22/09/2009
Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Identificar as letras do seu nome.
Identificar a letra inicial do seu nome.
Slide 2
O estudo do nome para crianças de 3 a 4 anos é muito significativo por representar a criança como pessoa, além de identificar seus pertences e possibilitar a aquisição da leitura e da escrita.
Professor(a) confeccione um cartão/crachá com o nome de cada criança em letra de imprensa/script maiúscula, este pode ser usado como modelo da escrita do nome até as crianças serem capazes de escevê-lo de memória. Entregue o cartão no primeiro dia de aula e deixe exposto na sala num quadro de pregas ao alcance das crianças. Organize um saco de tecido ou uma caixa de sapato para guardar os cartões/crachás. O quadro de pregas pode ser confeccionado com cartolina, papel madeira, TNT, EVA, lona, tecido de algodão e outros.
Para iniciar o estudo sobre o nome reúna as crianças numa roda e explique a brincadeira da saco mágico para elas. O(A) professor(a) passa o saco, cada criança deverá retirar um cartão/crachá e tentar ler o nome que está escrito. As crianças que reconhecerem o seu nome ficará com o cartão. Depois desse jogo, converse com as crianças levando-as a refletir sobre a importância de se ter um nome, organizando um questionário para conhecer a história do seu nome que deverá ser enviado para sua família responder.
Professor(a) converse com as crianças sobre o que elas pensam acerca da escolha do seu nome (se gostam ou não, acham bonito e etc.). Em seguida, sugira o registro dos sentimentos/opiniões de cada um acerca do seu nome. As crianças podem criar um símbolo para o seu nome ou seu auto-retrato e a escrita espontânea do nome.
Fonte: Relatórioda Prática Pedagógica da Turma 3 - NEI-CAp/UFRN,2009.
Sugerimos algumas atividades lúdicas que o(a) professor(a) poderá realizar durante um certo tempo em sala de aula para que as crianças se apropriar em da escrita do seu nome.
Coloque num baú ou caixa brinquedos e os ca rtões/crachás com os n omes dos alunos. E scolha uma criança de cada vez para procurar o "tesouro". Quando a criança encontra o seu cartão deve falar: - Achei o tesouro! Em seguida, ler o seu nome.
Organize uma roda com os cartões dos nomes das crianças espalhados no chão. Cada criança deverá procurar o seu cartão e sentar nesse lugar.
Durante a chamada o(a) professor(a) poderá cantar algumas músicas conhecidas escolhendo trechos das músicas para falar os nomes, por exemplo "A canoa virou", "Tengo, telengo, tento"," Peixe vivo".
"Como pode o peixe vivo viver fora da água fria
como poderei viver, como poderei viver
PEDRO sem a tua, sem a tua companhia."
Observar se as crianças:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/01/2012
Quatro estrelasAmei o material, vou usá-lo. Regina Berti
11/05/2011
Cinco estrelasParabéns pela dinâmica da aula! De uma forma lúdica e criativa foi feito um trabalho muito produtivo com o nome que é o mais importante e significativo para as crianças (e para todas as pessoas), que é o seu próprio nome.
29/07/2010
Cinco estrelasGostei da atividade, pois já trabalho com os meus educando. Maravilhoso
19/07/2010
Cinco estrelasAchei a dinâmica da aula excelente, inovadora e eficiente. Considero importante trabalhar os nomes de forma lúdica e, principalmente, criar uma boa autoestima em relação ao nome de cada um, através de desenhos ou símbolos. A sugestão sobre "caçar o tesouro" favorece uma integração maior aos alunos.
25/06/2010
Cinco estrelasGostei dessa atividade; muito bem elaborada e essencial para os primeiros dias de aula.