20/05/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
- Saber quando surgiu a comemoração do dia do trabalho;
- Entender o significado histórico e social desta data;
- Conhecer o que mudou nas relações de trabalho em nosso país desde 1926, ano em que oficialmente foi instituída a comemoração do dia do trabalhado.
Os estudantes devem ter conhecimentos prévios sobre processo de globalização inserido no atual contexto do Capitalismo Financeiro, em que se verificam grandes mudanças nos modos de produzir e nas relações de trabalho.
- Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreensão do significado histórico e social do "Dia do Trabalho", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem, "Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos".
- Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre como surgiu a comemoração do Dia do Trabalho, qual é o significado histórico e social desta data, bem como saber o que mudou nas relações de trabalho em nosso país no último século.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser realizadas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
- Agora, oriente os alunos para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre o significado histórico da comemoração do Dia do Trabalho em 1º de maio. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectado à internet.
- Questões:
- Entregue aos estudantes uma cópia do artigo “Dia do Trabalho”, disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481692/Dia-do-Trabalho> (acesso em 08/05/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Comentário: Destaque que, nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro e significa também o fim do verão.
Cartografrando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo, do planejamento da aula, que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre a importância dos direitos trabalhistas. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre os direitos trabalhistas em diferentes países ; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas decorrentes de saúde decorrentes de condições de trabalho inadequadas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso: 03/05/2014.
O trabalho de cada um. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25229>. Acesso: 03/05/2014.
Dia do trabalho. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm>. Acesso: 03/05/2014.
História do Dia do Trabalho. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm>. Acesso: 03/05/2014.
Dia do Trabalho. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm>. Acesso: 03/05/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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