Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Divertindo com meu nome e sobrenome

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e explicar a origem dos nomes de cada pessoa.
  • Desenvolver a observação e reflexão sobre a escrita das palavras.
  • Reconhecer quantidades de letras, vogais, consoantes e sílabas, que compõem o nome e sobrenome.
  • Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade).
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Música "Gente tem sobrenome" - Toquinho

1. Professor utilize um som ou o Data Show disponível na escola e apresente a música Gente tem sobrenome -Toquinho. Duração: 2min44seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8. Acesso em 02 de maio de 2014. Essa música relaciona-se com a temática nome e sobrenome. Nela o autor retrata que todas coisas tem um nome e que as pessoas possuem nome e sobrenome e que é importante para nos identificarmos. Pergunte quem já ouvir falar ou já escutou essa música. Caso alguém conheça, peça para explicar sobre o que a musica fala. 

g

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8. Acesso em 02 de maio de 2014.

2. Entregue para cada aluno a letra da música, solicite que eles colem no caderno. Leia com os alunos a letra da música e explique que as coisas tem nome e as pessoas têm nome e sobrenome. Solicite aos alunos que grifem os nomes das pessoas que aparecem na música

GENTE TEM SOBRENOME

Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim

Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim

O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben

Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também

Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim

Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim

Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim

Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Fonte: TOQUINHO. Gente tem sobrenome. Disponível em: http://musica.com.br/artistas/toquinho/m/gente-tem-sobrenome/letra.html. Acesso em 03 de maio de 2014.

x

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNggazQTMrXkhurTx-13QagqaSmKqVsGKD1S_10AX0FIQV8mar. Acesso em 02 de maio de 2014.

3. Vamos fazer atividade sobre o nosso nome. Ao realizar essa atividade o aluno terá a oportunidade de reconhecer quantidades de letras, vogais, consoantes e sílabas, que compõem o seu nome. Entregue uma atividade para cada aluno e solicite que ele escreva o seu nome, quantas letras possui, qual a letra inicial, a letra final, o número de sílabas, quantas vogais e quantas consoantes. Ex.: Camila; 6 letras; letra inicial C; letra final A; 3 sílabas; 3 vogais e 3 consoantes. Anuncie o quadro abaixo. Ex.: Sugestão de registro:

Meu nome                               
Número de letras  
Letra inicial  
Letra final  
Número de sílabas  
Número de vogais  
Número de consoantes  

Fonte: Imagem da própria autora.

4. Outra sugestão de atividade possível de ser realizada para atender a esse objetivo é a de identificar as letras de seu nome. Para isso, entregue uma atividade com letras soltas na folha e proponha que os alunos pintem as letras que tem o seu nome. Exemplo: nome Julia.

D

Fonte: Imagem da própria autora.

5. Professor entregue para os alunos uma folha sulfite, cola, tesoura e revistas e proponha que eles recortem da revista 10 palavras que comecem com a mesma letra do seu nome.

6. Agora professor, para além de reconhecer quantidades de letras, vogais, consoantes e sílabas, que compõem o seu próprio nome, chegou a hora de propiciar aos alunos a possibilidade de observar e refletir sobre a escrita dos nomes de seus colegas. Entregue para cada dupla, uma folha sulfite, duas revistas, tesoura e cola. Liste no quadro o nome de todos os alunos da sala e solicite que os alunos copiem no caderno. Proponha que, em dupla, recorte as letras dos nomes de 10 colegas e colem numa folha em branco.

dx

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-3t1AW6lXmFk/ULZDDop8P8I/AAAAAAAAAC8/zqGIpuxMMkc/s1600/IMG10029.jpg. Acesso em 02 de maio de 2014.

Ao final da atividade cole em um mural na sala de aula.

7. Outra atividade que sugerimos para que o aluno tenha a oportunidade de observar e refletir sobre a escrita dos nomes de seus colegas e a realização do bingo com os nomes! Entregue uma cartela em branco com 6 espaços para cada aluno preencher com o nome dos colegas da sala. Professor organize antecipadamente os nomes dos alunos me um pequeno papel para ser sorteado durante o bingo. Ganha a brincadeira o aluno que completar a cartela primeiro.

Cartela preenchida pelos alunos.

Luísa Davi Fernanda
Matheus Ana Clara Heitor

Fonte: Imagem da própria autora.

8. Para finalizar essa aula, proponha uma última atividade que deverá possibilitar o aluno conhecer e explicar a origem de seu nome. Vamos conhecer a história do nosso nome? Proponha aos alunos que façam uma pesquisa com seus familiares sobre a origem do seu nome: Quem teve a ideia do meu nome e qual foi o motivo da escolha. Apresentar na próxima aula.

Aula 3. Conhecendo a origem do meu nome

1. Para que os alunos conheçam a origem do nome de seus colegas proponha que cada aluno apresente seu nome e sua origem. Conte também se gosta do nome e por que. Nesse momento os alunos irão parar e refletir sobre seu nome, se realmente gostam dele e o que o faz importante em relação a sua identidade.

2. Produção de texto. Dando continuidade na descrição da origem do nome do aluno, a sua relação com as suas características físicas e suas preferências entregue uma folha e solicite que os alunos escrevam sobre a origem do seu nome o que gosta de fazer e suas características físicas. Ao final faça um autorretrato.

d

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-w9NjfyQwKJk/UIauNKzKrGI/AAAAAAAAApI/ursM9uiImVQ/s320/IMG_0205.JPG. Acesso em 03 de maio de 2014.

Finalizada a atividade faça uma roda com os alunos e solicite que cada um repasse sua atividade para o colega do lado sentado à sua direita. Os alunos terão a oportunidade de ler o texto do colega e seu desenho. Professor destine um tempo para a leitura e depois proponha que a atividade repasse para o próximo à direita, sucessivamente.

3. Para continuar a integração com os colegas e conhecendo ele de mais perto proponha na mesma roda de conversa a dinâmica: Adivinhe quem sou eu! Um aluno por vez pegará em um envelope o nome de um colega e terá que, através de dicas, descrever o colega para que o restante da turma adivinhe. O aluno que foi descrito será o próximo a pegar o nome. Professor aproveite o mesmo envelope de nomes da turma que utilizou no bingo na aula anterior.

Aula 4. Meu sobrenome

1. Professor trabalhe agora com os alunos o sobrenome. Para isto, realize a primeira atividade feita na primeira aula com os nomes. Proponha aos alunos que grifem na música os sobrenomes que aparecem. Em seguida solicite que o aluno escreva o seu sobrenome, quantas letras possui, qual a letra inicial, a letra final, o número de sílabas, quantas vogais e quantas consoantes. Se o aluno tiver mais de um sobrenome solicite que ele escolha apenas um para a atividade. Ex.: Ferreira; 8 letras; letra inicial F; letra final A; 3 sílabas; 4 vogais e 4 consoantes.

2. Para todos os alunos conhecerem o sobrenome dos colegas, liste no quadro coletivamente o nome dos alunos e seus respectivos sobrenomes. Proponha um jogo da memória com nome e sobrenomes dos alunos. Lembre que o sobrenome não poderá ser repetido.

Modelo de ficha para o jogo da memória.

Lucas Santos
Carlos Silva
Letícia Costa
Verônica Rocha
Ana Luísa Rodrigues

Fonte: Imagem da própria autora.

Nesse jogo os alunos de forma bem descontraída e divertida reconhecerão o nome e sobrenome dos colegas. Para isto, separe os alunos em duplas e entregue para cada dupla, um envelope com nome e sobrenome de 10 alunos. Com as fichas viradas do lado sem escrito, os alunos terão que virar duas fichas. Para ganhar as fichas, a dupla terá que ter sobrenome correspondente ao nome. Para auxiliar os alunos nesse jogo, cada nome e sobrenome de um aluno pinte a ficha da mesma cor. Lembre os alunos que os nomes dos colegas com seus respectivos sobrenomes estarão escritos no quadro. Depois que os alunos jogarem proponha a troca de envelope com os outros grupos, já que cada envelope tem 10 nomes e sobrenomes de alunos diferentes.

3. Entrevistando o colega. Para conhecer mais de perto os colegas, suas atividades cotidianas, sua família e suas preferências entregue para cada aluno um roteiro de perguntas para entrevistarem um colega. Utilize o envelope com os nomes dos alunos e solicite que cada aluno sorteie um colega para entrevistar. Nesse momento os alunos irão interagir mais com os colegas o que proporciona uma relação de amizade e companheirismo além de identificar afinidades com o outro.

Roteiro de entrevista

1) Nome e sobrenome.

2) Nome dos pais.

3) Comida que mais gosta.

4) Brinquedo que mais gosta de brincar.

5) Cor preferida.

6) Viagem que mais gostou de fazer.

7) Livro que leu e mais gostou.

4. Ao final da entrevista proponha aos alunos que cada um apresente seu amigo usando as respostas da entrevista. Solicite aos alunos que colem a entrevista no caderno e escrevam um parágrafo utilizando as respostas que obteve do colega.

Recursos Complementares

Como desenvolver a escrita por meio da exploração dos nomes e sobrenomes dos alunos? (UCA)Como desenvolver a escrita por meio da exploração dos nomes e sobrenomes dos alunos? (UCA)AGRANITO, L. C. Como desenvolver a escrita por meio da exploração dos nomes e sobrenomes dos alunos? (UCA). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36917. Acesso em 03 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a música, entender e identificar o que é nome e sobrenome e sua importância; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.