Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apresentando o Alfabeto

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ­ Conhecer o alfabeto.
  • ­ Reconhecer as relações entre os sons e as letras.
Duração das atividades
3 / 4 aulas de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é obrigatório ter conhecimento prévio visto se tratar de uma introdução ao conteúdo. É necessário que a criança desenvolva a atenção para os sons (fonemas) e suas relações com as letras (grafemas). Por isso é importante que o professor peça a atenção das crianças para o som das palavras e letras que serão trabalhadas.
Estratégias e recursos da aula
  • Distribuir a poesia para a turma (a poesia deve ser escrita em letra de imprensa maiúscula, pois isso facilita o reconhecimento e o estabelecimento da relação som-letra).
  • Ler a poesia para a turma pedindo que acompanhem. Um recurso interessante é o de escrever no quadro as estrofes que serão trabalhadas no dia. Assim o professor poderá ler acompanhando com o dedo – procedimento que pode ser repetido pelas crianças.
  • Terminada a leitura chamar algum aluno cujo nome comece com a letra D, por exemplo. Peça a ele que leia a estrofe que começa com essa letra. Repita este procedimento, com cada aluno, para as outras letras do alfabeto, ou quantas vezes julgar necessário. A leitura deverá ser feita com a ajuda da professora.
  • O professor deverá desenhar uma tabela no quadro e listar todas as letras do alfabeto. Solicite aos alunos que ditem palavras que COMECEM com cada letra. Incentive-os a pensar no máximo de palavras possíveis lembrando-os que tudo que nos cerca tem nome: na nossa casa, na escola, no parque, no supermercado etc.
  • Logo em seguida solicite que cada aluno crie uma rima, ORALMENTE, com a letra inicial do nome da mãe ou do pai. É bom explicar para as crianças o que é uma rima (som igual ou muito parecido).
  • Solicite aos alunos a criar uma imagem (desenho) que tenha relação com a rima que criou.
  • Peça que escrevam a rima. Nesse caso, as crianças mais experientes e o professor auxiliarão as crianças que ainda não conseguem escrever sozinhas.

APRESENTAÇÃO FINAL

    Monte, junto com os alunos, um mural apresentado os trabalhos.

DICA: Use metade da folha A4 para cada aluno redigir sua rima.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

ALFABETIZANDO COM POESIA

Autora: Vera Ribeiro Guedes


TICO TICO, TECO TECO
VEM O TREM DA ALEGRIA,
ENSINAR O ALFABETO.

A É UMA BOLINHA,
QUE TEM UMA SÓ PERNINHA.
ESTOU COM PENA DA LETRINHA,
SERÁ QUE É MANCA A COITADINHA?

B SE ACHA BONITO,
BELO E BONACHÃO.
MAS NÃO SABE QUE É ESQUISITO,
POIS TEM UM BARRIGÃO.

C É UMA CURVINHA,
CASA SE ESCREVE COM ELA.
DE PAREDES COLORIDAS,
COM PORTAS E JANELAS.

D CORTOU O DEDO,
DOEU E ELE CHOROU;
MAMÃE FEZ CURATIVO,
DEU BEIJINHO E PASSOU.

E ELEFANTE ESCREVE.
DE TROMBA BEM COMPRIDA.
É UM BICHO MUITO GRANDE,
MAS É AMIGO DA FORMIGA.

F FOI A FEIRA,
DE FRUTAS ELE GOSTA.
COM FIGO E FRAMBOESA,
FEZ UMA LINDA TORTA.


G ESCREVE GUERRA,
É UMA LETRA MUITO ESTRANHA.
POIS GOSTAR TAMBÉM É DELA,
COMO FAZ GUERRA SE AMA?

H MARCA HORA PARA TUDO.
DA ESCOLA, DO ALMOÇO E DO JANTAR.
MAS A MELHOR HORA DO DIA,
É A HORA DE BRINCAR.

I FOI À IGREJA;
E, COMEÇOU A CHOVER.
LEVOU UM PINGO NA CABEÇA,
NÃO ADIANTOU CORRER.

J ESTAVA COM FOME,
ESPERANDO O SEU JANTAR,
CORREU PARA A JANELA,
PARA VER SUA MÃE CHEGAR.

L É REI NA SELVA,
NA FLORESTA ELE É O BOM.
O QUE É QUE SE ESCREVE COM ELA?
É A LETRA DO LEÃO.

M TEM TRÊS PERNINHAS
PARA ESCREVER, DÁ TRÊS VOLTINHAS.
PARECE UMA MINHOQUINHA,
TODA ENCOLHIDINHA.

N É A LETRA DO NÃO
QUE ÀS VEZES A MAMÃE DIZ.
PORQUE VOCÊ FAZ MALCRIAÇÃO
E ELA NÃO FICA FELIZ.

O É TÃO REDONDINHO,
PARECE UM OVINHO.
SE QUEBRARMOS ELE AO MEIO,
SERÁ QUE NASCE UM PINTINHO?

P MANTÉM A ORDEM,
ELE É POLICIAL.
PRENDER O LADRÃO ELE PODE
E NOS DEFENDER DO MAL.

Q GOSTA MUITO DE QUEIJO;
QUERIA COMER SEM PARAR.
QUASE CAIU O QUEIXO,
DE TANTO MASTIGAR.

R ANDAVA NA RUA,
MUITO DISTRAÍDO,
QUANDO VIU UM ENORME RATO,
SE ASSUSTOU E DEU UM GRITO.

S É MUITO SABIDO,
DE SAÚDE ELE ENTENDE,
POR ISSO COME SALADA,
PARA NÃO FICAR DOENTE.

T TROUXE UM TATU,
PAR A A TURMA CONHECER,
FEZ UM GRANDE TUMULTO,
TODOS QUERIAM VER.

U É LETRA ÚTIL,
UNIÃO ASSIM COMEÇA.
UNIDOS TEMOS A FORÇA,
E NÃO PRECISAMOS TER PRESSA.

V É A LETRA DA VERDADE.
MENTIRA NÃO É LEGAL.
MAS TAMBÉM DA VAIDADE,
QUE ÀS VEZES FAZ MUITO MAL.

X FICOU DOENTE,
TOMOU XAROPE NA XÍCARA.
ESTAVA COM DOR DE DENTE,
E TAMBÉM DOR DE BARRIGA.

Z É DE NOTA ZERO,
QUE NINGUÉM QUER TIRAR.
MAS PARA SER O PRIMEIRO,
VAI TER QUE ESTUDAR.

TICO TICO, TECO TECO
PASSOU O TREM DA ALEGRIA,
ENSINANDO O ALFABETO.

Publicado no Recanto das Letras em 29/06/2005
http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/29060
Acessado em 18/08/2009 21h36

Atividades para exploração do texto:

Essas atividades devem ser lidas pelo professor que deve também acompanhar o desenvolvimento dos alunos na realização das atividades. É recomendável que as crianças mais experientes com as análises sonoras e suas relações com a escrita auxiliem as outras menos experientes.

1. Pinte, na cor azul, no texto as rimas (palavras que terminam com o mesmo som).
2. Pinte, na cor vermelho, duas palavras que COMECEM com a letra F.
3. Pinte, na cor laranja, duas palavras que COMECEM com a letra B.

Avaliação

AVALIAÇÃO: Ao final dessas explorações espera-se que os aprendizes estejam mais atentos aos sons das palavras, sílabas e outras unidades sonoras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 11/17 - 64.71%
  • Quatro estrelas 4/17 - 23.53%
  • Três estrelas 2/17 - 11.76%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosangela de Fátima Marinho, ESCOLA MUNICIPAL JOSEFINA DE SOUZA LIMA , Minas Gerais - disse:
    rosangelafmarinho@gmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    "Apresentando o alfabeto" com poesias,nos traz muitas sugestões de atividades que serão benéficas em sala de aula e que o trabalho será desenvolvido com prazer pelo o aluno.


  • Vera Ribeiro Guedes, Autora , Minas Gerais - disse:
    verarguedes@gmail.com

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Olá! Sou Vera Ribeiro Guedes, autora do poema utilizado nesta aula e fico muito feliz em saber que estou contribuindo para a educação de nossas crianças. Parabéns aos professores! Abraços, vera.


  • Laura Fabre de Oliveira, Escola Municipal , São Paulo - disse:
    lalifabri@gmail.com

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    aula muito bem bolada e bem divertida de se fazer com as crianças


  • maclede de oliveira santos machado, escola antonio salustio , Mato Grosso - disse:
    maclede65@hotmail.com

    15/09/2010

    Quatro estrelas

    parabens continui dando contribuições para nós professores, pois com essas tecnologias podemos acessar varios trabalhos como o seu tão especial e interessante


  • Gilvaneusa da Conceição Silva, CESAC , Pernambuco - disse:
    neusasilva_2009@hotmail.com

    03/07/2010

    Cinco estrelas

    Como professora iniciante não sabia dessa possibilidade de encontrar as aulas prontas,ou seja nos ensina a trabalhar com o alfabeto e com simpliscidade. Minha nota é 10 . Continuem , pois é um suporte a mais para o professor


  • Roberta Rodrigues Damasco da Silva, COL LUSO CARIOCA , Rio de Janeiro - disse:
    robertadamasco@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nota 10! Parabéns, muito criativa e dinâmica, gostei muito, vou utilizar bastante em sala de aula.


  • Edna Araujo Oliveira, Universida do Estado de Santa Catarina , Santa Catarina - disse:
    ednaaoliv@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A proposta da aula é muito boa! PArabéns.


  • Maria Francisca Lopes de carvalho, Escola Municipal Mª Ilnah , Amapá - disse:
    franciscalopeslopes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Que bom que você é apaixonada pela educação!!! pois é de profissionais assim que nossas escolas precisam. Nós alfabetizadores temos uma grande responsabilidade em nossas mãos que é de alfabetizar nossos alunos e fazer com que eles sejam críticos e participativos.


  • dalvacylima, escola antonio reginaldo , Ceará - disse:
    dalvacylara@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aula acima está excelente pois a professora elaborou um conteúdo de acordo com a realidade dos alunos o tema alfabeto foi trabalhado de forma criativa com poesias e atividades diversificadas que atenderam as dificuldades dos alunos, a mesma encantou os alunos com a pintura estimulandos a pesquisar as letrinhas. parabéns otima aula.


  • Marta Regina Dias Ferreira, Esc.Municipal de Ens. Fund. Fernão Dias , Rio Grande do Sul - disse:
    marthadife@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da música pra letras do alfabeto ...é diferente...parabéns


  • Roberta Rodrigues, Luso Carioca , Rio de Janeiro - disse:
    robertadamasco@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade, completa e muito criativa. Vai ser muito util para trabalhar com minhas turminhas. PARABÉNS!


  • Flávia Rodrigues de Medeiros, Escola Padre Joaquim de Souza Silva , Minas Gerais - disse:
    flaviarmedeiros@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito rica a aula, foi bem, significativa e explorada a questão da alfabetização, principalmente a introducão do alfabeto, já que para muitas crianças esse é o primeiro contato com a escrita.A poesia é bem interessante, e as atividades bem criativas. Parabéns, Carla.


  • Aline, alfabetização solidaria , Bahia - disse:
    alinenascimento258@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, estou começando o projeto de alfabetização, estou prescisando de ajuda


  • Aparecida Helena, IEE MARECHAL RONDON , Rondônia - disse:
    cidelenazm@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Só quem trabalha com alfabetização entende da importancia dos sons para o processo ensino aprendizagem.Por isso deve se valorizar essas atividades.


  • joseneide, UFC , Ceará - disse:
    msimonevieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa a metodologia usada na aula, o conteúdo é muito rico, principalmente apresentar o alfabeto através da poesia.


  • Vera e Gorete, Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    vlblima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Apesar de não estarmos em sala de aula, gostamos do projeto apresentado, pelo seu desenvolvimento, a acreditamos que nos será muito útil tanto na nossa jornada de estudantes como quando estivermos em sala de aula.


  • Ricardo Sandro Venâncio de Lima, E.M.E.F. Senador Ruy Carneiro(Cacimba de Dentro) , Paraíba - disse:
    r.sandroararuna@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, bem elaborada e uma sugestão muito boa para engrandecer minhas aulas, pois é sempre bom inovar, principalmente na alfa ou 1º Ano, série a qual eu leciono.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.