.
Professor, aproveite o momento para lembra-los que existem muitas piadas que passam ideias preconceituosas sobre pessoas idosas, negros, loiras e deficientes, dentre outras, por isso, temos que ter o cuidado de não repassá-las.
Z
A professora pergunta para o Pedro:
- Diga três partes do corpo com a letra "z".
Ele respondeu:
_ "Zóio", "zovido" e "zoreia".
Aí a professora fala:
-Adivinhe a sua nota! Também começa com "z".
Ele responde:
_ Ah, deve ser um "zoito".
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
Juquinha: o sincero
Na sala de aula a professora fala para o Juquinha:
- Se eu digo "eu era bonita" é passado. E se eu digo "eu sou bonita", é o quê, Juquinha?
- É mentira, professora!
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
As peripécias de um passarinho
Um homem estava a caminho do trabalho, quando um passarinho bateu em sua moto e desmaiou.
O motoqueiro pensou: "Coitadinho! Se eu deixar ele aí, vão passar por cima dele!". E levou o passarinho para casa.
Chegando lá, colocou o passarinho numa gaiola com água e comida, mas nada de o bichinho acordar. O dono da moto foi trabalhar e algumas horas depois o passarinho acordou. Olhou para um lado e para o outro e pensou: "Xiii! Matei o cara da moto e fui preso!"
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em:
<http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
A menina pergunta para a mãe:
- Mãe, posso dar banho no gato?
A mãe responde:
- Claro que pode, filha.
depois que a menina deu banho no gato, ela disse pra mãe:
- Mãe! O gato morreu!
- Você sabia que ele não gostava de água - disse a mãe.
A filha explicou:
- Mas não foi a água que matou o gato! Foi na hora de torcer ele!
Fonte: Sítio: “Rachando o bico (piadas para crianças)”. Disponível em: <http://rachandoobicopiadas.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de piadas para crianças.). Acesso em: 28 de mar. 2014.
Professor, explique aos alunos que a piada é uma pequena narrativa que permite ao leitor fazer certas previsões do que poderá acontecer no final e que geralmente provoca risos. Elas são uma forma divertida de brincar com as palavras.
Posteriormente, promova uma discussão com eles sobre os textos.
Professor, explique-lhes que tem algumas piadas que não são próprias para crianças, que geralmente os adultos contam, mas que contém palavras ou situações que não são adequadas para eles, por isso, se algum aluno for contar alguma piada assim, interfira para não criar constrangimento.
Professor, ao final das perguntas proponha aos alunos que votem na piada que mais gostaram. Você poderá anotar no quadro da sala de aula os votos para que eles acompanhem a contagem. Elabore com os alunos, um gráfico, a fim de que percebam as escolhas das piadas mais interessantes.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem o gráfico utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para elaboração do gráfico.
INTERPRETAÇÃO DO GRÁFICO
Depois que o gráfico estiver pronto converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre:
· Qual a piada mais votada?
· Qual a piada que teve menos votos?
· Quantos alunos participaram da votação?
· Qual a diferença entre a quantidade de votos da piada mais votada com a que recebeu menos votos?
A piada vencedora deverá ser escrita e ilustrada coletivamente em um cartaz e afixado no mural da sala de aula.
INVESTIGANDO AS PIADAS DOS MEUS FAMILIARES
Pergunte a um adulto da família, quais eram as piadas contadas no tempo em que eram crianças, quem as contava e como eram essas piadas: engraçadas de animais, de objetos ou de outros. Registre no caderno de Língua Portuguesa o que você descobriu.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos compartilharem as piadas que coletaram em casa com a ajuda de um adulto. Em seguida, Providencie um cartaz com a piada a seguir:
Como forma de registro peça aos alunos que respondam as atividades de interpretação no caderno de Língua Portuguesa:
01- Responda em seu caderno:
a) Qual momento da piada é retratado pela ilustração? Circule a parte no texto.
b) Se retirássemos do texto o detalhe “a toda velocidade” (linhas 2 e 3), qual é a diferença que faria para a conclusão da história?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Se retirássemos do texto as linhas 9 a 12, o desfecho da história poderia ser o mesmo? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que o menino ficou sem os dentes?
______________________________________________________________________________________________________________________
e) O texto conta uma história com certa repetição de atitudes. Que recursos foram utilizados para que não se escrevesse “e daí”?
_____________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: Sítio: “Blog do professor Diogo. Atividades de leitura com Piada e Tira em Quadrinhos”. Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com.br/2012/03/atividades-de-leitura-com-piada-e-tita.html>. (Neste sítio você encontra a atividade de interpretação da piada sugerida.). Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, depois de ler a piada comente com os alunos que o menino estava brincando com sua bicicleta. Convide-os a conhecerem um pouco mais sobre esse meio de transporte que tanto antigamente como nos dias atuais é um meio muito importante para se locomover.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá apresentar o vídeo “Revolução da bicicleta”. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Fonte: Sítio: “Tv Smartkids - Evolução das bicicletas”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/evolucao-das-bicicletas.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Depois da apresentação do vídeo você poderá sugerir que os alunos façam o desenho da bicicleta que mais gostaram, oriente-os a usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
ATIVIDADE DE CASA
Hora da Pesquisa
Peça a ajuda de um adulto para fazer uma pesquisa sobre a bicicleta. Você poderá pesquisar:
Peça aos alunos, que levem a pesquisa para a sala de aula, no dia combinado, para compartilharem com a turma o que descobriram.
Integrando a família e a escola
Professor, para a próxima aula convide um humorista da sua cidade ou algum familiar que gosta ou tem o hábito de contar piadas, para vir à escola para apresentar algumas de suas piadas para a turma.
Aproveite a oportunidade para trabalhar com o gênero textual: convite. Questione-os sobre a forma que vão convidar esta pessoa e depois lhes mostre um modelo de convite. Verifiquem a sua estrutura textual, as informações que devem constar em um convite:
Combine com os alunos as regras para que sejam respeitosos e recebam bem a pessoa que irá contar as piadas.
Professor, inicie a aula apresentando o humorista ou familiar convidado para contar algumas piadas para turma. Procure deixá-lo à vontade para iniciar sua apresentação.
Ao terminar a apresentação do contador de piadas, escolha um aluno para agradecer a presença dele na sala de aula.
Em seguida, organize a turma em 4 equipes. Providencie para a sala de aula oito piadas transcritas numa folha de papel A3. Os alunos deverão ler e discutir no grupo o assunto principal da piada.
Depois, peça que ilustrem o texto com desenhos. Solicite que recortem a folha de papel de diversas formas e monte com elas quebra-cabeças embaralhem e distribuam para as outras equipes montarem. (Você poderá premiar a equipe vencedora de acordo com os recursos que possuir.).
Sugestões de algumas piadas que poderão ser usadas para esse trabalho:
Fonte das piadas: Sítio: “Infantil – Nas Salas de Aulas”. Disponível em: <http://piadas-infantis.blogspot.com.br/>. (Neste sítio você encontrará sugestões de piadas para trabalhar em sala de aula.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para transcreverem as piadas da sua equipe e ilustrarem. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados em lugar de fácil acesso da escola.
Professor, agora que os alunos já conhecem o gênero textual piadas é hora de ensiná-los a produzirem uma. Para isso, leia com eles a piada a seguir:
A menina foi passear de barco no lago com o pai. Depois de umas 2 horas, ela chega em casa com o rosto inchado e chorando.
A mãe pergunta:
- O que foi isso minha filha?
- Foi uma abelha, mãe.
- E ela picou você?
- Não. Não deu tempo, o papai matou ela com o remo.
Fonte: Sítio: “Piadas curtas - Piadas de Animais Piadas Curtas > Piadas de Animais”. Disponível em: <http://www.piadascurtas.com.br/piadas-de-animais/page/6/>. (Neste sítio você encontrará piadas divertidas que falam de animais.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Após, a leitura da piada, questione os alunos:
Professor, proponha aos alunos que imaginem que outro animal tenha atacado a menina. E que eles deverão trocar a abelha por esse animal e alterar o final do texto escrevendo uma nova piada. Peça-lhes que não se esqueçam de ilustrar sua produção.
ORGANIZANDO UM CAMPEONATO
Professor, organize com a turma um campeonato de piadas bem engraçadas. Para isso, siga as instruções abaixo:
Professor, organize o ambiente escolar para que todos os grupos se sintam à vontade para apresentarem sua piada. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
Ao término, do campeonato preencha a ficha de como foi sua apresentação.
Fonte das imagens disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/humor.htm>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Atividade Complementar
CONSTRUINDO UM BLOG
Professor, para finalizar esta aula construa um Blog com todas as piadas trabalhadas em sala de aula e outras que acharem interessantes. Não se esqueça de colocar imagens mapas, fotos e gráficos. Faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção do Blog. Se em sua escola tiver “laboratorista”, ou professor de informática, solicite a ajuda dele.
Sítio: “Aula do Portal do Professor MEC - Vamos fazer um blog da turma?”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Sítio: “Vídeos YouTube: Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. Acesso em: 01 de abr. 2014.
Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “ciclomaluco - A invenção da bicicleta : história resumida”. Disponível em:<http://ciclomaluco.blogspot.com.br/2012/11/a-invencao-da-bicicleta-historia.html>. (Neste sítio você encontrará a história resumida da invenção da bicicleta.). Acesso em 06 de abr. 2014.
Sítio: “UOL crianças. Piadas”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/piadas/ >. (Neste sítio você encontrará muitas piadas para se divertir.). Acesso em 01 de abr. 2014.
Sítio: “Smartkids – Passatempos” . Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/bicicletas.html>. (Neste sítio você encontrará algumas atividades de passatempo sobre a bicicleta.). Acesso em: 30 de mar. 2014.
Sítio: “Smartkids – Jogos” . Disponível em : <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/bicicletas-quiz.html>. (Neste sítio você encontrará um “Quiz” sobre a bicicleta.). Acesso em: 30 de mar. 2014.
Sítio: “Palhaço XIXI - Piadas infantis”. Disponível em: <http://circodoxixi.blogspot.com.br/2011/01/piadas-infantis.html>. (Neste sítio você encontrará um “Quiz” sobre a bicicleta.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: “A história da bicicleta no mundo”. Disponível em: <http://www.escoladebicicleta.com.br/historiadabicicleta.html>. (Neste sítio você encontra histórias sobre a bicicleta.). Acesso em: 30 de mar 2014.
Sítio: “Guiainfantil.com – Piadas para crianças”. Disponível em: <http://br.guiainfantil.com/piadas-infantis/144-piadas-de-crianca-para-crianca.html>. (Neste sítio você encontrará um breve texto explicando que as piadas estimulam o bom humor das crianças e sugestões de piadas também.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Sítio: “Uol Folha de S. Paulo - Livraria da folha”. Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/livros/criancas/piadas-para-criancas/507>. (Neste sítio você encontrará sugestões de livros de literatura de piadas.). Acesso em: 11 de abr 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram:desenvolver habilidades de leitura e de escrita; interpretar o texto proposto; ler e interpretar diferentes gêneros textuais: piada e convite; identificar as partes que compõem uma piada; identificar a principal característica desse texto; perceber que o gênero textual trabalhado é um texto humorístico; perceber e comparar finalidade de um texto; participar de uma votação para escolha da melhor piada; produzir uma piada de acordo com suas características; investigar piadas que eram contadas a pessoas adultas quando eram crianças; participar de um campeonato de piadas; pesquisar sobre o meio de transporte: bicicleta; conhecer diferentes modelos de bicicletas; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/11/2016
Quatro estrelasMuito boa sua sugestão de trabalho. Deverá ajudar-me nas aulas de língua portuguesa sobre esse gênero com meus alunos. Parabéns!