BELO HORIZONTE - MG
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza
Disciplina
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a fluência na leitura; comparar as semelhanças e diferenças entre os diversos gêneros textuais presentes em jornais e revistas; reconhecer as formas de organização de jornais e revistas.
Duração das atividades
4 a 5 aulas de 40 minutos aproximadamente: tempo destinado à elaboração do material do mural revista
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Compreensão e utilização do sistema alfabético de escrita.
Estratégias e recursos da aula
O professor poderá dividir a turma em grupos de 4 a 5 participantes. Deixe disponível para os grupos jornais e revistas.
Cada grupo escolherá um material que analisará de acordo com as orientações do professor (seções que compõem o material, tema abordados no material etc.). Depois de analisar o material escolhido cada grupo preencherá o roteiro que se segue:
1. Nome do jornal ou da revista 2. Data de publicação 3. Preço da publicação 4. Qual ou quais as notícias estão em destaque 5. Tipos de imagem que contém 6. Seções que compõem o material
Após preencherem o roteiro (que poderá conter outros itens) os grupos farão uma exposição oral do trabalho registrado. Os registros deverão ser afixados no mural da sala.
O mural poderá ser confeccionado com folhas de papel Kraft. Nele serão afixadas notícias de destaque, curiosidades, registros de acontecimentos da escola, da comunidade ou da sala: Anúncios, Achados e Pedidos, Destaques da Semana, textos produzidos pelos alunos, tais como poemas, quadrinhos, dentre outros.
O professor, junto com a turma, fará uma escala de leitura e apresentação do mural que poderá ser quinzenal. Durante a leitura do mural o professor poderá explorar aspectos relativos à estrutura dos textos presentes; poderá discutir a finalidade de cada um (para quê foram escritos, quem poderá se interessar pelos temas etc.).
O professor orientará o grupo que estiver apresentando o mural a comentar os textos lidos: relacionar com outros fatos ou textos; analisar a adequação dos títulos; criticar a abordagem do autor etc.
O professor ensinará a brincadeira “EU sou o REPORTER”.
Dois ou três alunos sorteados, a cada quinzena, farão o papel de repórter, dando a notícia ao “público” como se fosse um repórter de TV. Para isto, o professor poderá valer-se da televisão de caixa de papelão, confeccionada pelos próprios alunos.
Recursos Complementares
Jornais e revistas diversos.
Televisão confeccionada em caixa de papelão.
Avaliação
Espera-se que os alunos tenham uma visão do jornal como um portador de textos de diversos gêneros, que desenvolvam o interesse pela leitura de jornais e revistas e adquiram fluência na leitura em voz alta.
Peço desculpas pelo preenchimento incorreto quando postei minha mensagem anterior.
Digitei o nome e e-mail da autora pois não havia entendido que seria meu nome e meu e-mail.
Não tive como apagar ou corrigir.
Excelente! O material é muito rico e permite ao professor trabalhar em sala de aula com materiais do cotidiano (revistas e jornais).
Para despertar o interesse dos alunos a brincadeira "Eu sou o Reporter" é fabulosa.
Parabéns!
Sandra de Cássia Rodrigues - E.E. Prof. Cândido Gomes | Minas Gerais
Uma atividade muito criativa.
Vou aplicá-la em sala de aula ainda no mês de setembro.
Acho oportuna esse tipo de atividade pois, estamos carentes de materiais dessa natureza.
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.