15/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.
Não são necessários.
Nesse primeiro momento, a turma deverá ser divida em grupos de aproximadamente 8 alunos com a tarefa de relembrar e vivenciar formas de se pular corda através de cantigas. A corda deve ser girada ou “batida” por duas pessoas, enquanto uma salta no centro. Abaixo seguem algumas sugestões de músicas para se pular corda.
Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)
Quem esta pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e depois sair da brincadeira sem ser tocado pela corda que continua girando.
fig1: http://alinemangaraviti.files.wordpress.com/2007/12/07pula_corda.jpg acesso em agosto de 2009.
Salada saladinha
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)
A velocidade da corda se mantêm baixa, até que se pronuncie a palavra fogo, quando as crianças então, aumentam muito a velocidade do giro.
II.1 Duração: aproximadamente 20min
Os alunos deverão agora experimentar o salto com duas cordas , que serão batidas por quatro estudantes, dois para cada corda. As cordas estarão perpendiculares entre si, e desenvolverão um movimento simultâneo.
fig2: acervo próprio.
II.2: Duração: aproximadamente 20min
As duas cordas agora serão batidas por duas pessoas e estarão paralelas entre si. No entanto o giro de cada corda será intercalado com o da outra, ou seja, quando uma das cordas chegar ao seu ponto mais alto, a outra estará em seu ponto mais baixo.
fig3: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14584203,00.jpg acesso em agosto de 2009
Atividade III
Duração: aproximadamente 20min
Os alunos agora deverão tentar adaptar as cantigas e as dinâmicas trabalhadas inicialmente para as possibilidades com mais de uma corda. Outras variações possíveis são: aumentar o número de alunos saltando ao mesmo tempo ou ainda manipular uma bola enquanto salta.
AVALIAÇÃO:
Duração: aproximadamente 20min
Como avaliação, cada aluno deverá construir uma estrofe simples de quatro versos a respeito da experiência com as cordas. Os versos deverão ser devidamente registrados para então serem “pulados” por outra turma que venha a fazer a aula de brincadeiras com cordas.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/12/2012
Três estrelasSafira - Angola, veja este video de pessoas pulando duas cordas. http://www.youtube.com/watch?v=ngQKRTFj0Ns
13/04/2011
Cinco estrelasmuito bom, eu tentei e deu certo.
10/12/2010
Quatro estrelasEssa é a atividade que mais realizo em minhas aulas nas turmas de 1º a 4º ano. Pq é a atvidade que mais gostam, principalmente para a 1º e 2º ano. Inclusive ganham pra as atividades de bola. E é super importante pq trabalha o ritmo e a coordenação
01/09/2010
Cinco estrelasAMEI!!!!!
12/08/2010
Três estrelasé muito bom e me ajudou a fazer o meu trabalho!!!
26/05/2010
Três estrelasmuito boa mas oq eu queria mesmo era como fazer as duas cordas nao se baterem?
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! muita bem explicada e bom metodologia.
24/03/2010
Três estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, pois podemos trabalhar individualmente quanto em grupos, pois as crianças com as quais eu trabalho gostam muito da aula com corda.
24/03/2010
Cinco estrelasachei o máximo a aula, bem planejada e utilizando recursos que abrilhantaram a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasPular corda alem de desenvolver percepção da criança também contribui muito para seu aprendizado .Acho uma atividade fundamental na fase de alfabetização.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa essa idéia, já que não tenho recurso algum e disponho somente de algumas cordas para usar. Parabéns!