28/09/2009
Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Brincadeiras infantis.
Prosseguir com as brincadeiras de roda e sugerir a brincadeira Lencinho na mão. Para realizar essa brincadeira siga as orientações abaixo:
OBSERVAÇÃO: Essa brincadeira é conhecida por lenço atrás em outras regiões do país.
PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO
Realize uma produção de texto coletivo sobre a brincadeira lencinho na mão. Estabeleça relação entre a vivência da brincadeira lencinho na mão com a imagem que retrata essa mesma brincadeira.
Para iniciar a construção do texto, faça vários questionamentos que ajudem as crianças a organizarem oralmente suas ideias.Como sujestão, segue possivéis questões que poderá fazer:
Fonte:www.faberludens.com.br
BRINCANDO E ENSINANDO
Após a escrita do texto coletivo, divida a turma em pequenos grupos, distribua lápis de cor e papel para as crianças desenharem as regras da brincadeira lencinho na mão. Organizem um cartaz colando o texto escrito e os desenhos numa cartolina. Para dar um sentido/significado ao texto produzido sugira as crianças doar o cartaz para outra turma e combinem um dia para brincarem juntas. No dia combinado as crianças ensinam brincadeiras para a outra turma. Lembre-se de fotograr essa atividade e de propor um registro individual, no qual as crianças podem utilizar desenho, pintura e escrita.
Site com a letra e vídeo da música Corre Cotia:http://vagalume.uol.com.ar/temas-diversos/corre-cotia.html
Observar se as crianças:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2010
Cinco estrelasEsta aula é bem interessante! Pois, pelo caráter interdisciplinar e lúdico que reprsnta, trabalha o fazer artístico, o falar e o escutar, bem como a expressividade, envolvendo a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. PARABÈNS!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, é uma maneira fantástica de ensinar e auxiliar as crianças nessa fase a produzir textos falados e escritos. Uma questão também muito relevante é forma em que o professor ajuda os alunos e organizar suas idéias (algo que hoje é uma das maiores dificuldade que os alunos tem em produção de texto escrito).
24/03/2010
Cinco estrelasvaleu as dicas,precisava de ideias para trabalhar com preI. abraçosssssss
24/03/2010
Cinco estrelasA aula e uma forma de aprendizagem onde o interesse dos alunos e maior, por causa do uso de uma metodologia nova.Nela se aprende com prazer;e de uma forma divertida;onde ha' uma interacao entre aluno e professor.
24/03/2010
Cinco estrelasE uma aula de grande valor educativo poi alem de brincar as crianças estão aprendendo a fazer e refazer e a passa para os seus colegas o que elas aprenderam atraves de textos , desenhos e ate mesmo brincando com outras turnas.