22/04/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
- Comparar a realidade brasileira com a realidade de outros países, tomando como base o significado e o desempenho do IDH.
- Identificar, com base no que define o IDH e IDHM, os problemas da realidade do município em que vive.
- Organizar eventos e propor ações e/ou participar da solução de problemas reais identificados do seu município.
Noções de estatística para leitura e interpretação de gráficos, tabelas e percentuais
Modo capitalista de produção: conceituação e características
Divisão territorial do trabalho: conceituação
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): definição, histórico e composição
Cidadania: conceituação
Aula sugerida para qualquer série do ensino médio.
É importante garantir a participação e a contribuição dos professores de História, Sociologia, Matemática, Língua Portuguesa e Educação Artística para enriquecer a abordagem e sistematização dos temas envolvidos.
O professor de Matemática deverá contribuir orientando os alunos previamente sobre noções básicas de estatística, favorecendo a construção de competências e habilidades para a leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
Informações sobre interpretação de gráficos podem ser acessadas em http://chicomarchese.com/material-para-aulas/analise-e-interpretacao-do-tratamento-de-informacoes-e-dicas-para-producao-de-redacoes-dissertativas/interpretacao-de-graficos/
O professor de Geografia deverá imprimir ou demonstrar o quadro abaixo em transparência ou em projetor multimídia, estimulando os alunos para a interpretação das informações priorizadas nos dados estatísticos demonstrados no quadro 1 e nas perguntas sugeridas no quadro 2. Agrupados em duplas, eles deverão anotar as respostas no caderno, municiando-se de argumentos que serão apresentados num debate, no momento da socialização dos resultados. Para a realização do debate os alunos formarão, na sala de aula, um grande círculo. O professor deverá estimular a participação de todos.
Quadro 1. Brasil: Indicadores do IDH nacional
Longevidade
Fonte: Censos demográficos do IBGE. Disponível em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/12/01/esperanca-de-vida-ao-nascer-no-brasil-chega-a-7317-anos-diz-ibge.htm
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Renda per capita
Disponível em http://www.informaecon-fnp.com/noticia/7225
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Escolaridade
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Quadro 2: Interpretação de dados estatísticos
1- O que se entende por expectativa de vida? 2- Quais fatores vêm contribuindo para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros? 3- O que se entende por renda per capita? Como se chega a esse valor? 4- Qual é a relação entre renda per capita e consumo de carne? 5- Observe o gráfico referente à escolaridade e responda: a) O que se observa na média de anos de escolaridade, renda per capita e valor do IDH brasileiro, entre 1980 e 2011? b) Qual é a relação entre esses três elementos? |
O professor de Geografia deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que respondam as questões propostas no quadro 3. A base de dados está disponível em dois links: 1) Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, disponível em http://atlasbrasil.org.br/2013/o_atlas/idhme 2) Brasil continua na 85ª posição no ranking mundial de IDH, disponível em http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm.
Fonte: http://atlasbrasil.org.br/2013/o_atlas/idhm
Para agilizar o trabalho e propor interação entre as equipes, a turma deverá ser organizada em três grandes grupos. Assim, o primeiro grupo pesquisará
as respostas das questões 1, 2 e 3. O segundo grupo pesquisará as questões 3, 4 e 5. O terceiro grupo pesquisará as questões 5, 6 e 7. As respostas
serão socializadas da seguinte maneira: a turma elege um colega mediador para que releia as perguntas, de modo que sejam respondidas pelo grupo
que as pesquisou, porém podendo ser comentada ou contra argumentada pelos demais. A ideia é promover a participação de todos.
Quadro 3: A condição brasileira frente ao IDH e ao IDHM
1- Quando, por quem e por que foram criados o IDH e o IDHM? 2- Qual é a importância de se estabelecer um ranqueamento da qualidade de vida dos países? 3- Faça uma relação dos 10 países com os melhores e os piores IDH (10 de cada), identificando a capital e o continente onde cada um deles se localiza. 4- A partir da questão 3, identificar os continentes que ostentam os melhores e os piores IDH do globo terrestre. 5- Qual é a condição do Brasil em relação ao ranking do IDH, quando comparado a outros países membros da ONU? 6- Considerando a posição do Brasil em relação ao primeiro registro de IDH e a atual posição, é possível identificar avanços em nossa qualidade de vida? Comente. 7- Comparando a realidade brasileira com a dos países que ostentam as dez primeiras colocações, o que nos falta para ganhar posição mais conformável no ranking mundial? A quem cabem as ações para que se promova essa ascensão? |
Ranking estadual – melhores classificados
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Ranking estadual – piores classificados
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Ranking municipal - melhores classificados
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Ranking municipal – piores classificados
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Legenda
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Metodologia de cálculo do IDH http://www.pnud.org.br/arquivos/fs3-metodologia.pdf
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Fonte: Ranking brasileiro do IDH estadual e do IDHM municipal. Disponível em http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking
Continuando as investigações sobre a temática do IDH, os estudantes deverão formar grupos de quatro ou cinco alunos para o desenvolvimento desta atividade. A fonte das informações está disponível em Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, disponível em http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking. O professor deverá convidá-los a observar o ranqueamento do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), destacando as extremas desigualdades existentes entre os primeiros e os últimos classificados.
O professor deverá selecionar os cinco primeiros e os cinco últimos colocados no ranking nacional de IDHM. Por meio de sorteio, cada grupo fará investigações sobre a caracterização de um dos municípios pré-selecionados. Cada grupo fará a representação visual e informativa do município a ser pesquisado por meio de um cartaz, a ser fixado na sala de aula ou no mural da escola,que deverá ser montado da seguinte maneira:
Em cartolina ou papel pardo, os cartazes deverão conter um mapa do Brasil identificando o Estado, a macrorregião político administrativa da qual faz parte, e a localização espacial do município. Deverá, ainda, apresentar dados básicos do município: nº de habitantes (total, rural, urbana), economia, turismo, cultura, entre outros. Deverá também conter fotos. Essas imagens poderão ser encontradas nos sites das prefeituras municipais ou em outros de livre escolha.
No site http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/, clicando em Perfil (parte superior da página), os alunos deverão digitar o nome de sua cidade tema. Os gráficos temáticos deverão ser impressos e colados no cartaz.
Observação: O contraste de cores favorece a interpretação visual da imagem. Por se tratar de vários gráficos, o professor poderá levar seu projeto à coordenação de área e ou à direção, e solicitar que a impressão seja feita na secretaria, caso a escola disponha de equipamentos eletroeletrônicos para tal.
Os cartazes deverão ser afixados na sala de aula ou no mural da escola, agrupando os municípios de modo alternado, formando pares entre um município bem posicionado e outro com posição desvantajosa. Exemplo: o primeiro colocado ficará ao lado do último colocado; o segundo ficará ao lado do penúltimo, e assim sucessivamente. Essa disposição facilitará a comparação entre ambos, identificando elementos presentes e ausentes, que podem explicar o IDHM local. A interpretação dos cartazes deverá ser feita oralmente, aproveitando o banco de dados construído pelos grupos.
O IDHM se constitui num referencial,mas, nem sempre, expressa a verdadeira realidade. Com a contribuição do professor de Língua Portuguesa, no entanto, os alunos poderão tentar uma comunicação eletrônica com os referidos municípios sobre os quais pesquisaram. Sugere-se que as mensagens sejam enviadas à Prefeitura Municipal ou a outros órgãos públicos, tais como secretarias municipais de saúde, educação, cultura, agricultura, entre outras. Poderão ser enviadas também a uma ONG, associação, sindicato, ou a alguma agremiação identificada ao longo da pesquisa.
Entre as perguntas a serem enviadas, poderão ser sugeridas, por exemplo:
Quadro 4: Comunicação entre alunos e agentes sociais de seu universo de pesquisa
Prezado/o senhor/a Somos alunos do ensino médio da Escola ..........., da cidade de .........................., Estado de .......... Sob a orientação dos professores (colocar o nome de um ou de todos os que estão envolvidos), estamos desenvolvendo um trabalho sobre o IDH brasileiro e o IDHM de alguns municípios do país. Este grupo de alunos tem como foco de pesquisa o IDHM do município de .............., Estado de ............ Gostaríamos de contar com a contribuição de V. Sª respondendo as questões que seguem. Agradecemos a atenção.
1- As autoridades e os cidadãos da cidade de ........ têm conhecimento de sua colocação no ranking do IDHM brasileiro? 2- Em caso afirmativo, essa colocação condiz com a realidade do município? Como se sentem em relação a essa colocação? 3- A quais fatores se atribuem a atual realidade socioeconômica do município? 4- O que é feito pelo poder público municipal e pela sociedade local para: a) manter e melhorar a atual condição favorável do município? (para aqueles melhor posicionados) b) melhorar a atual condição do município frente às carências quanto à renda per capita, escolaridade e expectativa de vida? (para aqueles em condições desfavoráveis). |
Fonte:http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil/
As atividades anteriores deverão permitir uma certa viagem pelo Brasil e pelo mundo, cujo foco deverá ser a qualidade de vida da população. Nesta atividade, os alunos deverão visualizar a sua realidade, investigar os dados mais relevantes de suas cidades, e, se possível, propor e envolver-se em ações voltadas à transformação de situações desvantajosas. Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deverá organizar a turma da seguinte maneira:
1- se os alunos forem exclusivamente de uma única cidade, haverá apenas um grande cartaz representando a realidade local, tanto urbana quanto rural.
2- se os alunos forem oriundos demais de um município, o número de cartazes deverá ser proporcional a essa quantidade. Cada cartaz, portanto, será confeccionado por alunos do mesmo município.
Digitando o nome de seu município no site http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/, os alunos deverão acessar os dados do mesmo em relação aos itens de IDHM e do desenvolvimento local. Recomenda-se que os alunos façam a pesquisa em dupla, no laboratório de informática. O número de alunos por grupo poderá variar, em função do número de pessoas provenientes de mais de um município. Ao final, os cartazes se transformará num grande mural com a representação dos indicadores locais.
Os cartazes deverão ser confeccionados com a mesma caracterização recomendadas na atividade 2: Em cartolina ou papel pardo. Eles deverão conter um mapa do Brasil identificando o Estado, a macrorregião político administrativa da qual faz parte, e a localização espacial do município. Deverão, ainda, apresentar dados básicos do mesmo: nº de habitantes (total, rural, urbana), economia, turismo, cultura, entre outros. Deverá também conter fotos. Essas imagens poderão ser encontradas nos sites das prefeituras municipais ou em outros de livre escolha.
Professor de Educação artística.Para enriquecer o trabalho, o professor deverá propor que os alunos tirem as fotos, tanto da cidade quanto do campo. Alguns critérios deverão ser estabelecidos para a seleção das imagens, baseando-se nas categorias que compõem o IDH (renda, expectativa de vida e escolaridade). Deverá orientar sobre noções básicas de fotografia e sobre o layout dos cartazes e dos murais.
A visualização geral das imagens e das informações estimulará a realização de um debate cujo tema gerador será: Em relação aos indicadores do IDH, como é viver no meu município? Este debate objetiva estimular a percepção do entorno em que se vive e a nossa existência no mesmo, não havendo a necessidade de registro escrito sobre as colocações. O professor deverá incentivar a participação de todos os alunos, manifestando a sua experiência como morador e como cidadão local.
Alunos do ensino médio apresentam o programa Escola Segura, na ETEC Prof. Eudécio L. Vicente, em Adamantina/SP. Da esquerda para direita: Daniel Augusto da Silva Fabri, Eduardo Santos Flor e Sara Carolina Auresco Mori. Ao fundo, na foto 3, o aluno Matheus Bonato cuida do som. Compondo a mesa: diretora da escola (ao centro) e autoridades locais vinculadas à educação, à segurança, ao executivo e ao legislativo do município.Informações sobre o programa podem ser acessadas em http://www.portalregional.net.br/noticias/?id=48688
Olá, colega O contato com a realidade choca e instiga. É muito provável que os alunos ficarão bastante estimulados quando investigarem e interagirem com a realidade local. Essa dinâmica permite ao professor criar um ambiente favorável para que seus alunos aliem teoria e prática. Com apoio dos demais professores envolvidos, da coordenação de área e da direção da escola, é possível promover um debate mais amplo, trazendo para a escola alguns agentes locais, tais como secretários municipais (ou até mesmo o prefeito), promotor público, vereadores, líderes de comunidades de bairros, militantes de ONG e ou outras agremiações, entre outros. |
Caso o professor opte pela organização de um evento mais amplo, os alunos deverão ser os protagonistas do mesmo. Com a supervisão do professor de Geografia ou de algum outro colega envolvido no desenvolvimento das atividades, poderá ser criada uma comissão de alunos para atuarem como coorganizadores. Eles deverão ser responsáveis pelos convites, arrumação do ambiente, recepção dos convidados, e apresentação do evento.
A relação dos convidados dependerá da realidade do município. Deverão ser contemplados aspectos bem sucedidos e outros, que carecem de melhorias. Além do poder público e da comunidade, um aluno eleito pelos colegas deverá fazer parte da equipe de convidados. Esse aluno deverá representar a síntese das observações feitas durante os debates e defender o ponto de vista dos estudantes.
Contemplando o protagonismo juvenil, o encontro deverá ter um final propositivo. Assim, deverá ser eleito um item do município que a escola tenha condições de atuar e que seja de interesse unânime entre os estudantes. Várias ações poderão ser desencadeadas partindo-se de um diagnóstico realizado pelos envolvidos: professores, autoridades, representantes da comunidade, alunos, e outros. Algumas sugestões poderão ser elencadas, como no quadro 5.
Quadro 5: Sugestões de ações para atuação dos alunos, mediante orientação de professores
- Visita a um abrigo para idosos. - Visita ao posto de saúde ou ao hospital da cidade. - Visita a um orfanato. - Visita ao local de captação e tratamento de água e ou esgoto da cidade. - Visita ao local de recepção e tratamento dos resíduos sólidos urbanos e lixo hospitalar. - Denúncia de impactos ambientais urbanos ao Ministério Público local. - Envolvimento em alguma campanha que já esteja em andamento na cidade, voltada à alguma ação que beneficie a coletividade. - Visita a alguma outra escola para conhecer experiências de alfabetização de adultos. - Visita a alguma empresa, que pratica os princípios da responsabilidade social e ou ambiental. |
A conclusão da atividade poderá ser feita com o registro das experiências vivenciadas. Assim, um grupo poderá sistematizar todo o desenvolvimento por meio de fotografias. Para isso, os integrantes do grupo deverão ser selecionados no início das atividades. As fotos legendadas e organizadas em painéis poderão ser expostas no mural da escola, socializando o aprendizado aos demais colegas.
Os demais grupos poderão redigir textos sob várias modalidades, conforme orientação do professor de Língua portuguesa: dissertação, narração, crônica, poesia, depoimento, entre outros. Esse mesmo professor poderá sugerir os critérios para a revisão textual, que deverá ser feita por todos os professores envolvidos. Alguns textos poderão ser selecionados para publicação no jornalzinho da escola, blog da turma, ou no jornal local.
Sugestões para redação textual poderão ser acessadas em:
http://www.gramatiquice.com.br/2010/12/o-texto-dissertativo-argumentativo.html.
Dicas de como criar um blog poderão ser encontradas em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Outra fonte está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24.
Quadro 6. Sugestões de temas para produção de textos conclusivos da aula
Minha cidade já registrou várias epidemias de dengue. E eu com isso? Minha cidade possui bons indicadores de qualidade de vida. Em que isso me beneficia? Minha cidade possui baixos índices de escolaridade. Em que isso me prejudica? Os desafios brasileiros para a redução da mortalidade infantil Envelhecimento da população brasileira. Como nos preparar para essa realidade? Trabalho e dignidade: por que muitos trabalhadores não têm carteira de trabalho assinada? Como colocar o Brasil entre os dez países com os melhores índices de desenvolvimento humano? |
Críticas aos indicadores do desenvolvimento humano: uma revisão. Disponível em file:///C:/Users/Win/Downloads/texto6.pdf
Importância do IDH. Disponível em http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm
Pobreza. Disponível emhttp://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/material_pedagogico/Pobreza.pdf
Uma proposta de melhora do índice de desenvolvimento humano municipal a partir do caso do Estado de São Paulo. Disponível em https://www.metodista.br/ppc/revista-ecco/revista-ecco-01/uma-proposta-de-melhora-do-indice-de-desenvolvimento-humano-municipal-a-partir-do-caso-do-estado-de-sao-paulo1/
O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho.
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