Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais de estimação: motivando a aprendizagem

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Conhecer o significado de animais de estimação;
  • Reconhecer alguns animais de estimação;
  • Conscientizar sobre os cuidados que deve ter com os animais;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Perceber as características dos gêneros textuais: cartaz e álbum;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Desenvolver a afetividade e o senso de responsabilidade;
  • Fazer os registros nos cadernos;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizado pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de abr. 2014. 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 10 de abr. 2014. 

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Roda de conversa

Professor, inicie sua aula com uma rodinha de conversa, comentando com os alunos sobre o tema que será estudado.

 

roda de conversa

Fonte da imagem: Sítio “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Professor, explique para os alunos que muitos animais convivem com as pessoas no ambiente doméstico, como cães, gatos, coelhos, galinhas, cavalos, dentre outros. Cada um deles tem um jeito próprio de ser. Faça algumas perguntas oralmente para os alunos, siga o roteiro abaixo para nortear o debate.

 

a)      Você tem bichos de estimação? Qual?         

b)      Os bichos de estimação podem transmitir alguma doença?

c)      Que animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê?

 

animais de estimação 1

Fonte: Sítio: “Evangelizar e saber amar”. Disponível em: <http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2013/08/os-animais-tem-alma.html>. Acesso em: 10 de abril. 2014.

 

Professor, após a participação dos alunos proponha leitura de um texto que conta a história de uma criança que queria muito ter um bichinho de estimação. Distribua para os alunos cópias do texto para que eles possam seguir a leitura e também usar posteriormente para fazer a interpretação do texto.

 

animais de estimação 2animais de estimação 3

Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo: FTD, 2008. p. 141,142.

 

Professor, após a leitura do texto distribua cópias da interpretação ou passe na lousa para registro no caderno de Ciências dos alunos.

 

Interpretando o texto

 

O texto "Bichinho de estimação" está dividido em partes, que contam trechos da história.

Cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Para indicar o parágrafo, deixa-se um pequeno espaço entre a margem esquerda da folha e o início do texto.

  • Pinte no texto os espaços que marcam o início dos parágrafos.

 

Agora responda:

 

a)      Os parágrafos começam na mesma direção?

 

b)      Quantos parágrafos tem o texto?

 

c)      As letras que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?

 

d)     O texto é narrado por um menino ou uma menina?

 

e)      Em sua opinião, por que a mãe escolheu peixinhos para dar ao filho?

 

f)       Para o menino qual é a desvantagem de ter um peixinho como animal de estimação?

 

g)      E você gostaria de ter um peixinho de estimação? Que bichinho de estimação você gostaria de ter?

 

Professor, após os alunos responderem a interpretação faça a correção coletiva das atividades, lembrando que a opinião do aluno é importante e deve ser considerada.

Professor, proponha como atividade de casa, uma pesquisa sobre os animais preferidos da família, para a próxima aula.

 

 

AA

Hoje em sala de aula falamos sobre animais de estimação, em casa, pergunte a seus familiares quais os seus animais preferidos. Traga na próxima aula sua pesquisa.

 

Nome do entrevistado:__________________________________________________

 

Grau de parentesco:____________________________________________________

 

Qual seu animal preferido?______________________________________________

 

Por que da escolha?

 

___________________________________________________________________ 

 

___________________________________________________________________

 

 


 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

TRABALHANDO EM GRUPOS

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa. Peça para que os alunos façam a apresentação de suas pesquisas sobre os animais preferidos dos familiares. Anote na lousa os animais que foram citados.

Professor, após as apresentações, divida a sala em pequenos grupos e distribua revistas para que os alunos pesquisem imagens dos animais que foram citados nas entrevistas que fizeram com seus familiares. Cada grupo irá montar um painel com os animais preferidos das famílias.

Exponha os painéis nos murais da escola para que haja uma interação entre a comunidade escolar e as pesquisas feitas pelos alunos.

 

SUGESTÃO: CLASSIFICANDO OS ANIMAIS

Professor, você pode propor que os alunos classifiquem os animais em: domésticos, selvagens, com pelos ou sem, com quantidade de patas, dentre outras características que desejar destacar.

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, após este trabalho, apresente um cartaz apresentando os cuidados que devemos ter com os animais. Oriente os alunos que, um animal de estimação não é um brinquedo, por isso devemos cuidar bem dele, pois ele precisa se alimentar, ser medicado quando necessário, viver em um local limpo e arejado, dentre outros cuidados. Apresente o cartaz abaixo para orientar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais. Você poderá trabalhar o gênero textual “cartaz”, projetando as imagens para melhor visualização dos alunos, utilizando Data Show.

 

animais de estimação 4

Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://jornalvoceeseupet.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Na atividade a seguir você poderá explorar este gênero textual “cartaz”. Aproveite para explicar aos alunos as características dele, caso não tenha ainda sido trabalhado. Fale sobre a doença Raiva Animal e sobre a importância da vacinação em gatos e cachorros.

 

Leia o cartaz abaixo:

 

animais de estimação 5

Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo.Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 149.

 

Professor, pergunte aos alunos o que eles acharam do cartaz, deixe que eles falem e deem suas opiniões. Logo após proponha uma atividade de interpretação da imagem.

 

Interpretando o cartaz

 

Responda:

a)      Quem é o principal destinatário desse cartaz?

b)      Com que objetivo, ou seja, para que foi feito esse cartaz?

 

Leia: “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”.

 

 Responda:

a)      O que você entende desta frase?

 

Marque as alternativa correta com um (X).

No cartaz, a imagem é importante porque:

animais de estimação 6

Professor, após os alunos responderem as atividades, faça a correção coletiva e proponha que eles, em casa, construam um cartaz informando sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Peça para que tragam na próxima aula. Veja o exemplo abaixo para orientá-los sobre a construção do cartaz.

 

animais de estimação 7

Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 152.

 

AA

Construa um cartaz orientando as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação.

Lembre-se das informações que obteve na sala de aula e de que o cartaz deve chamar a atenção de todos.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, proponha que os alunos apresentem os cartazes que fizeram em casa sobre os cuidados com os animais de estimação. Exponha-os no pátio da escola para conscientizar os alunos dos cuidados que devemos ter com os animais.

Professor, após as apresentações e exposições dos cartazes, comente com o s alunos que haverá um momento de contação de história. Antes de iniciar, questione os alunos:

 

  • Se vocês fossem um bicho, qual gostariam de ser?

 

Brincando de imitar bichos

 

Professor, peça para cada aluno imitar o bicho que gostaria de ser. Deixe que cada um faça a imitação do animal escolhido.

Após a brincadeira, faça a contação de história do livro “Soltando os bichos”. Você pode usar também um vídeo para os alunos verem a história. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

animais de estimação 8

Fonte da imagem: Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vNvfQ4n33iw >. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Professor , verifique na biblioteca de sua escola se  este livro,  está disponível. Ele faz parte do  acervo do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD.

 

animais de estimação 9animais de estimação 10

Fonte das imagens 1 e 2:  Sítio “Leituracaoeugênio”.  Disponível em: <http://leituracaoeugenio.blogspot.com.br/2013/09/livro-soltando-os-bichos.html>.  Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Professor, após você fazer a contação de história, converse com os alunos sobre as rimas encontradas na história, distribua cópias da atividade sobre rimas ou passe na lousa para que eles tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

 

Ouvimos a história “Soltando os bichos” dos autores, Rosana Ferrão e Dylan Ralphes. Observe as palavras abaixo e procure suas rimas na história contada.

 

Rima com...

leão

 

formiga

 

mosquito

 

pato

 

carneiro

 

aranha

 

lebre

 

pavão

 

pinto

 

elefante

 

esquilo

 

minhoca

 

 

Professor, após os alunos fazerem a atividade proposta, faça a correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas sobre rimas, caso surjam.

Após os alunos fazerem a correção das atividades proponha que eles montem um álbum sobre “Animais imaginários”.

Divida a turma em duplas e peça para que pensem e criem “Animais imaginários”.

 

Álbum “Animais imaginários”

Ouvimos a história “Soltando os bichos”, vimos que ela é composta por rimas, agora sua dupla vai construir um álbum sobre “Animais imaginários”, use sua imaginação.

 

Seguindo as instruções.

Como fazer:

1.      Inventar um animal:

  • Decidam com o professor, que tamanho terá o álbum.
  • Recortem um pedaço de cartolina do tamanho que foi decidido.
  • Agora, inventem um animal.
  • Discutam quais serão as características desse animal.

 

2) Montar a ficha sobre o animal:

 

  • Você e seus colegas vão desenhar o animal inventado. Podem também fazer colagens para criar a imagem do animal. Lembre-se de deixar espaço suficiente para o texto que acompanhará o desenho.
  • Agora, escrevam um texto sobre o animal, com todas as características que inventaram.

 

Veja como fica a ficha:

 

animais de estimação 11

Fonte: ARRUDA, Maria Tereza Rangel Campos( Org.). Projeto Pitanguá: Português 2º Ano do Ensino Fundamental das series iniciais. São Paulo: Moderna, 2005. p. 125.

 

animais de estimação 12

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3.      Montar o álbum de fichas

 

·         Mostrem seu animal para a turma e leiam o texto que escreveram sobre ele.

·         Criem uma capa bem bonita. Já é possível fazer um álbum! Deem um título e também escrevam na capa. Ela precisa ser um pouco maior que as cartolinas com os desenhos.

·         Escrevam um texto coletivo que sirva de apresentação do álbum, se necessário.

·         Depois, junte tudo: as cartolinas com os desenhos, a apresentação e a capa. Façam dois furinhos e passem cordão ou uma fita.

 

4.      Expondo os trabalhos

 

Professor, proponha que os alunos façam uma exposição com os álbuns criados por eles, para a comunidade escolar, este é um momento de interação dos alunos das outras salas com os trabalhos criados pela turma.

Recursos Complementares

Sugestão de Link para aluno:

 

Fonte: Sítio: “Smart Kids. Jogos educativos. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-animais-domesticos.html>. Acesso em: 09 de abr. 2014.

 

Sugestão de Link para professor

 

Fonte: Sítio: “Portal do professor. Animais de estimação”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52290>. Acesso em: 09 de abr. 2014.

Fonte: Sítio: “Web Educador. Folha de atividades. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/folha-de-atividades/animais-domesticos/>. Acesso em: 09 de abr. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização dos cartazes e os cuidados que devemos ter com os animais domésticos; bem como as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.