20/05/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, para introduzir o tema da aula, pergunte aos alunos se eles conhecem a palavra VEXILOLOGIA. Escute o que os alunos sabem, ou não, sobre a palavra. Em seguida, comente com eles o significado de vexilologia. Veja abaixo a acepção encontrada no dicionário online Michaelis:
vexilologia ve.xi.lo.lo.gi.a (cs) sf (lat vexillu+logo2+ia1) Estudo das bandeiras, pavilhões, estandartes etc. |
Dicionário disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=vexilologia. Acesso em: 10 maio 2014.
Prepare cópias impressas do texto sugerido abaixo e entregue-as aos alunos para que façam uma leitura silenciosa. Caso seja possível, leve os alunos ao laboratório de informática, onde eles poderão acessar o texto da Revista Veja digital. Dessa maneira, as cópias impressas não serão necessárias. Outra opção é projetar o texto na tela para que os alunos façam a leitura.
Texto e imagem da Revista Veja Edição 2351 de 11/12/2013, p. 66-67. Disponíveis em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 10 maio 2014.
Para compreensão de texto, proponha questões, tais como:
No laboratório de informática, para conhecimento dos alunos, peça-lhes que procurem na internet imagens das bandeiras citadas na entrevista por Tiago Berg, quais sejam:
Imagem disponível em: http://www.webbusca.com.br/atlas/bandeiras/turcomenistao.gif. Acesso em: 10 maio 2014.
Imagem disponível em: http://www.bandeiras-nacionais.com/media/flags/flagge-papua-neuguinea.gif. Acesso em: 10 maio 2014.
Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/bandeira_da_argentina.gif. Acesso em: 10 maio 2014.
Imagem disponível em: http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/bandeira-do-uruguai-clip-art_434827.jpg. Acesso em: 10 maio 2014.
A seguir, um momento de descontração e aprendizado. Ainda no laboratório de informática, proponha aos alunos uma atividade de ensino bem lúdica. É um jogo online, no qual eles deverão reconhecer as bandeiras do mundo. Deixe-os jogar enquanto se interessarem. O jogo é autodidático e os alunos poderão recomeçá-lo quantas vezes quiserem. Quanto mais jogarem, mais eles memorizarão as bandeiras. O jogo pode ser acessado no sítio abaixo:
Jogo disponível em: http://www.jogos-geograficos.com/jogos-geografia-Bandeiras-do-Mundo-_pageid100.html. Acesso em: 11 maio 2014.
Dando sequência ao desenvolvimento do tema sobre bandeiras, ainda no laboratório de informática, projete o vídeo do Hino à Bandeira cantado e legendado. Dessa maneira, os alunos poderão ouvir e também cantar.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2UQw9rBfv88. Acesso em: 12 maio 2014.
Depois de ouvirem e cantarem o hino, entregue aos alunos cópias impressas da letra do Hino à Bandeira e também prepare cópias de algumas trovas sobre a Bandeira do Brasil encontradas no sítio Poesia em Trovas. Para melhor desenvolvimento da atividade, distribua os alunos em grupos (4 a 5 membros) e peça-lhes que façam a leitura desses textos. Posteriormente, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta. Verifique se eles compreenderam os textos lidos. É importante que todos compreendam a letra do hino e também as trovas.
Leve dicionários para a sala de aula e deixe-os à disposição dos alunos para pesquisarem palavras desconhecidas.
Veja, abaixo, a letra do Hino à Bandeira e a seleção de trovas. Não se esqueça de comentar com os alunos que o Hino à Bandeira foi apresentado pela primeira vez em 09 de novembro de 1906.
Hino à Bandeira Letra: Olavo Bilac Música: Francisco Braga Salve lindo pendão da esperança! Recebe o afeto que se encerra Em teu seio formoso retratas Recebe o afeto que se encerra Contemplando o teu vulto sagrado, Recebe o afeto que se encerra Sobre a imensa Nação Brasileira, Recebe o afeto que se encerra Letra disponível em: http://letras.mus.br/hinos-de-paises/46366/. Acesso em: 12 maio 2014. |
Imagem disponível em: http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/2013/07/trova-legenda-ate-15072013.html. Acesso em: 15 maio 2014.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Gp35LvnRNHM. Acesso em: 15 maio 2014.
Na Bandeira do Brasil...
vejo um outro despertar,
refletindo a cor de anil...
que acredito ... ser do mar!!!
Ana Maria Guerrize Gouveia
Santos/SP
|
O branco, azul e amarelo
o mar refletindo o céu,
no Brasil verde e singelo
que é tão doce quanto o mel!
Ana Raduan
Botucatu/SP
|
A Bandeira Nacional
no Amazonas refletida,
foi algo sensacional
que o céu nos deu nesta vida!
Amilton M. Monteiro
São José dos Campos/SP
|
O céu pinta de esperança
o cenário da injustiça:
- Meu Brasil, desde criança,
explorado por cobiça.
Dáguima Verônica
Santa Juliana/MG
|
O céu está patriota
em singular brincadeira
as nuvens em cambalhota
imitam nossa bandeira
Sonia Regina Rocha Rodrigues
Santos/SP
|
Trovas disponíveis em: http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/2013/07/trova-legenda-ate-15072013.html. Acesso em: 15 maio 2014.
Imagem disponível em: http://www.escuelaenlanube.com/wp-content/uploads/2012/12/01rimas.jpg. Acesso em: 15 maio 2014.
Terminada a leitura e compreensão dos textos acima, isto é, o Hino à Bandeira e as cinco trovas, trabalhe com os alunos a presença das rimas nos textos. Peça aos alunos para classificar as rimas quanto à disposição e à natureza. Caso seja necessário, para fazer uma revisão sobre rimas, veja sugestões de slides ( ou cartazes) em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54944. Acesso em: 15 maio 2014.
Momento da produção escrita.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-FPo04fhXxfk/UQCM575MB2I/AAAAAAAAPEw/NsGRKGCG0Qw/s1600/escrita-crianca.jpg. Acesso em: 15 maio 2014.
Terminada a leitura desses vários textos poéticos sobre a bandeira nacional, os alunos terão condições de elaborar uma composição poética, pois, de acordo com Trevisan (1995, p. 20), a criança precisa de uma memória transtextual para poder criar um texto poético; segundo a autora, "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção [...] ninguém cria a partir do nada".
Proponha aos alunos que criem pequenos poemas, uma ou duas estrofes, sobre a bandeira nacional brasileira. Eles poderão criar seus textos poéticos a partir da mesma imagem utilizada no sítio " Poesia em trovas", ilustrada na Atividade 2.
Outra proposta, caso os alunos prefiram, é escolher outra imagem da bandeira que possa inspirar a criação poética.
Reforce com os alunos que os textos poéticos deverão ser elaborados com rimas.
Ao final da atividade, recolha os textos para correção e devolva-os aos alunos para que possam preparar um momento de apresentação das trovas. Esse momento de declamação poderá ser ilustrado com imagens ou mesmo acompanhado com um fundo musical. Deixe os alunos livres para preparar esse momento especial de apresentação dos poemas.
Rima. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rima. Acesso em 20 mar. 2014.
O estudo analítico do poema, de Antônio Cândido. Disponível em: http://fortium.edu.br/blog/fabricio_martins/files/2012/08/Antonio-Candido-O-Estudo-Analitico-do-Poema.pdf. Acesso em 20 mar. 2014.
http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm. Acesso em: 17 maio 2014.
TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995.
A avaliação qualitativa será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/06/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula, "Bandeira do Brasil: rimas e encanto mil". Agradecida por esse canal rico em informações. Sempre me inspiro nesse portal, para preparar uma aula.