Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É preciso saber viver

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • (Re)conhecer o significado de "expectativa de vida".
  • Conhecer lugares onde a expectativa de vida é alta.
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Reconhecer e classificar as rimas quanto à disposição e  natureza..
  • Criar rimas.
  • Reconhecer palavras que rimam.
  • Criar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura.
  • Noções básicas sobre rimas.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet.
  • Projetor.
  • Computador.
  • Caixas de som.
  • Cópias impressas da letra da canção, "É preciso saber viver",de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/expectativa-de-vida.jpg

Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/expectativa-de-vida.jpg. Acesso em: 24 abr. 2014.

 

Professor, no laboratório de informática, inicie a atividade propondo aos alunos a seguinte questão:

Você sabe o que é expectativa de vida?

Deixe que os alunos emitam suas opiniões e digam o que sabem a respeito desse assunto. Em seguida,divida os  alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e peça-lhes que elaborem um conceito sobre expectativa de vida. Para isso, os alunos deverão acessar sites de busca sobre o assunto para formular o conceito. Terminada a atividade, cada grupo deverá compartilhar com os demais colegas o conceito elaborado. Ao final, verifique se todos compreenderam e assimilaram o conceito de expectativa de vida. Se necessário, corrija ou acrescente alguma informação.

Sugestões de sites que trazem informações sobre expectativa de vida:

http://www.infopedia.pt/$esperanca-de-vida;jsessionid=lg2GtwB2G+IblZcQyl02CA. Acesso em: 24 abr. 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperan%C3%A7a_de_vida. Acesso em: 24 abr. 2014.

http://www.mundoeducacao.com/geografia/expectativa-vida.htm. Acesso em: 24 abr. 2014.

http://www.pnud.org.br/publicacoes/atlas_bh/release_longevidade.pdf. Acesso em: 24 abr. 2014.

http://www.news-medical.net/health/Life-Expectancy-What-is-Life-Expectancy-%28Portuguese%29.aspx. Acesso em: 24 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 2

Acesse o site: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/para-curtir/os-15-lugares-com-maior-expectativa-vida-171045175.html e leia, com os alunos, a reportagem abaixo.

 

Depois que terminarem a leitura, façam um quadro que deverá ser preenchido com as informações da reportagem.  Esse quadro ajudará na compreensão das informações veiculadas no texto e possibilitará a visualização dos dados. Para completar a localização geográfica, os alunos poderão acessar sites de busca, quando for necessário.

Veja a sugestão de quadro:

 

 LUGARES   LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA   RAZÕES QUE FAVORECEM A ALTA EXPECTATIVA DE VIDA
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

 

Veja a reportagem:

Os 15 lugares com maior expectativa de vida

Por Renata Simond -   23 de abr de 2014

 

O que contribui para uma vida longa? Boa qualidade de vida, alimentação balanceada e um sistema de saúde que funciona são alguns dos motivos que permitem a alguns sortudos uma expectativa de vida maior.

 

Veja 15 destinos onde a média de vida é alta, de acordo com dados da ONU e do CIA World Factbook, ficando entre 90 e 81 anos. No Brasil, um estudo do ano passado revelou um aumento considerável: antes, um recém-nascido poderia viver até uns 62 anos e agora a chance é de que ele viva até os 77 anos, subindo para mais de 11 anos em três décadas.

 

1. Macau

 

A forte economia deste território chinês provém de jogos de azar, mas o governo garante que 70% da verba seja destinada em saúde. A dieta típica é à base de frutos do mar, o que colabora com a expectativa de vida de 84,41 anos.

 

2. San Marino


 

Com uma das menores taxas de desemprego da Europa, nenhuma dívida nacional, orçamento excedente e espiritualidade em alta, os 30 mil cidadãos deste pequeno microestado parecem não ter do que reclamar. A média de vida é de 83,01 anos e sua dieta típica é similar a das regiões Emilia-Romagna e Marche da Itália.

 

3. Mônaco

 

 

Abrigando o maior número de milionários e bilionários per capita do mundo, Mônaco parece render bons frutos aos seus habitantes. A dieta típica é, em grande parte, cozinha mediterrânea e a média de vida é de 89,73.

 

4. Sardenha

 

 

Com uma das maiores proporções de centenários do mundo – sendo 22 para cada 100 mil pessoas, a ilha italiana tem média de vida de 81 anos. A dieta da população inclui carne, feijão, verduras, queijo de ovelha e de cabra, além de uma boa taça de vinho à noite, cercada por conversas divertidas.

 

5. Islândia

 

 

Baixo nível de poluição, baixos índices de doenças comuns, como as cardíacas e depressão, além de muitos outros motivos fazem com que a Islândia tenha média de vida de 81,28 anos. A dieta regada a óleo de peixe, cordeiro, chá preto, legumes, frutas silvestres e grãos integrais colaboram com a estatística.

 

6. Loma Linda, Califórnia

 

 

Alguns atribuem a média de vida de 80 anos para mais devido a fé em Loma Linda: 23 mil moradores são adventistas praticantes, que costumam viver de 4 a 7 anos a mais do que o resto do país. A dieta também contribui, visto que a maioria da população é vegetariana, seja pela religião ou pelo estilo de vida.

 

7. Okinawa

 

Okinawanos idosos têm entre as mais baixas taxas de mortalidade em todo o mundo por doenças comuns – A dieta tradicional japonesa, com apenas 25% de açúcar e 75% de consumo de grãos, lotes de peixe, soja e legumes, é atribuída como o motivo principal dos idosos terem a taxa mais baixa de doenças comuns no mundo. A média de vida está em torno de 90 a 100 anos.

 

8. Austrália

 

 

Estilo de vida ativo e baixas taxas de fumantes fazem com que a Austrália tenha uma média de vida entre 79,2 e 83,7 anos. A dieta típica com camarão na brasa e outros frutos do mar colaboram com essa longevidade.

 

9. Andorra

 

Esqui  e caminhada estão entre os itens favoritos da população de Andorra, focada também em família e amigos. Mesmo que o alto fluxo de turistas e redes de fast food invadam o local, a média de vida ainda é alta, na casa dos 82,51 anos. A dieta típica inclui o estilo mediterrâneo, com carne, legumes e peixes.

 

10. Península de Nicoya, Costa Rica

 

 

Os 75 mil nicoyans gozam não só de belas e isoladas praias, mas de uma grande expectativa de vida, a partir dos 90 anos. A dieta meso-americana inclui feijão, abóbora e tortilla de milho, além da água regional ser rica em  cálcio e magnésio, o que fortalece os ossos e relaxa as artérias.

 

11. Guernsey

 

 

Alto padrão de vida e longevidade tem a ver com os baixos impostos e altos salários, que oferecem opções de saúde de alto nível. A média de vida é de 82,24 anos em Guernsey, e a dieta típica é regada a champagne e caviar. A verdadeira cidade ostentação!

 

12. Israel

 

 

As três principais cidades israelenses classificadas por expectativa de vida são Ra’anana (85,5 anos), Modiin-Maccabim-Reut (84,1) e Beith Shemesh (83,1); na parte inferior, as 2 cidades são Nazaré (77,9) e Rahat (77,1). A dieta típica é uma fusão entre as cozinhas do Oriente Médio e mediterrânea.

 

13. Icária, Grécia

 

Os 10 mil moradores desta ilha geralmente vivem bem em seus 90 anos, sendo que um entre cada três habitantes chegam a essa idade. A população é conhecida por seu modo de vida relaxado, sem preocupações. A dieta inclui vegetais orgânicos, legumes, verduras e muito azeite.

 

14. Hong Kong

 

A dieta típica dessa grande cidade é feita com peixes cozidos no vapor, legumes e comida cantonesa. Banhos diários, caminhadas matinais e treinos na madrugada colaboram com a média de vida entre 80,5 e 86,7 anos.

 

15. Cingapura

 

 

Grandes avanços em saúde pública e boas oportunidades econômicas certamente elevaram, ao longo de três décadas, a expectativa de vida da população, aumentada em até 10 anos. A média fica em 82, 14 e a dieta balanceada, que mixa as culinárias chinesa, malaia e indiana contribui também para a baixa taxa de obesidade adulta, em torno de 11%.

Fonte: Nômades Digitais

Reportagem disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/para-curtir/os-15-lugares-com-maior-expectativa-vida-171045175.html. Acesso em: 24 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2013/07/exame-de-sangue-pode-determinar-sua-expectativa-de-vida.jpg

Imagem disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2013/07/exame-de-sangue-pode-determinar-sua-expectativa-de-vida.jpg. Acesso em: 24 abr. 2014.

 

Esta é uma atividade lúdica, mas que tem como objetivo levar os alunos a fazer reflexões sobre seus hábitos de vida. Ainda no laboratório de informática, os alunos acessarão dois sites nos quais encontrarão uma pesquisa que calcula a expectativa de vida. Cada aluno obterá seu cálculo, respondendo aos questionários das pesquisas. Ao final, peça-lhes que anotem os resultados obtidos.

 

Depois que todos terminarem, faça uma breve discussão, enfatizando a importância da boa alimentação, da prática de exercícios físicos, do cultivo de amizades, da qualidade do sono, do bom humor, dos cuidados com a saúde (exames regulares) e de outros pontos que podem acrescentar mais anos à expectativa de vida.

Veja os dois sites para o cálculo da expectativa de vida:

http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/calcule-sua-expectativa-de-vida/. Acesso em: 24 abr. 2014.

http://www.minhavida.com.br/avaliacao/expectativadevida. Acesso em: 24 abr. 2014.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

 

No laboratório de informática, ou na sala de aula, projete o vídeo da canção, É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Você pode escolher um vídeo cantado por Roberto Carlos apenas ou, se preferir, projetar o vídeo sugerido abaixo, no qual cantam Roberto Carlos e a banda Titã.

 

Depois de ouvirem a canção uma vez, entregue cópias da letra aos alunos e a ouçam novamente. Veja cópia da letra abaixo.

 

roberto titãs

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Q9nqmMLgHwk. Acesso em: 03 maio 2014.

 

É Preciso Saber Viver

Roberto Carlos

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

 

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

 

É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver!

 

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

 

É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!

 

É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!

Letra disponível em: http://letras.mus.br/roberto-carlos/101459/. Acesso em: 03 maio 2014.

 

ATIVIDADE 2

Converse com os alunos sobre a frase: "É preciso saber viver", título da canção que acabaram de ouvir. Discutam sobre o significado dessa frase, tanto na canção como na vida real. Proponha perguntas a eles, tais como:

 

  1. Como vocês entendem os versos "Quem espera que a vida / Seja feita de ilusão / Pode até ficar maluco / Ou morrer na solidão"?
  2. Como vocês aplicam no dia a dia os versos "É preciso ter cuidado / Pra mais tarde não sofrer / É preciso saber viver"?
  3. Você acredita que seja possível tirar "a pedra do caminho"?
  4. Como isso pode ser feito?
  5. Qual o sentido dos versos "Numa flor que tem espinhos / Você pode se arranhar / Se o bem e o mal existem / Você pode escolher / É preciso saber viver"?

 

ATIVIDADE 3

Nessa atividade, façam uma análise das rimas presentes no poema de Roberto Carlos.

Respondam às questões:

  1. Onde estão as rimas do poema?
  2. Que tipo de rimas são essas?

Recorde com os alunos o conceito de rimas cruzadas ou alternadas e rimas ricas e pobres. Veja sugestões de slides:

 

Rimas cruzadas ou alternadas: quando o 1º verso rima com o 3º verso e o 2º verso rima com o 4º, no esquema ABAB.

Exemplo:

        Se o casamento durasse                a 
        Semanas, meses fatais                  b
        Talvez eu me balançasse               a
        Mas toda a vida... é demais!         b
                                Afonso Celso

Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 03 maio 2014.

 

Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: 

Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo). 

Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
 
Examinemos o quarteto abaixo:


Um mestre, embora muito sonhador,
Precisava esconder sua afeição...
Na Idade Média, uma imortal paixão
uniu uma aluna e um professor.
(Mardilê Friedrich Fabre) 

A palavra paixão, que é um substantivo, rima com afeição, que também é um substantivo. Temos rima pobre. 

A palavra professor, que é um substantivo, rima com sonhador, que é um adjetivo. Temos rima rica.

 

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761. Acesso em: 03 maio 2014.

 

ATIVIDADE 4

 

Nessa atividade, os alunos deverão preencher uma tabela com verbos, substantivos e adjetivos que se se relacionem com saber viver, viver bem, viver mais etc. Eles deverão procurar substantivos derivados dos verbos escolhidos e, depois, adjetivos que possam qualificar o substantivo derivado do verbo.

 

Veja abaixo uma sugestão de tabela, com dois exemplos dados. Juntamente com os alunos, acrescentem outros verbos, substantivos e adjetivos. 

 

VERBOS SUBSTANTIVOS ADJETIVOS
viver vida

longa

saudável

feliz

amorosa

viajar viagem

divertida

interessante

curta

     
     
     

 

 

ATIVIDADE 5

 

http://www.contaoutra.com.br/images/temp/poemas.jpg

Imagem disponível em: http://www.contaoutra.com.br/images/temp/poemas.jpg. Acesso em: 03 maio 2014.

 

Terminada a atividade anterior, os alunos deverão criar poemas sobre o tema: A vida. Para isso, eles poderão / deverão consultar a tabela e utilizar as palavras ali elencadas. Posteriormente, o professor fará a correção dos textos e os devolverá aos alunos para que eles os apresentem aos colegas, em um momento de dramatização.

Recursos Complementares

Para outros vídeos da canção de Roberto Carlos, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=LpYj_sI79v8&feature=kp. Acesso em: 03 maio 2014.

http://www.youtube.com/watch?v=dF1OU_cr478. Acesso em: 03 maio 2014.

http://www.youtube.com/watch?v=byc4Cm0LJmM. Acesso em: 03 maio 2014.

Sobre classificação de rimas, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54832. Acesso em: 12 abr. 2014.. Acesso em: 03 maio 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa dar-se-á ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IRIS MARIA DE SOUZA, Colégio Claretiano Coração de Maria , Goiás - disse:
    irismarsouza2008@hotmail.com

    05/06/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom este tema, pois precisamos nos cuidar melhor, para termos uma vida longa e uma velhice saudável. "É PRECISO SABER VIVER"


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.