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História: A felicidade das borboletas Parte II - deficiência visual e a escrita

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

História: A felicidade das borboletas - deficiência visual e o esporte

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
  • Realizar atividades rítmicas adaptadas para as pessoas com deficiência visual.
  • Conhecer os limites e as possibilidades das pessoas com deficiência visual.
  • Conhecer o sistema de escrita e leitura utilizado por pessoas com deficiência visual (Sistema Braille).
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é aqui proposta como continuidade da aula "História: A felicidade das borboletas - deficiência visual e esporte", publicada nesse portal em 22/04/2014. Dessa forma, seria interessante que o professor e os alunos trabalhassem efetivamente a estratégia de ensino da aula anterior, ou, pelo menos, tomassem conhecimento sobre: a história: "A felicidade das borboletas" e os limites das pessoas com deficiência visual, temas estes que foram trabalhados na referida aula. Para acesso da mesma basta clicar em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54876. Acesso em 23 de abril de 2014.

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor!  A sequência de aulas a seguir foi concebida inicialmente como continuidade da aula "História: A felicidade das borboletas - deficiência visual e o esporte",  publicada pela mesma autora no Portal do Professor. Mesmo assim, elaboramos esta proposta de 2ª parte com certa autonomia em relação à primeira, respeitando, assim, a sua opção ou mesmo eventuais dificuldades como, por exemplo, indisponibilidade de tempo diante do número de aulas necessárias. Nesse sentido, caso o professor, não queira trabalhar as duas aulas continuamente, mas opte apenas por uma delas, não haverá prejuízo do ponto de vista metodológico. Basta, no caso da presente aula, desconsiderar a primeira atividade de resgate do conhecimento (descrita logo abaixo), partir da atividade seguinte e dar sequência com as demais aulas propostas à diante.

Aula 1. De volta ao universo de Marcela da história: "A felicidade das borboletas".

1. Professor para retomar com os alunos a história "A felicidade das borboletas", duração de 5min51seg. Apresente o vídeo que conta a história, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GyuTyD7TxHg. Acesso em 23 de abril de 2014. 

2. Proponha aos alunos dançar como Marcela. Instigue os alunos de como será para uma pessoa com deficiência visual dançar? Como eles reconhecem o espaço que percorrem durante a dança? Para isto, leve os alunos para o Laboratório de Informática para conhecerem o site de uma Academia de Ballet destinada somente para deficientes visuais. Associação Fernanda Bianchini. Disponível em: http://www.associacaofernandabianchini.org/. Acesso em 23 de abril de 2014.

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Imagem retirada pela autora do site: http://www.associacaofernandabianchini.org/#!fotos/cdn9. Acesso em 23 de abril de 2014.

3. No Laboratório de Informática explique para os alunos que essa associação existe desde 1995. Os professores utilizam uma metodologia que os deficientes visuais aprendem a dançar Ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino. O aprendizado se inicia no toque. O passo é ensinado a cada aluno. Ele orienta e repete todos os movimentos até que, em certo ponto, os bailarinos dancem apenas com instruções orais. Essa associação dá aulas gratuitas de Ballet Clássico, Sapateado e Dança de Salão.

Proponha aos alunos a visitarem o site e observar as fotos. Solicite que os alunos cliquem no ícone "Fotos" e, posteriormente, nas setas inscritas nas imagens, aleatoriamente para conhecerem esse universo tão interessante e bonito.

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Fonte: http://static.wixstatic.com/media/e080a3_456db9c0374b48648b36c8440bd2e796.jpg_srz_p_647_508_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz. Acesso em 23 de abril de 2014.

4. Proponha aos alunos que assistam um vídeo de apresentação do grupo de Ballet. Solicite que os alunos cliquem no ícone "Vídeos" e posteriormente no vídeo "Associação Balé para cegos Fernanda Bianchini no Auditório Ibirapuera". Duração: 5min48seg. Disponível em: http://www.associacaofernandabianchini.org/#!vdeos/cfnx. Acesso em 23 de abril de 2014.

5. Vamos agora dançar como esses bailarinos? Professor leve os alunos para um sala ou espaço possível para dançar, entregue para cada um uma venda e coloque uma música de ballet clássico. Antes de começar a dançar, percorra toda a sala ou espaço com os alunos com seus olhos vendados para que eles reconheçam o local e possam, com cuidado, fazer a atividade. Variações da atividade: dançar em duplas ou trios; alterar o estilo de música etc.

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Fonte: http://www.escolasapereira.com.br/imagens/870/46453.jpg. Acesso em 23 de abril de 2014.

6. De volta para sala de aula, proponha o registro da atividade para os alunos através de formação de frases relacionadas com a vivência da dança com os olhos vendados, descrever do que eles tiveram medo, quais principais dificuldades encontradas, qual estilo de dança foi mais tranquilo para dançar etc. Solicite aos alunos que finalizem o registro com um desenho.

7. Tarefa para casa: solicite aos alunos que, em casa, colem o barbante em todos os contornos do seu desenho. Após terminar essa tarefa, vendar seus olhos e tentar identificar o que desenhou. Solicite que faça esse experimento com seus familiares que, de olhos vendados, deverão identificar o que foi desenhado. Informe que eles deverão apresentar seu desenho na próxima aula e terão um tempo para comentar essa vivência.

Aula 2. Atividades adaptadas para pessoa com deficiência visual.

1. Nessa aula os alunos deverão escutar e respeitar diferentes pontos de vista que os colegas possuem sobre os trabalhos que serão apresentados e conhecer alguns limites e possibilidades que as pessoas com deficiência visual apresentam para se comunicarem com os outros. Para isto solicite que os alunos, um de cada vez, apresentem seus desenhos e comentarem sobre as percepções que eles e os familiares tiveram com essa atividade.

2. Proponha também que os alunos em duplas apresentem o desenho para o colega que, de olhos vendados, terão que reconhecer o desenho.

3. Entregue para cada um dos alunos um desenho da borboleta e solicite que os alunos pinte a imagem. Depois de colorido, proponha aos alunos que utilizem a outra figura, colem o barbante em todos os contornos do desenho. Após a colagem, solicite que os alunos vendam seus olhos, utilizem os lápis de cores para colorir o desenho. O cordão representa a borda em alto relevo que possibilita ao deficiente visual ter noção até onde poderão colorir.

Sugestão de desenho.

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Fonte: http://www.meus-desenhos-favoritos.com/Images/Small/Animais-Insetos-Borboleta-647860.png. Acesso em 23 de abril de 2014.

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Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_tm7cFwYTNpo/TMw66bU4_II/AAAAAAAAAcQ/XuRZxq4URGI/s1600/Foto_33.jpg. Acesso em 23 de abril de 2014.

4. Finalizado o desenho, solicite que os alunos tirem as vendas e observem a atividade realizada com venda e sem venda. Proponha uma roda de discussão em que os alunos apresentem os desenhos e comentem o que acharam da atividade.

Sugestões de perguntas.

1) Quais dificuldades encontradas na atividade?

2) Foi difícil manter a venda nos olhos durante todo o tempo da atividade?

3) O barbante foi suficiente para ter noção do espaço para colorir?

4) Como definiu as cores dos lápis de cor com os olhos vendados?

5) Ter feito o desenho anterior sem a venda facilitou a atividade com o cordão?

5. Após a roda de discussão monte um mural com os desenhos adaptados para os deficientes visuais (com o barbante).

Aula 3. Escrevendo e lendo como os deficientes visuais.

1. Inicie a aula com uma roda de discussão e escreva no quadro a seguinte pergunta: Como é a escrita e a leitura das pessoas com deficiência visual? Proponha que os alunos falem como eles acham que deve ser a escrita a leitura das pessoas com essa limitação.

2. Explique para os alunos que, antes de conhecerem o sistema de escrita e leitura utilizados pelas pessoas com deficiência visual, eles farão algumas atividades que os auxiliarão no reconhecimento de letras do alfabeto.

a) Reconhecimento das letras: Professor, anteriormente a esta aula, prepare envelopes com letras do alfabeto de E.V.A. Divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue para cada grupo um envelope com as letras. Solicite que os grupos retirem todas as letras, utilize o tato para conhecer cada contorno da letra. Após o reconhecimento e identificação das letras, proponha que um aluno do grupo venda os olhos e os outros colegas do grupo entregue para o aluno vendado alguma letra. Este terá que identificar pelo tato, qual letra está manuseando.

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Fonte: http://www.brinquedosdavila.com.br/image/cache/data/EVA/alfabeto-colorido-eva-700x700.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

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Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_bFP4IyyRWdU/S_NYuq1OCUI/AAAAAAAAAB8/CrsGkzYcxng/s1600/16-04-10+hora+do+conto+chocalho+e+tambor+040.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

b) Formando palavras:Depois de manusearem e identificar várias letras proponha que os integrantes dos grupos formem palavras com as letras de E.V.A. para que o colega adivinhe. Além disso, proponha aos grupos que formem palavras para que um integrante de outro grupo, vendado, a identifique através do tato. Agora, os integrantes sem venda escolham uma palavra e o colega vendado terá que identificar as letras e organizá-las de tal maneira a formar a palavra escolhida.

c) Descobrindo as palavras: Professor para finalizar essa dinâmica, coloque a venda em um aluno de cada grupo, forme uma palavra com as letras de cada grupo. Lembre-se que será a mesma palavra em todos os grupos. Ao seu sinal os alunos vendados de cada grupo tentaram identificar qual palavra esta formada. Pontue o grupo que fazer a leitura da palavra em menos tempo. Combine com o restante da turma para não dar dica ou ajudar o colega.

3. Retome a roda de discussão para os alunos verbalmente refletirem sobre a dinâmica, as dificuldades encontradas, quais letras conseguiram identificar com maior facilidade.

Aulas 4 e 5. Conhecendo o Sistema Braille e suas adaptações.

1. Inicie a aula explicando para os alunos que o Sistema Braille é utilizado universalmente na leitura e na escrita das pessoas com deficiência visual. Ele foi criado na França por Louis Braille em 1825. Louis perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16. Ele teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai que trabalhava com couro. Após o incidente, o menino teve uma infecção grave resultando na cegueira dos dois olhos. Naquela época houve inúmeras tentativas, em diferentes países, no sentido de encontrar meios que proporcionassem às pessoas com deficiência visual condições de ler e escrever. 

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Fonte: http://www.cvi-rio.org.br/wp-content/uploads/Louis-Braille.jpg. Acesso em 24 de abril de 2104.

2. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesso o site: "Braille virtual 1.0" Disponível em: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html. Acesso em 24 de abril de 2014. Solicite aos alunos que cliquem na opção "O que é o Braille?" para conhecerem um pouco mais sobre esse sistema utilizado pelas pessoas com deficiência visual.

Professor previamente a essa aula, faça o download do Programa Braille Virtual disponível neste site em cada computador a ser utilizado pelos alunos. Nesse programa os alunos poderão dinamicamente aprender sobre a escrita em Braille.

3. Acessando ao programa instalado no computador Braille Virtual solicite aos alunos leiam com atenção a página inicial que tem algumas informações sobre a grafia em braille. Concomitante com a leitura na página do programa explique aos alunos que cada letra é representada pela combinação de pontos numerados na célula, ou seja, dependendo da letra que se queria escrever tem o número de pontos correspondentes.

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Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-27m47EJkF_M/UcQf7G-R8WI/AAAAAAAAAAs/P-x0ehmzTxQ/s1600/C%C3%A9lula.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

Para exemplificar, solicite aos alunos que cliquem, na página inicial, no ícone Metodologia do Curso; após abrir essa nova página, oriente aos alunos clicar no ícone “Clique aqui para acessar o curso”. Por fim, oriente a clicar na opção "a - j", pois nessa opção ele observará como as letras do alfabeto de A até J são escritas em braille. Exemplo: A letra A corresponde ao ponto 1; A letra B corresponde aos pontos 1 e 2, e assim por diante. Depois na opção "k - t" e "u - ú".

4. Entregue para os alunos uma folha com várias células em branco para que eles exercitem a combinação dos pontos na formação da letra.

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Fonte: Imagem da própria autora.

5. Proponha que eles utilizem um lápis de cor e pinte os pontos em cada célula relacionando com alguma letra. Exemplo: Defina a letra M. Solicite aos alunos que pesquisem no site qual a combinação de pontos representam a letra M e pinte.

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Fonte: Imagem da própria autora.

6. Modifique a atividade definindo várias letras para serem escritas. Finalize essa atividade propondo aos alunos que escrevam em uma sequencia de células o próprio nome.

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Fonte: Imagem da própria autora.

7. Voltando a sala de aula entregue para os alunos também um folha com a descrição de cada letra do alfabeto em braille como referência para continuar a atividade. Proponha a formação de duplas para as seguintes atividades:

1) Um aluno da dupla escrever uma palavra em braille utilizando o lápis de cor e a folha com as descrições desse alfabeto. O colega deverá descobrir qual palavra está escrita.

2) O professor propõe a escrita de alguma palavra que relacione com as aulas vivenciadas, exemplo: borboleta; deficiência visual; limitação; escrita; braille.

3) Um aluno escreve uma palavra em braille e propõe a outro grupo a adivinhar.

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Fonte: http://1800donatecars.com/hftb/wp-content/uploads/2013/11/El-Braille.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

8. Como tarefa para casa, solicite aos alunos que escrevam em braille 10 palavras chaves que observaram durante as aulas e que foram importantes para seu aprendizado.

Aula 6. O Sistema Braille.

1. Retome com os alunos a tarefa de casa, distribua-a para os alunos de forma que cada aluno fique com a tarefa de outro colega. Assim, com o auxílio da folha com a descrição das letras do alfabeto em braille, eles deverão escrever ao lado a palavra formada. Terminada a correção os alunos devolverão a tarefa para o responsável e este, observar se o que quis dizer com as palavras em braille foram bem interpretadas.

2. Professor explique para os alunos que a dinâmica feita foi sem a venda nos olhos, ou seja, uma adaptação da escrita dos deficientes visuais para que os alunos compreendessem como é a dinâmica da escrita, conhecer as células, os pontos, suas posições etc. Mas os deficientes visuais utilizam alguns instrumentos para que a escrita esteja de acordo com as suas limitações. Se for possível, leve esses instrumentos para a sala de aula para o conhecimento dos alunos, se não for possível apresente imagens.

Punção: é a instrumento de escrita manual do deficiente visual, ou seja, é o que substitui a caneta do vidente.

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Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-lbRneKozzMA/TnbFTOAWfuI/AAAAAAAAI08/MJ8jPahwcCc/s200/116_m.jpg. Acesso em 25 de agosto de 2014.

Reglete: é uma prancheta com uma régua metálica com os seis pontos braille impressos. É nessa régua que se insere o papel afim de que seja perfurado com a punção, imprimindo-se os caracteres do braille, para que possam ser lidos.

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Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-TxQ6-RGcSe8/TnbFMZLls1I/AAAAAAAAI04/kJx0mcqPo8k/s200/94_g.jpg. Acesso em 25 de agosto de 2014.

Máquina braille: possui seis teclas, que ao serem pressionadas de forma combinada também imprimem o braille. Muito parecida com a máquina de escrever.

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Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-b_04ezjFO78/TlYj7tIAXvI/AAAAAAAADp0/cyOv4_KISxY/s1600/maquinaescreverbraille.jpg. Acesso em 25 de agosto de 2014.

Impressora braille: imprime 60 caracteres por segundo em uma linha de 40 caracteres. Ideal para empresas e salas de recurso que produzam um volume de impressão médio. Possui um sintetizador de voz em Português que verbaliza os comandos dados e os ajustes configurados na impressora.

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Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-rowxJLIhrwU/TnbGzIFESvI/AAAAAAAAI1E/sYUNYcEfDTM/s200/julietpro60g.jpg. Acesso em 25 de agosto de 2014.

3. Apresente para os alunos um livro ou uma apostila escrita em braille. Com esse material os alunos poderão ter o contato com os caracteres da escrita em braille. Solicite aos alunos que visualizem o material primeiramente com os olhos; toque com as pontas dos dedos os pontos em alto relevo. Professor atualmente existem livros da literatura infantil com as impressões em braille, inclusive nos contornos dos desenhos. Procure esse material na biblioteca municipal de sua cidade, na biblioteca da universidade local ou até mesmo em alguma instituição da cidade que trabalhe com a escrita para pessoas com deficiência visual.

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Fonte: http://www.adjorisc.com.br/polopoly_fs/1.1135090.1344259140!/image/1725528807.jpg_gen/derivatives/horizontal_w500/1725528807.jpg. Acesso em 25 de abril de 2014.

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Fonte: http://www.horahnoticias.com/ups/noticia/normal-402d069bceea7f1765e90b30674126f9.JPG. Acesso em 25 de abril de 2014.

3. Finalize a aula com uma atividade em que o aluno descreva quais suas impressões sobre três partes importantes da aula.

1) Desenho

2) Dança

3) Escrita

Entregue três folhas me branco para os alunos. 1ª folha: DESENHO. O aluno descreverá com um parágrafo quais suas percepções sobre o desenho feito com os olhos vendados e com o contorno em alto relevo e um desenho que represente seus desafios e observações. 2º folha: DANÇA. O aluno descreverá com um parágrafo suas percepções sobre a dança (ballet e outros estilos) com os olhos vendados e um desenho que represente seus desafios e observações. 3º folha: ESCRITA. O aluno descreverá com um parágrafo sua suas percepções sobre a escrita braille e o desenho.

Finalizada as atividades proponha a construção de uma pasta-arquivo com todas as atividades dos alunos, inclusive com os desenhos coloridos das borboletas, as palavras chave que escreveram utilizando os pontos da escrita braille adaptada além de fotos da dança executada.

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Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-QZmJT9wubng/T3tCytcNi0I/AAAAAAAAAw8/Z-yLIrKx5w4/s400/DSCN0329.JPG. Acesso em 25 de agosto de 2014.

Professor disponibilize essa pasta na escola para outros professores e alunos.

Recursos Complementares

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT.O Sistema Braille no Brasil. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?itemid=10235. Acesso em 24 de abril de 2014.

 

REBOUÇAS, Fernando. Louis Braille. Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/louis-braille/. Acesso em 25 de abril de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram compreender e identificar o Sistema de Escrita Braille; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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