Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a brincadeira Lencinho na mão.
  • Participar da construção de textos coletivos.
  • Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brincadeiras infantis.

Estratégias e recursos da aula
 

Prosseguir com as brincadeiras de roda e sugerir a brincadeira Lencinho na mão. Para realizar essa brincadeira siga as orientações abaixo:

  • Comece explicando as regras da brincadeira para o grupo. Em seguida, combinem uma forma de escolher a criança  que ficará com o lenço para dar início a brincadeira.
  • As crianças sentam no chão formando uma roda. A criança escolhida pelo grupo para correr com o lencinho, corre em volta da roda, enquanto a turma recita a parlenda Corre cutia.
  • Em seguida, a criança que está com o lenço corre e deixa-o cair atrás de um colega da roda. Este deverá levantar e correr para pegar o lenço do colega que está em pé, antes que ele sente no seu lugar. A criança que ficar em pé será o próximo a correr com o lencinho.

undefined

OBSERVAÇÃO: Essa brincadeira é conhecida por lenço atrás em outras regiões do país.

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO

Realize uma produção de texto coletivo sobre a brincadeira lencinho na mão. Estabeleça relação entre a vivência da brincadeira lencinho na mão com a imagem que retrata essa mesma brincadeira.

Para iniciar a construção do texto, faça vários questionamentos que ajudem as crianças  a organizarem oralmente suas ideias.Como sujestão, segue possivéis questões que poderá fazer:

  • As crianças dos quadros estão brincando de quê?
  • Como as crianças do quadro 1 estão organizadas?
  • O que acontece no quadro 2?
  • Nos quadros 3,4,5 e 6 tem crianças sentadas e em pé. O que há de diferente nesse quadros?
  • Nós já brincamos de lencinho na mão. Como termina essa brincadeira?

undefined

Fonte:www.faberludens.com.br

BRINCANDO E ENSINANDO

Após a escrita do texto coletivo, divida a turma em pequenos grupos, distribua lápis de cor e papel para as crianças desenharem as regras da brincadeira lencinho na mão. Organizem um cartaz colando o texto escrito e os desenhos numa cartolina. Para dar um sentido/significado ao texto produzido sugira as crianças doar o cartaz para outra turma e combinem um dia para brincarem juntas. No dia combinado as crianças ensinam brincadeiras para a outra turma. Lembre-se de fotograr essa atividade  e de propor um registro individual, no qual as crianças podem utilizar desenho, pintura e escrita.

Recursos Complementares

Site com a letra e vídeo da música Corre Cotia:http://vagalume.uol.com.ar/temas-diversos/corre-cotia.html

Avaliação

Observar se as crianças:

  • Compreenderam as regras da brincadeira.
  • Participam da produção de texto relatando suas opiniões e interpretações.
  • Registram as brincadeiras através de desenhos  bem elaborados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosa Maria Arcanjo da Silva Costa, UEB JAIRO RODRIGUES , Maranhão - disse:
    rosarcanjo@hotmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é bem interessante! Pois, pelo caráter interdisciplinar e lúdico que reprsnta, trabalha o fazer artístico, o falar e o escutar, bem como a expressividade, envolvendo a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. PARABÈNS!


  • Ana C. L. Souza, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    acl_souza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, é uma maneira fantástica de ensinar e auxiliar as crianças nessa fase a produzir textos falados e escritos. Uma questão também muito relevante é forma em que o professor ajuda os alunos e organizar suas idéias (algo que hoje é uma das maiores dificuldade que os alunos tem em produção de texto escrito).


  • Beth, Colegio Estadual D.Jorge Andriguetto , Paraná - disse:
    geografiaequipe@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    valeu as dicas,precisava de ideias para trabalhar com preI. abraçosssssss


  • Dayana de Fatima Silva, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    alexfucamp@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula e uma forma de aprendizagem onde o interesse dos alunos e maior, por causa do uso de uma metodologia nova.Nela se aprende com prazer;e de uma forma divertida;onde ha' uma interacao entre aluno e professor.


  • Edna Maria, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    alex.fucamp@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    E uma aula de grande valor educativo poi alem de brincar as crianças estão aprendendo a fazer e refazer e a passa para os seus colegas o que elas aprenderam atraves de textos , desenhos e ate mesmo brincando com outras turnas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.