22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Ler e interpretar o gênero textual: texto informativo;
· Perceber e comparar finalidade de um texto;
· Entender o limite do outro;
· Identificar atitudes positivas e negativas nas relações dentro da escola;
· Construir relações sociais;
· Identificar os espaços físicos da escola e suas funções;
· Comparar alguns aspectos da escola de antigamente com a escola atual;
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações, pequenos textos e músicas. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de abr. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre sua escola (nome, localidade, espaços físicos e outras curiosidades).
Para isso, prepare uma caixa com imagem dos espaços frequentados pelos alunos em fichas, cada um deverá pegar uma imagem e tentar descobrir o nome ou a localidade do espaço. Promova um momento de descontração com a turma.
Depois, apresente e cante a música: “Amigo e Companheiro” da Turma do Balão Mágico, em Data Show ou se preferir a música poderá ser escrita em cartolina ou papel Kraft.
Amigo e Companheiro
Amigo Companheiro de Colégio
Hoje eu canto de alegria
Por de novo te encontrar
Nas férias, eu brincava todo dia
Mas no fundo o que eu queria
Era mesmo estar aqui
Uma pipa no céu todo azul
É tão linda de se ver
E brincar de boneca pra mim
Fez meu tempo não correr
Mas a escola é a luz
Que ilumina o caminho da gente
E é por isso amiguinho
Que hoje eu estou tão contente
Toda volta pra escola é assim
Tanta história pra contar
Todo mundo querendo se ver
Todo mundo querendo falar
A escola é a luz
Que ilumina o caminho da gente
E é por isso amiguinha
Que hoje eu estou tão contente.
Fonte: Sítio: “Letras.mus.br. Amigo e Companheiro Turma Balão Mágico”. Disponível em: http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/. (Neste sítio você encontrará a letra e vídeo da música Amigo e Companheiro.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Em seguida, questione-os sobre a música cantada com a turma.
Professor, como forma de registro, os alunos poderão elaborar uma ficha contendo as informações essenciais sobre sua escola, no caderno de História ou de Geografia.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, organize o ambiente escolar para que todos os alunos se sintam à vontade para apresentarem sua ficha sobre suas preferências na escola. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
CONHECENDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA
Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando os objetos, materiais e pessoas que trabalham neles. É importante conversar com os alunos sobre o que deverão observar, a maneira de se locomover, sem atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe.
Cabe a você professor de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. Explore com os alunos os espaços físicos e a função que cada funcionário desempenha.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar os espaços físicos da sua escola com desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.
Converse com seus familiares sobre como era a escola que eles estudavam na época deles, seu espaço físico, materiais e professores. Descreva em um pequeno texto relatando as curiosidades que você descobriu sobre a escola de antigamente no tempo de seus pais/avós e até bisavós.
Professor, é importante preparar um momento para debater os textos e os relatos das descobertas das escolas de seus familiares. Estabeleça comparação entre a escola dos familiares com a de hoje, comente sobre os recursos visuais, áudio e materiais que eles utilizam com os que seus familiares relataram.
Converse com os alunos que existem maneiras diversificadas de aprender. Aprendermos com os pais, os amigos, os professores, tanto na escola como fora dela. A escola pode funcionar em um templo, na sala de um edifício ou em qualquer outro tipo de construção.
Professor, prepare as fotografias que representam atividades escolares em diferentes lugares para serem apreciadas pelos alunos. Para isso, utilize Data Show ou se preferir poderá ser fixado em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: SECCO, Lucélia. Coleção Aprender a aprender: História Ensino Fundamental. São Paulo: PD, 2012, p.106.
Posteriormente, levante os questionamentos:
Professor, é importante que o aluno perceba que as escolas não são todas iguais e que o aprendizado ocorre de várias formas. Existem diferenças na estrutura física das escolas.
Organize os alunos em grupos e solicite que fotografem ou desenhem os espaços que são utilizados por eles dentro da escola. Durante uma semana os alunos deverão registrar em uma ficha: o horário, o nome e o local que aprenderam coisas novas.
O registro poderá ser feito no caderno de História ou de Geografia, ou caso sua escola possuem os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas fichas utilizando o programa KWord seguindo os passos: (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos. Veja a sugestão abaixo:
Fonte da imagem: Acervo própria da autora.
Professor, prepare um momento para socialização das produções dos alunos no final da semana. Peça que formem um círculo e apresentem suas observações. Após as apresentações monte um painel com as produções apresentadas.
Para esta atividade de observação dos lugares você poderá utilizar o programa Tux Paint do laptop Classmate, para os alunos construírem os seus desenhos, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: DESCOBRINDO OS DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM.
Professor, além do espaço físico é fundamental discutir com os alunos sobre as regras de convivência dentro da escola. Disponibilize um texto informativo do sítio Smarkids “Gente Boa Cidadania na Escola”.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que acessem o sítio para realizarem a leitura. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Fonte: Sítio: Canal Kids. Gente cidadania na Escola”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm>. (Neste sítio você encontrará texto informativo sobre a cidadania dentro da escola.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Posteriormente, questione-os:
Professor, converse com a turma que, para convivermos com as pessoas nos diversos lugares que frequentamos, deve-se respeitar algumas regras. Para ilustrar esse momento providencie aos alunos as imagens abaixo, seja em projeção utilizando Data Show ou em cartazes e peça que realizem as leituras de cada espaço da escola e suas regras.
Fonte: GIARETTA, Liz Andréia e PINELA, Thatiane. De olho no futuro. 2º Ano Geografia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2011, p. 104-105.
Professor, como forma de registro solicite aos alunos que conversem sobre as regras da sua escola, pois podem existir outras regras que servem para organizar o espaço da sua escola ou facilitar o convívio entre as pessoas. Escreva uma delas em seu caderno de História ou de Geografia. Quando todos terminarem é hora de socializar as regras de convivência para toda a turma.
Em seguida, prepare um cartaz e faça as anotações das regras criadas pelos alunos, auxilie-os a relacionarem e a descreverem essas regras. Depois, em grupos, peça para ilustrarem cada regra.
Você poderá utilizar o programa Tux Paint para os alunos ilustrarem as regras, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração.
Proponha um momento para socialização dos desenhos e juntamente com a turma montem um cartaz para ser fixado no mural da sala de aula.
Professor, faça uma pesquisa na sala de aula e investigue algum familiar que se disponha a realizar uma entrevista contando sobre sua vivência na escola no tempo em que era criança.
Converse com os alunos sobre as perguntas e elaborem um questionário antes da entrevista.
Professor, esse momento é importante para levar aos alunos a comparação da forma como a escola era estruturada e como é hoje. Auxilie os alunos a perceberem as semelhanças e as diferenças que existiam antigamente e nos dias atuais.
Escreva um pequeno texto relatando as informações coletadas. Registre no caderno suas descobertas.
Professor, para finalizar a aula divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog. Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos. Veja as sugestões a seguir:
Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Sítio: Vídeos YouTube: Como Criar um Blog”. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 04 de abr. 2014.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções dos alunos.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar o gênero textual: texto informativo; perceber e comparar finalidade de um texto; entender o limite do outro; identificar atitudes positivas e negativas nas relações dentro da escola; construir relações sociais; identificar os espaços físicos da escola e suas funções; comparar alguns aspectos da escola de antigamente com a escola atual; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!