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Fitoterapia e questões socioambientas

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.

  • Elaborar projeto de pesquisa, levantar, tabular e discutir dados, produzindo novos conhecimentos sobre o tema.

  • Avaliar os benefícios e os riscos de se usar fitoterápicos.

  • Distinguir os fitoterápicos dos outros medicamentos.

  • Apontar as contribuições da fitoterapia para minimizar questões sociais de saúde pública.

  • Identificar os problemas no mercado de fitoterápicos no Brasil.

  • Analisar e discutir as questões socioambientais envolvidas na produção farmacêutica de fitoterápicos no Brasil.

  • Avaliar medidas necessárias para a preservação da flora brasileira utilizada em bioterapias.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; elaboração de projeto de pesquisa; coleta, tabulação e análise de dados; elaboração e socialização de relatório de pesquisa; análise de vídeos; estudo e produção de textos; publicação de relatórios de pesquisa em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.

 

fitoterapia 1

Imagem disponível em: http://institutolenus.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Fotolia_19658318_S-300x200-C%C3%B3pia.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1- Degustação de chá caseiro.

Sugerimos que o professor organize um momento especial para introdução ao tema, preparando um chazinho em uma sala disponível na escola ou na cantina. Se não houver disponibilidade na escola, o professor deverá pedir aos alunos que tragam biscoitinhos/bolachas para acompanhar o chá. Deve cuidar para que seja servido um chá caseiro, como o de hortelã, que agrada a maioria das pessoas. Após a degustação, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos pautando questões como:

  • Gostaram do chá?

  • Você toma chás com frequência?

  • Para que servem os chás?

  • Que chás ou remédios naturais são utilizados por sua família em casos de doenças? Para tratar/prevenir quais doenças?

  • Conhece a expressão "fitoterápicos"? O que significa?

O professor deverá deixar que os alunos manifestem suas opiniões livremente sem estabelecer conceitos neste momento

Atividade 2- Vídeo

Para fechar o diálogo anterior e ampliar o universo conceitual dos alunos, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo de curta duração 

Fitoterapia: cura através das plantas. Duração 7min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_uAWzTK3p0g. Acesso em 01/05/2014.

Comentário - Hoje, caules, folhas e raízes de plantas medicinais são comercializados na forma de cápsulas, xaropes e pomadas, com direito a fiscalização e bula.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão do vídeo

·        Qual é a proposta da fitoterapia?

·        Que matéria prima é utilizada nos procedimentos fitoterápicos?

·        O que é produzido nos procedimentos fitoterápicos?

·        O que diferencia os medicamentos fitoterápicos dos demais?

·        Quais são as maneiras de se usar um fitoterápico?

·        Que cuidados se deve ter ao utilizar um fitoterápico?

Atividade 3- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

fitoterapia 2

Imagem disponível em: http://ceata.com.br/portal2/images/fitoterapia_chinesa.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Módulo 2- Documentário

Atividade 1-   Documentário - Globo repórter: medicamentos naturais

Sugerimos uma aula de cinema onde o professor projete, utilizando o aparelho data show, o vídeo salvo anteriormente em seu computador. O documentário tem duração de 45:02 min., sendo necessário o tempo de uma aula para sua projeção.

 

ALEX BOTSARIS - GLOBO REPÓRTER. Medicamentos Naturais. Duração 45min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E0WG3CcO08c. Acesso em 01/05/2014.

Comentário: O Globo Repórter revela neste programa as propriedades curativas dos alimentos e das plantas. Participação do médico e escritor Alex Botsaris, estudioso de plantas medicinais.  Publicado em 08/06/2012

 

Antes da projeção do documentário, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia das questões propostas para discussão, para que eles fiquem atentos aos itens destacados pelo professor. Após a projeção, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

Questões propostas para discussão do documentário

·        Comida pode ser remédio? Explique.

·        Explique as propriedades medicinais e como podem ser utilizados, pelo menos de três dos seguintes alimentos explicitados no documentário:

                  1)   Água de coco.

                  2)   Mamão.

                  3)   Leite materno.

                  4)   Babosa.

                  5)   Cebola.

                  6)   Gengibre.

                  7)   Alecrim.

                  8)   Urtiga morta.

                  9)   Caldo verde (batata e couve).

                 10) Feijão.

                 11) Camu camu ou caçari.

                 12) Pupunha.

Atividade 2- Discussão do documentário

A discussão do documentário deverá acontecer primeiramente em grupos pequenos de três alunos, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Se não houver consenso, o aluno com resposta diferente deverá expor e defender seu ponto de vista. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

fitoterapia 3

Imagem disponível em: http://www.institutoolivieri.com.br/wp-content/uploads/2013/03/pradr%C3%A3o-img-de-destaque8.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Módulo 3- Reportagem de revista eletrônica de jornalismo científico

Atividade 1- Leitura de reportagem publicada pela revista Comciência.

Para aprofundar os conhecimentos e discutir as questões socioambientais envolvidas na produção farmacêutica de fitoterápicos no Brasil, sugerimos que todos os alunos leiam a reportagem publicada pela Revista Com ciência, intitulada Fitoterapia. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/fito/fito1.htm. Acesso em 01/05/2014.

 

A reportagem mais uma entrevista com especialista da área compõem seis páginas on line com os seguintes tópicos:

·        Fitoterapia.

·        Usos e abusos.

·        Reduzir gastos.

·        Biodiversidade e Indústria.

·        Riscos de extinção e fraudes.

·        Entrevista a Luís Carlos Marques.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-lo, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão do mesmo.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

Questões para discussão do artigo

·        Em que consiste a fitoterapia?

·        O que é considerado um “fitoterápico”?

·        Quais são as vantagens em se utilizar produtos fitoterápicos?

·        Quais são os cuidados ao se utilizar produtos fitoterápicos?

·        A que se deve o uso crescente de fitoterápicos?

·        O que a fitoterapia tem a contribuir para minimizar questões sociais de saúde pública?

·        Em que consiste o programa “Farmácias vivas”? Com têm sido os resultados?

·        Quais são as dificuldades para se implantar a fitoterapia no sistema de saúde?

·        Qual é a realidade brasileira na produção industrial de fitoterápicos?

·        Quais são os problemas no mercado de fitoterápicos no Brasil?

·        Enumere os cuidados que as pessoas devem ter ao adquirir produtos chamados "naturais".

·        Qual a melhor forma de se proteger a flora brasileira utilizada em bioterapias?

Atividade 2 - Discussão do artigo

A discussão do artigo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. 

 

fitoterapia 4

Imagem disponível em: http://web500.com.br/terapias/wp-content/uploads/2013/05/fitoterapia-0.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Módulo 4 - Produções: texto, pesquisa e relatório.

 

Atividade 1- Produção de texto

O professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para que produzam um texto a partir dos registros realizados no decorrer desta proposta. Este texto comporá a justificativa do relatório de pesquisa.

Atividade 2 - Elaboração de projeto de pesquisa.

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados. 

Um exemplo

 

Problema de pesquisa: Quais são os medicamentos fitoterápicos utilizados pelas pessoas nos dias atuais? Como elas os utilizam? Por que elas os utilizam?

Objetivos: Identificar quais são os medicamentos fitoterápicos consumidos nos dias atuais; verificar como e por que estes fitoterápicos são consumidos; identificar quais fitoterápicos consumidos pela população são produzidos industrialmente e quais são consumidos in natura.

Universo da pesquisa: 20 adultos do bairro onde residem os alunos.

Questionário

  1. Dados do entrevistado: sexo, idade, escolarização, profissão, bairro em que reside.
  2. Você sabe o que é um fitoterápico?
  3. Você consome remédios fitoterápicos?

              (      ) Não

              (      ) Sim. Quais? _________________________________________________________________________________________________________

       4. Por que você utiliza estes remédios? ____________________________________________________________________________________________

       5. Como você utiliza estes medicamentos/remédios? __________________________________________________________________________________

Atividade 3 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os entrevistados deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 4 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões.

 

fitoterapia 5

Imagem disponível em: http://www.sitiozen.com/wp-content/uploads/2013/09/fitoterapicos.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Atividade 5- Elaboração do relatório de pesquisa

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º)Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 1 deste módulo.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; visualização e discussão de vídeos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 01/05/2014.

Atividade 6- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 01/08/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

fitoterapia 6

Imagem disponível em: http://portal.crfsp.org.br/images/stories/2013/03_13/2013_03_18_fitoterapicos_rdc.jpg. Acesso em 01/05/2014.

Recursos Complementares

Para os alunos

CÂMERA RECORD. Alimentos que curam. Duração 57min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7IXzQug3TCY. Acesso em 01/05/2014. Sinopse: Couve conta dores no corpo, banana verde contra a depressão e maçã contra espinhas. Diversos alimentos naturais podem combater doenças e até substituir remédios fortes e caros. Publicado em 22/02/2013.

Para o professor

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.

  • Poderão ser utilizadas como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo.

  • A elaboração do projeto de pesquisa, a coleta e tabulação dos dados e a socialização deverão ser avaliados quantitativamente.

  • O principal instrumento de avaliação quantitativa deverá ser o relatório produzido na atividade 5 do módulo 4.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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