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Hora da notícia: em foco o jornal na sala de aula

 

24/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de textos;
  • Explorar os diversos tipos de textos que compõem o jornal;
  • Trabalhar a estrutura textual de um jornal;
  • Observar ilustrações, charges e outros tipos de textos que compõem jornais;
  • Criar textos jornalísticos, ilustrações, charges dentre outros, a partir dos modelos observados;
  • Reconhecer a existência de opiniões diferentes e respeitá-las;
  • Produzir em grupo as partes que compõem o jornal;
  • Agrupar todas as partes e montar o jornal da turma;
  • Apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação;
  • Registrar fatos relatados;
  • Problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias à população;
  • Elaborar frases e textos; 
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

A partir do trabalho sobre jornais, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

  • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
  • Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
  • Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor;
  • Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros);
  • Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição e estilo.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, utilizando o espaço da sala de aula faça uma roda de conversa e leve vários portadores de textos dentro de uma caixa.

Jornais; livros; revistas; fotos de outdoors; fotos de para-choque de caminhão; fotos de vidro traseiro de ônibus; dentre outros.

 

Se preferir, apresente fotos desses portadores de textos em um projetor de imagens. A seguir, indague a turma:

 

  • Quais tipos de informação ou assunto podemos encontrar nesses portadores de textos?

 

Para responder tal pergunta, organize a turma em 6 grupos, um para cada portador, de acordo com o exemplo acima. Veja:

 

·         Grupo 1 - Jornais;

·        Grupo 2 - Livros;

·        Grupo 3 - Revistas;

·        Grupo 4 - Fotos de outdoors;

·        Grupo 5 - Fotos de para-choque de caminhão;

·        Grupo 6 – Fotos vidros traseiros de ônibus.

.

 

Peça para os alunos escreverem qual texto (informação ou assunto) podemos encontrar nesses portadores de textos. Permaneça um pouco em cada grupo, oriente, faça mediações, questione, problematize e depois peça para cada grupo se apresentar. Exemplos de possíveis respostas.

 

·        Grupo 1 - Jornais (notícias, charges, texto de opinião, palavras cruzadas);

·        Grupo 2 - Livros (histórias de aventuras, romance, contos);

·        Grupo 3 – Revistas (artigos, reportagens, entrevistas);

·        Grupo 4 - Fotos de outdoors (anúncio, propaganda);

·        Grupo 5 - Fotos para-choque de caminhão (mensagem de saudade, amor);

·        Grupo 6 - Fotos vidros traseiros de ônibus (propaganda, mensagem).

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, é um direito das crianças conhecer e aprender a ler o jornal, principalmente, por se tratar de um portador de diversos tipos de textos presente no cotidiano. Portanto, nesse momento, pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da população ficar sabendo das notícias, se tem o costume de ler jornais, se alguém em casa tem o hábito de ler e se sabem para que servem. Estimule os alunos a falarem e conduza um debate sobre a função do jornal na sociedade. É de suma importância que os alunos entendam que o jornal é um veículo de comunicação e que é um dos meios mais rápidos de todas as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo, pois ele geralmente é diário. Destine um tempo para os alunos apreciarem, conhecerem e lerem um jornal.

 

crianças jornais

Fonte: Sítio: Revista Nova Escola. Como trabalhar a leitura de jornais em sala de aula. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2013/04/18/como-trabalhar-a-leitura-de-jornais-em-sala-de-aula/>.

Acesso em: 15 de jul. de 2013.

 

Em seguida, peça aos alunos que utilizem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessem os sítios abaixo para conhecerem um pouco sobre a história do jornal impresso. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, reserve um momento e leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Sítio: “História do Jornal Impresso”. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo&feature=related>. 

 

 Sítio: “História do jornal impresso: fotocomposição”. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs>.

Acessados em: 09 de jul. 2013.

 

Depois de assistirem aos vídeos, socialize o que cada aluno compreendeu sobre a história do jornal.

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente como o jornal é organizado por dentro, ensine os alunos a manipulá-lo, a dobrá-lo, a diferenciarem os cadernos e a verem as fotos, as legendas, as manchetes, os títulos e as colunas. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto jornalístico e outros tipos de texto, como: bilhetes, receitas, dentre outros. Explique que jornalísticos são textos que têm como veículos jornais, periódicos e revistas, e que esses veículos agrupam várias estruturas textuais diferentes, por exemplo, num jornal, encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, classificados, dentre outros. Depois do diálogo, solicite um tempo de leitura para que cada aluno escolha um jornal e faça a leitura do mesmo, tentando identificar a sua constituição. Antes de começarem, oriente os alunos para observarem o que aparece na primeira página, que tipo de notícia ou informação aparece no decorrer do jornal.

Indague-os sobre os diversos cadernos existentes, por exemplo: Páginas dos classificados.

 

  • Vocês sabem que tipo de texto é esse?
  • Para que serve?
  • Já tinham observado esta parte do jornal?

 

jornal

 

Fonte: "Sítio: Planeta educação. Imagem". Disponível em:

<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/ler_jornais_01.jpg>.

Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

Logo em seguida, peça para os alunos recortarem a parte que mais gostaram:  notícia, classificado, charge, dentre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno de Língua Portuguesa e escrevam o que entenderam, depois peça para procurarem palavras que não sabem o significado no dicionário e registrarem no caderno de Língua Portuguesa. Peça também  para que justifiquem sua resposta, ou seja, escrevam porque escolheram o texto que colaram.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Para este momento, organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada criança ou solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma seleção prévia das reportagens, para evitar que vejam notícias que não são adequadas para faixa etária. Para interpretar uma notícia é necessário que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Professor, apresentamos algumas estratégias para se trabalhar com REPORTAGEM.

 

  • Providencie uma reportagem para cada dupla ou solicite que recortem do jornal. Em seguida, peça para os alunos interpretarem a reportagem respondendo oralmente essas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Concluída esta etapa solicite que registrem esta atividade no caderno de Língua Portuguesa ou em uma folha separada para fixar no mural;
  • Realize a atividade ao contrário. Você, professor, irá fornecer as respostas destas seis perguntas e as crianças irão redigir a notícia, ou seja, dessa maneira será criado o texto jornalístico;
  • Em duplas ou em um grupo maior, peça para os alunos rascunharem e criarem uma reportagem sobre um fato ocorrido na escola, abordando as seis perguntas chaves: o quê, quem, quando, onde, como e por quê;
  • Outra possibilidade é criar uma reportagem por meio de história. Comece uma história e a turma deverá continuar.Depois da história construída, organize a turma em grupos e cada um produz uma notícia sobre a história.

 

 Exemplo:

 ProfessorEra uma vez uma princesa que tinha um colar magnífico.

 

Aluno 1

Em uma bela manhã que estava sozinha resolveu caminhar pelo castelo.

 

Aluno 2

A bruxa má sabia que a princesa estava sozinha.

 

Aluno 3

E soltou seu dragão para pegar o colar de diamantes da princesa.

 

Aluno 3

Ele foi em direção ao castelo para raptar a princesa e pegar o colar.

 

Aluno 4

A princesa viu um vulto grande e escutou um barulho.

 

Aluno 5

Saiu correndo desesperada, mas o dragão conseguiu alcançá-la e pegou seu colar de diamantes…

 

A partir desta história formada, cada grupo elaborará uma reportagem sobre a princesa que teve seu colar roubado. Oriente-os na escrita do texto e na estrutura da reportagem.

 

 

Quem? A princesa.

O quê? Teve seu colar roubado.

Quando? Em uma bela manhã.

Onde? No castelo.

Como? O dragão correu atrás dela e conseguiu roubar o colar.

Por quê? Porque a bruxa queria o colar da princesa.

 

Professor, apresentamos, também, algumas estratégias para se trabalhar com MANCHETE (Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância; como entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.). 

Professor, o objetivo principal dessa atividade é que o aluno perceba as várias formas de se abordar um fato. Divida a turma em dois grandes grupos (grupo A e grupo B) apresente uma manchete e peça para que os grupos a contem de formas diferentes. Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”. Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo. 

 

 Veja o exemplo:

 

Notícia dada pelo professor:

GINASTA JADE É CAMPEÃ NOVAMENTE.

 

Grupo A

Ginasta Jade é campeã outra vez.

 

Grupo B

Mais uma vez a medalha de ouro vai para a ginasta Jade.

 

 Grupo A

Jade vence de novo o campeonato de ginástica.

 

Grupo B

Ginasta Jade vai outra vez para o primeiro lugar no pódio.

 

 Grupo A

Ginasta Jade está novamente com a medalha de ouro no peito.

 

Grupo B

Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira.

 

Após a realização da atividade, a turma poderá organizar um jornal falado, apresentando a notícia para outras turmas da escola. Essa dinâmica incentiva a leitura de informação prévia, o jornal impresso, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.

Professor, construa com a turma uma “bancada” de telejornal com duas carteiras e cadeiras para a acomodação dos alunos, que a partir daquele momento seriam os apresentadores do jornal televisivo. O espaço do quadro, que fica atrás dos apresentadores, pode ser aproveitado para a produção de um cenário.

 

5ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, pretendemos nesse momento, identificar algumas possibilidades para a continuação do trabalho com jornais.

Uma alternativa bastante interessante seria construir com a turma o próprio jornal durante todo o ano, desta forma a realização poderia ser mensal fazendo-se um rodízio entre os participantes a cada mês. Ao produzir um jornal em sala de aula, procure não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção.

Professor, sugerimos que a turma registre todos os passos percorridos durante a construção do jornal, bem como todo o trabalho realizado com o jornal em um Blog. Você pode sugerir a construção de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática sobre o jornal.

 

Sítios para auxiliar a construção de um Blog:

Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, algumas aulas do Portal do Professor que aborda essa criação.

 

Fonte: Sítio: Portal do professor. Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma? Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>.

 

Fonte: Sítio: Portal do professor. Aula do Portal – Criando um Blog. Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>.

 

Sítios acessados em: 09 de jul. 2013.

 

Professor, você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponder/em ao nível dos seus alunos.

 

Fonte: Sítio: Youtube. Vídeo: Cursos de Blogs – Aula 1. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>.

 

Fonte: Sítio: Youtube. Vídeo: Cursos de Blogs – Aula 2.  Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>.

 

Sítios acessados em: 09 de jul. 2013.

 

Os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que serão registradas em um Blog. O mais importante é que eles percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

 

Por exemplo:

Para a elaboração do jornal da turma, faça uma enquete para saber quais cadernos/seções irão constituí-lo para o mês de julho. Você juntamente com a turma posta a enquete no Blog da turma e durante alguns dias a turma e outras pessoas que tiverem acesso ao Blog votam nas seções que querem ver no jornal.

 

Enquete

 

Ajude-nos a escolher as seções da próxima edição do “Jornal da Turma”. É só clicar em uma das opções abaixo!

 

 Notícias, textos científico,  culinária, esportes:

 Reportagens, charges, palavras cruzadas, anúncios;

 Textos de opinião, horóscopo, cinema , manchetes.

 

votar

 

Professor, a cada mês mude as seções dos jornais colocando outras enquetes, mas sempre com a participação e o envolvimento dos alunos.

 

 

Após esse momento e antes da construção/elaboração do jornal, estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada jornal, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto na hora da escrita. Explique que é preciso ter muita clareza na hora de escrever, pois às vezes escrevemos uma frase e somos mal interpretados, ou seja, uma pessoa entende de maneira equivocada o que pretendíamos informá-la.

Para tanto, o portal do professor, disponibiliza em seus conteúdos multimídias o episódio do programa “Sua Língua” da TV Escola, no qual, apresenta as ambiguidades presentes em textos jornalísticos que provocam a incompreensão dos alunos; mostra também a sua respectiva adequação para o melhor entendimento, mostrando a maneira mais clara e objetiva de escrever o enunciado das frases jornalísticas. Para saber mais sobre esse recurso acesse o sítio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18838>. Acesso em: 15 de jul. 2013.

Professor, para ajudar os alunos na elaboração das manchetes, notícias, frases, textos e reportagens, crie semanalmente a IMPRENSA ESCOLAR para aprendizagem de: ortografia, análise das palavras, coesão, coerência, percepção crítica e estética do trabalho.

Professor, após terem assistido ao vídeo e com o resultado da enquete organize a turma em duplas ou grupos, de acordo com a quantidade de seções abordadas. Abaixo, segue um exemplo de como construir um jornal. Acesse, no portal do professor, a aula Aprendendo a estrutura jornalística para construir o jornal da turma, de minha autoria, por meio do link: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20921>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Defina com a turma como será o jornal: impresso e distribuído ou afixado no mural da sala de aula e ou da escola.

 

Algumas possibilidades:

 

JORNAL VARAL (MURAL)

Os textos escritos e ilustrações são elaborados pelos alunos e afixados em barbantes esticados em cantos das salas de aulas e corredores da escola, ou pontos estratégicos. O Jornal Varal possibilita afixar as notícias em constantes atualizações.

 

JORNAL CIRCULANTE (IMPRESSO)

Este tipo de jornal é manuscrito, portanto, para a socialização é preciso fazer reprografias. É necessário que os alunos que forem escrever as notícias tenham letra legível e de bom tamanho. Este tipo de jornal tem um alcance maior do que o Jornal Mural, porque são vários exemplares que são lidos na sala de aula, na escola e fora dela.

 

Professor, à medida que o trabalho for desenvolvendo, crie alternativas para verificar como os alunos estão interagindo com o jornal. Uma opção seria, por meio do Blog, criar uma espécie de PESQUISA - IBOPE, para eleger, por exemplo:

 

  • A melhor e a pior notícia;
  • O que teve de bom e ruim no jornal;
  • Qual foi o destaque do jornal;
  • O que falta no jornal;
  • Dentre outros itens.

Professor, acreditamos que a escolha pedagógica de levar o jornal para a escola significa aproximar a realidade da sala de aula e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Aproveite esse recurso! 

Recursos Complementares

Sugestões para professores:

 

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

 

Fonte: "Sítio: Mundo jovem. Projetos pedagógicos”. Disponível em:

<http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar>.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso do jornal trabalhado nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a função do jornal, os tipos de textos que integram o jornal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno. 

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