Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Preservar o solo é preservar a vida

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;

·         Considerar o solo como um recurso natural necessário aos seres vivos;

·         Reconhecer a necessidade de conservar o solo;

·         Conhecer alguns animais que vivem no solo;

·         Compreender como as queimadas, o desmatamento e o lixo pode prejudicar o solo;

·         Entender que o deslizamento e as enchentes podem ser consequências da falta de   conservação e construção sob o solo;

·         Entender como se escreve uma notícia;

·         Ajustar o texto falado à escrita;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

·         Avançar no processo de leitura e de escrita;

·         Desenvolver a capacidade de produzir textos;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:

- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 03 de abr. 2014.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema: Será que há vida no solo?

 

Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em uma roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre o solo. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações dos alunos acerca da importância do solo e sua preservação. Deve ser esclarecido que o solo recobre toda a superfície do planeta, tanto nos continentes quanto no fundo dos rios, mares e oceanos. Normalmente, nessa idade, os alunos desconhecem que existe solo embaixo das águas e ainda, que é necessário preservar o solo, pois necessitamos dele para nossa sobrevivência.

 

  • Na roda de conversa você poderá fazer perguntas a respeito do solo, como por exemplo:

 - O que vocês acreditam ser o solo?

É provável que o reconheçam como chão ou terra. Informe, então, que o solo não é apenas o chão onde pisamos. Quando caminhamos em uma calçada ou estrada asfaltada não estamos pisando na terra porque o ser humano colocou uma cobertura por cima do solo, mas, mesmo não pisando na terra, estamos pisando sobre o solo.

 

  • Questione:

- Para que serve o solo?

Certamente as crianças responderão que é para pisar, construir casas e segurar as plantas. Explique que além de construirmos nossas moradias sobre o solo é dele que retiramos a maior parte dos nossos alimentos e que tem grande importância na vida de todos os seres vivos.

  • Pergunte:

- Vocês acham que existe vida no solo?

Possivelmente responderão que sim, por que se lembrarão das minhocas. Mas, conte a eles que existem muitos outros seres que vivem no solo além das minhocas, como: tatus, algumas cobras, aranhas, insetos, larvas de grilos e gafanhotos, formigas, cupins, centopeias, caracóis, entre outros. Conte que além de animais há também partes de plantas, como raiz e caule e que essas raízes podem ter dezenas de metro de comprimento dentro o solo. E que também vivem micro-organismos representados por bactérias e os fungos. São eles que decompõem os restos de animais e plantas, formando a camada mais superficial e escura ao solo. As bactérias e os fungos fazem com que os seres, depois de mortos, devolvam ao solo aquilo que dele retiram em vida.

  • Mostre imagens de animais que vivem no solo. Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.

1 2 3 4 5 6 7

Fonte da imagem 1: Sitio: “Projeto um Mundo Melhor”. Disponível em: <http://projetoummundomelhorprecisadens.blogspot.com.br/2011/08/vida-dentro-do-solo.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 2: Sitio: “Dom Escobar”. Disponível em: <http://domescobar.blogspot.com.br/2010/11/algumas-curiosidades-sobre-o-cupim-que.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 3: Sitio: “Bio Lugando”. Disponível em: <http://biolugando.blogspot.com.br/2012/05/aula-pratica-201-202-gastropodes.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 4: Sitio: “Blog Odorium”. Disponível em: <http://www.blogodorium.com.br/sonhar-com-formigas/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 5: Sitio: “A Caatinga”. Disponível em: <http://www.acaatinga.org.br/index.php/2012/uma-nacao-inteira-torce-pelo-tatu-bola-para-mascote-da-copa-2014/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 6: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://animais.culturamix.com/curiosidades/centopeia>.  Acesso em: 30 de mar. 2014.

      

  • Explique:

Assim como os animais que vivem embaixo da terra, os homens e outros animais utilizam o solo para se locomoverem, construírem suas casas e retirarem o seu alimento.

E também que:

8

Atividade em grupo

 

Fonte da imagem: Sítio: “Paixão por educação infantil”. Disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/>.  Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Divida a turma em grupos de 3 alunos e peça que façam uma lista de seres que dependem do solo para sobreviver. Depois de prontas as listas peça que socializem entre os grupos. Faça uma lista única e registre no quadro os nomes dos seres. Faça um texto coletivo e peça aos alunos que copiem no caderno de Ciências.

 

Atividade de casa

 

  • Proponha que os alunos recortem de revistas ou jornais figuras de alguns seres registrados no caderno de Ciências e tragam na próxima aula.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produção de texto: Trabalhando com legendas

 

Professor, prepare essa atividade com antecedência. Aplique pelo menos três dias depois de ter pedido aos alunos que providenciassem as figuras dos seres vivos que dependem do solo para sobreviver. Mesmo assim, disponibilize jornais e revistas para que os alunos possam recortar, caso algum tenha alegado que não tinha revistas em casa para recortar. Você também pode levar imagens de animais e pessoas para serem distribuídas aos alunos.

 

  • Explique o que é uma legenda. Oportunize que procurem no dicionário o significado da palavra e copiem no caderno de Ciências.  Explique que farão uma atividade com legenda, das figuras dos seres vivos que dependem do solo para viver.

 

  • Peça aos alunos que colem as figuras no caderno de Ciências e abaixo de cada figura escrevam o nome dos seres vivos.
  • Acompanhe a escrita dos alunos e ajude na correção das palavras.
  • Deixe que os alunos socializem os seus cadernos, com seus trabalhos prontos.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema: Prejudicando o solo

  •  Mostre imagens que demonstram como o ser humano modificou a paisagem e construiu sobre o solo. Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.

25 26

Fonte da imagem 1: Sítio: “pecuária rural”. Disponível em:  <http://pecuaria.ruralbr.com.br/noticia/2013/10/clima-contribui-para-qualidade-e-quantidade-de-pastagens-no-rio-grande-do-sul-4313063.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 2:  Sítio: “Sky Scraper City”. Disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1037207>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

  • Pergunte qual a diferença entre as duas paisagens. Os alunos devem responder que o homem ocupou o solo para construir moradias, ruas e avenidas
  • Converse com os alunos sobre as modificações nessas paisagens e esclareça que aconteceram pelas necessidades do homem moderno. Conscientize-os das consequências da impermeabilização do solo. Explique que o asfalto, as calçadas e as construções, tampam a terra e quando a chuva cai, a água escorre sem penetrar no solo. E que quanto maior a área cimentada, menor será a absorção da água pelo solo. Diga que na figura 1 a absorção da chuva pelo solo é intensa e se infiltra rapidamente deixando seus benefícios e tornando o solo rico. Já na imagem 2  a água que cai escorre rapidamente pela superfície, as  enchentes. Mostre imagens de enchentes recentes. Se possível, da cidade onde vocês moram.

 

10

Fonte da imagem: Sitio: “Sou Mais Enem”. Disponível em: <http://soumaisenem.com.br/geografia/impactos-ambientais-urbanos/enchentes>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Explique que as enchentes podem ser causadas por alguns motivos, entre eles, a impermeabilização do solo provocada por áreas construídas com concreto e asfalto, que diminuem a entrada de água no solo e aumentam a água que corre na superfície. Mas que também podem ser provocadas por lixo jogado nas ruas que entopem as redes de esgoto obstruindo a saída da água.
  • Explique também que:

11

 

  • Converse com os alunos e conte que ao longo do tempo, o solo vem sendo profundamente danificado por ações humanas como: queimadas, desmatamento, extração de metais e pedras preciosas, jogar lixo em locais impróprios. Tudo isso polui o solo e prejudica o ambiente.

 

  • Mostre imagens do solo sem plantações, exemplos de deslizamentos, queimadas, desmatamento e depósito de lixo a céu aberto.

12 13

15 16

Fonte da imagem: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/o-sofrimento-do-solo>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem: Sitio: “Globo.com”. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL882140-5598,00-EM+BLUMENAU+QUALQUER+CHUVA+PODERA+CAUSAR+DESLIZAMENTO+DIZ+TECNICO.html >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem: Sitio: “Instituto Amazônia”. Disponível em: <http://www.institutoamazonia.com.br/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem: Sitio: “Ambientalistas em Rede”. Disponível em: <http://ambientalistasemrede.org/combatendo-queimadas-patricia-franca/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

  • Explique que:

17

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Analisando textos: reportagens e notícias

Professor, é importante que você  trabalhe com os diversos tipos e gêneros textuais que fazem parte do cotidiano dos alunos para que eles compreendam que o texto é constituído nos diversos momentos de comunicação. Principalmente na fase de alfabetização a escrita na escola deve aproximar o aluno ao mundo da escrita. E também é interessante que o aluno possa refletir por meio de produção e interpretação usando textos reais. É por esses e outros motivos que alguns textos como notícias e reportagens precisam fazer parte do cotidiano da sala de aula. É fundamental que os alunos leiam notícias sobre os conteúdos abordados em sala de aula e se tornam mais interessantes ainda se forem textos atuais. Portanto, a sugestão de produção de texto para esse conteúdo é a notícia, que tenha como tema, as consequências da agressão ao solo.

  • Socialize as notícias com os alunos usando cópias ou um projetor de imagens. Proponha a leituras: silenciosa, em grupo, coletiva, individual, entre outras.
  • Instrua os alunos a observarem:

- Qual é o assunto;

- Sobre o que está sendo falado;

- Onde aconteceu;

- Como aconteceu;

- Com quem aconteceu;

-  Por que aconteceu;

- O que eles sabem sobre o assunto;

- Quais palavras encontradas no texto, não conheciam.

 

Aborde e chame a atenção deles para o que você achar importante nas notícias. As notícias abaixo são apenas exemplos encontrados na internet. Leve para a sala de aula jornais e revistas da sua cidade ou região ou pesquise na internet e apresente aos seus alunos.

 

18

Fonte da imagem: Sitio: “Matutando”. Disponível em: <http://www.matutando.com/wp-content/uploads/2009/07/capa-em.jpg>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

19

 

Fonte da imagem: Sitio: “Globo.com”. Disponível em: <http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/12/deslizamento-de-terra-deixa-ao-menos-seis-mortos-na-zona-rural-de-sardoa.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

 

20

Fonte da imagem: Sítio: “Capítulo Sete Lagoas”. Disponível em: <http://capitulosl295.blogspot.com.br/2011/08/consequencias-da-queimada-na-serra.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

21

 

Fonte da imagem: Sitio: “Arroio Araçá”. Disponível em: <http://arroioaraca.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

22

 

Fonte da imagem: Sitio: “Só Biologia”. Disponível em:

<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo11.php>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produção de textos: Cuidando do solo

 

A proposta dessa atividade é que os alunos escrevam uma notícia abordando um acontecimento fictício que tenha acontecido em sua cidade devido às ações indevidas dos seres humanos em relação ao solo. E que apresente sua indignação com os maus tratos ao solo por algumas pessoas.

 

  • Proponha que escrevam uma notícia sobre um acontecimento que seja reflexo do uso indevido do solo.
  • Cuide para que não se esqueçam de abordar:

- O assunto;

- Onde aconteceu;

- Como aconteceu;

- Com quem aconteceu;

- Por que aconteceu.

 

  • Peça que os alunos imaginem que sua reportagem foi publicada com sucesso e que o jornal abriu um espaço para os leitores comentarem e apresentarem propostas de solução de problemas. Considerando que ele fosse um leitor de sua própria reportagem, o que ele escreveria nesse espaço?

 

  •  Apresente o exemplo abaixo.

 

23

 

Fonte da imagem: Sitio: “Cidade de Embu das Artes”. Disponível em: <http://www.embudasartes.sp.gov.br/Clipping/?id=693>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Recursos Complementares
O sítio “Uol Educação”, disponível em: <http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-trabalho-com-o-jornal.htm>, acesso em: 30 de mar. 2014, dá dicas de como preparar uma aula com notícia de jornal e reportagens.
 
Os links abaixo, disponíveis em “Portal do Professor” apresentam exemplos de aula que trabalham com o jornal e notícias em sala de aula.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50585>
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20021>
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22694>
Acessados em: 04 de abr. 2014.
Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: reconheceu a importância do solo e que ele é um recurso natural necessário aos seres vivos e a importância de preservar o solo. Bem como se compreendeu que o desmatamento, as queimadas e o lixo podem prejudicar o solo.

É necessário, nessa aula que o aluno também aprenda a escrever notícias, demonstre avanços na sua escrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação com seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções, para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.