Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TODO MUNDO TEM UM NOME.

 

22/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as letras do seu nome.

Identificar a letra inicial do seu nome.

Duração das atividades
2 aulas 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Slide 2

O estudo do nome para crianças de 3 a 4 anos é muito significativo por representar a criança como pessoa, além de identificar seus pertences e possibilitar a aquisição da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

 SUGESTÃO

Professor(a) confeccione um cartão/crachá com o nome de cada criança em letra de imprensa/script maiúscula, este pode ser usado como modelo da escrita do nome até as crianças serem capazes de escevê-lo de memória. Entregue o cartão no primeiro dia de aula e deixe exposto na sala num quadro de pregas ao alcance das crianças. Organize um saco de tecido ou uma caixa de sapato para guardar os cartões/crachás. O quadro de pregas pode ser confeccionado com cartolina, papel madeira, TNT, EVA, lona, tecido de algodão e outros.

undefined

1º Momento

Para iniciar o estudo sobre o nome reúna as crianças numa roda e explique a brincadeira da saco mágico para elas. O(A) professor(a) passa o saco, cada criança deverá retirar um cartão/crachá e tentar ler o nome que está escrito. As crianças que reconhecerem o seu nome ficará com o cartão. Depois desse jogo, converse com as crianças levando-as a refletir sobre a importância de se ter um nome, organizando um questionário para conhecer a história do seu nome que deverá ser enviado para sua família responder.

2º Momento

Professor(a) converse com as crianças sobre o que elas pensam acerca da escolha do seu nome (se gostam ou não, acham bonito e etc.). Em seguida, sugira o registro dos sentimentos/opiniões de cada um acerca do seu nome. As crianças podem criar um símbolo para o seu nome ou seu auto-retrato e a escrita espontânea do nome.

undefined

Fonte: Relatórioda Prática Pedagógica da Turma 3 - NEI-CAp/UFRN,2009.

DICA

Sugerimos algumas atividades lúdicas que o(a) professor(a) poderá realizar durante um certo tempo em sala de aula para que as crianças se apropriar em da escrita do seu nome.

PIRATAS CAÇAM O TESOURO

Coloque num baú ou caixa brinquedos e os ca rtões/crachás com os n omes dos alunos. E scolha uma criança de cada vez para procurar o "tesouro". Quando a criança encontra o seu cartão deve falar: - Achei o tesouro! Em seguida, ler o seu nome.

ONDE ESTÁ O NOME

Organize uma roda com os cartões dos nomes das crianças espalhados no chão. Cada criança deverá procurar o seu cartão e sentar nesse lugar.

Durante a chamada o(a) professor(a) poderá cantar algumas músicas conhecidas escolhendo trechos das músicas para falar os nomes, por exemplo "A canoa virou", "Tengo, telengo, tento"," Peixe vivo".

"Como pode o peixe vivo viver fora da água fria

como poderei viver, como poderei viver

PEDRO sem a tua, sem a tua companhia."

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se as crianças:

  • Reconhecem os seus nomes.
  • Identificam a letra inicial do nome.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina Berti, EMEF.MARIA DE MELO , São Paulo - disse:
    regina.berti12@ig.com.br

    16/01/2012

    Quatro estrelas

    Amei o material, vou usá-lo. Regina Berti


  • Ivete Oliveira Antunes de Lima, Escola Mul. Monsenhor Joaquim Honório , Rio Grande do Norte - disse:
    ivete.antunes@hotmail.com

    11/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela dinâmica da aula! De uma forma lúdica e criativa foi feito um trabalho muito produtivo com o nome que é o mais importante e significativo para as crianças (e para todas as pessoas), que é o seu próprio nome.


  • Nilda Pereira Lopes , EMEI Antonieta , São Paulo - disse:
    granpecasnilda@hotmail.com

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da atividade, pois já trabalho com os meus educando. Maravilhoso


  • Cristina Olmos , Prefeitura Municipal de Santos , São Paulo - disse:
    criolmos@yahoo.com.br

    19/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei a dinâmica da aula excelente, inovadora e eficiente. Considero importante trabalhar os nomes de forma lúdica e, principalmente, criar uma boa autoestima em relação ao nome de cada um, através de desenhos ou símbolos. A sugestão sobre "caçar o tesouro" favorece uma integração maior aos alunos.


  • MARIA APARECIDA DOS SANTOS CANDIDO, E. E. Nossa Senhora Aparecida , São Paulo - disse:
    mascandido@hotmail.com

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei dessa atividade; muito bem elaborada e essencial para os primeiros dias de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.