22/04/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
- Identificar, a partir de alguns dados, o perfil socioeconômico de um determinado grupo social.
- Reconhecer, a partir de classificações oficiais os atuais estratos sociais da população brasileira.
- Identificar características sociais e econômicas da juventude brasileira.
- Reconhecer os desafios da juventude para sua autoafirmação como profissionais e como cidadãos e sua contribuição para o país.
- Confrontar opiniões de especialistas, com a sua própria opinião, acerca dos desafios da ascensão social por meio do acesso ao consumo.
- Identificar os desafios vivenciados pelas classes sociais para continuar promovendo a sua ascensão social.
Classe social: conceituação e classificação socioeconômica
Ascensão social: conceituação
Desigualdades sociais: conceituação e processos históricos responsáveis pela sua formação
Distribuição espacial das desigualdades socioeconômicas: leitura e interpretação de mapas
Modo capitalista de produção: conceituação
Noções de estatística para leitura, construção e interpretação de gráficos (de coluna e linha), tabelas (inclusive com legendas) e percentuais.
Aula sugerida para a segunda e a terceira série do ensino médio.
Os professores de Sociologia, Língua Portuguesa e Matemática poderão contribuir para o enriquecimento da aula.
Caro colega professor Esta aula procura disponibilizar elementos que levem os alunos a refletirem sobre aspectos conjunturais e estruturais da realidade brasileira característicos desta quase década e meia do século XXI. Ela tem como proposta a apresentação de dados que marcam a realidade socioeconômica brasileira recente, para que os alunos, valendo-se de princípios teórico-metodológicos próprios das ciências humanas, possam identificar: a) fatores históricos que contribuíram para a existência de um contexto de desigualdades e contradições; b) a caracterização da conjuntura atual, em seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais; c) de que maneira somos influenciados e influenciadores dessa realidade; d) os esforços da população e dos governantes para que se construa uma sociedade mais justa e equitativa. Valendo-se da dedução diante das situações postas e da indução diante de um futuro em construção, os alunos terão oportunidade de perceber-se como parte da realidade contemporânea do país, investigar os meandros desse contexto e propor soluções para a superação de situações desfavoráveis, incluindo aí situações do seu próprio cotidiano. |
Com a intenção de traçar o perfil socioeconômico da turma, o professor deverá imprimir e aplicar o questionário sugerido no quadro 1, tabular os dados e mostrar os resultados (como indicado no terceiro parágrafo) para que os alunos se reconheçam como grupo (perfil socioeconômico da sala) e como classe social (composição familiar). Além das questões sugeridas, outras poderão ser acrescentadas.
O professor de Matemática deverá dar as orientações básicas para a elaboração dos gráficos e alunos com habilidade em informática poderão contribuir, como voluntários na confecção dos mesmos.
O resultado do questionário deverá ser distribuído aos alunos, juntamente com as informações identificadas nesta atividade como fontes 1, 2, 3 e 4. Para isso, o professor de Geografia deverá imprimir esse material ou levar os alunos ao laboratório de informática para acesso virtual. A ideia é oferecer subsídios para que compreendam melhor a sua localização socioeconômica no cenário brasileiro.
Quadro 1: Identificação do perfil socioeconômico da turma de alunos
1- Idade ....... anos 2- Sexo ( ) M ( ) F
3- Série em que estuda: .................. Anos de escolaridade..................
4- Pretende continuar estudando depois do ensino médio? ( ) Não. Por que? ( ) Sim. Por que?
5- Para quem pretende continuar estudando: em que tipo de instituição de ensino superior pretende estudar? ( ) Universidade pública, valendo-se da nota do ENEM. ( ) Universidade ou faculdade particular, valendo-se do PROUNI. ( ) Universidade ou faculdade particular paga. ( ) Não Sabe.
6- Profissão do pai: ..............
7- Você trabalha? ( ) Não ( ) Sim
8- Para os que trabalham: a) Qual é a sua profissão? ................ b) Qual é o seu rendimento em salários mínimos? ( ) sem rendimento ( ) até 1 salário mínimo ( ) entre 1 e 2 salários mínimos ( ) entre 2 e 4 salários mínimos ( ) entre 4 e 6 salários mínimos ( ) entre 6 e 8 salários mínimos ( ) entre 8 e 10 salários mínimos ( ) mais de 10 salários mínimos
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9- Escolaridade do pai: ( ) analfabeto ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino médio incompleto ( ) ensino médio completo ( ) ensino superior incompleto ( ) ensino superior completo
10- Rendimento do pai: ( ) sem rendimento ( ) até 1 salário mínimo ( ) entre 1 e 2 salários mínimos ( ) entre 2 e 4 salários mínimos ( ) entre 4 e 6 salários mínimos ( ) entre 6 e 8 salários mínimos ( ) entre 8 e 10 salários mínimos ( ) mais de 10 salários mínimos
11- Profissão da mãe ..............
12- Escolaridade da mãe: ( ) analfabeta ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino médio incompleto ( ) ensino médio completo ( ) ensino superior incompleto ( ) ensino superior completo
13- Rendimento da mãe: ( ) sem rendimento ( ) até 1 salário mínimo ( ) entre 1 e 2 salários mínimos ( ) entre 2 e 4 salários mínimos ( ) entre 4 e 6 salários mínimos ( ) entre 6 e 8 salários mínimos ( ) entre 8 e 10 salários mínimos ( ) mais de 10 salários mínimos
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Na sequência, apresentam-se quatro fontes de consulta para que os alunos as analisem e interpretem, tendo como foco principal a compreensão do seu perfil socioeconômico.
Fonte 1: Representação gráfica dos estratos sociais brasileiros
Fonte 2: Estratificação social por faixa de renda
Grupo de renda da população (em R$)
Grupo de renda |
per capita |
Renda familiar |
Grupo renda média familiar |
Extremamente pobre |
Até 81 |
Até 324 |
854 |
Pobre, mas não extremamente pobre |
Ate 162 |
Até 648 |
1.1113 |
Vulnerável |
Até 291 |
Até 1.164 |
1.484 |
Baixa classe média |
Até 441 |
Até 1.764 |
2.674 |
Média classe média |
Até 641 |
Até 2.564 |
Até 4.681 |
Alta classe média |
Até 1.019 |
Até 4.076 |
Até 9.897 |
Baixa classe alta |
Até 2.480 |
Até 9.920 |
17.434 |
Alta classe alta |
Acima de2.480 |
Acima de 9.920 |
- |
Classificação da SAE Novo critério a ser adotado pela Abep, em 2014
Fontes: Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil”
Renda corrente X renda permanente
Disponível em http://www.sae.gov.br/site/?p=17821#ixzz2yiwRhXoo
Fonte 3:Leitura textual
Sinopse do Editorial do jornal O Estado de S. Paulo, de 17/04/2012
Nos últimos anos, o perfil social, econômico e cultural da população brasileira passou por várias transformações, principalmente no que diz respeito às expectativas e às exigências quanto ao consumo. A ascensão social em massa, provocada pela conjuntura sócio-política-econômica, atinge milhões de brasileiros e as alterações não se limitam ao consumo. Estendem-se à própria estrutura do Estado, gerando a necessidade de reformas de base, tais como na Previdência Social, por exemplo. Desencadeiam a necessidade constante de melhorias nos serviços e aperfeiçoamento científico na área da ciência e tecnologia. Essas são algumas das conclusões do estudo A evolução da classe média e o seu impacto no varejo, elaborado pela equipe técnica da Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), com base em trabalhos do IBGE, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares, a Pesquisa Anual do Comércio, o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio.
Editorial O Estado de S. Paulo. 12/03/2012. Disponível em http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20120312-43245-nac-3-edi-a3-not
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Fonte 4: Divisão da população brasileira em estratos sociais - infográficos
REPORTAGEM: SÉRGIO VIEIRA | ARTE: FLAVIO TAUBLIB | FONTE: LIVRO “ESTRATIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA E CONSUMO NO BRASIL”, DE WAGNER A. KAMAKURA (RICE UNIVERSITY) E JOSÉ A. MAZZON FEAUSP.
Fonte: http://oglobo.globo.com/infograficos/estratificacao-socioeconomica-consumo-brasil/
O professor de Matemática poderá fazer uma introdução a essas interpretações, explicando os conceitos básicos da estatística para análise e interpretação de tabelas e gráficos.
A análise dos resultados do questionário aplicado à sala, a leitura do editorial do jornal O Estado de S. Paulo, e a análise dos dados estatísticos apresentados deverão ser feitas em grupos de quatro alunos. Essa etapa deve ser exploratória, estimulando os estudantes a compreenderem os dados e a se visualizarem nesse contexto. A leitura do texto A consolidação da classe média deverá ser feita em voz alta, garantindo a participação de todos.
Após as explicações do professor de Matemática, poderá ser estipulado um prazo de trinta minutos para a interpretação do material disponibilizado. Na sequência, os grupos deverão responder os questionamentos elencados no quadro 2.O professor deverá passar na lousa, imprimir ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem as questões propostas.
As respostas deverão ser anotadas no caderno, subsidiando a argumentação a ser apresentada no momento da socialização dos resultados. A socialização poderá ser feita por meio de um amplo debate e para isso os alunos deverão formar um grande círculo.
Quadro 2. Questões para interpretação em grupo
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Caro colega professor A ideia desta atividade é levar o jovem a perceber-se como cidadão que tem vida própria, mas que, ao mesmo tempo, faz parte da nação brasileira e do mundo contemporâneo. Suas concepções e suas escolhas não são isoladas. Elas expressam a cultura de uma época e influenciam transformações que ocorrerão num futuro não muito distante.
Devido à expressividade numérica desse contingente populacional e às circunstâncias do tempo presente (conectividade, acesso ao conhecimento e capacidade de articulação por meio das tecnologias de informação), a juventude tem grande influência sobre o futuro do país. Por isso, é importante conhecer o perfil da sua geração. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para que se veja na composição da demografia brasileira, mas também que se perceba como copartícipe dos destinos do país.
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O professor deverá imprimir a pirâmide etária disposta abaixo ou projetá-la em retroprojetor ou em projetor multimídia. Para interpretá-la, os alunos, em grupo de quatro pessoas, deverão responder as questões propostas. A socialização dos resultados deverá ocorrer oralmente, com a participação de todos. Para isso, recomenda-se que a turma esteja disposta num grande círculo.
Quadro 3. Interpretação da pirâmide etária brasileira
1- O IBGE é o órgão responsável pela contagem da população. A qual ministério ele pertence? 2- Qual é a metodologia adotada para a realização dos censos demográficos brasileiros? 3- Em 2010, foi realizado o último censo demográfico no país. Há algumas décadas, observam-se a redução da natalidade e o aumento da expectativa de vida. A faixa etária entre 10 anos e 34 anos agrega o maior número de pessoas. a) Quais são as principais necessidades das pessoas nessa faixa de idade? b) A quem cabe o atendimento dessas necessidades? c) Qual é o papel dos governantes na superação desses desafios? d) Qual é o papel do empresariado na superação desses desafios? e) Qual é o papel da família na superação desses desafios? f) Qual é o papel do jovem na superação desses desafios?
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Fonte:http://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-fundamental-6-ao-9/49-piramide-etaria
Após essa etapa introdutória, os alunos deverão formar grupos de cinco pessoas para realizar a pesquisa proposta no quadro 4. Considerando que as turmas tenham quarenta ou mais alunos, o professor deverá aumenta o número de estudantes por grupo ou repetir os temas para mais de um grupo.
Quadro 4.A juventude como uma fase de potencialidades e de desafios
Tema 1: Ser jovem hoje
http://grupocederjfalandoserio.blogspot.com.br/2013/03/como-pensam-e-se-comportam-os.html
Fonte:Como pensam e se comportam os jovens de hoje. Disponível emhttp://grupocederjfalandoserio.blogspot.com.br/2013/03/como-pensam-e-se-comportam-os.html
1- Segundo a reportagem, em 2013, a revista Veja realizou uma pesquisa para saber os desejos, ambições, dúvidas e receios dos adolescentes. Quais segmentos sociais foram ouvidos na enquete? 2- Quais foram as principais conclusões obtidas pelos organizadores? 3- Considerando que você está na faixa de idade dos entrevistados, como interpreta esses resultados? Eles condizem com as suas opiniões? Comente.
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Tema 3: Juventude e ascensão social
Fonte: Jovens de classe C têm maior escolaridade, conexão à internet e são menos conservadores. Disponível em http://oglobo.globo.com/economia/jovens-da-classe-tem-maior-escolaridade-conexao-internet-sao-menos-conservadores-8195394
1- Segundo a matéria, qual estrato da população é considerado classe C? Quais são os parâmetros para essa classificação? 2- Quais são as principais características da juventude que compõe a nova classe C? Em que se diferenciam de seus pais? 3- Quais fatores contribuem para que a atual juventude da classe C tenha aumento de escolaridade? Que impacto esse fato trará sobre a vida futura dessa geração? 4- A nova classe C caracteriza-se pelo acesso ao consumo. Você considera que esse critério de classificação é suficiente? Por que? 5- Quais são os desafios desse contingente populacional para ascender às classes B e A?
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Tema 2:A juventude e o desafio do novo
http://fraternidadedajuventude.blogspot.com.br/2013/04/o-grande-desafio-de-ser-jovem.html Fonte: A ousadia dos jovens para construir o novo. Disponível em http://www.mundojovem.com.br/entrevistas/edicao-433-a-ousadia-dos-jovens-para-construir-o-novo
1- Trace o perfil social da jovem entrevistada. 2- Para ela, quais são as principais características dos jovens? 3- Quais dificuldades ela identifica como próprias da juventude? 4- Na concepção da entrevistada, qual é o papel da educação na vida do jovem? Você concorda com ela? Comente. 5- Para ela, o que mudou nas políticas públicas brasileiras para a juventude? Como ela vê a importância do jovem para a sociedade brasileira? 6- Como Priscila prevê os desafios futuros para os jovens brasileiros? Você concorda? Comente.
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Tema 4: Políticas públicas para a juventude
http://www.juventude.gov.br/guia Fonte:Guia de políticas públicas para a juventude. Disponível emhttp://www.juventude.gov.br/guia. 1- Faça uma síntese destacando o número de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, e um breve histórico da oficialização das políticas públicas para a juventude. 2- Qual é a metodologia utilizada pelo governo federal para elaborar as políticas públicas para a juventude brasileira? Os jovens – alvo dos programas – têm oportunidade de participar? Comente. 3- Identifique algumas dessas políticas. Você conhece, já se beneficiou ou pretende se beneficiar de alguma delas? Comente. 4- Acesse o link Outros programas. Disponível em http://www.juventude.gov.br/guia/outrosprogramas. Relacione alguns programas que você considera interessante. Você os conhece? Em que poderiam te ajudar? Como ter acesso a eles? 5- Você considera que esses programas são suficientes para atender as demandas da juventude brasileira? Comente. 6- Sugira outros programas, que, na sua opinião, poderiam contribuir para as suas necessidades e as de seus amigos. |
Para socializar os resultados, cada grupo deverá expor suas investigações. Por se tratar de uma temática envolvente entre os jovens, eles próprios deverão organizar o debate. Para isso, a turma deverá eleger um moderador, bem como propor a forma: um grande círculo, uma mesa redonda, com a indicação de um representante por grupo, ou outra forma que julgarem interessante e apropriada.
Esta atividade deverá ser desenvolvida como encerramento da aula. O professor deverá propor a elaboração de um programa televisivo de variedades. O modelo deverá conter entrevistas e notícias de esporte, lazer, economia, arte, ciência, cultura, meio ambiente, entre outros. Sugere-se a criação de um único programa, que contenha vários quadros. Uma proposta é aproveitar os mesmos grupos que desenvolveram a atividade do quadro 4. O tema do programa seráOs desafios de um país em transformação.
Os estudantes deverão indicar os âncoras (um rapaz e uma moça) para conduzir as entrevistas e as outras atividades durante o desenvolvimento do programa. Na entrevista poderão ser convidados professores das diversas disciplinas para que opinem sobre os temas; nas artes e na cultura poderão ser apresentadas paródias referentes a alguma das temáticas estudadas. As apresentações poderão ocorrer ao vivo ou em vídeos elaborados pelos grupos, com o uso de seus aparelhos de telefonia móvel.
Este momento cultural poderá ser compartilhado com outras turmas da escola. Para isso, o professor deverá, com os demais colegas, combinar o horário e a seleção das turmas.
Como elaborar um vídeo. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
Como fazer uma entrevista?Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18750
Roteiro de um programa de TV ou vídeo educativo. Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiUkAE/2-roteiro-programa-tv-video-educativo
Em todas as etapas da aula, o professor deverá considerar o envolvimento e a participação dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
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27/05/2014
Quatro estrelasmuito interessante, assunto abordado em várias vertentes
28/04/2014
Cinco estrelasExcelente a qualidade e a criatividade da autora da.aula. Parabens!!!