22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizado pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie sua aula com uma rodinha de conversa, comentando com os alunos sobre o tema que será estudado.
Fonte da imagem: Sítio “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, explique para os alunos que muitos animais convivem com as pessoas no ambiente doméstico, como cães, gatos, coelhos, galinhas, cavalos, dentre outros. Cada um deles tem um jeito próprio de ser. Faça algumas perguntas oralmente para os alunos, siga o roteiro abaixo para nortear o debate.
a) Você tem bichos de estimação? Qual?
b) Os bichos de estimação podem transmitir alguma doença?
c) Que animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê?
Fonte: Sítio: “Evangelizar e saber amar”. Disponível em: <http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2013/08/os-animais-tem-alma.html>. Acesso em: 10 de abril. 2014.
Professor, após a participação dos alunos proponha leitura de um texto que conta a história de uma criança que queria muito ter um bichinho de estimação. Distribua para os alunos cópias do texto para que eles possam seguir a leitura e também usar posteriormente para fazer a interpretação do texto.
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo: FTD, 2008. p. 141,142.
Professor, após a leitura do texto distribua cópias da interpretação ou passe na lousa para registro no caderno de Ciências dos alunos.
Interpretando o texto
O texto "Bichinho de estimação" está dividido em partes, que contam trechos da história.
Cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Para indicar o parágrafo, deixa-se um pequeno espaço entre a margem esquerda da folha e o início do texto.
Agora responda:
a) Os parágrafos começam na mesma direção?
b) Quantos parágrafos tem o texto?
c) As letras que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?
d) O texto é narrado por um menino ou uma menina?
e) Em sua opinião, por que a mãe escolheu peixinhos para dar ao filho?
f) Para o menino qual é a desvantagem de ter um peixinho como animal de estimação?
g) E você gostaria de ter um peixinho de estimação? Que bichinho de estimação você gostaria de ter?
Professor, após os alunos responderem a interpretação faça a correção coletiva das atividades, lembrando que a opinião do aluno é importante e deve ser considerada.
Professor, proponha como atividade de casa, uma pesquisa sobre os animais preferidos da família, para a próxima aula.
Hoje em sala de aula falamos sobre animais de estimação, em casa, pergunte a seus familiares quais os seus animais preferidos. Traga na próxima aula sua pesquisa.
Nome do entrevistado:__________________________________________________
Grau de parentesco:____________________________________________________
Qual seu animal preferido?______________________________________________
Por que da escolha?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
|
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO EM GRUPOS
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa. Peça para que os alunos façam a apresentação de suas pesquisas sobre os animais preferidos dos familiares. Anote na lousa os animais que foram citados.
Professor, após as apresentações, divida a sala em pequenos grupos e distribua revistas para que os alunos pesquisem imagens dos animais que foram citados nas entrevistas que fizeram com seus familiares. Cada grupo irá montar um painel com os animais preferidos das famílias.
Exponha os painéis nos murais da escola para que haja uma interação entre a comunidade escolar e as pesquisas feitas pelos alunos.
SUGESTÃO: CLASSIFICANDO OS ANIMAIS
Professor, você pode propor que os alunos classifiquem os animais em: domésticos, selvagens, com pelos ou sem, com quantidade de patas, dentre outras características que desejar destacar.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, após este trabalho, apresente um cartaz apresentando os cuidados que devemos ter com os animais. Oriente os alunos que, um animal de estimação não é um brinquedo, por isso devemos cuidar bem dele, pois ele precisa se alimentar, ser medicado quando necessário, viver em um local limpo e arejado, dentre outros cuidados. Apresente o cartaz abaixo para orientar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais. Você poderá trabalhar o gênero textual “cartaz”, projetando as imagens para melhor visualização dos alunos, utilizando Data Show.
Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://jornalvoceeseupet.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Na atividade a seguir você poderá explorar este gênero textual “cartaz”. Aproveite para explicar aos alunos as características dele, caso não tenha ainda sido trabalhado. Fale sobre a doença Raiva Animal e sobre a importância da vacinação em gatos e cachorros.
Leia o cartaz abaixo:
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo.Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 149.
Professor, pergunte aos alunos o que eles acharam do cartaz, deixe que eles falem e deem suas opiniões. Logo após proponha uma atividade de interpretação da imagem.
Interpretando o cartaz
Responda:
a) Quem é o principal destinatário desse cartaz?
b) Com que objetivo, ou seja, para que foi feito esse cartaz?
Leia: “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”.
Responda:
a) O que você entende desta frase?
Marque as alternativa correta com um (X).
No cartaz, a imagem é importante porque:
Professor, após os alunos responderem as atividades, faça a correção coletiva e proponha que eles, em casa, construam um cartaz informando sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Peça para que tragam na próxima aula. Veja o exemplo abaixo para orientá-los sobre a construção do cartaz.
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 152.
Construa um cartaz orientando as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Lembre-se das informações que obteve na sala de aula e de que o cartaz deve chamar a atenção de todos. |
4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, proponha que os alunos apresentem os cartazes que fizeram em casa sobre os cuidados com os animais de estimação. Exponha-os no pátio da escola para conscientizar os alunos dos cuidados que devemos ter com os animais.
Professor, após as apresentações e exposições dos cartazes, comente com o s alunos que haverá um momento de contação de história. Antes de iniciar, questione os alunos:
Professor, peça para cada aluno imitar o bicho que gostaria de ser. Deixe que cada um faça a imitação do animal escolhido.
Após a brincadeira, faça a contação de história do livro “Soltando os bichos”. Você pode usar também um vídeo para os alunos verem a história. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Fonte da imagem: Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vNvfQ4n33iw >. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor , verifique na biblioteca de sua escola se este livro, está disponível. Ele faz parte do acervo do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD.
Fonte das imagens 1 e 2: Sítio “Leituracaoeugênio”. Disponível em: <http://leituracaoeugenio.blogspot.com.br/2013/09/livro-soltando-os-bichos.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, após você fazer a contação de história, converse com os alunos sobre as rimas encontradas na história, distribua cópias da atividade sobre rimas ou passe na lousa para que eles tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.
Ouvimos a história “Soltando os bichos” dos autores, Rosana Ferrão e Dylan Ralphes. Observe as palavras abaixo e procure suas rimas na história contada.
|
Rima com... |
leão |
|
formiga |
|
mosquito |
|
pato |
|
carneiro |
|
aranha |
|
lebre |
|
pavão |
|
pinto |
|
elefante |
|
esquilo |
|
minhoca |
|
Professor, após os alunos fazerem a atividade proposta, faça a correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas sobre rimas, caso surjam.
Após os alunos fazerem a correção das atividades proponha que eles montem um álbum sobre “Animais imaginários”.
Divida a turma em duplas e peça para que pensem e criem “Animais imaginários”.
Álbum “Animais imaginários”
Ouvimos a história “Soltando os bichos”, vimos que ela é composta por rimas, agora sua dupla vai construir um álbum sobre “Animais imaginários”, use sua imaginação.
Seguindo as instruções.
Como fazer:
1. Inventar um animal:
2) Montar a ficha sobre o animal:
Veja como fica a ficha:
Fonte: ARRUDA, Maria Tereza Rangel Campos( Org.). Projeto Pitanguá: Português 2º Ano do Ensino Fundamental das series iniciais. São Paulo: Moderna, 2005. p. 125.
Fonte: Imagem da própria autora.
3. Montar o álbum de fichas
· Mostrem seu animal para a turma e leiam o texto que escreveram sobre ele.
· Criem uma capa bem bonita. Já é possível fazer um álbum! Deem um título e também escrevam na capa. Ela precisa ser um pouco maior que as cartolinas com os desenhos.
· Escrevam um texto coletivo que sirva de apresentação do álbum, se necessário.
· Depois, junte tudo: as cartolinas com os desenhos, a apresentação e a capa. Façam dois furinhos e passem cordão ou uma fita.
4. Expondo os trabalhos
Professor, proponha que os alunos façam uma exposição com os álbuns criados por eles, para a comunidade escolar, este é um momento de interação dos alunos das outras salas com os trabalhos criados pela turma.
Sugestão de Link para aluno:
Fonte: Sítio: “Smart Kids. Jogos educativos. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-animais-domesticos.html>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Sugestão de Link para professor
Fonte: Sítio: “Portal do professor. Animais de estimação”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52290>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Web Educador. Folha de atividades. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/folha-de-atividades/animais-domesticos/>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização dos cartazes e os cuidados que devemos ter com os animais domésticos; bem como as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!