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Brasil: Nação e Estado

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes a:

- Entender os conceitos de "Nação" e "Estado";

- Compreender o conceito de "Território".

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudantes devem saber que existem povos com as mais variadas culturas em diferentes partes do mundo, e que todos esses grupos humanos ocupam determinado território em nosso planeta.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem o significado dos termos "Nação", "Estado" e "Território". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as a importância do Território para uma Nação.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos, como por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

22 de abril: o que se comemora nesta data?

PASSO A PASSO

 

  Professor (a),

 

- Inicie a aula conversando com os alunos sobre a data de 22 de abril. Apresente a seguinte imagem (Figura 01) e problematize::

 

Figura 01: Pedro Álvares Cabral toma posse do Brasil em nome de Portugal, em 22 de abril de 1500.

 

 

Fonte: <http://escola.britannica.com.br/assembly/169612/Pedro-Alvares-Cabral-toma-posse-do-Brasil-em-nome-de>. Acesso em 15/04/2014.

 

  • O que se comemora no dia 22 de abril, em nosso país?
  • O que esta imagem representa?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", informe que esta é uma imagem clássica que busca representar Pedro Álvares Cabral indicando a descoberta de uma "nova terra" que, posteriormente, tornou-se o nosso território nacional. Informe aos estudantes que esta celebração tem por objetivo marcar oficialmente o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou a descoberta das terras brasileiras. 

 

- Aproveite a oportunidade para ressaltar que, durante muito tempo, historiadores afirmaram que esse acontecimento de dimensões históricas foi resultado de uma aventura realizada por homens que, corajosamente, se lançaram ao mar incógnito a caminho da Índia, mas desviou-se do rumo previsto devido a calmarias e tempestades e  encontraram uma nova terra. Entretanto, atualmente essa versão está desacreditada. Acredita-se que fazia parte da missão de Cabral tomar posse da nova terra em nome da coroa portuguesa.

 

- Destaque que atualmente o Brasil é uma Nação e um Estado, cujo Território foi delimitado a partir de acordos ou disputas bélicas que começaram a partir do processo de ocupação de nossas terras que teve início oficialmente no ano de 1.500.

 

 

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Atividade 02

Nação, Estado e Território

PASSO A PASSO

 

A partir da conversa anterior, pergunte aos estudantes o significado dos seguintes termos;

  • Nação
  • Estado
  • Território Nacional

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos prévios e anote as principais ideias no quadro. Posteriormente, oriente-os a formarem grupos de 4 a 5 alunos, com vistas a melhor compreenderem esses conceitos. Informe que os grupos realizarão uma pesquisa com o intuito de explicar os conceitos anteriores e ainda entenderem:

             - O que é necessário para que um povo possa formar um Estado Soberano?

 

- Para responderem a estas outras questões que surgirem, oriente-os a irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos e a fazerem consulta em sites de busca na internet e em outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura dos textos "Pedro Álvares Cabral", disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483138/Pedro-Alvares-Cabral>, "Estado, Nação e Governo", disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/estado-nacao-governo.htm> , e "Como surgiram os estados nacionais", disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/como-surgira-os-estados-nacionais.htm>(Acesso em 16/04/2014).

 

Comentário: Neste momento é importante orientar os alunos a pesquisarem em sites específicos para pesquisas escolares que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

Figura 02: Britannica Escola Online.

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Fonte: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso:16/04/2014.

 

 

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

 

- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Evidencie a importância de imagens, mapas e documentários como fonte de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos serão usados e, também, sobre o tempo a ser disponibilizado no seu planejamento.

- Acompanhe atentamente as apresentações e, se necessário, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais os estudantes tenham se deparado. Permita a cada um expor seu ponto de vista a partir das fontes de informação que encontrou.

Promova a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes. Fique atento, durante as exposições dos grupos, para evidenciar que:

  • Nação: está associada à ideia de um povo que possui uma identidade histórico-cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele;
  • Estado: refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente;
  • Território Nacional: parte do espaço terrestre sobre a qual um povo exerce soberania, organizando-a de acordo com suas necessidades e interesses;
  • Para que um povo forme um estado soberano, é preciso que tenha poder sobre o território que ocupa e um governo reconhecido internacionalmente.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as línguas mais faladas no mundo e as principais características dos povos que as falam língua e a religião constituem aspectos marcantes da identidade cultural de um povo; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como vivem as minorias étnicas, ou seja, os povos que não possuem um território autônomo; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais urbanos decorrentes de como as diferentes nações se apropriam do espaço; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

BOLIGIANL. Et. al; ALVES, A. T. B. Geografiaespaço e vivência. 4. ed. v. 08. São Paulo: Atual, 2012.

O estado-Nação. Disponível em: <http://www.geomundo.com.br/geografia-30131.htm>. Acesso em 12/04/2014.

Como se organiza uma nação? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26229>. Acesso em 12/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na apresentação dos resultados.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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