22/04/2014
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
A instituição do regime republicano no Brasil em 1889.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - A Revolta da Chibata e a luta por direitos humanos e cidadania |
Atividade 1
A "República Velha": o contexto no qual eclodiu a revolta
Antes de iniciar os estudos específicos, relacionados à Revolta da Chibata, é importante que os alunos façam uma síntese dos principais aspectos que marcaram o contexto político, social e econômico do Brasil no período de ocorrência da revolta.
O movimento eclodiu na primeira fase do regime republicano no Brasil, denominado de “República Velha”. Desta forma, proponha aos alunos a projeção, análise e debate do recurso indicado, abaixo:
Objetivo Apresentar os principais acontecimentos do Brasil na época da República Velha Descrição Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do Brasil na época da República Velha (1889-1930) Duração: 28 min Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890 |
(Acesso em: 15/04/2014)
b.Na segunda projeção, os alunos devem fazer uma síntese das ideias centrais discutidas pelo historiador Boris Fausto. Para a elaboração da síntese, eles podem seguir as orientações contidas em:http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 15/04/2014).
c. Após a elaboração das sínteses, sugere-se:
1. Dividir os alunos em grupos. 2. Nos grupos, os alunos devem socializar e discutir o conteúdo das sínteses produzidas. 3. Oriente-os a consultar livros e/ou outros materiais para esclarecimento de dúvidas suscitadas durante a projeção.
Sugestão de link para aprofundamento dos temas apresentados no vídeo: A República Oligárquica. http://www.libertaria.pro.br/brasil/capitulo13_index.htm
4. Dispostos em círculo, na sala, todos os alunos devem discutir e aprofundar, com o auxílio do professor, as ideias centrais do recurso trabalhado. |
Atividade 2
Leitura e discussão de texto relativo ao tema "A Revolta da Chibata"
Em 22 de novembro de 1910, os moradores da cidade do Rio de Janeiro acordaram sobressaltados. Tiros de canhão eram ouvidos por todos os lados. O que estaria ocorrendo dessa vez? Mais uma tentativa de golpe de Estado? Revoltas contra o aumento das passagens dos bondes? Uma nova vacinação obrigatória? Ou alguma outra atitude impopular do governo? Os rumores foram desfeitos na manhã seguinte, quando os principais jornais do Brasil e do mundo passaram a publicar as notícias da Revolta dos Marinheiros.
(...) Não era somente uma revolta contra a chibata. Os marinheiros expuseram os problemas e apresentaram propostas concretas de mudança. De um lado, a chegada dos novos navios exigiu maior quantidade de homens, sobrecarregando o trabalho dos existentes. As irritações e os castigos aumentaram consideravelmente. Além disso, os oficiais receberam aumentos de salários, mas os marinheiros não tiveram a mesma sorte. O aumento dos salários e a criação de uma nova tabela de serviços, que diminuísse o excesso de trabalho, foram duas reivindicações reveladoras dessa insatisfação. |
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/contra-a-chibata-canhoes
Acesso em 15/04/2014
http://www.projetomemoria.art.br/JoaoCandido/downloads/down_almanaque_JC_site.pdf ( p. 23)
Orientações para estudo e discussão do texto
a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto completo indicado no link acima.
O autor do texto discute, entre outras questões:
No texto, o autor Álvaro Pereira do Nascimento marca, sobretudo, que: "As reivindicações que levaram os marinheiros à Revolta da Chibata iam muito além da extinção do castigo inevitavelmente associado à escravidão".
b. Oriente os alunos a fazerem um esquema das ideias centrais do texto.
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Confira as orientações de como fazer um esquema das ideias centrais de um texto no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 Acesso em: 15/04/2014. |
c. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para discutir as ideias centrais do texto. Para isto, sugerimos:
d. Professor, discuta com os alunos a respeito dos castigos físicos e do código disciplinar vigentes na marinha brasileira, à época da revolta.
Atividade 3
Audição e análise de podcast sobre a Revolta da Chibata
Orientações:
a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos poderão ouvir o áudio em mp3, abaixo indicado. Em 2010, ano em que a Revolta da Chibata completou 100 anos, o Café Colombo entrevistou a historiadora Sílvia Capanema de Almeida, que concluiu tese de doutorado sobre a revolta.
Acesso em: 15/04/2014
b. O áudio tem duração de 23:30 minutos. Sugira aos alunos uma primeira audição, sem que façam nenhuma anotação. Na segunda audição, poderão sintetizar, por escrito, as principais ideias discutidas na entrevista. São elas:
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c. Os alunos devem socializar as sínteses produzidas, por meio de debate. As dúvidas serão esclarecidas pelo professor, caso necessário.
Atividade 4
Projeção, análise e debate de vídeo documentário
http://www.projetomemoria.art.br/
Para assistir o vídeo, é preciso acessar o link acima, clicar em Downloads à esquerda e depois em Vídeo Documentário.
Acesso em; 15/04/2014
Orientações para a atividade:
a. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir ao vídeo documentário juntos, o professor deverá escolher esta opção. Os alunos também poderão acessá-lo pelo computador, conectados à internet.
b. O vídeo traz um panorama geral da Revolta da Chibata, abordando várias questões, entre elas:
c. Após a projeção do vídeo, os alunos deverão registrar as ideias centrais e dúvidas relativas ao conteúdo apresentado.
d. Promova um debate entre os alunos acerca das ideias centrais do documentário. As questões de dúvidas devem ser retomadas para esclarecimentos.
e. No final do vídeo documentário, foi feita a seguinte questão:
O que é a chibata de hoje? |
Ao questionamento feito, várias respostas foram dadas, por exemplo:
Após ouvir várias respostas, é a vez de questionar os alunos a respeito da mesma questão: o que é, para eles, a chibata de hoje? Em outras palavras, a chibata que cortava a carne, humilhava, arrancava a dignidade e expunha as injustiças e desigualdades sociais, hoje, século XXI, Brasil, o que a representa?
Quando os marinheiros organizaram a revolta, a chibata para eles não se configurava apenas pelos castigos físicos, mas pelas humilhações, falta de dignidade e péssimas condições de trabalho. Era contra isso que eles lutavam.
Desta forma, os alunos devem responder à questão proposta, procurando justificar as respostas dadas. Essas respostas, juntamente com a pergunta, devem ser organizadas em um cartaz que deverá ser exposto na sala de aula.
Atividade 5
"O Mestre-Sala dos Mares": música e censura na homenagem à Revolta da Chibata
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Letra original Título: O Almirante Negro |
Letra alterada e gravada nos anos 70 Título: O Mestre-Sala dos Mares |
http://www.projetomemoria.art.br/
Para ver a página com as letras é preciso acessar o link acima, clicar em Saiba Mais à esquerda e depois em "Dignidade de um Mestre-Sala".
Acesso em: 15/04/2014
É interessante possibilitar aos alunos o contato com a música gravada na interpretação de Elis Regina. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=iObRAIZ-zNM Acesso em: 15/04/2014.
Orientações para a atividade:
a. A música, de João Bosco e Aldir Blanc teve a sua letra alterada pelo ditadura militar nos anos 70 do século passado. Naquele contexto, o regime apenas liberou a letra para gravação, após as modificações feitas. Oriente os alunos a registrarem, no caderno, as modificações observadas na comparação entre as duas letras. Confira abaixo o que deve ser feito por eles:
Na figura de um bravo marinheiro |
Na figura de um bravo feiticeiro |
Conhecido como almirante negro |
Conhecido como navegante negro |
E ao conduzir pelo mar o seu bloco de fragatas |
E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas |
Rubras cascatas |
Rubras cascatas |
Inundando o coração |
Inundando o coração |
Que a exemplo do marinheiro gritava, não! |
Que a exemplo do feiticeiro gritava, então! |
Salve o almirante negro |
Salve o navegante negro |
b. Proponha as seguintes questões aos alunos:
1. As modificações feitas na letra alteraram o seu sentido? Analise cada uma das alterações, buscando captar o sentido político/ideológico de cada uma delas.
2. A letra foi escrita em outro contexto histórico, na ditadura militar, portanto, há mais de 60 anos depois da eclosão da Revolta da Chibata. Por que, então, a homenagem a ela e ao seu principal líder (João Cândido) ainda incomodava tanto?
Para responder a esta questão, leia o texto que acompanha as duas letras no site do Projeto Memória:
Na letra original, João Cândido era o Almirante Negro, o Dragão do Mar, que guiava poderosos navios de guerra com a dignidade de um mestre-sala. Mas o Brasil vivia a intolerância da ditadura militar, sob o comando do presidente Ernesto Geisel, e a música de Aldir Blanc e João Bosco parou na mesa dos censores. Blanc relatou, em uma entrevista, que foram várias as idas ao departamento de Censura para liberar o samba. Naquele tempo, era praticamente inadmissível que uma canção homenageasse um marinheiro negro que havia se revoltado contra o governo, quebrado a hierarquia e participado de uma revolta em que morreram oficiais da Marinha. |
http://www.projetomemoria.art.br/
Para acessar o texto clique em Saiba Mais > Dignidade de um Mestre-Sala
Acesso em:15/04/2014
De acordo com o texto, quais foram as razões que levaram à censura da letra da música pelos militares?
3. Você acredita que ainda hoje há censura, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo? O que pensa a esse respeito? Acredita que direitos de cidadania são prejudicados com ações desse tipo? Justifique.
4. Releia os versos:
Glória a todas as lutas inglórias Que através da nossa história Não esquecemos jamais! |
Qual a sua interpretação sobre eles?
Estas questões devem ser respondidas por escrito e depois socializadas entre os alunos em um debate.
A Revolta da Chibata na Imprensa da época
A proposta para esta atividade é que os alunos trabalhem com o excelente material, organizado pelo Projeto Memória, para refletir e debater sobre como a imprensa da época tratou o movimento que eclodiu em 22 de novembro de 1910.
Orientações para a atividade:
a. Utilizando computadores, conectados à internet, os alunos devem acessar a página do Projeto Memória no link http://www.projetomemoria.art.br/ e clicar no rosto de João Cândido, líder da revolta (na segunda linha, a quinta figura da esquerda para a direita).
b. Em seguida, os alunos devem clicar em downloads. Nesta página, estão disponíveis os recursos que serão utilizados na atividade. Confira:
Almanaque Histórico: http://www.projetomemoria.art.br/JoaoCandido/downloads/down_almanaque_JC_site.pdf
Livro Fotobiográfico: http://www.projetomemoria.art.br/JoaoCandido/downloads/down_livro_joao_candido.pdf
Acesso em: 15/04/2014
c. Após o download das fontes indicadas, os alunos devem fazer, individualmente, uma leitura atenta dos dois recursos. Em seguida, devem anotar as páginas das obras que fazem referências à repercussão da Revolta da Chibata na imprensa. Eles encontrarão textos informativos e opinativos, entrevistas, charges etc.
d. Divididos em duplas, os alunos devem desenvolver um trabalho de descrição e análise das fontes selecionadas. É importante que o professor coordene o processo de divisão do material que será analisado, para que diferentes fontes sejam contempladas no estudo. Veja, abaixo, um exemplo de como a atividade pode ser desenvolvida:
Nome do Jornal ou Revista: Fanfulla
Data da publicação: 1910 (dia não declarado)
Autor: não declarado
Descrição do material encontrado: texto opinativo
Página do Almanaque ou Livro de onde foi extraído: p. 23 do Almanaque
Análise da fonte: O autor revela explicitamente sua posição contrária à revolta. O seu preconceito e discriminação também ficam evidentes em relação aos participantes da mesma quando revela considerar uma humilhação atender as suas reivindicações e quando reforça esta posição fazendo referência aos revoltosos pela cor da pele e não como marinheiros que lutam por melhorias nas condições de trabalho. |
e. Em data previamente marcada, as duplas devem socializar as suas conclusões com os colegas. É interessante utilizar o PowerPoint ou programa similar nas apresentações, para que seja possível apresentar o material analisado, copiado da fonte, e a ficha com as informações e posicionamento das duplas.
Nome | Tipo |
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República Velha | Vídeo |
1. Filme "Memórias da Chibata", de Marcos Manhães Marins. Confira a ficha técnica em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=memorias_da_chibata
2. Programa Café Brasil. Almirante Negro (A Revolta da Chibata). http://www.podcastcafebrasil.com.br/podcasts/031-almirante-negro
3. Blog destinado a alunos e professores sobre a "Revolta da Chibata". http://chibatas.blogspot.com.br/
4. A Imprensa e a revolta. http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_chibata/a_imprensa_e_a_revolta.php
Acesso em: 15/04/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliá-los nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas, projeção, análise e debate de vídeos, audição e análise de podcast, interpretação e análise de letra de música, análise de textos de jornais e revistas, produção de síntese e esquema, debate.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/04/2014
Cinco estrelasAula excelente, utilizando diferentes recursos tecnológicos e aprofundando a temática da revolta. Penso que se deveria refletir mais sobre questões étnicas.