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Par ordenado: definição e representação.

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira e Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação Profissional Infra-estrutura Técnico em Trânsito
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer par ordenado.
- Identificar a localização de um par ordenado no plano cartesiano.
- Escrever o par ordenado correspondente a um ponto no plano cartesiano.

Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Números reais: localização na reta numérica.

Estratégias e recursos da aula

Entregue a cópia do mapa abaixo, juntamente com a legenda peça para que eles observem. Explore-o perguntando: O que este mapa está representando? O que são estes pequenos círculos coloridos? Qual a finalidade destas retas horizontais e verticais que perpassam o mapa?

Legenda:

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Depois que ter explorado bem o mapa, entregue o seguinte estudo dirigido para ser respondido pelos alunos em dupla, para que eles possam trocar idéias:
“Você observou que o mapa está dividido em colunas que se denominam A, B, C, D, E e linhas cuja denominação é 1, 2 , 3, 4, 5, 6.
Isto foi feito para comunicar de forma mais clara, simples e precisa a localização de endereços.
Como você escreveria da forma mais clara, simples e precisa a localização do Hotel Manacá?
___________________________________________________
E da prefeitura?______________________________________
E do Hotel Point?_____________________________________
Quais hotéis estão localizados no espaço 4,B do mapa?______________________
Quais estabelecimentos estão localizados no espaço E, 6 do mapa?___________________
A indicação 6, E representa o mesmo espaço no mapa indicado por E, 6?______________Por que?________________________________________________________
Se invertermos a ordem na indicação do endereço, vai alterar o local?_____________
Agora, vamos mudar a denominação das colunas no mapa como se vê abaixo:

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Considerando o mesmo mapa com a nova indicação para as colunas, analise a pergunta:
Existe algum estabelecimento destacado no espaço 4, 5 do mapa? Em caso afirmativo, qual(is)?
A resposta desta pergunta poderia ser:
• Hotel__________________ e Hotel____________________, se considerar que o 4 está indicando número de coluna e o 5 está indicando número de linha.
Ou
• Supermercado e ______________________, se considerar que o 4 está indicando número de linha e o 5 está indicando número de coluna.
Neste caso, onde linhas e colunas têm a mesma denominação, é preciso estabelecer uma ordem para que a localização seja exata.
Assim, vamos estabelecer a seguinte ordem: escrever em primeiro lugar o número da coluna e em segundo lugar o número da linha e, além disto, vamos colocar os dois números entre parênteses, separados por vírgula. Desta maneira, escrevendo (4, 5) estamos indicando coluna ____ e linha_____ e a resposta correta e única da pergunta anterior é _________________________________________.
Considerando o mapa acima e a ordem estabelecida para representar as regiões, responda:
1) Qual(is) estabelecimentos estão destacados na região (3, 4) do mapa?_________________
2) Existe algum estabelecimento destacado na região (2,5) do mapa? Em caso afirmativo, qual(is)?______________________
3) Escreva a localização do Torre Hotel_____________________
4) Escreva a localização da Agência de Correios_____________________
5) É correto afirmar que o San Marco Hotel está localizado na região (4,3) do mapa? Por que? ____________________________________________________________________
6) Os Hotéis Indian e o Boa Vista se localizam em qual região? _______________________

A representação utilizada na a tividade acima é semelhante à que Descartes, um grande matemático e filósofo francês, criou. Ele denominou de PAR ORDENADO o conjunto de dois elementos onde a ordem é importante. Criou também uma forma de representá-lo, associando este par ordenado a um ponto no plano, semelhante ao que fizemos na associação do par à região do mapa, fazendo assim:
• traçou duas retas perpendiculares, uma horizontal que denominou de eixo x (ou das abscissas) e outra vertical que denominou de eixo y (ou das ordenadas);
• associou o ponto de intersecção das duas retas ao número zero, denominado-o de origem;
• à direita do zero no eixo x ele associou os pontos da reta aos números positivos e à esquerda aos números negativos;
• acima do zero no eixo y ele associou os pontos da reta aos números positivos e abaixo aos números negativos;
• fez corresponder cada ponto do plano a um par ordenado (x, y). como na figura seguinte:

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Assim, o ponto A corresponde ao par (3,1).
Em homenagem a Descartes, os eixos das abscissas e das ordenadas são chamados de eixos cartesianos e o plano formado com esses eixos chama-se plano cartesiano e os pares ordenados são as coordenadas cartesianas dos pontos.
De acordo com isto, faça o que se pede:
1) Dê as coordenadas cartesianas dos pontos B, C, D e M
2) Represente no plano cartesiano os pontos:
a) P cujas coordenadas são (-4,3)
b) Q cujas coordenadas são (-2,-3)
c) R cujas coordenadas são (1,-4)
d) T cujas coordenadas são (2, 3)

Recursos Complementares

Softwares como CABRI GÉOMÈTRE, WINPLOT e outros que permitem a construção de gráficos no plano cartesiano.

Avaliação

A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.

Opinião de quem acessou

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